Esperanto em destaque
Revista O Consolador, Ano 6 - N° 271 - 29 de Julho de 2012
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Cuiabá, MT (Brasil)

Esperanto – semente levada nos ventos da transformação 
Não há quem possa negar – esta semana é, sem dúvidas, muito especial para o movimento esperantista como um todo. Só para que se tenha uma ideia, em 26 de julho de 1887 nascia o Esperanto, que, hoje, portanto, tem recém-completos 125 anos de idade, contra todas as expectativas de seus detratores e como um aceno de vitória para um mundo em franca transformação positiva.
Os ventos de um planeta de regeneração também são sentidos no Vietnã, país com largo histórico de conflitos envolvendo outras nações e testemunhando, ao longo de séculos, a belicosidade de chineses, franceses, japoneses e norte-americanos, isso apenas para citar os conflitos dentro de seu território.
Sofrendo uma nova invasão internacional, desta vez, no entanto, pacífica, Hanói, capital do país, entre 28 de julho e 4 de agosto, sedia o 97º Congresso de Esperanto, dando mostras de que sua verdadeira vocação é a concórdia e a paz. Ainda nesse rastro de tolerância e confraternização entre povos, de 5 a 11 de agosto, lá estarão outros tantos esperantistas para o 68º Congresso Internacional da Juventude, algo que 30 anos atrás  seria inimaginável, não porque os jovens que participarão deste congresso ainda não tivessem nascido, é claro, mas porque a situação política do país era terrível.
Contudo, atualmente, além da hospitalidade dos vietnamitas, os esperantistas que simpatizam com o vegetarianismo ou já praticam esse saudável tipo de alimentação poderão contar com o auxílio da Tutmonda Esperantista Vegetarana Asocio, TEVA, Associação Esperantista Mundial Vegetariana, a qual, em seu site http://www.ivu.org/teva/, disponibiliza a relação de alguns lugares em Hanói que oferecem um cardápio especial a este público.
Certamente será uma experiência memorável na história do esperantismo, que pela primeira vez se organiza para invadir o Vietnã. Que as sementes da paz, da fraternidade e da tolerância entre as diferenças culturais e linguísticas, lá chegados por meio dos ventos de uma nova era, deixem fecundas sementes do espírito de amizade anunciado pelo Esperanto e seus trabalhadores de todas as horas! 
Para saber mais: 
97º Congresso de Esperanto, http://www.97uk-hanojo.com/index.aspx
68º Congresso Internacional da Juventude.
http://ijk-68.hanojo.org

Reunião Espírita Esperantista, já pensou?

Para o pessoal do Grêmio de Propagação Espírita Luz e Amor, essa ideia não ficou só no pensamento, pois em 6 de agosto, às 20h, na R. Silva Cardoso, 673 – Bangu, Rio de Janeiro – RJ, quem estiver lá, verá!
Mais informações:
http://gpela.org.br 
Mais uma vez a recomendação 
Você, esperantista, quer encontrar outros esperantistas, participar de fóruns e encontrar materiais e links interessantes, e até outros esperantistas de sua região...
Você, que não é esperantista e quer conhecer mais sobre o Esperanto, inclusive encontrar grupos reunidos por interesses e afinidades...
O que você está esperando para acessar o Clube Virtual de Esperanto e enriquecê-lo com a sua participação? 
http://www.esperantoklubo.com/ 

André Luiz: para resolver problemas aparentemente sem solução

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa. Nesta, apresentamos a tradução da frase proposta na semana passada:
“Ĉiam estas eble trovi la pordon de reciproka kompreno, kiam ni pretiĝas cedi vidpunktojn, em malgrandetaj montroj de abnegacio.”
“É sempre possível achar a porta do entendimento mútuo, quando nos dispomos a ceder, de nós mesmos, em pequeninas demonstrações de renúncia a pontos de vista.”
Eis a mais nova: “Kiomfoje iu problemo laŭŝajne nesolvebla petas nur unu solan trankviligan vorton por esti solvita?”
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA