PRIMEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 07-8-2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
TERÇA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2018
Os veículos de comunicação não estão obrigados a convidar o vice Fernando Haddad (PT) para substituir o ex-presidente Lula nos debates durante a campanha eleitoral. Na condição de presidiário, Lula não pode sair da cadeia, mas isso não inviabilizará a realização desses eventos. A Resolução 23.551/TSE prevê que organizadores convidem todos os candidatos, mas não comparecer não inviabiliza o debate.
Lula completa quatro meses de prisão nesta terça. Foi preso em 7 de abril para cumprir pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem.
A Band não convidará o candidato a vice Fernando Haddad.
O artigo 40 da lei resolução 23.551 do TSE apenas impõe que as emissoras convidem os candidatos com 72 horas de antecedência.
Para dispensar a presença do candidato, basta o veículo promotor do debate comprovar que o convite foi feito em tempo hábil.
Está chegando ao fim o reinado do cartel das distribuidoras de combustíveis. Após a greve dos caminhoneiros, quando os métodos do cartel na venda do etanol foram expostos, o País começou a reagir. A começar pelo Senado, que anulou por 47×2 votos a resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) proibindo a venda direta de etanol aos postos. A Câmara aprovou regime de urgência do projeto. A ANP captou a mensagem, e agora fará consulta pública para discutir o tema.
O Cade, órgão que combate os cartéis, recomendou a revogação da resolução da ANP, e a Receita Federal não se opôs a isso.
A Justiça Federal autorizou a venda direta de etanol em medida cautelar reiterada por decisão do próprio presidente do TRF-5.
A proibição da venda direta de etanol ofende a livre concorrência, que a Constituição assegura. Foi o que degenerou no cartel das distribuidoras.
Em entrevista ao programa “Poder em Foco”, de Débora Bergamasco, no SBT, o ministro Gilmar Mendes disse que a inelegibilidade de Lula é “aritmética”. Para ele, a Lei da Ficha Limpa não deixa dúvidas.
Grupos de ONGs têm espalhado a fake news de que o Supremo Tribunal Federal poderia proibir a vaquejada esta semana. Isso nem estará em discussão, mas apenas os recursos à ação (Adin 4983), em que o STF declarou inconstitucional uma lei cearense já revogada.
A palavra final do STF sobre vaquejada, segundo o relator Marco Aurélio, ocorrerá na discussão da Adin 5772, que contesta a Emenda 96, autorizando o esporte desde que observado o bem-estar animal.
A turma do PCdoB sabe que Lula será declarado inelegível, até torce por isso. Só assim Fernando Haddad (PT) será o candidato do PT, como Lula definiu há meses, e Manuel D’Ávila terá chance de ser vice.
Para tentar se reeleger, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), exibiu fotos dele com Lula e Ciro Gomes no mesmo cartaz. Após quatro anos no poder, ele continua precisando de muletas para se viabilizar.
Apesar de o prazo para as convenções partidárias ter se encerrado no domingo (5), o registro das candidaturas pode ser feito até o próximo dia 15. Há ainda um prazo de 9 dias para mudanças.
…não poder participar dos debates é uma vantagem para Lula, que será dispensado da apresentação como presidiário.

NO BLOG DO JOSIAS
Ações de Lula levam à vitrine a ficha suja de Lula
Por Josias de Souza
Terça-feira, 07/08/2018 05:34
A sabedoria popular ensina: quem tem calos não deve se meter em apertos. Com a inelegibilidade latejando, Lula pediu ao Supremo que abrisse sua cela, para que ele pudesse mergulhar na campanha.
O feitiço acabou enfeitiçado no plenário da Suprema Corte, que cogitava não só manter Lula na tranca como carimbar sua ficha suja. Espremido, Lula solicitou ao Supremo que esqueça sua petição.
Na véspera, com receio de violar regras do TSE, Lula fora obrigado a colocar seu poste na rua. Com dez dias de antecedência, converteu Fernando Haddad em número dois de sua chapa, acomodando Manuela D’Ávila no banco de reservas.
Lula promoveu o strip-tease de sua suposta candidatura em apenas dois movimentos. Num, reconheceu a indigência jurídica do seu plano ao fugir do supremo veredicto sobre sua inelegibilidade. Noutro, deu à luz a chapa Haddad—Manuela.
Com tanta desenvoltura, Lula acabou transportando sua ficha suja do fundo da loja do PT para a vitrine. Foi como se o estrategista do bunker carcerário desejasse criar um novo brocardo: nunca deixe para amanhã o que você pode deixar hoje.
O PT mantém a intenção de registrar a candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral na data-limite: 15 de agosto. Mas Lula, desde logo, vai se despindo da condição de candidato para assumir novamente o papel de levantador de postes.

PSDB de Alckmin se junta a Collor em Alagoas
Por Josias de Souza
07/08/2018 03:33
A radioatividade da aliança de Geraldo Alckmin com o Centrão alastra-se da seara nacional para os Estados. Em Alagoas, o PSDB do presidenciável tucano cedeu seu tempo de propaganda no horário eleitoral para um personagem tóxico: Fernando Collor, candidato ao governo do Estado. O acerto do tucanato com Collor compôs o pacote de exigências do PP na negociação que encostou o Centrão em Alckmin.
Em Alagoas, o PP é comandado pelo senador Benedito de Lira, que integra a chapa de Collor como postulante à reeleição para o Senado. O PSDB se estruturava para lançar seu próprio candidato ao governo estadual. Contudo, rendido à conveniência do projeto nacional, indicou o vereador tucano Kelmann Vieira para ocupar a vice de Collor. E acomodou o deputado estadual Rodrigo Cunha na segunda vaga de candidato ao Senado.
Até ontem, o tucanato alagoano era inimigo de Collor. Ex-presidente nacional do PSDB e ex-governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, conversou com Alckmin para tentar impedir a aliança. Teve de engolir o sapo. Despejou no Facebook algo muito parecido com o resultado de uma indigestão: “Desde o primeiro instante, manifestei minha posição contrária a aliança do PSDB com o PTC de Collor, sobretudo pela forma impositiva como ela ocorreu. Os meus correligionários sabem que não voto em Collor em nenhuma hipótese.”
A despeito da cara feia, Teotônio parece rendido à evidência de que, em política, nada se cria, nada se transforma, tudo se ajeita. “Continuarei trabalhando firme para elegermos as nossas candidaturas na eleição deste ano, as proporcionais, a de Rodrigo Cunha ao Senado e a de Geraldo Alckmin à Presidência do Brasil.”
Escorraçado do Planalto em 1992, no primeiro impeachment da História, Collor frequenta novamente as manchetes político-policiais: seu conflito com a ética detectado pela Lava Jato. Ex-inimigo figadal do petismo, Collor tornou-se nos 13 anos de poder petista um feliz apoiador das gestões de Lula e Dilma Rousseff. Em retribuição, participou do saque à Petrobras.
Denunciado pela Procuradoria-Geral da República por corrupção e lavagem de dinheiro, Collor foi convertido em réu pelo Supremo Tribunal Federal. Enquanto aguarda o veredicto, vai à sorte das urnas em Alagoas com o inusitado apoio do PSDB. Collor não tem muito a perder, pois seu mandato de senador vigora até 2022. Derrotado, volta para os arredores dos cofres brasilienses.
Antes de entrar na briga pelo governo alagoano, Collor foi malsucedido numa articulação para indicar o vice na chapa do governador Renan Filho, que pleiteia a reeleição. Primogênito do senador Renan Calheiros, o governador alardeia em sua campanha o apoio do PT de Lula. Se realizar incursões eleitorais em Alagoas, Alckmin não terá como ignorar Collor.

Lula e Alckmin tentam reviver velha polarização
Por Josias de Souza
Segunda-feira, 06/08/2018 23:31
O resultado da sucessão de 2018 está nas mãos do eleitor sem candidato. Diferentes pesquisas indicam que mais de um terço do eleitorado cogita desperdiçar o voto por não ter em quem votar. Estamos falando de um contingente na casa dos 50 milhões de eleitores. Dependendo da decisão que essa gente tomar, a disputa pelo Planalto pode sofrer uma reviravolta.
O ambiente gelatinoso não é bom para Bolsonaro. Ele lidera as pesquisas no cenário sem Lula, mas está estacionado. E o capitão acaba de escolher um general para vice. Com isso, Bolsonaro prega para os já convertidos. A atmosfera também não é boa para Marina e Ciro, que dispõem de pouco tempo na propaganda eleitoral para seduzir o eleitor desalentado.
Lula, forçado a colocar o poste na rua, terá de provar que ainda sabe fazer transfusão de votos. Precisa alçar Haddad, seu vice provisório, da insignificância para algum lugar à frente de Ciro e Marina. A outra dúvida é se Alckmin conseguirá extrair do seu latifúndio no horário eleitoral votos suficientes para roubar a vaga no segundo turno que Bolsonaro dá como fava contada. Lula e Alckmin, suprema ironia, trabalham juntinhos para reeditar a velha polarização PT versus PSDB. Falta combinar com os eleitores sem candidato.

Excluído do palco, Lula encena seu pior número
Por Josias de Souza
06/08/2018 20:41
Em vez de domesticar o instinto imperial de Lula, a prisão fez sumir qualquer noção de limite que o condenado pudesse ter. Depois de enfiar sua pseudo-candidatura goela abaixo do PT, Lula desejava impor sua presença nos debates presidenciais. Arrastou para sua coleção de derrotas judiciais mais um infortúnio: o TRF-4 ignorou seu pedido para participar de debate na TV Bandeirantes, na quinta-feira, dia 09 próximo.
Na novela da hipotética cruzada presidencial de Lula, o número mais constrangedor é o que o pajé do PT tenta executar depois de ter sido eliminado do espetáculo. Levada às fronteiras do paroxismo, a estratégia petista revela que, se toda a plateia não está meio doida, o protagonista do PT está completamente.

NO O ANTAGONISTA
Bom dia, Lula!
Terça-feira, 07.08.18 06:29
Hoje faz quatro meses que Lula está preso em Curitiba.
Confortavelmente preso, mas preso.
Preso numa sala transformada em escritório político, mas preso.
Bom dia, Lula!

Ciro ataca Lula. Coitado do Ciro
07.08.18 07:08
Ontem, ao atacar a aliança de Geraldo Alckmin com o Centrão, Ciro Gomes também atacou Lula, que o fez de bobo, ao inviabilizar qualquer aliança do pedetista com grandes partidos.
“Querem resolver eleições em gabinetes ou em celas, o que é até pior em certos aspectos”, disse Ciro.
Coitado do Ciro.

Rosa fez bem ao reabrir fronteira com a Venezuela
07.08.18 06:58
Rosa Weber mandou reabrir a fronteira com a Venezuela, fechada por decisão judicial a pedido do governo de Roraima.
Fez muito bem: Lula e o PT foram cúmplices com a ditadura do país vizinho e criaram essa dívida com os venezuelanos fustigados pela miséria bolivariana.
Quase 60.000 venezuelanos já pediram refúgio ao Brasil.

Facebook entrega ao MPF lista de páginas banidas
Segunda-feira, 06.08.18 22:20
O Facebook entregou ao MPF de Goiás a lista de 196 páginas e 87 perfis banidos da rede por, supostamente, formarem uma rede de desinformação.
A relação foi exigida pelo procurador Ailton Benedito. No caso dos perfis, não é possível verificar a identidade de quem foi atingido.
Roseana Sarney diz que há preconceito contra seu sobrenome
06.08.18 21:30
Candidata pela quinta vez no Maranhão – Estado que governou durante, ao todo, doze anos –, Roseana Sarney disse à Época que é vítima de preconceito por causa do sobrenome.
A revista diz que Flávio Dino, do PC do B, o atual governador, tentará se reeleger com o discurso de que uma vitória de Roseana significará a volta do atraso.
“Existe preconceito contra o nome [Sarney], o nordestino e a mulher. Fui a primeira mulher eleita governadora de um Estado brasileiro, isso em 1994. Até falei no meu discurso sobre o preconceito contra as minorias. Nós sofremos preconceito”, declarou Roseana.
O Maranhão é um dos Estados mais pobres do Brasil, onde quase metade da população depende de Bolsa Família, 14% são analfabetos e 19% vivem na pobreza extrema.
Mas, claro, a culpa é do “preconceito”, não do clã que mandou no Estado por décadas.

Gilmar arquiva inquérito sobre Beto Mansur
06.08.18 21:00
Gilmar Mendes mandou arquivar inquérito contra Beto Mansur, aberto a partir da delação da Odebrecht, segundo apurou o Estadão.
O processo sobre o deputado federal do MDB paulista tramita sob sigilo no STF, e a decisão foi tomada sem que houvesse pedido da PGR.
O inquérito foi aberto após delatores da Odebrecht atribuírem a Mansur o recebimento de um total de R$ 550 mil para sua campanha eleitoral.
Desse valor, R$ 250 mil teriam sido repassados por intermédio de doação oficial realizada pela empresa Agro Energia Santa Luzia, segundo o Ministério Público.
Desde junho, é o sexto inquérito aberto com base em delações da Odebrecht que é arquivado sem que haja pedido da PGR.

Secretaria de Educação de SP manda suspender licitação fraudada
06.08.18 19:28
A Secretaria de Educação de São Paulo enviou nota dizendo que a licitação fraudada entre agências de viagem, revelada hoje pelo UOL, será suspensa.
Leia abaixo a íntegra da nota, enviada a O Antagonista pela assessoria da pasta.
“O secretário de Educação, João Cury, mandou suspender a licitação e encaminhar o certame para apuração da Corregedoria-Geral da administração. Além disso, noticiará o Ministério Público a respeito. Embora a licitação não tenha sido concluída, pois havia recurso para ser avaliado, o secretário determinou tais providências diante das suspeitas levantadas.
(Secretaria de Educação do Estado de São Paulo”)

UOL já sabia resultado de licitação em SP. E aí, Márcio França?
06.08.18 18:44
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo fez uma licitação entre agências de viagens. A ganhadora foi a Armazém Turismo e Eventos, com a sétima melhor proposta, de 5,68 milhões de reais. Sim, a sétima. Mas eis que um clássico do jornalismo se fez presente.
“O certame foi encerrado apenas nesta segunda-feira (6), mas o UOL sabia do resultado antes de ele sair – portanto antes da abertura e do término da licitação em modalidade de pregão eletrônico – e registrou em cartório quem seria o vencedor. Ainda cabe recurso por parte dos perdedores antes da licitação ser homologada, mas a empresa em questão já foi declarada vencedora do certame. O contrato ainda não foi assinado”, publica o portal.
E aí, Márcio França, vai ficar por isso mesmo?

PF conclui inquérito sobre morte de Eduardo Campos
06.08.18 19:19
A Polícia Federal concluiu seu inquérito sobre a morte de Eduardo Campos no acidente aéreo de agosto de 2014, que matou o ex-governador de Pernambuco e outras seis pessoas.
O relatório final sobre o caso foi apresentado pela PF hoje à família de Campos e será apresentado amanhã à família do piloto Marcos Martins, que comandava o avião que caiu em Santos.
Embora a PF só vá divulgar oficialmente as informações do relatório depois de apresentá-lo à família do piloto, Antônio Campos, irmão de Eduardo, afirmou hoje que o documento atribui a queda a uma falha mecânica.
Segundo Antônio, a probabilidade maior é ter havido uma falha do compensador do profundor, que fica na cauda do avião.
O irmão de Eduardo Campos – candidato à Presidência quando morreu – diz estar convencido de que houve sabotagem.

TRF-4 VETA PARTICIPAÇÃO DO PRESIDIÁRIO EM DEBATE NA TV
06.08.18 18:58
A juíza convocada pelo TRF-4, Bianca Arenhart, negou recurso do PT para que Lula, corrupto condenado em segunda instância, participe de debates presidenciais na TV – inclusive o da Band no próximo dia 9.
Para a magistrada, “o PT carece de legitimidade” para pleitear benefícios ao preso.

LULA VAI RETIRAR PEDIDO DE SOLTURA NO STF PARA IMPEDIR INELEGIBILIDADE
06.08.18 17:44
Lula decidiu retirar do STF seu pedido de soltura, por entender que os ministros acabariam discutindo antecipadamente a questão da ilegibilidade.
A informação foi transmitida a jornalistas por Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann ao deixarem a Superintendência da PF em Curitiba, onde está o corrupto de segunda instância.

Pivôs do escândalo dos transportes do PR voltam a frequentar Ministério dos Transportes
Brasil 06.08.18 18:15
Por Claudio Dantas
O ex-ministro Alfredo Nascimento, demitido por Dilma Rousseff em 2011 num dos primeiros escândalos de corrupção de seu governo, voltou a frequentar o Ministério dos Transportes.
Só este ano, foram diversas agendas com secretários e o próprio ministro Valter Casimiro, que é servidor de carreira do DNIT e foi subordinado a Nascimento, atualmente deputado federal pelo PR.
Chamou atenção de observadores do setor a agenda do dia 17 de abril deste ano, quando Casimiro recebeu, além de Nascimento, o ex-diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot.
Pagot comandou o DNIT na gestão de Nascimento e caiu em meio ao escândalo de cobrança de propina. Considerado um “fio desencapado”, passou uma longa temporada no exterior, bem longe da imprensa e do Ministério Público.
Segundo registro na agenda do ministro, o motivo da visita teria sido a “assinatura do contrato de adesão da ATEM Engenharia”, da qual o ex-diretor é consultor. Não há detalhes sobre a agenda de Nascimento.
No mesmo dia, o ministro recebeu também a visita dos deputados Aelton Freitas e Giovani Cherini, todos do PR.

Dodge pede ao STF que não devolva celulares de Blairo, suspeito de apagar mensagens
06.08.18 17:36
Em parecer enviado ao STF, Raquel Dodge referendou pedido da PF para que não sejam devolvidos os celulares do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e da mulher dele, Terezinha, informa O Globo.
Os aparelhos foram apreendidos em setembro do ano passado, na casa do casal, durante a Operação Malebolge, deflagrada pela delação premiada de Silval Barbosa.
Silval, ex-governador de Mato Grosso, disse que os deputados estaduais recebiam um “mensalinho” para votar projetos de interesse do Executivo e citou Maggi, que também já governou o Estado.
A PF encontrou indícios de que mensagens de WhatsApp foram apagadas dos dois celulares no mesmo dia da operação.
Dodge classificou a questão como “grave constatação pericial”.
“Embora tenha assinalado impossibilidade de determinação do momento exato e da forma de exclusão (se manual ou remota), a perícia mostrou a remoção de mensagens recebidas, na data das arrecadações, nos smartphones pertencentes a Blairo Borges Maggi (de 00:00: 11 a 20:36:44), ao Ministério da Agricultura e que se encontrava na posse de Blairo Borges Maggi (de 01:08:27 a 07:16:44) e a Terezinha de Souza Maggi (01:14:47)1)"

Aliado de Collor, Álvaro Dias não o quer no palanque
06.08.18 17:23
Álvaro Dias disse hoje que Fernando Collor não subirá em seu palanque – o PTC de Collor está na coligação de Dias, candidato do Podemos à Presidência.
“O partido é uma coisa. Ele [Collor], não. Ele está fora. Não vamos misturar as coisas. Ele não pediu, nem será convidado [para o palanque]. Não há hipótese”, declarou o senador durante evento em Brasília, segundo relato de O Globo.
“Eu sei que muita gente queria que eu ficasse com zero no tempo de televisão, mas alguns segundinhos nós ainda conseguimos”, acrescentou.
Depois de conseguir os segundinhos, a ordem é esconder os aliados embaraçosos.

“É só conchavo, é só rasteira, é só punhalada pelas costas”
06.08.18 17:13
Sem PT e PSB, Ciro Gomes está bravo, com o perdão da redundância:
“É só fuxico, é só tratativa de gabinete, é só conchavo, é só rasteira, é só punhalada pelas costas. Porque a base moral da falta de escrúpulo na política é a mesma base moral de quem tem falta de escrúpulo diante do dinheiro publico", disse ele.
Ciro também afirmou que o “medo” levou PT e PC do B a se articularem para que o PSB o isolasse. Para ele, a articulação “pegou mal pra cacete”.
Ainda bem que o nível da política no Ceará é outro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA