DA MÍDIA SEM MORDAÇA

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


Mantega nega
cargo e se indispõe
com Marco Maia

O presidente da Câmara, Marco Maia (RS), e os líderes do PT, Jilmar Tatto (SP), e do governo, Arlindo Chinaglia (SP), estão irritados com o ministro Guido Mantega (Fazenda). Em almoço dias atrás na residência oficial do presidente da Câmara, sugeriram a Mantega um substituto para Ricardo Oliveira na vice-presidência de Governo do Banco do Brasil. “Ai tem vento”, recusou o ministro. Maia saiu da sala, irritado.

Reduto petista

Ricardo Oliveira é ligado ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ao ministro Gilberto Carvalho. Foi substituído por César Borges, do PR.

Gota d’água

A saída de Ricardo Oliveira foi uma tentativa de acabar com disputa entre a Previ e o BB, que quase levou à demissão de Guido Mantega.

Pertence diz que o amigo Lula não pediu para fazer ministra adiar julgamento

Foto
LULA E PERTENCE SEMPRE FORAM MUITO LIGADOS
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence - que em 2007 foi nomeado por Lula para chefiar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República, cargo que ocupa até hoje - acomentou neste sábado  reportagem da revista Veja, na qual foi citado, sobre um encontro em que o ex-presidente Lula pressionou o ministro do STF Gilmar Mendes a colaborar para adiar o julgamento do mensalão em troca de sua "blindagem"na CPI do Cachoeira. Na cozinha do escritório do ex-ministro Nelson Jobm, segundo a revista,Lula afirmou que encarregaria Pertence de convencer a ministra Carmem Lúcia a deixar o julgamento do mensalão para 2013. Pertence foi o principal padrinho da indicação de Carmem Lúcia para o STF. Mendes, que confirmou o encontro, recomendou que a CPI o investigasse. Pertence declarou ao site Direito Global, que "apesar das velhas relações pessoais de amizade, o ex-presidente Lula jamais falou comigo sobre processo judicial algum: exceto, muito antes de ser presidente da República, quando se tratava dos processos contra o Lula, líder sindical, naqueles processos a que respondeu na Justiça Militar, em que tive a honra de participar de sua defesa." O ex-presidente do STF diz que Lula jamais falaou com ele sobre o processodo mensalão e afirmou: "ele sabe que eu não me prestaria a fazer pedido à ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, nem ela aceitaria qualquer conversa mi nha a propósito. Por esse respeito mútuo, é que somos tão amigos." Pertence lamentou ainda que "um ministro do Supremo se tenha posto, supostamente, a dar declaração sobre conversas, reais ou não, que tenha tido com um ex-presidente da República no escritório de um político e advogado.
 

PT queria o PMDB
no ataque a
Roberto Gurgel

Frustrada a tentativa de convocar o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a CPI mista de Cachoeira, o PT tentou convencer o PMDB a levá-lo à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Os petistas José Pimentel (CE) e Jorge Viana (AC) procuraram o presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Queriam votar a  convocação de Gurgel. A cúpula do PMDB recusou o pedido.

Leis inúteis

Das leis ordinárias sancionadas pela presidenta Dilma entre 8 e 15 de maio, treze tratam do “dia de alguma coisa”. De um abobalhado “Dia do Reggae” a um certo “Dia do Quilo”, entre outras tolices.

Vaticano confirma prisão de mordomo

Foto
PAOLO GABRIELE ERA VISTO AO LADO DE BENTO 16 ANDANDO NO JIPE
O porta-voz do Vaticano confirmou neste sábado (26) a prisão do mordomo do papa Bento 16, Paolo Gabriele, por vazamento de informações da Igreja Católica. Alguns documentos secretos do Vaticano foram encontrados no apartamento dele na Cidade do Vaticano. Gabriele era mordomo desde 2006. Frequentemente era visto ao lado do pontífice em público, andando no banco da frente do jipe do pontífice durante as audiências das quartas-feiras ou o protegendo da chuva. A prisão do mordomo se segue também a outro escândalo no Vaticano revelado nesta semana: a destituição do presidente do banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, pelo conselho da instituição. Fontes próximas à investigação disseram que ele também foi acusado de vazar documentos, embora o motivo oficial para sua demissão tenha sido simplesmente que ele não conseguiu cumprir seu trabalho.

Rebelião nordestina

O PSB briga com o PT no Nordeste, segundo advertiu o governador pernambucano Eduardo Campos ao amigo Lula. Dilma teve larga maioria de votos em 210, mas não quer se meter nas brigas paroquiais para definir candidatos a prefeito. Os petistas querem tudo.

Déjà vu

Para enfrentar a tentativa de jogar o governador de Goiás, Marconi Perillo, no olho do furacão da CPI do Cachoeira, o PSDB vasculha as CPIs dos Correios e dos Bingos à procura de malfeitorias petistas.

Plantão médico

O governo não deu bola, mas a ONG Grupo Otimismo recomenda exames para detectar hepatite C, na faixa de 47 e 67 anos. Os EUA fazem mutirão contra a “doença silenciosa”, mais mortal que a Aids.

Quentinha de Cachoeira é investigada

Foto
BICHEIRO CARLINHOS CACHOEIRA
Há quase dois meses, a Secretaria de Direito Econômico (SDE) abriu uma investigação sobre o contrato da empresa goiana Cial Comércio e Indústria de Alimentos – uma das que fornecessem marmitas para o presídio da Papuda, em Brasília -, onde atualmente encontra-se preso o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Por coincidência, trata-se da comida que ele mesmo patrocinou, por meio de lobby para influenciar o resultado de concorrências. De acordo com a investigação da polícia, no ano passado Cachoeira trabalhou para que a Cial ganhasse contratos com o governo de Goiás. Além de servir à Papuda, ela administra dois restaurantes e fornece lanches, coquetéis e outras refeições para servidores do Palácio do Planalto. O contrato com a Presidência da República, firmado em 2008, já lhe rendeu R$ 27 milhões. Órgão do Ministério da Justiça, a SDE só inicia uma investigação se houver indícios contundentes de condutas desleais. Reportagem da Revista Época.


BLOG BRASIL 247

Defesa de Dirceu põe culpa em Delúbio e Genoíno

Defesa de Dirceu põe culpa em Delúbio e Genoíno Foto: Montagem/247

Ao sustentar que o ex-ministro não sabia de empréstimos contraídos pelo PT e que não tinha qualquer ingerência nas decisões do partido ou nas nomeações do governo, defesa passa responsabilidade para Delúbio Soares e José Genoíno

26 de Maio de 2012 às 20:13
247 – Na tentativa de se defender das acusações de participação no esquema do mensalão, o ex-ministro José Dirceu pode dificultar as coisas para colegas de partido como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado federal José Genoíno. Em sua defesa, os advogados de Dirceu dizem que "O (então) presidente do PT, José Genoíno, bem como os demais dirigentes partidários, Delúbio Soares e Silvio Pereira, exerciam a administração sem qualquer espécie de subordinação ao então ministro-chefe da Casa Civil".
A linha da defesa causa incômodo aos advogados do "núcleo político" do processo, segundo nota da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, publicada na edição deste domingo 27. Dirceu sustenta que não sabia dos empréstimos contraídos pelo PT junto aos bancos Rural e BMG, nem tinha ingerência sobre o partido ou nas nomeações do governo.
Para provar que Delúbio não recebia ordens de Dirceu, a defesa alega que o ex-tesoureiro tinha autonomia para contrair empréstimos e repassar recursos. Segundo os advogados, a defesa comprova "que José Dirceu não exercia controle e sequer tinha ciência das atividades do secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores".


BLOG DO REINALDO AZEVEDO

QUE FIQUE CLARO! AVANÇO DE LULA SOBRE O STF É AINDA MAIS GRAVE DO QUE ESCÂNDALO DO MENSALÃO. É A MAIS GRAVE AGRESSÃO AO ESTADO DE DIREITO DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO. O DICIONÁRIO REGISTRA O QUE LULA TENTOU PRATICAR: “CHANTAGEM”!!!;
Na “Rádio do Moreno” - O desmentido de Jobim que vale por uma confirmação;
A bomba no post anterior, os comentários e a negativa de Jobim;
ESCÂNDALO, ABSURDO E DEBOCHE: Lula sugere troca de favores a um ministro do STF e revela como tem pressionado outros membros da corte. Ex-presidente degrada as instituições;
Ainda voltarei a este assunto… Imaginem um troço como este num governo tucano…;
Dilma agora quer reduzir “spread” das montadoras para baratear carros;
Haddad muda agenda para evitar vaia em ato do PSB;
Bradesco negocia compra do Santander no Brasil;
Vadia invade igreja no Rio com os seios à mostra e aos berros. É que ela é contra a violência, entenderam?;
Diplomata que chamou vocês de “cambada” volta ao ataque. Ele não é mais da Secretaria de Direitos Humanos e acha que isso muda tudo. Não muda nada!;
 
 






 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA