TIPOS POPULARES DE FORTALEZA


TIPOS POPULARES DE FORTALEZA
http://www.luizberto.com/wp-content/NEW.bmp
Barcovi era um tipo popular de Fortaleza, frequentador contumaz da Praça do Ferreira. Era um desses moralistas empedernidos, apóstolo dos bons costumes, que levava a vida a combater os vícios do mundo e a importunar tudo quando era de fumantes, de bebedores, jogadores de baralho, de roleta.
O homem era tão chato que até relegou seu nome original e passou a se identificar por uma sigla: BARreira COntra o VIcio.
Certa tarde, nos anos 1950, num dos bancos da Praça do Ferreira, Barcovi viu um homem que fumava um cigarro atrás do outro. Na verdade o homem acendia o cigarro no toco do que estava acabando. O Barcovi não perdeu tempo, aproximando-se do fumante inveterado, o militante contra o vicio estabeleceu o seguinte diálogo:
- Estou observando o senhor há algum tempo e constato que o senhor é um adepto do tabagismo.
- É. O senhor, com certeza, é um bom observador. Gosto de fumar sim, e o faço há muito tempo.
- Há quanto tempo o senhor fuma? Posso saber?
- Não estou bem certo, mas, acho que há uns 25 anos.
- O senhor sabe dos malefícios da nicotina, é claro. Mas falemos do bolso que é o lugar mais sensível do homem. Já calculou que, se tivesse economizado o dinheiro do cigarro, poderia ter construído um edifício como este? (e apontou para o prédio do Cine São Luiz, que acabara de ser inaugurado).
- Puxa é mesmo? – respondeu o fumante. E o senhor naturalmente não fuma, não é? E qual é a sua idade?
- Tenho 50 anos e nunca pus esse veneno na boca!
- Somos da mesma idade. E como o senhor não fuma, deve ser o proprietário deste prédio!
- Não. Não sou. Ah, quem me dera!
- Pois eu sou. Meu nome é Luiz Severiano Ribeiro, o dono deste cinema.

Do livro “Sábado – Estação de viver” de Juarez Leitão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA