PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 13 DE JANEIRO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DOMINGO, 13 DE JANEIRO DE 2019

O governo anda entusiasmado com a base de apoio na Câmara dos Deputados. Estimativas do PSL colocam a bancada com mais de 305 deputados e até 315, após a adesão do partido ao esforço de reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidente. Na transição, bolsonaristas estimavam a bancada em cerca de 290, mas priorizar as chamadas “bancadas transversais” fez crescer as estimativas do governo. Já no Senado o cenário é menos favorável, e o governo ainda não é maioria.

As três principais bancadas: agronegócio, evangélicos e empresários estão majoritariamente na base de apoio a Bolsonaro na Câmara.

O apoio de bancadas transversais não custa ao governo como custaria o apoio dos partidos. Esses estão acostumados ao “toma lá, dá cá”.

Flagrado em grampo da operação Sinapse da Polícia Federal, o ex-presidente do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – autarquia do Ministério da Educação – José Carlos Wanderley de Freitas deve voltar ao órgão como Coordenador-Geral dos Programas do Livro. A indicação é do novo diretor de Ações Educacionais, Eli Valter Gil Filho, executivo do webAula, empresa parceira do grupo Kroton.

Freitas foi flagrado em 2013 pela PF alertando o então reitor do IFPR, Irineu Colombo, ex-deputado do PT, da existência da investigação.

O ex-presidente do FNDE informou a um dos investigados que a PF apurava desvio de R$ 6,6 milhões em repasses do FNDE a Oscips.

A webAula é parceira do grupo Kroton, um dos maiores do ramo de educação do País, que pertence a Walfrido Mares Guia, amigão de Lula.

O voto secreto para eleger a mesa do Senado fez acender a luz de alerta no 3º andar do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro não se mete, mas tem alertado aliados sobre o risco da eleição de velhos salteadores.

Ninguém sabe, mas o PT mantém “diário da resistência (sic)” a “vigília Lula livre’’ com contagem dos dias de Lula preso. Já são 280 dias por R$2,8 milhões, segundo a PF. Custos o “diário” não contabiliza.

Ao afirmar que presidente, governadores, deputados, vereadores e o Judiciário devem ser cobrados por melhoria na segurança pública, Jair Bolsonaro deu o recado não apenas aos eleitores, mas às autoridades.

O PT lançou em 2016 o Muda PT, que até fez encontro e criou metas como barrar Rodrigo Maia na Câmara. Desde lá, nada. O PT mudou?

NO O ANTAGONISTA
CESARE BATTISTI É PRESO
Domingo, 13.01.19 03:59
O terrorista Cesare Battisti foi preso em Santa Cruz della Sierra, na Bolívia.
Uma equipe da Interpol, formada por investigadores italianos, capturou-o na rua e levou-o para uma delegacia. Segundo o Corriere della Sera, ele usava uma barba falsa e óculos escuros.

“Finalmente acabou”, diz vítima de Battisti
13.01.19 08:02
Alberto Torregiani, que ficou paraplégico aos 15 anos e teve o pai assassinado por Cesare Battisti, disse à agência Ansa que a prisão do terrorista aconteceu “no momento certo”.
“Finalmente acabou. Talvez seja realmente um bom dia”, disse.

Battisti merece terminar seus dias na prisão, diz ministro italiano
13.01.19 07:51
O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, também comemorou a prisão do terrorista Cesare Battisti e disse que assassino “não merece uma vida confortável na praia, mas terminar seus dias na prisão”.
Salvini usou uma montagem de Battisti na praia para agradecer “de coração ao presidente Jair Bolsonaro e ao novo governo brasileiro que mudou o clima político que permitiu essa prisão”.
Catturato #Cesarebattisti!
Il primo pensiero ai famigliari delle vittime di un assassino che per anni si è goduto una vita vigliaccamente tolta ad altri, coccolato dalle sinistre.
È finita la pacchia. #dalleparoleaifatti @jairbolsonaro

“A democracia é mais forte do que o terrorismo”
13.01.19 07:41
O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, foi um dos primeiros a comemorar a prisão do terrorista Cesare Battisti.
“Battisti está preso! A democracia é mais forte do que o terrorismo”, escreveu no Twitter.

A melhor solução para Battisti
13.01.19 06:55
O procurador Vladimir Aras, que cuidou da cooperação internacional da PGR na gestão de Rodrigo Janot, comentou no Twitter a prisão do terrorista Cesare Battisti:
“A melhor solução é a aplicação de medida administrativa compulsória pela autoridade migratória boliviana, para que ele [Battisti] seja deportado da Bolívia e entregue à Polícia Federal em Corumbá. Após, podem ser cumpridas as decisões do STF e do ex-presidente Temer de extraditá-lo a Roma.”
Como registramos mais cedo, Filipe Martins, assessor especial de Jair Bolsonaro para Assuntos Internacionais, disse que o terrorista deverá ser trazido para o Brasil.
A melhor solução seria, na verdade, despachar o terrorista diretamente para a Itália, a fim de evitar mais chicanas.

Indicados por Dilma continuam em agências reguladoras
13.01.19 08:44
A “despetização” do governo Jair Bolsonaro ainda não atingiu membros de agências reguladoras e conselhos.
Como mostra reportagem de O Globo, 11 indicados por Dilma Rousseff permanecerão no cargo, em seis agências reguladoras e na Comissão de Ética Pública da Presidência.
O motivo: o fim do mandato deles varia entre 2019 e 2021.
“Dos 11, quatro deles têm relação com partidos de esquerda: Aníbal Diniz, que foi senador pelo PT e está na Anatel; José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz, que fez parte da equipe de segurança de Dilma e, atualmente, é o presidente da Anac; Luiz Navarro, que foi ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) de Dilma e preside a Comissão de Ética da Presidência; e Aurélio César Nogueira Amaral, ligado ao PCdoB, que está na Agência Nacional do Petróleo (ANP).”

Petistas temem possível substituto de Moro
13.01.19 07:09
Os petistas temem que o juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, se confirme como o substituto de Sérgio Moro.
Diz a Folha:
“Wendpap é considerado por esses aliados como dono de perfil mais duro do que o de Moro. Escolhido, pode ter como primeira missão decretar as sentenças nos casos do sítio de Atibaia (SP) e do Instituto Lula.”

Lula não deve ser sentenciado por juíza Hardt
13.01.19 06:30
A juíza Gabriela Hardt não deve sentenciar Lula nos casos do prédio do Instituto Lula e do sítio em Atibaia.
Segundo a Folha de S. Paulo, ela “indicou a advogados que deixará as decisões para o substituto definitivo de Moro”.

EUA publicam alerta a americanos que moram no Ceará
Sábado, 12.01.19 21:00
O Departamento de Estado dos EUA enviou um “alerta de segurança” aos americanos que moram no Brasil, especialmente no Ceará.
A recomendação é para que os cidadãos evitem “o uso de ônibus público municipal no Brasil a qualquer hora do dia e especialmente à noite”.

“Com tipificação desses atos em terrorismo venceremos essa guerra”
12.01.19 20:38
Jair Bolsonaro voltou a defender na noite deste sábado que as ondas de violência no Ceará sejam classificadas como terrorismo.
“Marginais, por explosão, derrubaram torre de transmissão sobre a BR 020 no Ceará. Em 24hs nosso Ministro das Minas e Energia providenciou o restabelecimento da rede e desobstrução da rodovia. Com garantia jurídica e tipificação desses atos em terrorismo venceremos essa guerra.”

Kakay de bermuda no STF
12.01.19 20:25
Circula pelas redes sociais uma foto do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o notório Kakay, de bermuda no STF.
O Supremo tem um dress code que exige roupa social para os visitantes em geral.
Em nota, Kakay afirmou que o episódio da bermuda aconteceu no ano passado, “e que eu não entrei em nenhum gabinete e nem despachei com nenhum ministro da Corte naquele dia”.
“A urgência em pegar um documento fez com que eu fosse à Corte naquele momento, mas reitero que não tive a intenção de ser desrespeitoso com a liturgia do Supremo Tribunal Federal.”
Kakay tem sempre milhões de argumentos.

Polícia apreende toneladas de explosivos no Ceará
12.01.19 18:17
A Polícia Civil do Ceará apreendeu neste sábado toneladas de explosivos que seriam usados em novos ataques no estado, registra o G1.
O material foi encontrado na periferia de Fortaleza. Cinco membros de uma facção criminosa foram presos.

Toffoli nega pedido para barrar nomeação de filho de Mourão
12.01.19 16:56
Dias Toffoli negou neste sábado um pedido de liminar contra a nomeação de Antonio Rossell Mourão — filho do vice-presidente da República — para a assessoria da presidência do Banco do Brasil.
No despacho, Toffoli afirmou que não é cabível recorrer à Justiça, por meio de reclamação, contra uma medida da administração pública antes de esgotados os recursos na esfera administrativa.
O advogado autor da petição requereu que Mourão e seu filho fossem “incursados na prática de Nepotismo, seja pela via direta, seja pela via cruzada, pois provada a relação de parentesco em conjunto com o nexo causal, as designações recíprocas”.

Toffoli suspende decisão de Marco Aurélio que dificultava venda de ativos da Petrobras
12.01.19 15:29
O ministro Dias Toffoli decidiu derrubar a decisão de Marco Aurélio Mello que dificultava a venda de ativos pela Petrobras.
Diz o Estadão:
“Com a decisão de Toffoli, volta a entrar em vigor o decreto 9.355 de 2018, que permite que a estatal venda, por exemplo, blocos de petróleo para outras empresas sem necessidade de fazer licitação.”
Em sua decisão, Toffoli destacou o “gravíssimo comprometimento” das atividades do setor com a manutenção da determinação de Marco Aurélio.

Toffoli não vai julgar pedido do PDT para recriação do Ministério do Trabalho
12.01.19 14:38
Dias Toffoli não vai apreciar o pedido do PDT para a recriação do Ministério do Trabalho, antigo feudo extinto por Jair Bolsonaro.
Para o presidente do STF, o caso não demonstra “urgência necessária à excepcional apreciação, pela presidência desta Corte, da medida cautelar requerida”.

Toffoli deixa para Barroso decisão sobre inquérito contra Temer
12.01.19 13:55
Dias Toffoli decidiu, neste sábado, que o pedido da PGR de enviar para a primeira instância a denúncia no caso dos portos contra Michel Temer deve ser analisado pelo relator depois do recesso do Judiciário, noticia o G1.
Com isso, o caso será analisado por Luís Roberto Barroso, a partir de fevereiro.
Em dezembro, Raquel Dodge denunciou o ex-presidente por corrupção e lavagem por decreto que teria favorecido empresas.

Einstein processa José de Abreu por tuíte sobre Bolsonaro
12.01.19 12:33
O Albert Einstein vai processar o ator José de Abreu por causa de um tuíte em que ele acusa o hospital de ter apoiado o atentado contra Jair Bolsonaro.
Em nota, o hospital afirma que a acusação é “grave, insultuosa e infundada”. E diz ainda que vai tomar medidas judiciais contra José de Abreu para “zelar por seu compromisso com a sociedade brasileira”.
No dia da posse de Bolsonaro, o ator lulista publicou em seu Twitter o seguinte:
“Teremos um governo repressor, cuja eleição foi decidida numa facada elaborada pelo Mossad, com apoio do hospital Albert Einstein, comprovada pela vinda do PM israelense, o fascista matador e corruptor Bibi. A união entre a igreja evangélica e o governo israelense vai dar m*.”

Bolsonaro teme que MST possa se unir ao PCC
12.01.19 12:10
No Twitter, Jair Bolsonaro afirmou que o MST costuma ameaçar derrubar torres de transmissão de energia.
“Ano passado (em pré-campanha) constatei que algumas torres de transmissão de energia, no estado do Pará, continham em média 200 pneus. O MST ameaçava tocar fogo caso fizessem reintegração de posse naquelas áreas. PCC, CV, …. CASO SE UNAM AO MST, MTST,….. ??????”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA