SEGUNDA EDIÇÃO DE SÁBADO, 06 DE ABRIL DE 2019

NO O ANTAGONISTA
“Poder público não é um negócio de família”
Sábado, 06.04.19 11:05
Sergio Moro usou o Twitter neste sábado para falar sobre a campanha que realizou no Ministério da Justiça de reforço aos princípios éticos entre os servidores da pasta.
Entre “o que se deve fazer e não fazer no serviço público”, Moro destacou “que não se pode “receber presentes ou qualquer outra vantagem pessoal”, que o “combate à impunidade é o nosso dever” e que “poder público não é um negócio de família”.

Alcolumbre elogia diálogo de Bolsonaro com presidentes de partidos
06.04.19 10:48
Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que a articulação política de Jair Bolsonaro nesta semana foi um “grande sucesso”.
“Foi gesto do Executivo para o parlamento. O presidente Jair Bolsonaro foi por 28 anos deputado federal, na nova missão de ser chefe máximo da Nação, é fundamental diálogo e entendimento. A gente tem externado a importância das reformas, sendo que a da Previdência é crucial para que as outras aconteçam”, disse.
“Estamos buscando consenso e isso só será alcançado com diálogo. E diálogo do presidente Bolsonaro com presidentes de partidos e líderes. Uma ponte que, com certeza, será valiosa para momento que estamos vivendo”.

“MP da liberdade econômica” no forno
06.04.19 09:26
O governo Jair Bolsonaro vai editar uma Medida Provisória que prevê destravar a economia e que está sendo chamada pela equipe econômica de “MP da liberdade econômica”.
O anúncio foi feito pelo presidente nesta sexta-feira durante o café com um grupo de jornalistas.
Bolsonaro não deu detalhes das medidas, mas sinalizou que tratam de ações de desburocratização e simplificação.
A MP, preparada pela equipe de Paulo Guedes, já está nas mãos do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, relata o Estadão.

Bolsonaro: “A maioria dos ministros não tem nenhuma habilidade política”
06.04.19 09:10
No café da manhã com jornalistas na última sexta-feira, Jair Bolsonaro admitiu que parte de sua equipe não tem nenhuma intimidade com o parlamento.
“A maioria dos ministros não tem nenhuma habilidade política. Vivência política. Ontem, alguns [presidente de partido] reclamaram de ministros, de bancos oficiais. O presidente da Caixa recebe umas 20 ligações e não tem como atender. Mas tem que ter alguém que atenda. Muitas vezes o pedido é uma coisa simples, às vezes cabe a ele só colocar uma assinatura.”

Lula sem dinheiro para pagar advogados
06.04.19 08:47
Os advogados de Lula disseram à Folha que estão com dificuldade para exercer a defesa do petista.
Eles afirmam que falta dinheiro para custear deslocamentos e até para contratar pareceristas.
“O escritório de advocacia também mantinha uma página na Internet para divulgar as posições da defesa de Lula sobre os andamentos da Lava Jato, um canal de resposta às divulgações feitas pela força tarefa da Lava Jato. Sem verba, o contrato com a equipe de quatro pessoas que cuidava do site foi rescindido.”
De acordo com Paulo Okamotto, Lula já gastou de R$ 4 milhões ou R$ 5 milhões em sua defesa.

Empresa de palestra de Lula ‘não tem nenhum recurso mais’, diz Okamotto
06.04.19 08:21
O Instituto Lula vai usar o dinheiro obtido no leilão de fotos do chefe da ORCRIM para pagar uma dívida com a empresa Lils Palestras.
Paulo Okamotto disse para a Folha que a tal empresa “não tem nenhum recurso mais”.
“Todo recurso que ela tinha se gastou para pagar a defesa do Lula. Então a gente está estudando usar uma parte deste dinheiro [da venda das fotos] para pagar os advogados e a Lils. Devolver o dinheiro para a Lils do empréstimo que ela tinha feito para o instituto, para pagar os advogados.”

PF apreende computadores de servidores que acessaram dados fiscais de Bolsonaro
06.04.19 08:11
A Polícia Federal apreendeu computadores usados por dois servidores da Receita Federal que acessaram dados fiscais de Jair Bolsonaro e de seus familiares, publica O Globo.
O acesso às informações fiscais do presidente pode configurar crimes como abuso de autoridade e crime contra a Segurança Nacional.
Como registramos, um dos investigados é Odilon Ayub Alves, irmão da deputada federal Norma Ayub (DEM-ES).

Servidor que acessou dados de Bolsonaro diz que tudo não passou de uma brincadeira
06.04.19 11:21
Odilon Ayub Alves, um dos funcionários da Receita Federal que acessou ilegalmente os dados fiscais de Jair Bolsonaro, prestou depoimento à Polícia Federal neste sábado e afirmou que tudo não passou de uma brincadeira, relata O Globo.
Ele também negou que tenha cometido vazamento de informação e disse que não houve quebra de sigilo fiscal. Uma de suas alegações é que ele fez campanha para Bolsonaro nas eleições.
“Ele relatou que foi um acesso involuntário, sem maldade, sem quebra de sigilo, sem nada de transferir informações. Foi uma besteira, sem maldade, sem medir as consequências da atitude”, disse o advogado de Odilon ao jornal carioca.
O funcionário da Receita prestou esclarecimentos na Delegacia da PF de Vitória por cerca de uma hora.

Crivella é notificado sobre impeachment
06.04.19 07:56
O prefeito Marcelo Crivella foi notificado nesta sexta-feira sobre a denúncia que motivou a abertura do processo de seu impeachment.
Ele terá até o dia 17 para apresentar sua defesa.
Na denúncia, o prefeito é acusado de crime de responsabilidade em razão da renovação de contratos de mobiliários urbanos em dezembro de 2018, que teriam favorecido duas empresas.

NO PUGGINA.ORG
A TIGRADA
Por Percival Puggina
Artigo publicado sexta-feira,  05.04.2019
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, presume-se por sua importância, reúne parlamentares com formação jurídica ou, na falta destes, os de maior preparo intelectual. A CCJ é formada por 65 membros e há 38 parlamentares que são advogados.
Não se esperaria de um órgão com tais quadros e responsabilidades, a conduta observada na sessão a que compareceu o ministro Paulo Guedes para falar e responder questionamentos sobre a reforma da Previdência. O ambiente que a oposição articulou fez lembrar aquele em que os petistas costumam se dar bem e o interesse público, mal: algazarra, gritaria, cartazes, interrupções histéricas ao convidado. O objetivo é alcançado quando o caldo engrossa e a sessão precisa ser encerrada. Vi muito disso desde as assembleias estudantis secundaristas dos anos 60. O mesmo som, vindo da mesma banda. É a censura da divergência através da falta de educação e do berreiro.
Aquele grupo de parlamentares que derrubou a sessão da CCJ especializou-se, ao longo dos anos, em causar dano ao País. Seus melhores resultados (maiores danos com maior proveito próprio) são obtidos no exercício do poder. Por isso, é na busca dessa plena “eficiência”, que só pode ser alcançada na volta ao poder, que se centra sua ação oposicionista.
A audácia verbal usada contra o ministro procede da mesma ausência de remorso que lhes permite exibirem-se aos olhos da sociedade como defensores dos pobres e oprimidos após haverem deixado uma herança de 13 milhões de desempregados, proporcionando enriquecimento ilícito à sua parceria, quebrado fundos de pensão, jogado a Petrobras no descrédito e ensejado aos bancos recordes de lucratividade com a economia estagnada e recessão. Veem-se como profetas perante multidão de idiotizados.
Os críticos habituais do governo, com o discernimento turbado pelo antagonismo, trataram de fazer o ministro corresponsável pelo alarido. Imaginavam que Sua Excelência deveria engolir, com benignidade, doses crescentes de grosseria. Por que o faria? Para não desagradar os opositores sistemáticos? Para ser simpático ao Zeca Dirceu? Para dar razão à irracionalidade? Para se fingir desmemoriado e cego ante a incoerência dos que o atacavam? O ministro disse o que os governistas deveriam ter dito e o governo só “perdeu” votos que nunca teve.
Querem inculpar a base do governo por sua passividade? Façam-no, mas não esperem que o ministro aja como 'tchutchuca' ante a tigrada que se escuda no mandato para atacá-lo. 
A reforma da Previdência não é apenas necessária. Ela é urgentíssima. Combatê-la não protege os mais pobres, antes, deixa-os ainda mais ao desabrigo porque é dispensado demonstrar quem são as principais vítimas das grandes crises econômicas. Falam por mim os sem tetos que se espalham pelas marquises e soleiras de nossas cidades. Falam por mim os que saíram das estatísticas do desemprego simplesmente porque desistiram de conseguir um. Falam por mim os chefes de família que afundaram em depressão, alcoolismo, ou drogadição.
A biografia do grupo político que hoje faz oposição no Brasil é nacionalmente conhecida e responde por suas derrotas eleitorais em outubro do ano passado. Após apadrinharem os mais desonestos empresários do País, discursam como se fossem pais dos pobres (certamente por havê-los produzido em proporções demográficas). 
E empurram o País para o abismo do desastre fiscal, olhos postos nos proventos políticos que ele lhes proporcionará.

(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
SÁBADO, 6 DE ABRIL DE 2019
Artigo, Renato Sant'Ana - Caravana do barulho que só repete (*)
O PT programou a "Caravana Lula livre" a ser comandada por Fernando Haddad - ora, por quem! - para o fim de capturar a credulidade dos desavisados, xingar Bolsonaro de "homofóbico", de "fascista", etc., e, o principal, sustentar a inocência de Lula. Tem fundamento?
Pois que falem os fatos. Para começar, Lula, réu em vários processos, é defendido pelos advogados mais bem pagos do País (elite do Direito). E não há dúvida de que todos os ritos processuais foram respeitados.
Condenado em 1ª instância, Lula pôde recorrer em liberdade. Seu recurso foi examinado por três circunspectos desembargadores do TRF-4, que reconheceram a plena juridicidade da sentença. E somente depois do julgamento em 2º grau é que ele foi recolhido à cadeia. Tem alguma coisa errada nisso? Nada!
À luz dos fatos, o mito da inocência não tem sequer verossimilhança. Em 2017, Lula teve bloqueados na Lava Jato cerca de R$ 10 milhões (em dinheiro) além de imóveis. Depois, o MPF pediu o bloqueio de outros R$ 24 milhões na Operação Zelotes. Em 2018, a Justiça paulista bloqueou bens de Lula no valor de R$ 30 milhões. E no inventário dos bens de sua falecida esposa, Marisa Letícia, contabilizaram-se cerca de R$ 11 milhões e meio. Só aí, chega-se a incríveis R$ 75 milhões e meio da família milionária. E é apenas parte da fortuna.
Essa cifra nunca foi contestada pelos advogados. E não entram aí os R$ 103 milhões que, sem causa plausível segundo laudo da Polícia Federal de 2016, a Cervejaria Petrópolis e empresas ligadas à Oi pagaram à Gamecorp, empresa de Fábio Luís, filho de Lula.
O detalhe curioso é que Lula não trabalha desde os 27 anos. E sua finada esposa não foi além de vendedora de Avon e empregada do sindicato. Donde vem essa dinheirama?
Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, que conheceu Lula na intimidade e viu seu começo no sindicalismo, foi um dos primeiros a denunciar que Lula, por meios ilícitos, virou um dos homens mais ricos do Brasil. Depois, na Lava Jato, executivos das grandes empreiteiras detalharam como MILHÕES em propina caíram no bolso dele.
Mas para o fanático isso não conta. Se os fatos contrariam as crenças, então os fatos estão errados! É o fenômeno da "dissonância cognitiva", aquele sofrimento emocional sentido quando a mente percebe contradição entre as crenças e a maldita realidade. Aí, o cérebro faz malabarismos para negar o mundo real e salvar as crenças.
Assim, petistas devotos, que, claro, não leram qualquer dos processos a que Lula responde, saem em caravana para arrebanhar patetas: eles negam os fatos e, apelando para o vitimismo, dizem que Lula é perseguido pelas elites.
Oh, as elites! A melhor síntese do autoengano dessa gente é a figura de Luíza Trajano (da elite empresarial brasileira) com seus rasgados elogios ao desastroso governo de Dilma Rousseff.
E que dizer do envolvimento nada republicano dos governos petistas com bancos, empreiteiras e outros da elite capitalista?
É melhor deletar a realidade... Tipo mãe de bandido: por piores que sejam os crimes do filho, malvada é a Polícia que prendeu o bonitinho.
O que falta é honestidade intelectual a essa gente, que ama ter convicção e que, no fim, entre uma mentira doce e uma verdade amarga, escolhe sempre a mentira.
(*) Renato Sant'Ana é Psicólogo e Advogado.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
O silêncio da mídia tradicional em relação a tese de Lula que admite a prática do crime de corrupção
Sábado, 06/04/2019 às 06:07
Por Otto Dantas
O Jornal da Cidade Online publicou nesta sexta-feira (5) uma matéria onde revela que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tentativa de diminuição de sua pena, admitiu perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) o cometimento do crime de corrupção, requerendo no entanto, a absolvição do crime de lavagem de dinheiro. A tese abraçada pelo advogado Cristiano Zanin sustenta que a lavagem de dinheiro era apenas a conclusão do crime de corrupção.
No parágrafo final da mencionada matéria, asseveramos o seguinte:
“Resta saber se algum petista irá acreditar, mesmo isto tendo sido dito pelo próprio meliante.”
De fato, foi o ex-presidente Lula, legitimamente representado pelo seu procurador Zanin, quem admitiu a prática criminosa.
Todavia, conforme previsto, inúmeros petistas invadiram o espaço democrático de comentários do Jornal da Cidade Online com a insana acusação de que se tratava de fake news. Para tanto, entre os mais diversos e enfadonhos argumentos, diziam que só o Jornal da Cidade Online havia publicado e questionavam qual a fonte da matéria.
Ora, a fonte original são os autos do processo que tramita no STJ.
Quanto ao silêncio da mídia tradicional, é de se lamentar.
De qualquer forma, para calar a boca dos incautos, veja, abaixo, um print de matéria publicada na Revista Época, que confirma a "confissão" do meliante.

Quem quiser conferir, eis o link da matéria completa publicada pela Revista Época: CLIQUE AQUI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA