SEGUNDA EDIÇÃO DE SÁBADO, 07/9/2019

NO O ANTAGONISTA
Esplanada lotada
07.09.19 09:57
Neste ano, a segurança do desfile militar de Sete de Setembro foi reforçada na Esplanada dos Ministérios.
Apesar disso, a cerimônia deste sábado estava lotada.
Diz a Folha:
“Em comparação com a tribuna de honra do ano anterior, no último Dia da Independência do governo Michel Temer (MDB), o ato promovido por Bolsonaro estava muito mais cheio.”
A Polícia Militar do DF, no entanto, informou que não vai divulgar estimativa oficial de público.

No palanque de Bolsonaro
07.09.19 09:33
Ao chegar ao palanque das autoridades no desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, Jair Bolsonaro cumprimentou ministros, o vice Hamilton Mourão e Davi Alcolumbre.
No palanque estavam também a primeira-dama Michelle Bolsonaro e convidados, como Edir Macedo e Silvio Santos.
Entre os ministros, estavam presentes Sergio Moro, Marcos Pontes, Augusto Heleno, Ricardo Salles, Abraham Weintraub e Tereza Cristina.

As conversas de Aras com os senadores
07.09.19 09:13
Igor Gadelha, na Crusoé, diz que nas conversas por telefone com senadores, Augusto Aras, indicado por Jair Bolsonaro para ser o novo PGR, se declarou favorável à Lava Jato, mas contra “excessos” da operação.
Leia a íntegra da nota aqui.

Marcos Valério é transferido
07.09.19 07:43
Marcos Valério, condenado no processo Mensalão do PT, foi transferido da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, para a prisão de Ribeirão das Neves.
Ele foi beneficiado por Luís Roberto Barroso, que o autorizou a progredir para o regime semiaberto.
Valério poderá trabalhar durante o dia, mas deverá voltar à noite para dormir na cadeia.

Vaccari arruma emprego na CUT
07.09.19 07:01
João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, deixou ontem a prisão para cumprir sua pena em regime semiaberto, com o uso de tornozeleira eletrônica.
Segundo a Folha, ele vai trabalhar como assessor da CUT no Paraná e morar com um tio.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Bolsonaro prestigia e caminha com Moro na avenida do Desfile da Independência
O presidente Bolsonaro aproveitou o palanque e a rua do Desfile da Independência, ainda em curso em Brasília, para demonstrar apreço e prestígio para convidados e até ministros.
Em vários momentos ele colocou em lugar de honra personalidades como Silvio Santos, bispo Edir Macedo e empresário Luciano Hang (Havan), afastando do seu lado o vice e a própria mulher para encontrar espaço para cada um.
O momento mais aplaudido pelo público foi quando Bolsonaro desceu para a rua com o ministro Sérgio Moro, caminhando lado a lado, tudo para passar o recado de que há harmonia entre ambos. É que nos últimos dias a central de intrigas tem funcionado a pleno.
Bolsonaro e Moro estavam sorridentes.
9/07/2019 11:01:00 AM

Saiba mais sobre a MP da Liberdade Estudantil. UNE e UBES perdem renda com a emergência da carteira estudantil digital
9/07/2019 09:01:00 AM

Moro visitou a PF de Curitiba. No prédio, Lula está preso, cumprindo pena como corrupto
O ministro da Justiça, Sérgio Moro, visitou ontem a tarde o prédio da Polícia Federal de Curitiba.
É onde Lula está preso.
Sérgio Moro reuniu-se com os delegados federais a poucos metros da cela onde se encontra o prisioneiro por corrupção que ele enfiou na cadeia como bandido.
Durante a visita do ministro, chegou ao prédio a deputada Gleisi Hoffman, também envolvida na Lava Jato, que foi visitar o chefe da organização criminosa desbaratada pela Lava Jato.
9/07/2019 08:46:00 AM

NO PUGGINA.ORG
A PÁTRIA EM TEMPOS DECISIVO
Por Percival Puggina 
Artigo publicado sexta-feira, 06.09.2019
Vai passando batida mais uma Semana da Pátria. São poucas, fora dos círculos militares, as manifestações de celebração a esse marco temporal de nossa nacionalidade. Mas não escrevo para pedir que as pessoas, que os lares e que as vitrinas se enfeitem de verde e amarelo. O objetivo deste texto é bem diferente. É um apelo aos brasileiros, de modo especial aos que amam a Pátria e se sentem responsáveis por ela.
Escrevo para muitos, portanto. Aproveitemos esta semana para refletir sobre o que tantos conterrâneos continuam a fazer. Por vocação e gosto desejam prosseguir na faina que acabou por transformar o Brasil numa casa de tolerância, desavergonhada como raras vezes se viu igual. Uma casa de tolerância tão avessa à ordem que não se perturba com vê-la entregue aos criminosos. Que conta bandidos mortos e não conta policiais perdidos em combate. Que fala mal do Brasil para o mundo e faz palco a todo estrangeiro que venha fazer o mesmo aqui dentro. Casa de tolerância que aplaudia e hoje reverencia o gangsterismo político e o crime que por tanto tempo operou nos altos andares da República. Casa de tolerância de um banditismo deslavado e sorridente, de uma elite rastaquera e debochada, que conta dinheiro e votos como se fossem a mesma coisa. E festeja toda impunidade.
Já não lhes basta a própria corrupção. Dedicam-se, há bom tempo, à tarefa de corromper, aos milhões, o próprio povo, desde as mentes infantis. São milhões e milhões que já não se repugnam, que desconhecem constrangimento, que não reclamam e, pior, se proclamam devotos. Aplaudem.
Não é apenas no plano da política que a Nação foi sendo abusada e corrompida. Também nos costumes, no desprezo à ética, à verdade e aos valores perenes. No pior dos sentidos, foi arrastada nesse rumo uma Nação debilitada pela pobreza. Incitaram o conflito racial em um povo mestiço desde os primórdios. À medida que Deus foi sendo expulso, à base de interditos judiciais e galhofas sociais, instalou-se, no Brasil, a soberania do outro.
Recebemos de Deus e da História um País esplêndido. No lugar onde hoje emergimos de qualquer mergulho nos acontecimentos das últimas décadas é impossível não perceber que às ações de agora correspondem reações contrárias, empurrando-nos precisamente para os embaraços dos quais quisemos sair e saímos.
Nosso dever cívico não tem data nem prazo de validade. São tempos para não esmorecer, tempos para que não tombem nossos braços nem nos falte o indispensável alento para o convívio livre e democrático com a divergência, conhecendo os valores que abraçamos e confirmando, sempre, nossa confiança nos frutos da verdade, da dignidade e da liberdade.
Feliz Semana da Pátria, de uma Pátria mais feliz consigo mesma!
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
O insano e estranho protesto da UNE contra o fim da obrigatoriedade no pagamento da carteira de estudante
Sábado, 07/09/2019 às 05:42
Eu falei em tom de piada que apostaria uma garrafa de vinho, com quem quisesse, que os estudantes sairiam às ruas em PROTESTO para continuarem pagando pelas carteirinhas (a principal fonte de renda da UNE).
Pois aí está: assinada nesta sexta-feira (6) a MP da Liberdade Estudantil, que dará a milhões de estudantes o direito de requererem, pela internet, gratuitamente, a sua carteira de estudante, a UNE anuncia que neste sábado, 7 de setembro, fará protesto levando os estudantes para as ruas vestindo preto, por causa da “retaliação de Bolsonaro”.
Dá pena. Juro.
Nessas horas, penso apenas nos pais desses jovens.
Se eu pudesse, eu perguntaria para eles: “onde vocês erraram?”
Cuide bem do seu filho, senão um esquerdista cuidará.
Guillermo Federico Piacesi Ramos
Advogado

Os 6 pontos da Carta Aberta a Augusto Aras enviada pelo Movimento Avança Brasil
07/09/2019 às 05:12
O Movimento Avança Brasil, mesmo tendo garantido ao presidente Jair Bolsonaro que daria total apoio a qualquer que fosse a sua indicação para ocupar o cargo de Procurador-Geral da República, fez questão de enviar uma Carta Aberta ao escolhido, o procurador Augusto Aras, ressaltando pontos que considera fundamentais na atuação do novo PGR.
Abaixo, a íntegra da missiva:
"Prezado Sr. Augusto Aras, indicado ao cargo de Procurador-Geral da República.
Conforme nossa Carta ao Presidente Bolsonaro em 22/08/2019, o Movimento Avança Brasil declarou que apoiaria qualquer que fosse a indicação do Sr. Presidente ao cargo de Procurador-Geral da República e assim continuamos.
Entretanto, queremos ressaltar à V. Exa., alguns pontos que não abriremos mão, conforme segue:
1 – Levantar imediatamente o sigilo de tudo que foi apurado na operação LAVA JATO, como delações premiadas, documentos, gravações autorizadas pelo STF e demais provas de corrupção que foram apuradas na operação;
2 – Retorno urgente da discussão da derrubada do VOTO IMPRESSO, onde em 06/06/2018, em uma clara interferência entre os poderes, os ministros do STF decidiram suspender o artigo da minirreforma eleitoral de 2015 (artigo 2º da lei 13.165/2015), que estabeleceu:
“No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”
3 – Reverter a decisão de Raquel Dodge que, dos mais de 100 anexos da delação premiada de Léo Pinheiro, a atual procuradora-geral determinou o arquivamento sumário de cinco deles, excluindo do processo o irmão do Ministro Dias Toffoli, o Deputado Rodrigo Maia e de ministros do STJ e do TCU;
4 – Dar andamento imediato de todos os inquéritos contra pessoas que têm foro privilegiado e que estão na gaveta de Raquel Dodge;
5 – Abrir um processo para extinção dos partidos que atentaram contra a Soberania Nacional no caso da Amazônia;
6 – Solicitar o fim imediato do inquérito sigiloso e ilegal, aberto pelo Presidente do STF, Dias Toffoli e que tem como relator o Ministro Alexandre de Moraes, para supostamente combater “FAKE NEWS”;
O Movimento Avança Brasil reafirma nosso apoio de maneira irrestrita, a toda a forma de combate à corrupção. A Operação Lava Jato é uma dessas formas e conta com todo o nosso apoio.
Entendemos que V. Exa. terá um papel soberbo à frente do cargo que passará a ocupar e nesse sentido, contará também com o nosso apoio.
O sucesso das operações de combate a organizações criminosas que vêm sendo anunciadas semanalmente pelo Ministério da Justiça conta com todo o nosso respaldo, incluindo o combate às organizações criminosas do colarinho branco (parte, apenas, de um problema mais grave).
Somos favoráveis à ampliação das ações de combate à corrupção e à extensão de seu âmbito para além das rapinas perpetradas nas Estatais brasileiras, sendo necessário que as operações alcancem as nefastas associações internacionais, em especial o Foro de São Paulo, destino final de boa parte dos recursos roubados das estatais.
Por fim, estamos certos que V .Exa. não frustrará a escolha feita pelo Presidente Jair Bolsonaro e nem tão pouco a vontade do povo do Brasil, que exige que continuemos avançando para que tenhamos um País JUSTO, PRÓSPERO E LIVRE!
Atenciosamente,
Conselho de Administração do Movimento Avança Brasil"

PF deflagra operação de combate à corrupção nos Correios
Operação apura prejuízo ao erário de R$ 13 milhões
Sexta-feira, 06/09/2019 às 15:50
Florianópolis/SC - A Policia Federal deflagrou nesta sexta-feira (6/9) a Operação Postal Off, que visa desarticular organização criminosa que atuava junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, praticando, de forma habitual e permanente, fraudes que estavam causando graves prejuízos à empresa.
Cerca de 110 policiais federais estão cumprindo 9 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro; 2 mandados de prisão preventiva e 5 mandados de busca e apreensão no Estado de São Paulo (municípios de Tamboré, Cotia, Bauru e São Caetano); além de 1 mandado de prisão temporária e um mandado de busca em Minas Gerais (Belo Horizonte), todos expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis/SC.
A fim de assegurar o ressarcimento dos prejuízos causados aos Correios, foram determinados bloqueios de contas bancárias e o arresto de bens móveis e imóveis, incluídos carros de luxo e duas embarcações, sendo uma delas um iate avaliado em R$ 3 milhões. Com as medidas, espera-se que seja efetivado o bloqueio de R$ 40 milhões dos investigados.
A investigação, iniciada em novembro de 2018, em Santa Catarina, em razão do primeiro indício de crime encontrado, evidenciou forte atuação do grupo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o qual contava com a participação ativa de funcionários dos Correios, fazendo com que grandes cargas postais de seus clientes fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido.
Uma das principais modalidades de fraude acontecia mediante identificação de grandes clientes dos Correios, os quais eram procurados pelos investigados com a oferta de que rompessem seus contratos com a referida empresa pública e passassem a ter suas encomendas postadas por meio de contratos mantidos entre as empresas do grupo criminoso e a EBCT.
Durante a investigação também foram apuradas solicitações e pagamentos de vantagens indevidas envolvendo empresários, funcionários públicos e agentes políticos, configurando indícios dos crimes de corrupção passiva e concussão.
Dados preliminares indicam um prejuízo ao erário no montante de R$ 13 milhões, apenas no que se refere às postagens ilícitas já identificadas, não computado o prejuízo diário que estava sendo causado pelo grupo investigado.
Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de corrupção passiva e ativa, concussão, estelionato, crimes tributários, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.
*Com informações Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina
Da Redação

NO R7.COM
Preso pela PF, Índio da Costa é levado para penitenciária de Benfica
Superintendente estadual de operações dos Correios, Cléber Isaías Machado, detido na mesma operação, ficará no mesmo presídio, segundo a Seap
RIO DE JANEIRO
Por Karolaine Silva, do R7 (*) com Record TV
Sexta-feira, 06/09/2019 - 18h24 (Atualizado em 06/09/2019 - 19h45)
O ex-deputado federal Índio da Costa foi levado na noite desta sexta-feira (6) ao presídio José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio de Janeiro. O político foi preso preventivamente na Operação Postal Off, da Polícia Federal, por suspeita de participação em um esquema de fraudes contra os Correios.
Detido na mesma ação, o superintendente estadual de operações dos Correios, Cléber Isaías Machado, também será transferido ao antigo Bep (Batalhão Especial Prisional).
Segundo informações da Record TV, Índio da Costa prestou depoimento na sede da PF, na Praça Mauá, no centro da capital fluminense.
Na carreira política, Índio já atuou como vereador e deputado federal. Ele também concorreu a vice-presidência na chapa de José Serra (PSDB), em 2010, ao cargo de prefeito do Rio, em 2016, e ao de governador, em 2018. 
Procurado pela Record TV, o advogado de Índio da Costa, Afonso Destri, disse que ainda não teve acesso ao caso e, por isso, não irá se manifestar. 
Operação Postal Off
As investigações da PF, que se inciaram em novembro de 2018, revelaram um esquema com participação dos funcionários dos Correios, no qual grandes cargas transportadas de seus clientes eram distribuídas no fluxo postal com o faturamento inferior.
Segundo as autoridades, a organização teria causada prejuízos de R$ 13 milhões no que se refere às postagens ilícitas já identificadas, não computado o prejuízo diário que estava sendo causado pelo grupo investigado.
(*) Estagiária do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA