DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 13-7-12

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO



13/07/2012 | 00:00

Líder do 
PDT quer ver
Cristovam presidente

Após decisão da cúpula do PDT de lançar candidato próprio à Presidência, em 2014, o líder do partido na Câmara, André Figueiredo (CE), já defende a candidatura do senador Cristovam Buarque (DF): “É um nome talhado, que se beneficiaria do recall da campanha de 2006”. Quanto ao governo do Distrito Federal, Figueiredo aposta no deputado Antônio Reguffe, mas pondera: “Ele precisa sair do isolamento”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Financiamento

Lideres do PDT-DF revelaram há um ano que a campanha presidencial de Cristovam, em 2006, teria sido secretamente financiada pelo PSDB.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Dura lex

Em meio a protestos, o Tribunal de Contas da União informou ontem aos servidores que divulgará a “remuneração” deles. É a lei.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Cascatas da CPI

Piadista de primeira, Esperidião Amin (PP) faz galhofa sobre o prefeito de Palmas na CPI do Cachoeira: “Raul Filho foi por água abaixo”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

À disposição

Deputado mais votado de São Paulo, Tiririca (PR) diz topar ser cabo eleitoral de José Serra na campanha: “Se ele me chamar, eu vou”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Perguntas
incômodas calaram
Patriota no Senado

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) calou o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) com uma pergunta, no Senado: “Por que tanta presteza em condenar o Paraguai, quando há anos o Brasil assiste, sem protestar, à sistemática deformação das instituições democráticas na América Latina?” Na Venezuela e no Equador, por exemplo, liberdades fundamentais e direitos civis têm sido suprimidos.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Irreconhecível

Antonio Patriota chamou de “uma opinião” a posição da Organização dos Estados Americanos (OEA) de que não houve golpe no Paraguai.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Às favas os princípios

Ao endossar presepadas sugeridas a Dilma pelo aspone Marco Aurélio, Patriota mostra seu esforço para evitar marolas e conservar o cargo.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

À beira de um ataque

Nervosos, os rapazes que pululam na assessoria de Patriota enviam mensagens ásperas (apócrifas, claro) aos críticos do chefe. Valentões.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Vem mais por aí

Empresas como a CTIS, de Brasília, cujos donos não foram incluídos na denúncia da procuradoria-geral da República, não devem ficar sossegadas. Na página 9 da denúncia à Justiça Federal, a PGR admite que serão aprofundadas as apurações na Operação Caixa de Pandora.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Fogo amigo

Candidato petista a prefeito de Recife, Humberto Costa nega influência de José Dirceu no rompimento do PT e PSB: “Conversei com a presidenta Dilma, o Lula e com o presidente do PT, Rui Falcão. E só”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Descalabro

A divulgação dos salários no Senado, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, vai revelar que senadores ganham menos que o funcionário do protocolo, por exemplo. Para carimbar documento, um servidor com ensino fundamental incompleto chega a ganhar R$ 27 mil.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Questão de imagem

O marqueteiro Duda Mendonça deverá fazer a campanha de estreia de Maria Iraclésia de Araújo (DEM-PR), candidata à prefeita de Maringá (PR). Ele teria acertado o trabalho por R$ 1 milhão.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Lei ferida

Uma filha do comandante da PM do DF, Suamy Santana, foi nomeada em maio na Secretaria de Comunicação Social do governo. Os próprios colegas de trabalho de Aline acham que isso fere a lei do nepotismo.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Articulador

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) se sobressaiu na discussão da medida provisória sobre o Código Florestal, aprovada ontem. Habilidoso e expert no assunto, ajudou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do projeto, a fechar os acordos mais espinhosos.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Emendas ao Código

O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) espera concluir a votação da Medida Provisória que complementa o novo Código Florestal antes das eleições municipais. O texto base foi aprovado ontem no Congresso.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Ameaças

A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) acha que ameaçam os índios um projeto autorizando mineração em terras indígenas e a proposta de emenda que transfere ao Congresso a exclusividade de demarcações.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
13/07/2012 | 00:00

Bateu, levou

Candidato a prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), 33, sugeriu a Lúcio Vieira Lima (PMDB) uma bengala para Mário Kertész, 67, seu adversário. Lúcio rebateu: “Se chegar perto, ele se apoia em você”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
Poder sem pudor

Analfabetos funcionais

Foto
Os parlamentares sobrecarregam os redatores particulares ou do próprio Congresso para elaborar discursos. O Instituto de Pesquisa e Assessoria dos Congressistas, no final dos anos 80, de tão assoberbado, trocou os textos dos deputados Jerônimo Santana (RO) e Minoro Massuda (SP). O deputado paulista foi o primeiro a usar a tribuna, em tom dramático:
- Senhor Presidente, o problema de conflito de terras em Rondônia...
Interrompeu ao perceber o engano e jogou a toalha:
- Pô, presidente, eu não sou de Rondônia...
E foi embora, praguejando.



BLOG DO CORONELEAKS

Filha de Genro insiste em burlar lei eleitoral.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul tenta barrar a candidatura da ex-deputada Luciana Genro (PSOL), filha do governador Tarso Genro (PT), à Câmara de Porto Alegre. O pedido foi protocolado ontem. A legislação proíbe que parentes de até segundo grau de prefeitos, governadores e do presidente se candidatem no território deles se não estiverem tentando a reeleição.

A Promotoria também pediu à Justiça Eleitoral que determine que Luciana não participe de atos da campanha para não beneficiar seu partido com votos na legenda. A ex-deputada, uma das fundadoras do partido, argumenta que já tinha uma vida pública anterior à posse de seu pai no governo do Estado, no ano passado. Eleita pela primeira vez em 1994 à Assembleia gaúcha, ela foi expulsa do PT em 2003, já como congressista. 

Luciana foi duas vezes eleita para a Assembleia gaúcha e outras duas para o Congresso. Na eleição de 2010, a filha de Tarso concorreu à Câmara dos Deputados e foi uma das mais votadas do Rio Grande do Sul, mas não se reelegeu devido ao baixo quociente eleitoral do partido. Pelo Facebook, Luciana reafirmou que acredita na "validade legal" de seus direitos políticos.(Folha de São Paulo)



O suplente.

O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), afirmou ontem que cobrará explicações de Wilder Pedro de Morais, suplente de Demóstenes Torres (sem partido-GO) que deve assumir o cargo em breve. Wilder teria omitido parte do seu patrimônio na declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral. Ele também terá de explicar grampos feitos pela Polícia Federal segundo os quais Cachoeira teria trabalhado para colocá-lo na suplência de Demóstenes e na Secretaria de Infraestrutura de Goiás, cargo que ele ocupa agora. Agripino disse que só vai pedir os esclarecimentos a Wilder depois que ele deixar a secretaria. "Ele tem que primeiro renunciar à secretaria. Esperamos que ele esclareça as dúvidas", afirmou Agripino.(Estadão)

Abaixo, mais uma gravação do Cachoeira, publicada em O Globo:

Em conversa com o ex-vereador Wladimir Garcez, o bicheiro Carlinhos Cachoeira se mostra irritado por não conseguir indicar afilhados políticos para o governo de Marconi Perillo (PSDB), em Goiás. Ele xinga Wilder de Morais, que conseguiu emplacar indicações:

CACHOEIRA : "Wladimir, tá uma desgraça também, hein? Puta que pariu. Eu não consegui arrumar um emprego para o irmão da Andressa, rapaz. Até o Wilder pôs esta bosta desse cara aí, e a gente não consegue pôr ninguém, caralho. (...) O Wilder é um bosta, um bosta, e consegue emplacar um cara que a gente estava boicotando.

Depois, em conversa com Demóstenes, Cachoeira diz que é preciso substituir Wilder na secretaria:

CACHOEIRA : "Doutor, o Wladimir falou pra mim hoje que acha que temos de preparar um nome para substituir o Wilder, porque logo, logo Wilder vai pedir pra sair".

DEMÓSTENES : "Tá ótimo. Seria bom demais. Vamos preparar, uai!"

CACHOEIRA : "Se tiver algum (nome), aí eu te falo."

PT vai montar TV só para Lula.

Nadando em dinheiro, o PT vai montar uma emissora de TV no instituto de Lula, para evitar que ele faça maiores esforços para participar da campanha eleitoral. Existe um grupo dentro da sigla, mais desesperado com a nítida perda de voz do guru, que chega ao ponto de defender que seja buscado um imitador da voz do ex-presidente, para dublar as mensagens...

O PT montará um estúdio de televisão exclusivo para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravar participações nas campanhas municipais do partido neste ano.Como ainda sente os efeitos do tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente vai evitar caminhadas e viagens nesta eleição. "Vamos colocar um estúdio à disposição dele no Instituto Cidadania para quando quiser dar um recado e comentar um assunto. Ele vai poder fazer isso sem precisar se deslocar para a produtora", detalhou ontem o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Segundo o petista, Lula fará apenas carreatas. Nesta semana, o diretor do Instituto, Luiz Dulci, disse que viagens para fora do Estado dependerão de aval médico. Segundo ele, Lula ainda sente a garganta irritada e um problema na perna esquerda.(Folha de São Paulo)

Dilma, de onde vem o dindim para cuidar das criancinhas? Do pibão, não do pibinho.

Diante das evidências de que o crescimento econômico brasileiro neste ano não deve ficar muito acima de 2%, a presidente Dilma Rousseff procurou ontem minimizar a importância do PIB (Produto Interno Bruto), ressaltando que ele não é o indicador mais adequado para comparações internacionais. "Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para suas crianças e para seus adolescentes. Não é o Produto Interno Bruto. É a capacidade do país, do governo e da sociedade de proteger o que é o seu presente e o seu futuro, que são suas crianças e seus adolescentes", afirmou, na 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

No mês passado, o tom era outro. Numa cerimônia com atletas que vão participar dos Jogos Olímpicos de Londres, Dilma chegou a dizer que o PIB deste ano vai merecer uma medalha: "Você vai ver se não vai merecer [medalha]. Nós estamos no esquentamento", disse. O discurso de Dilma desdenhando o PIB veio em um momento em que economistas de dentro e de fora do governo têm revisado para baixo suas projeções de alta do indicador em 2012.

Em junho, o Banco Central reduziu de 3,5% para 2,5% sua estimativa. Nos bastidores, o próprio governo já trabalha com um crescimento de apenas 2% neste ano. Divulgado ontem, o indicador de atividade econômica do Banco Central, considerado uma prévia do PIB, apontou uma queda de 0,02% em maio em relação a abril. Apesar de o recuo ter sido menor que o esperado pelo mercado, ele sinaliza que a recuperação da atividade ainda não havia ganhado ritmo. Na comparação com maio de 2011, o indicador teve alta de 1,09%.

As comparações do Brasil com outros países em assuntos que afetam diretamente crianças e adolescentes não mostram o país em posições mais vantajosas. Segundo os dados do Banco Mundial, cerca de 21% dos brasileiros não têm acesso a saneamento básico adequado. O índice é pior que os de países como Costa Rica (5%), Equador (8%) e El Salvador (13%), por exemplo. Um brasileiro que nasce hoje tem uma expectativa de vida de 73 anos. Um bebê cubano ou chileno viverá seis anos a mais, também de acordo com o Banco Mundial. 

Indicadores na área da educação também apontam para um quadro desfavorável para o Brasil na comparação internacional. A avaliação Pisa, divulgada em 2010, classificou o Brasil em 53º lugar em desempenho em leitura. No ranking de 65 países, o Brasil ficou atrás de Colômbia, Trinidad e Tobago e México

No Congresso, o governo já afirmou que irá brecar o esforço para tentar dobrar os gastos públicos com educação em dez anos. Prevista em projeto do Plano Nacional de Educação já aprovado em comissão especial da Câmara, a meta de elevar os investimentos no setor para 10% do PIB será vetada por Dilma, caso seja aprovada pelo Congresso. O argumento é que a medida representaria um rombo nas contas públicas.

No discurso de ontem, Dilma ainda destacou a importância da distribuição de renda: "O Brasil, durante muito tempo, conviveu com uma situação lamentável e terrível. Ser um país com tantas riquezas, formado por um povo tão solidário, mas que uma parte imensa da sua população estava afastada dos direitos e, sobretudo, dos benefícios dessas riquezas e de tudo que esse país pode produzir."(Folha de São Paulo)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA