Pular para o conteúdo principal

O começo do fim

Carlos Chagas
Da Tribuna da Internet, 21-7-12
Em junho de 1941 a Alemanha era senhora absoluta da Europa. Seus exércitos haviam conquistado a Noruega, a Dinamarca, a Bélgica, a Holanda, a França, a Polônia, a Iugoslávia e a Grécia. O Terceiro Reich tinha como aliadas a Itália, a Espanha, a Romênia, a Albânia, a Hungria e a Bulgária. Restava a Inglaterra, de que Hitler dizia haver perdido a guerra e não sabia. Assim, o ditador voltava-se para quebrar mais um tratado de não agressão, dessa vez com a União Soviética, que passara a hostilizar, concentrando dezenas de divisões na fronteira.
Ignorantes ou espertos, os russos faziam tudo para evitar o confronto com os nazistas. Joseph Stalin mandou seu ministro de Relações Exteriores, Molotov, a Berlim, para demonstrar boas intenções e ceder a novas exigências alemãs, desde que evitasse a invasão.
Um comentário, no entanto, precipitou a intransigência germânica, quando o visitante conferenciava com o ministro de Relações Exteriores alemão, Ribbentrop, que do alto de sua arrogância reafirmava estar a Inglaterra liquidada. Molotov não se conteve e respondeu:
“Se é assim, por que nos encontramos aqui neste abrigo, e de quem são essas bombas que estão caindo?”
A verdade é que Winston Churchill não aceitava a derrota e mandava a Royal Air Force bombardear a capital da Alemanha, como forma de reagir ao massacre sofrido pela população de Londres. Ribbentrop foi logo contar a gozação a Hitler, que raivoso confirmou a data para a invasão da URSS, começo do fim da queda do Império Nazista.
Por que se conta essa história antiga? Porque quem não aprende com a História condena-se a repeti-la, mesmo guardadas as proporções. O PT encontra-se em tamanha fase de arrogância e prepotência que se dá ao luxo de contestar e provocar Dilma Rousseff através da promoção de monumentais greves executadas pela CUT, ao tempo em que seus líderes comentam que se a presidente não se curvar ao domínio do partido, poderão deixá-la de lado e insistir para que o Lula se candidate em 2014.
Esse surto grevista, porém, pode estar para o PT assim como a invasão da URSS esteve para o nazismo: a porta da derrota, já que apesar da simpatia despertada pelas reivindicações dos servidores públicos, ninguém aguenta mais a baderna. Em especial se os planos da CUT envolverem, como parece, movimentos semelhantes nas principais categorias privadas, a partir de agosto. Todos compreendem que se satisfeitas as exigências dos grevistas, a economia nacional vai para o brejo. Por isso Dilma resiste e mandou endurecer, cortando o ponto dos servidores paralisados e negando recursos para o festival daqueles que imaginam haver ganho a guerra.
###
PELO MENOS, UM AVANÇO
Conforme dados da Justiça Eleitoral, 108 candidatos a vereador, em todo o país, registraram-se adicionando um “Lula” aos seus nomes. Temos o Joaquim “Lula” de Oliveira, o Frederico Rangel “de Lula”, a Margarida “Lula” de Sousa e muitos outros. Ao mesmo tempo, 68 candidatos acrescentaram “Dilma” aos seus registros: “Maria Hermengarda “Dilma” da Silva, Conceição Vieira “Dilma” e muitas mais.
Para quem se irritar com esse expediente pouco ético, simplório e obtuso, vai a lembrança de que no passado era pior. Porque na falta de biombos como os atuais, o eleitorado reagia elegendo o rinoceronte Cacareco vereador em São Paulo, ou o bode Cheiroso em Recife. Ainda faz pouco elegeram o Tiririca deputado federal. Quem sabe estamos saindo do circo e do jardim zoológico?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...