PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 19 DE MARÇO DE 2019

Na festa dos 73 anos de José Dirceu, sábado (16), havia quase tantos eleitores de Bolsonaro, incluindo familiares de sua mulher, quanto militantes petistas. As comemorações tinha um certo tom de despedida: o ex-ministro deixava clara a certeza de que voltará à prisão, talvez em junho, e por longos anos. Ele se emocionou várias vezes diante dos amigos, entre os quais não se viu nenhuma celebridade do PT.

Os mais ligados ao aniversariante stalinista diziam esperar expurgo no PT, o que talvez explique a falta de sua presidente, Gleisi Hoffmann.

Organizadores do churrasco para Zé Dirceu solicitaram aos convidados que levassem o que desejassem beber, tipo cerveja e vinho.

No eclético grupo de convidados, um amigo deu a Zé Dirceu um broche monarquista. Ele achou graça o passou a usá-lo alegremente.

Petistas presentes entoaram gritos de “Lula livre”, claro, mas Zé Dirceu pareceu não concordar quando acusavam Jair Bolsonaro de “golpista”.

Poucos entendem que, para os Bolsonaros, Olavo de Carvalho tem “licença” para dizer o que quiser. Acham até engraçado. Só quem não achou graça foi o vice Hamilton Mourão, chamado de “idiota”.

Bolsonaro disse no Twitter que deseja o Brasil entre as economias mais livres do mundo. Estamos longe: em 180 países, somos o 150º menos livre economicamente, segundo a Heritage Foundation.

Pesquisa de Malu Gatto, da University College London, e Kristin Wyllie, da James Madison University, indicou que o PSOL teve quase o dobro (27,1% do total) de candidatas “laranjas” que o PSOL (15,9% do total).

Apesar do ceticismo e do pessimismo de muitos torcedores, às 14h44min desta segunda (18), o Ibovespa bateu 100.038 pontos, após fechar na sexta (15) no recorde histórico de 99.588. Estima-se que o índice passa dos 140 mil pontos após aprovação da Reforma da Previdência.

Após livrar de punição o agente que usava viatura oficial para almoçar em casa todos os dias, estacionando sobre a calçada, o Detran-DF livrou outro flagrado usando a viatura para ir ao banco conferir o salário, um dos mais elevados do serviço público. Em média R$20 mil por mês.

Jornalão paulista criou uma lista de inspiração fascista. Em vez de bordar estrela de Davi na roupa, carimba de “bolsonaristas” internautas que exercem o direito de opinião. E não faz lista idêntica de militantes petistas que exercem o direito de defender os corruptos de estimação.

…quando quer saber onde está e o que diz a mais aguerrida oposição ao seu governo, Bolsonaro apenas abre algum jornalão, qualquer um.

NO O ANTAGONISTA
BETO RICHA É PRESO
Terça-feira, 19.03.19 07:22
Beto Richa voltou a ser preso.
Ele é acusado de corrupção em desdobramento da operação Quadro Negro, que apura desvios de dinheiro público na construção de escolas no Paraná.
Gilmar Mendes concedeu-lhe um salvo-conduto na semana passada, mas não adiantou nada.

O pacto entre o governo e o STF
19.03.19 07:17
Onyx Lorenzoni não quer a CPI da Lava Toga.
Ele disse para o Estadão:
“Sou o maior defensor da autonomia e independência dos Poderes. O Brasil precisa superar os conflitos da época da campanha eleitoral. Precisa ter um entendimento mínimo. Isso significa os Poderes terem capacidade de dialogar e quem sabe até construir um pacto a favor do Brasil.”

O muro de Bolsonaro
19.03.19 07:02
Jair Bolsonaro, na Fox News, defendeu o muro de Donald Trump e acusou os socialistas franceses de acolherem qualquer um:
“Os americanos que apoiam o socialismo devem olhar para a experiência da França, onde as fronteiras estão abertas para receber refugiados sem qualquer tipo de seleção ou filtro. Ter fronteiras abertas em minha visão é absolutamente ruim. Não é uma decisão boa. Nós concordamos com a decisão de Trump sobre o muro.”
Mexicanos e franceses vão erguer um muro para barrar Jair Bolsonaro.

EUA vão agilizar programa que facilitará entrada de brasileiros
19.03.19 08:00
Por Diego Amorim
Embora ainda seja improvável que os brasileiros se livrem do visto americano, os Estados Unidos vão trabalhar para agilizar a implantação do programa Global Entry entre os dois países.
O Global Entry acelera a entrada em solo americano de passageiros internacionais considerados de baixo risco e previamente aprovados.
Os inscritos, que viajam frequentemente para os Estados Unidos, podem evitar a fila normal de controle de passaportes e ir diretamente para um quiosque do programa, de onde são direcionados para a esteira de bagagens e a saída do aeroporto.

Lindbergh quer inquérito na Justiça Eleitoral
19.03.19 07:00
Por Renan Ramalho
Lindbergh Farias (PT-RJ) poderá ser o primeiro beneficiário do entendimento recém-fixado pelo Supremo que encaminha à Justiça Eleitoral investigações sobre corrupção.
A Segunda Turma do STF decide hoje se derruba uma decisão do ano passado de Edson Fachin que enviou a uma vara comum inquérito no qual o petista é suspeito de receber R$ 4,5 milhões da Odebrecht em 2008 e 2010 em troca de contratos junto à prefeitura de Nova Iguaçu (RJ).
A defesa sustenta que era somente caixa 2, sem qualquer contrapartida. A PGR refuta e entende que trata-se de propina. A decisão caberá a Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski.

EUA apoiam Brasil na OCDE
19.03.19 06:47
Os Estados Unidos prometem ajudar o Brasil a obter uma vaga na OCDE.
Um funcionário do governo de Donald Trump disse para O Globo:
“Nós queremos ajudar o Brasil a atingir esse objetivo, e vamos fazer tudo o que pudermos para ajudá-los a atingir esse objetivo (…).
Os Estados Unidos têm visto e expressado um entendimento muito positivo e acolhe os esforços para reformas econômicas, boas práticas, ordenamento regulatório.”

Coca-Cola, Disneylândia e G5
19.03.19 06:35
Paulo Guedes disse em Washington:
“Temos um presidente que adora a América. Eu também. Adoro Coca-Cola e Disneylândia. É uma grande oportunidade para investir no Brasil. Eu os convido para essa nova parceria.”
Ele garantiu, porém, que o amor não vai atrapalhar os negócios:
“Os chineses querem dançar conosco e querem investir lá. Eu disse ao presidente: amamos os Estados Unidos, mas vamos fazer comércio com quem for mais lucrativo.”

Contra o inquérito
19.03.19 06:17
Marco Aurélio Mello detonou o inquérito de Dias Toffoli sobre a Lava Jato.
Ele disse a Andréia Sadi, na GloboNews:
“Se ele tivesse submetido a matéria – é só perceber o que eu venho fazendo nesses muitos anos -, eu me pronunciaria contra à instalação do inquérito e me pronunciaria também contra a designação de um relator, o ministro Alexandre de Moraes, porque o inquérito deveria ter ido à distribuição aleatoriamente via computador.”

Bolsonaro: “Tirar do Estado tudo o que puder”
19.03.19 05:49
Os Estados Unidos fizeram bem a Jair Bolsonaro.
Ele acordou prometendo privatizar tudo:
“No Brasil, as privatizações visam o combate à corrupção bem como a geração de renda e empregos. Seguimos o prometido durante a campanha: tirar do Estado tudo o que puder ser administrado pela iniciativa privada.”

Na propaganda do PT, índios se matam porque Lula está preso
Segunda-feira, 18.03.19 21:00
O PT está divulgando nas redes sociais um vídeo de 45 segundos convocando os fiéis para uma certa “Jornada Lula Livre” no mês de abril.
O vídeo é uma coletânea de notícias negativas associadas à prisão do Excelso Líder dos petistas – até a crise de suicídios indígenas entra na lista.

PT não assinará CPI da Lava Toga
18.03.19 20:54
Por Diego Amorim
Em reunião nesta noite, o PT decidiu que seus seis senadores não apoiarão a CPI da Lava Toga.
O requerimento será apresentado amanhã pela manhã.

Socorro financeiro aos estados na quarta-feira
18.03.19 20:30
O governo Bolsonaro deve apresentar nesta quarta (20), além da proposta de mudança na aposentadoria dos militares, um projeto de socorro financeiro aos estados.
O socorro é a medida que os governadores pedem para defender a reforma da Previdência.

Dodge pede ao STF abertura de 18 investigações
18.03.19 19:58
Raquel Dodge pediu hoje ao STF a abertura de 18 novas investigações sobre deputados federais e senadores do MDB, do PT e do Pros suspeitos de receberem propina em contratos da Petrobras.
Por estarem em segredo de Justiça, os nomes dos parlamentares não foram divulgados.
A procuradora-geral pediu que parte dos inquéritos seja enviada para a primeira instância da Lava Jato no Paraná e no Rio de Janeiro, por envolver pessoas sem foro privilegiado.
Considerou que, apesar do entendimento de que investigações sobre crimes conexos aos eleitorais devem ser encaminhados à Justiça Eleitoral, neste momento da apuração não é possível aferir se de fato está caracterizado o caixa 2 de campanha.
“As indicações de declínio de competência feitas nesta fase investigatória [inquérito] têm base em juízos aparentes, incipientes e precários da participação de pessoa com ou sem foro com prerrogativa ou de elementos do tipo penal investigado, para o processamento do feito, e que o reconhecimento da competência judicial para processar e julgar a ação penal será feito no momento processual oportuno”, escreveu.

Dodge dribla novo entendimento do STF
18.03.19 20:17
Ao pedir novas investigações sobre políticos envolvidos na Lava Jato, Raquel Dodge pediu que partes relativas a pessoas sem foro privilegiado sejam levadas à Justiça Comum e não à Eleitoral.
Argumentou que, no atual estágio da apuração, não é possível certificar que suspeitas de recebimento de propinas caracterizem o caixa 2, o que, segundo decisão da semana passada do STF, obrigaria ao encaminhamento do caso para a Justiça Eleitoral.
“As indicações de declínio de competência feitas nesta fase investigatória [inquérito] têm base em juízos aparentes, incipientes e precários da participação de pessoa com ou sem foro com prerrogativa ou de elementos do tipo penal investigado, para o processamento do feito, e que o reconhecimento da competência judicial para processar e julgar a ação penal será feito no momento processual oportuno”, escreveu a procuradora-geral.

Rio cancela concessão do Maracanã, e Odebrecht reage
18.03.19 19:58
O governo de Wilson Witzel decidiu hoje cancelar a concessão do Maracanã, vencida pela Odebrecht em 2013, e retomar a administração do estádio.
A intervenção, informa o G1, vai durar pelo menos um mês. O contrato, que valeria por 35 anos, já estava suspenso desde setembro – segundo a Justiça, a parceria apresentava ilegalidades.
O secretário estadual de Esporte do Rio, Felipe Bornier, afirmou que, desde maio de 2017, as empresas do Consórcio Maracanã não têm pagado as parcelas referentes à concessão – o que somaria uma dívida de R$ 38 milhões.
Em resposta, a Odebrecht cobrou do governo do estado R$ 200 milhões – o total do prejuízo que a empreiteira alega ter tido com a operação.

Flávio Arns assina a CPI da Lava Toga, que alcança 29 assinaturas
18.03.19 19:48
Flávio Arns, da Rede do Paraná, decidiu assinar o novo requerimento da CPI da Lava Toga, que será protocolado amanhã no Senado: é o 29º apoio (eram necessários 27).
“Minha decisão foi motivada pelo grande sentimento de frustração vivenciado pela sociedade brasileira nos últimos dias, principalmente diante do risco de retrocesso em relação à Operação Lava Jato”, justificou o parlamentar, em nota.
“Todos clamamos pelo fim da corrupção e das impunidades. Neste sentido, me coloco a favor de uma discussão justa e que leve a resultados concretos para o avanço do nosso País. A preocupação de todos os brasileiros é a minha: fiscalizar, investigar e punir quem o mereça. É um processo complexo, mas confio que nossas instituições devam estar convergentes aos anseios da população brasileira”, acrescentou.

Reguffe: “Que medo é esse do Poder Judiciário?”
18.03.19 19:34
Por Diego Amorim
O senador Reguffe ocupou a tribuna há pouco para chamar de “absurda e absolutamente esdrúxula” a decisão do STF, na semana passada, envolvendo crimes eleitorais.
“Alguns não falam disso, talvez com medo do Poder Judiciário. Mas tem que falar, sim: foi uma decisão esdrúxula.”
Reguffe também cobrou a instalação da CPI da Lava Toga e a análise dos pedidos de impeachment de ministros do Supremo.
“Que medo é esse do Poder Judiciário?”
O parlamentar ainda defendeu a tramitação de uma PEC de sua autoria que altera a forma de escolha nos ministros do STF: a proposta prevê concurso público e mandatos de 5 anos.

Bolsonaro critica presidentes que andavam ‘de mãos dadas com a corrupção’
18.03.19 19:30
No discurso para a Câmara Americana de Comércio, concluído agora há pouco, Jair Bolsonaro afirmou que somente agora o Brasil tem um presidente que é amigo dos Estados Unidos…
Segundo ele, presidentes anteriores andavam de “mãos dadas com a corrupção” e eram contra os EUA – os petistas Lula e Dilma Rousseff foram citados explicitamente.
Bolsonaro destacou ainda o interesse do novo governo brasileiro em fortalecer sua parceria com os americanos:
“O Brasil tem potencial enorme, precisamos de bons parceiros. Temos no mundo todo alguns bons parceiros, mas acredito que de forma especial estou aqui estendendo as minhas mãos, e tenho certeza que [Donald] Trump fará o mesmo amanhã, para que essa parceria se faça cada vez mais presente em nosso meio.”

Bolsonaro: “A grande transformação do Brasil vem pelas mãos de Deus”
18.03.19 19:25
No discurso na Câmara de Comércio, em Washington, Jair Bolsonaro atribuiu a transformação pela qual o Brasil passa à Providência Divina.
“A grande transformação do Brasil vem pelas mãos de Deus. Primeiro por eu estar vivo, depois de um atentado ainda não elucidado. E depois, o outro milagre, por ocasião das eleições, em que povo brasileiro, muito parecido com o povo americano, povo conservador, temente a Deus e portanto cristão, e que não aceitava mais lá, diferente daqui nesse aspecto, o crescimento da esquerda. E o exemplo negativo da Venezuela, de maneira bastante forte, se fez presente por ocasião das eleições.”

Acordo permitirá aos EUA lançar satélites de Alcântara
18.03.19 18:36
O acordo de salvaguardas tecnológicas assinado hoje por representantes de Brasil e EUA permitirá o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão.
Na prática, o documento prevê que os americanos possam lançar satélites e foguetes da base maranhense mantendo-a sob jurisdição brasileira, explica o G1.
O acordo foi assinado por Marcos Pontes e Ernesto Araújo em cerimônia na Câmara Americana de Comércio, acompanhada por Jair Bolsonaro.
O texto, porém, só terá efeito no Brasil após aprovação na Câmara e no Senado.

Ex-presidente do Peru é detido por embriaguez nos EUA
18.03.19 18:24
Alejandro Toledo, ex-presidente do Peru, foi detido por embriaguez na noite de ontem na Califórnia e liberado hoje pela manhã, relata Duda Teixeira em Crusoé.
Toledo, que vive nos EUA, é considerado foragido. Ele já teve prisão preventiva decretada no Peru e é acusado de receber US$ 20 milhões da Odebrecht.
(...)

Maia diz que combinou com governo votação de pacote anticrime depois da Previdência
18.03.19 18:23
Por Claudio Dantas
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse a O Antagonista que o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, será votado depois da nova Previdência, “como combinado com o governo”.
“Tudo vai depender da velocidade do governo na PEC da Previdência. Se sair da comissão especial na primeira quinzena de maio, podemos fazer o debate do PL de Moro durante o mês de junho e trabalhar para votar até dia 15 de julho no plenário.”

Joice caça os ‘fantasmas de Jucá’
18.03.19 17:24
Joice Hasselmann, líder do governo no Congresso, mandou demitir 25 funcionários comissionados do gabinete da liderança, informa Igor Gadelha em Crusoé.
Segundo a deputada, tratava-se de “servidores fantasmas” que tinham sido indicados por Romero Jucá. O ex-senador negou que fossem fantasmas.
(...)

Presidente afastado da Vale apresenta atestado e não vai à CPI de Brumadinho
18.03.19 17:14
Por Diego Amorim
Fabio Schvartsman, presidente afastado da Vale, apresentou hoje um atestado ao Senado, alegando que, por motivos médicos, não vai à CPI de Brumadinho na próxima quinta-feira.
Segundo o atestado, ele passou por procedimento cirúrgico no último dia 14 em razão de “facectomia por facoemulsificação, com implante de lente intra-ocular”.

Impeachment de Gilmar está fora de cogitação, diz Alcolumbre
18.03.19 17:14
Davi Alcolumbre afirmou que não cogita colocar em votação os pedidos de impeachment de Gilmar Mendes no Senado, registra o site BuzzFeed.
Depois do ataque de Gilmar aos procuradores da Lava Jato por causa da tentativa de criação de um fundo com recursos da Petrobras, senadores passaram a protocolar pedidos de impeachment do ministro do STF na Mesa do Senado.
“O impeachment não está no radar hoje. Uma crise institucional neste momento não fará bem para o Brasil”, declarou o presidente do Senado em São Paulo, onde concedeu entrevista coletiva ao lado de João Dória.

Bolsonaro dispensa visto para americanos, japoneses, canadenses e australianos
18.03.19 15:42
Jair Bolsonaro acaba de abolir o visto de entrada no Brasil para turistas dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá.
Como diz o decreto que acaba de ser publicado no Diário Oficial, trata-se de uma decisão unilateral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA