TERCEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 14/3/2020

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Respeito a cidadania
Sexta-feira, 13 de março 2020
As reações do arranca-rabo entre os deputados Leonardo Araújo e Osmar Baquit deixaram definido, com clareza que o poder do deputado José Sarto está cada vez mais condicionado à coordenação de comando das correntes políticas, indiferente de coloração partidária. Não se trata apenas de conter o rebanho do seu partido. Na medida em que o presidente do Legislativo conseguir agrupar todos os deputados em torno dos objetivos da sua gestão, estará fortalecido no seu esforço para recompor a disciplina no parlamento estadual. Não é tarefa fácil impor às diversas correntes políticas a prevalência de compromissos sem ferir o princípio da liberdade individual de cada um dos integrantes da Assembleia Legislativa. Ao substituir o conceito do individualismo pelo coletivo, estará sua excelência assumindo a postura correta do estadista que o momento está lhe cobrando para estabelecer em níveis mais elevados, as atribuições compatíveis com o regime democrático conjuminados com as liberdades populares. O parlamento é o conjunto da representação de uma sociedade integrada por pobres, ricos, intelectuais e também por marginais que não tiveram a mesma sorte na construção dos seus valores. Compatibilizar essa gama variada de caracteres para se comportarem como cidadãos e não como moleques a serviço da anarquia, é o desafio que se relaciona as dificuldades de quem preside o Poder Legislativo como uma instituição merecedora do respeito do seu povo. O verbo jamais poderá substituir o decoro e a ética na formação da postura cidadã.
Semeando candidatura. Ontem, em São Paulo, ocorreu importante evento político que foi a semeadura da candidatura Ciro Gomes ao Planalto, com a participação das principais lideranças do PDT e do PSB, colocando o cearense no centro nevrálgico das atenções. Ficou, assim, oficializada a coligação PDT-PSB. Tendo em vista essa situação tudo leva a crer que Ciro terá como candidato a vice-presidente um político escolhido dos quadros do PSB.
Sonho do PSB. Para tornar a candidatura de Ciro à Presidência da República, consensual entre as duas agremiações, a filiação do governador Camilo Santana ao PSB torna-se um imperativo há muito tempo alimentado, com o partido passando a contar em suas fileiras com um dos políticos mais respeitados do País.
Desdobramentos. Por outro lado, o ingresso de Camilo Santana no PSB, entre outros desdobramentos, o deixaria inteiramente à vontade para apoiar Ciro para Presidente, tendo em vista que o seu PT se mostra cada vez mais inimigo do sobralense.
Mascarado. De máscara, Bolsonaro faz live pedindo para adiar os protestos por ele alimentado contra congressistas. O coronavírus terminou por afastar o presidente de uma fria que não se mostrava oportuna para o momento político.
Orientação. Por ocasião da visita da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, ao Ceará, alguns dos pontos mais importantes discutidos por ela foi com representantes da agricultura e pecuária. E algumas das melhores sugestões acolhidas foram dadas pelo deputado Roberto Pessoa, do PSDB.
Devastação. Se existe no Ceará um partido ameaçado de quase total devastação, esse deverá ser o MDB. De um lado, o PSD invade os seus domicílios e pelo outro, Ciro Gomes e Camilo se dividem em apoiá-lo. Daí o empenho do presidente Eunício Oliveira, tentando evitar o fim de uma sigla que já foi poderosa no Ceará.

NO PODER360
Eis a newsletter 
[Sábado, 14/03/2020]
GOVERNO
Era pré-candidato à prefeitura do Rio
GOVERNO
Presidente já fez 1º teste
CONGRESSO
Nelsinho Trad preside comissão
JUSTIÇA
Despacho é do ministro Bruno Dantas
ECONOMIA
Ministro falou que solução é política
ECONOMIA
Comércio mundial estava encolhendo
INTERNACIONAL
Surto cresce mais no continente
INTERNACIONAL
Anunciou parceria com o Google
INTERNACIONAL
Anunciou pelo Twitter
Opinião
Crises trazem ensinamentos

Opinião
Preocupamo-nos com mortalidade
Opinião
Lados opostos nutrem semelhanças



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA