DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 14-7-12

BLOG DO EGÍDIO SERPA


Refinaria do Pecém: estratégia de Cid é correta

Publicado em 13/07/2012 - 5:24 por  | 3 Comentários
CategoriasEconomia

Está correta a estratégia do governador Cid Gomes para viabilizar, em tempo mais curto, a construção da refinaria da Petrobras no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Cid retomará os contatos com as empresas asiáticas, europeias, dos EUA e do Oriente Médio que têm interesse em associar-se ao empreendimento.
Esses contatos haviam sido suspensos porque a gestão anterior da Petrobras – liderada pelo baiano  Sérgio Gabrielle – manifestara a intenção de fazer sozinha as refinarias Premium I e II, esta em Itaqui, no Maranhão.
Graça Foster, ocupada hoje em reordenar a vida interna da estatal, entende, também corretamente, que, com caixa apertado, a Petrobras precisará de um sócio para a nova refinaria.

Construção da Siderúrgica começará 3ª feira

Publicado em 13/07/2012 - 5:19 por  | Comentar
CategoriasEconomia

Para ver a cravação das primeiras estacas da Companhia Siderúrgica do Pecém, na próxima terça-feira, 17, virão o presidente da Vale, Murilo Ferreira, o CEO da Posco, Joon-Yang Chung, e o CEO da Dongkuk, Sae-Jo Chang.
São os três sócios do empreendimento.
O canteiro de obras da CSP será um dos maiores do País, informa a assessoria do Governo do Ceará.

DIÁRIO DO NORDESTE

TAMBORIL

Irregularidades em kits sanitários

14.07.2012
Tamboril O vereador Sílvio Cid, deste Município, apresentou denúncias sobre irregularidades na construção de kits sanitários. As denúncias foram repercutidas, na última quarta-feira na Assembleia Legislativa. De acordo com as denúncias apresentadas, há representações contra a Prefeitura de Tamboril no Tribunais de Contas do Estado (TCE), dos Municípios (TCM) e Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com as denúncias apresentadas pelo vereador aos órgãos fiscalizadores das contas municipais, as irregularidades dizem respeito ao processo licitatório para contratação de empresa para execução das obras de construção dos kits sanitários. A licitação ocorreu no dia 4 de janeiro de 2010, na modalidade de tomada de preços de n° 2009.12.10.1. Envolvem recursos na ordem de R$ 706 mil.

O sócio proprietário de uma das empresas afirmou que não participou do processo licita-tório e, ainda assim, sua assinatura constava na documentação do processo e na ata.

"O sócio foi à Delegacia e registrou um B.O., declarando que ele não estava presente. Isso prova as falhas do processo e então fizemos a denúncia em vários órgãos", declara o vereador.

Celeridade
Ele acredita em celeridade na apuração por parte dos órgãos fiscalizadores e questiona também a construção dos referidos kits sanitários. "Muitos moradores construíram os banheiros com seus próprios recursos, que deveriam ter sido feitos pela Prefeitura", afirma.

Para o prefeito do Município, Jeová Mota, as denúncias são oriundas de perseguições políticas. Ele garante que as obras foram realizadas dentro das exigências da lei, e que não houve irregularidades. "As obras foram executadas de forma legal e tenho inclusive parecer do TCM, onde consta que não foram encontradas irregularidades", afirma o gestor municipal.

Desvios
Vários Municípios estão sendo fiscalizados pelo TCM sobre irregularidades nos convênios referentes às construções de kits sanitários, caso conhecido com o "escândalo dos banheiros". O TCE realizou auditorias em 108 convênios e 71 processos estão sendo analisados pelo órgão.

Dez já resultaram em tomada de contas especiais. O caso eclodiu no mês de julho do ano passado, no Município de Pindoretama, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, onde uma Associação recebeu recursos do Governo para a construção de kits, mas não executou parte das obras. Culminou no afastamento do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes. Pessoas envolvidas no esquema eram próximas a Menezes.

Mais informações:
Assembleia Legislativa do Ceará
Telefone: (85) 3277.2500
http://www.al.ce.gov.br/ 
Prefeitura Municipal de Tamboril 
CE-075
(88) 3617.1175

STF suspende liminar que permitia elegibilidade da prefeita de Tianguá

Diário do Nordeste Online | 21h17m | 13.07.2012

A prefeita de Tianguá, Natália Félix Frota, teve sua liminar de elegibilidade, cedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 19 de junho, cassada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ayres Britto. A decisão tomada pelo magistrado teve como base o entendimento de que a Lei Complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa) se aplica a fatos anteriores a sua entrada em vigor.
A coligação Juntos Faremos Melhor ajuizou representação eleitoral contra a Coligação Juventude Experiência e Trabalho, nas eleições municipais de 2008, por abuso de poder político e econômico, devido à promoção pessoal por meio de propaganda institucional.
A liminar foi julgada em primeiro e segundo grau pela Justiça Eleitoral que tornou inelegível por oito anos a prefeita e integrantes da coligação. Diante da iminente formalização do pedido de registro de candidatura da prefeita, a Coligação Juntos Faremos Melhor ajuizou reclamação no STF, por acreditar que a liminar concedida pelo TSE ofende a autoridade da Suprema Corte.

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Sponholz
Sponholz
Chagas: o fim ou o começo
Ontem, sexta-feira, 13, a pergunta que se fazia em Brasília era sobre se a presente onda de greves é o fim de uma velha aventura retomada pelas centrais sindicais ou, ao contrário, se é o começo de uma nova. Pode ser o último ataque de um exército posto na reserva depois da vitória ou, no reverso da medalha, a retomada de métodos que, no passado, eram desenvolvidos contra adversários, mas ironicamente, hoje, vem sendo praticados contra aliados, ou melhor, contra o estado-maior que deveriam estar protegendo.Leia mais no artigo de Carlos Chagas.
Bronca de Braga

em Ideli acaba
irritando Dilma

A cena não sai da cabeça das poucas testemunhas: habituado a dar broncas humilhantes em seus assessores, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado, adotou a mesma atitude com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), recentemente, numa conversa momentos antes de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, e se deu mal. Dilma ouviu tudo e tomou as dores da ministra.

Enquadrou
Além de repreender o senador, Dilma foi solidária a Ideli: “Quem cuida da articulação política do governo é a ministra”. Braga ficou calado.

Plateia qualificada

A bronca de Eduardo Braga em Ideli e o troco da presidenta Dilma foram testemunhados por funcionários graduados do governo.

Greve afasta
governador de
campanha na Bahia

Desgastado com a greve dos professores, que já dura 95 dias na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) está recluso da campanha do petista Nelson Pellegrino à prefeitura de Salvador. Ele quer evitar que o clima prejudique a campanha petista pela prefeitura da capital baiana. Pellegrino ficou aliviado. Em pé de guerra, educadores têm vaiado Wagner em todos os eventos dos quais ele ainda ousa participar.


Próprio veneno
O inferno astral de Jaques Wagner faz a delícia de empresários que foram atormentados pelo seu radicalismo, quando foi sindicalista.

Sessão Hot

No Senado, um escândalo é bem mais comentado que a cassação de Demóstenes Torres: circula na internet um vídeo com cenas tórridas, explícitas mesmo, de uma estonteante funcionária do gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI) com o namorado dela.

Pensando bem...

...Se o PIB não mede uma Nação, como preconiza Dilma, o “Pibinho” serve para atestar a falência de sua política econômica?

MP de Goiás irá investigar Demóstenes

FotoEX-SENADOR DEMÓSTENES TORRES
A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Goiás informou nesta sexta (13), por meio de nota, que instaurou um processo disciplinar contra o ex-senador Demóstenes Torres. De acordo com o texto publicado no site do órgão, será investigada “eventual infrigência de dever funcional” do procurador. O procedimento terá caráter sigiloso, segundo o MP, e visa a “coleta criteriosa” de elementos seguros para delimitar o objeto da apuração. Demóstenes teve o mandato de senador cassado nesta semana. 

BLOG DO CORONELEAKS
Os espectadores das Olimpíadas de Londres não poderão entrar nos estádios com diversos tipos de itens e até mesmo roupas, informou nesta quarta-feira (11/07) o Locog (o Comitê Organizador das Olímpiadas na sigla em inglês) por meio de uma lista de restrições de duas páginas. A aplicação das regras será assegurada por um sistema de segurança que conta com câmeras, aparelhos de raio-X e mais de 23 mil seguranças, incluindo soldados do exército britânico e funcionários da empresa privada G4S.
Objetos e roupas que ostentam declarações políticas ou remetem a outras identificações comerciais que não a dos patrocinadores do evento estão proibidas. Dessa forma, o comitê evita que camisetas estampadas com Che Guevara ou críticas politizadas a empresas financiadoras das Olimpíadas estejam presentes na platéia.  Leia mais aqui.






BLOG DO NOBLAT
Um relatório da Polícia Federal obtido com exclusividade por ÉPOCA comprova os elos entre o esquema de Carlinhos Cachoeira e o governador de Goiás
Diego Escosteguy, com Murilo Ramos e Marcelo Rocha
No dia 27 de junho, o Núcleo de Inteligência da Polícia Federal remeteu à Procuradoria-Geral da República um relatório sigiloso, contendo todas as evidências de envolvimento do governador Marconi Perillo com o esquema da construtora Delta e do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Como governador de Estado, Perillo só pode ser investigado pelo procurador-geral da República – e processado no Superior Tribunal de Justiça. O relatório, a que ÉPOCA teve acesso com exclusividade, tem 73 páginas, 169 diálogos telefônicos e um tema: corrupção.


O documento está sob os cuidados da subprocuradora Lindora de Araújo, uma das investigadoras mais experientes do Ministério Público. Ela analisará que providências tomar e terá trabalho: são contundentes os indícios de que a Delta deu dinheiro a Perillo.
Alguns desses 169 diálogos já vieram a público; a vasta maioria ainda não. Encontram-se nesses trechos inéditos as provas que faltavam para confirmar a simbiose entre os interesses comerciais da Delta em Goiás e os interesses financeiros de Perillo.
Explica-se, finalmente, o estranho episódio da venda da casa de Perillo para Cachoeira, que não foi bem entendido. Perillo nega até hoje que tenha vendido o imóvel a Cachoeira; diz apenas que vendeu a um amigo. O exame dos diálogos interceptados fez a Polícia Federal, baseada em fortes evidências, concluir que:
1) assim que assumiu o governo de Goiás, no ano passado, Perillo e a Delta fecharam, diz a PF, um “compromisso”, com a intermediação do bicheiro Carlinhos Cachoeira: para que a Delta recebesse em dia o que o governo de Goiás lhe devia, a construtora teria de pagar Perillo;
2) o primeiro acerto envolveu a casa onde Perillo morava. Ele queria vender o imóvel e receber uma “diferença” de R$ 500 mil. Houve regateio, mas Cachoeira e a Delta toparam. Pagariam com cheques de laranjas, em três parcelas;
3) Perillo recebeu os cheques de Cachoeira. O dinheiro para os pagamentos – efetuados entre março e maio do ano passado – saía das contas da Delta, era lavado por empresas fantasmas de Cachoeira e, em seguida, repassado a Perillo. Ato contínuo, o governo de Goiás pagava as faturas devidas à Delta;
4) a Delta entregou a um assessor de Perillo a “diferença” de R$ 500 mil;
5) a direção nacional da Delta tinha conhecimento do acerto e autorizou os pagamentos.

A Música do Dia - When Your Lover Has Gone

Sarah Vaughan

Ouça When Your Lover Has Gone, de Einar Aaron Swan

Cármen Lúcia diz que será um desafio aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2012
Júnia Gama, O Globo
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta sexta-feira que a aplicação da Lei da Ficha Limpa será um desafio para a Justiça Eleitoral do país, e que a Corte terá que fazer cumprir a lei, porque ninguém aceita mais a corrupção.
A nova regra, que pela primeira vez poderá ser aplicada integralmente na eleição deste ano, impede que políticos condenados por órgãos colegiados possam disputar cargos eletivos.
— Ninguém tolera mais a corrupção. Temos que fazer cumprir essa lei — disse a ministra, em reunião no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Ação contra empreiteiras ligadas a Maluf não constrangem Haddad

Candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad diz que denúncia do Ministério Público contra empreiteiras ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que apoia sua candidatura, não interfere na aliança: "não vejo razão para estigmatizar um partido que está colaborando com o governo federal"
247
Sem constrangimento.
É como o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, reage ao fato de que o Ministério Público Federal abriu ação contra empreiteiras ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf (PP) e suspeitas de desviar dinheiro público para contas no exterior.
Segundo o ex-ministro da Educação, a denúncia do MP não apresentará dificuldades à aliança formalizada no mês passado com o PP de Maluf, e tocar na questão não passa de uma tentativa de estigmatizar um partido (o PP, no caso) e de contestar o que seria um movimento natural de manter os quadros de coalizão do plano nacional.
"Esse assunto sequer vem à tona. As pessoas compreendem isso, muito bem", considera Haddad. "O PP está na base do governo Lula desde 2004. Eu não vejo razão para estigmatizar um partido que está colaborando com o governo federal", argumentou após passeata pelas ruas de Campo Limpo, São Paulo.
Apesar de minimizar o caso, o candidato indicou ser a favor das investigações e aprovaria a devolução do dinheiro à Prefeitura. "Se ficarem comprovadas as suspeitas, (o dinheiro desviado para as contas de Maluf) é recurso de São Paulo, não tem o que discutir", disse.

R$ 20 bi nas mãos do Congresso

Medidas provisórias de pacote de estímulo à economia podem caducar, o que ameaça PIB de 2,5%
Cristiane Jungblut, O Globo
Às vésperas do recesso parlamentar, o governo federal tenta desarmar uma bomba-relógio que está sendo deixada pelo Congresso e poderá atrasar a injeção de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões no setor produtivo ainda este ano, segundo estimativas de técnicos da área econômica.
Duas medidas provisórias (563 e 564) consideradas fundamentais para ajudar a reativar a economia do país neste segundo semestre estão prestes a caducar na primeira semana de agosto, antes mesmo de passarem a valer. Ambas fazem parte do Plano Brasil Maior, um dos cinco pacotes de medidas de estímulo à economia anunciados somente este ano pelo Executivo.
É a partir da implementação de todas as ações anunciadas até o mês passado que o governo pretende fazer a economia começar a crescer a 4% anualizados até o último trimestre do ano. Assim, seria possível fechar 2012 com uma expansão do PIB (soma de bens e serviços produzidos no país) de 2,5%.

BLOG BRASIL 247
O crime nem sempre compensa, Juquinha
O crime nem sempre compensa, JuquinhaFoto: Edição/247

JUSTIÇA DE GOIÁS DETERMINOU O CONFISCO DOS BENS ACUMULADOS PELO EX-CHEFE DA VALEC, A ESTATAL QUE CUIDAVA DAS BILIONÁRIAS OBRAS NAS FERROVIAS; DECISÃO INCLUI TRÊS MANSÕES EM ALPHAVILLE E VÁRIAS FAZENDAS; NUM GRAMPO DA OPERAÇÃO TREM PAGADOR, O DEPUTADO VALDEMAR COSTA NETO (PR-SP) AVISOU: “VAI DAR M...”; SERÁ QUE A INVESTIGAÇÃO PODE CHEGAR A PEIXES MAIORES?

14 de Julho de 2012 às 06:20
247 – José Francisco das Neves, o Juquinha, ex-presidente da Valec, a estatal responsável pelos projetos ferroviários no Brasil, como a construção da Norte-Sul, prestou um serviço ao País. Foi tão descuidado na gestão dos seus sinais exteriores de riqueza, deu tanta bandeira, que acabou se tornando presa fácil para as autoridades. Em Goiânia, ele construiu não uma, mas três mansões, no principal condomínio de luxo da cidade: o Alphaville, o mesmo onde Carlos Cachoeira foi preso. No interior, adquiriu várias fazendas pagando em dinheiro vivo. E não teve cuidados ao falar ao telefone. Resultado: será a primeira pessoa a ser condenada pela nova lei de lavagem de dinheiro no País.
Isso começou a acontecer nesta sexta-feira, quando a Justiça Federal de Goiás determinou o confisco de todos os seus bens adquiridos com recursos públicos desviados. Preso ao lado da mulher e dos filhos, ele está perdendo as casas e as fazendas. “É a primeira vez que isso acontece”, comemorou o promotor Hélio Telho, responsável pela operação. A nova lei de lavagem de dinheiro entrou em vigor na última terça-feira 10 e permite às autoridades aplicar o confisco dos bens, quando há indícios veementes de que os mesmos foram adquiridos por meio de atividades ilegais.
O elo entre os casos Juquinha e Cachoeira não é apenas o fato de ambos terem sido presos em Alphaville. Quem deu a ordem para confiscar os bens do ex-presidente da Valec foi o juiz Paulo Augusto Moreira Lima, o mesmo que mandou prender o bicheiro.
Na Valec, Juquinha recebia cerca de R$ 20 mil mensais, mas acumulou patrimônio superior a R$ 60 milhões nos oito anos em que chefiou a estatal, de 2003 a 2010. Apadrinhado pelo deputado Valdemar Costa Neto, do PR, e pelo senador José Sarney, do PMDB, Juquinha caiu num grampo constrangedor, ao conversar com Valdemar. “Vai dar merda”, disse o parlamentar paulista, ao falar de irregularidades no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit.
Deu “m” na Valec. Segundo o procurador Hélio Telho, as investigações da Operação Trem Pagador comprovaram desvios da ordem de R$ 144 milhões na era Juquinha. A nova de lei de lavagem de dinheiro foi sancionada pela presidente Dilma e envolve ainda penas que podem chegar a 10 anos de prisão.
Juquinha descobre, na pele, que o crime nem sempre compensa. Mas o procurador Hélio Telho não deixou claro se a Operação Trem Pagador poderá fisgar peixes maiores, alcançando os políticos, que, nos últimos oito anos, seguraram o ex-presidente da Valec no cargo.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA