Pular para o conteúdo principal

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 23/7/2023 - DOMINGO

O Príncipe” é um clássico do Direito e da Política, mais atualizado do que nunca – Foto: Arquivo

Maquiavel: a corrupção e a escravidão
Filósofo e cientista Florentino previu há 500 anos as ameaças de hoje no Brasil
Por Moacir Pereira
Nicolau Maquiavel foi profético em relação aos regimes políticos, às ditaduras de todos os gêneros e aos desmandos de políticos.


Confiram o que escreveu há mais de 500 anos:

1. “Um povo que aceita passivamente a corrupção e os corruptos, não merece a liberdade. Merece a escravidão.”

2. “Um país cujas leis são lenientes e beneficiam bandidos, não tem vocação para a liberdade. Seu povo é escravo por natureza.”

3. “Um povo cujas instituições, públicas e privadas, estão em boa parte corrompidas, não tem futuro. Só passado.”

4. “Uma nação, onde a suposta sociedade civil organizada não mexe uma palha se não houver a possibilidade de lucros, não é capaz de legar nada a seus filhos, a não ser dias sombrios.”

5. “Uma pátria, onde receber dinheiro mal havido a qualquer título é algo normal, não é uma pátria, pois nesse lugar não há patriotismo, apenas interesses e aparências.”

6. “Um país onde os poucos que se esforçam para fazer prevalecer os valores morais, como honestidade, ética, honra, são sufocados e massacrados, já caiu no abismo há muito tempo.”

7. “Uma sociedade onde muitos homens e mulheres estão satisfeitos com as sórdidas distrações, em transe profundo, não merece subsistir.”

8. “Só tenho compaixão daqueles bravos, que se revoltam com esse estado de coisas.”

9. “Àqueles que consideram normal essa calamidade, não tenho nenhum sentimento.”

10. “Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!”

(Da página https://ndmais.com.br/politica/maquiavel-a-corrupcao-e-a-escravidao/)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...