QUARTA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2018

NO O ANTAGONISTA
MORO: CONVITE DE BOLSONARO SERÁ ‘OBJETO DE REFLEXÃO’
Terça-feira, 30.10.18 15:54
Sergio Moro acaba de divulgar uma nota oficial sobre a menção feita por Jair Bolsonaro a seu nome, como possível ministro da Justiça do futuro governo.
Diz que, “caso efetivado oportunamente o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão”.
Leia a íntegra da nota no texto de Filipe Coutinho em Crusoé.

STF mantém com Moro delações da Odebrecht sobre Mantega
30.10.18 16:16
A Segunda Turma do STF decidiu por unanimidade manter com Sergio Moro trechos de delações premiadas de executivos da Odebrecht que citam Guido Mantega, informa o G1.
Nas delações, Marcelo Odebrecht e Hilberto Mascarenhas relataram, entre outros fatos, o envolvimento do ex-ministro da Fazenda em pagamentos indevidos da empreiteira em benefício do PT, bem como em supostos crimes cometidos na Petrobras.
A defesa de Mantega pedia que os depoimentos fossem remetidos à Justiça de São Paulo ou do Distrito Federal. O recurso foi negado pela Segundona.

Gleisi ‘teme pela vida’ de Lula
30.10.18 16:14
Mais cedo, na volta do ‘Lula livre’, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também disse que o partido teme pela vida do condenado preso em Curitiba.
“Tememos pela vida do presidente, queremos deixar um alerta à sociedade. Não tem ninguém que possa definir o que fazer com ele antes de um julgamento justo.”
Segundo ela, o PT fará um pedido por “proteção maior da vida e da integridade” do presidiário.

Generais querem que Bolsonaro turbine caminhões-pipa no Nordeste
30.10.18 14:09
Generais na ativa que colaboram com Jair Bolsonaro querem um maior protagonismo das Forças Armadas no Nordeste, registra O Globo.
“Bolsonaro receberá a proposta de intensificação das ações militares em duas frentes: o abastecimento por meio de carros-pipa em regiões que sofrem com a falta de água e obras da transposição e de revitalização do Rio São Francisco. São iniciativas relacionadas, portanto, ao combate à seca.
(…) O carro-chefe seria a chamada Operação Carro-Pipa, conduzida diretamente pelo Exército. Segundo os dados oficiais do programa, o abastecimento de água em lugares que sofrem com a seca beneficia quase 4 milhões de pessoas. (…) O programa alcança ainda regiões áridas de Minas Gerais e Espírito Santo.”
Os militares têm a chance de fazer os nordestinos esquecerem o PT.

Virgílio critica ‘pressa’ de Bolsonaro para extraditar Battisti
30.10.18 13:45
O tucano Arthur Virgílio Neto, atualmente prefeito de Manaus, criticou o fato de Jair Bolsonaro ter firmado o compromisso, logo após as eleições, de extraditar o terrorista Cesare Battisti.
Ele disse concordar com a extradição, mas discordar do timing.
“Não é assunto pra ser anunciado agora. Não sei em que essa pressa ajudaria. O assunto deve ser decidido pelo governo ao longo de suas reuniões e compromissos, não na transição.”
Ele continuou:
“Não é conveniente a esta altura acender provocações com o PT, que está pintado para a guerra. A eleição acabou.”

“PSDB perdeu a sintonia com a realidade do Brasil”, diz Doria
30.10.18 13:45
Maior vitorioso nas eleições municipais de 2016, o PSDB teve o pior desempenho eleitoral da sua História em 2018, apesar da vitória de João Doria em São Paulo.
O Estadão perguntou ao governador eleito por que seu partido chegou a essa situação.
“Porque ele perdeu a sintonia com a realidade do Brasil, ficou distante. E essa reaproximação se faz pelo voto, pela campanha, pela democracia, pelo contato com o povo, na rua, no chão de fábrica.”
Para Dória, o PSDB “não se posicionou”.
“Perdeu o chão de fábrica, ficou no escritório. Tem de descer para o chão de fábrica, conversar. São essas pessoas que, nessa analogia, representam o povo. Esse é o benefício da campanha eleitoral, falar com quem decide. Isso o PSDB, salvo exceções, perdeu nessa eleição.”
Questionado se a decadência tucana está atrelada às denúncias de corrupção contra lideranças do partido, Doria respondeu:
“Também. Não foi apenas isso. Em 2016, a grande vitória do PSDB foi a nossa vitória aqui em São Paulo em primeiro turno. Ela foi a grande influenciadora das eleições municipais em segundo turno na maioria das capitais e cidades brasileiras. Agora, há que se reconhecer que situações que envolveram nomes do PSDB pós esse período contribuíram, sim, para um desgaste do partido.”

Mourão: “Viva e deixe viver”
30.10.18 13:36
Entrevistado pela BBC, o general Hamilton Mourão disse que não vê ameaça a homossexuais em razão do combate à ideologia de gênero nas escolas.
“Eu não vejo ameaça. Eu ando nas ruas e vejo casais homossexuais andando de mãos dadas tranquilamente, sem problema nenhum, tenho amigos que assim são.
Essa é uma questão de escolha de vida. Apenas ninguém deve procurar impor seu modo de vida aos outros. Viva sua vida, aquela velha frase, ‘viva e deixe viver’.”

A promessa do STF
30.10.18 13:24
Algumas semanas atrás, um ministro do STF plantou na imprensa que se aposentaria caso Jair Bolsonaro fosse eleito.
Ei, está na hora de cumprir a promessa e abrir uma vaga para Sérgio Moro.

“Não entenderam que seu tempo está passando”
30.10.18 13:00
José Sérgio Gabrielli, que coordenou a campanha de Fernando Haddad, escreveu uma carta ao presidiário Lula pedindo aval para que o candidato derrotado continue “liderando a oposição”.
Roberto Freire, presidente do PPS, disse no Twitter que os petistas “não entenderam que seu tempo está passando”.

Sim, a esquerda errará mais, Cristovam
30.10.18 12:47
Sobre o pedido do deputado petista para que esqueçam Ciro Gomes, vale resgatar um tweet de ontem do senador Cristovam Buarque, candidato derrotado à reeleição no Distrito Federal:
“Esquerda errará mais se começar a briga para saber quem será o líder da oposição antes da autocrítica dos erros e a formulação de rumo para o futuro.”
No domingo, Cristovam já havia dito na rede social que “Bolsonaro venceu porque as esquerdas erraram muito no governo e no primeiro turno”.

“Que ele cuide da vida dele”, diz deputado petista sobre Ciro
30.10.18 12:32
O deputado federal reeleito José Guimarães, do PT do Ceará, defendeu que Fernando Haddad lidere a oposição no País.
“Esqueça Ciro Gomes”, disse ele a jornalistas, ao chegar para a primeira reunião do partido após a vitória de Jair Bolsonaro.
“Que ele [Ciro] cuide da vida dele que nós vamos cuidar da nossa. Vida que segue. O PT não vai pedir desculpa a ninguém por ter ido ao segundo turno.”

Fachin rejeita pedido de Lula para suspender ação sobre propina da Odebrecht
30.10.18 12:31
Edson Fachin negou a concessão de uma liminar pedida pela defesa de Lula para suspender a tramitação de uma ação penal na Justiça Federal do Paraná que apura se o petista recebeu propina da Odebrecht, informa o Jota.
“O caso está na reta final para a sentença do juiz Sergio Moro.
Os advogados pediam para que a ação ficasse paralisada até que o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) julgar definitivamente se houve conduta irregular por parte do juiz Sérgio Moro no processo.”
Fachin alegou “não verificar ilegalidade evidente, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente Habeas Corpus”.

Bolsonaro já tem 15 nomes definidos para ministérios, diz Bebianno
30.10.18 12:22
O ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, disse hoje que os nomes escolhidos para os ministérios do governo de Jair Bolsonaro já estão “em torno de 15, mais ou menos”, registra O Globo.
Bebianno também disse que não sabe se Bolsonaro já esteve em contato com Sergio Moro.
“É um nome muito importante para o Brasil e a população, estamos na expectativa de que ele aceite se engajar de alguma forma.”

Projeto para tipificar invasões como terrorismo está pronto para ser votado
30.10.18 12:03
Jair Bolsonaro reafirmou ontem, como registramos aqui, que, se depender dele, invasões de propriedades privadas como as perpetradas por movimentos como MST e MTST, serão tipificadas como “terrorismo”.
Há um projeto na Câmara nesse sentido pronto para ser votado. A proposta, do deputado federal Jerônimo Goergen, foi antecipada por O Antagonista em fevereiro deste ano.

Justiça revoga prisão temporária de presidente do PROS
30.10.18 11:58
A Justiça Federal do Pará revogou mandado de prisão temporária, de 5 dias, contra o presidente do PROS, Euripedes Júnior, alegando não haver mais os elementos que a fundamentam, informa o G1.
Há duas semanas, ele foi alvo da Operação Partialis, que apura desvios na prefeitura de Marabá (PA).

O cinismo dos petistas magoadinhos
30.10.18 10:55
O cinismo de Paulo Pimenta e dos petistas, em geral, é espantoso.
Fernando Haddad, ontem, e o deputado, hoje, dão uma de magoadinhos porque Jair Bolsonaro chamou o poste de Lula de “canalha” durante a campanha.
Isso ocorreu porque Haddad divulgou a fake news de que Hamilton Mourão havia torturado um cantor. E depois de ter sido chamado de “anti-ser humano” por Haddad e “anticristo”. Além de “fascista”, claro.
“Canalha” foi até pouco, em comparação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA