SEGUNDA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 30-7-2018

NO O ANTAGONISTA
A soltura de Lula depende do resultado eleitoral
Segunda-feira, 30.07.18 09:37
Dias Toffoli, segundo O Globo, desistiu de soltar Lula imediatamente:
“Prestes a assumir a presidência do STF, em meados de setembro, o ministro Dias Toffoli não tem intenção de pautar novo julgamento sobre o início da execução da pena para condenados em segunda instância. O temor na Corte é o mesmo: contaminar o processo eleitoral. Afinal, falar do tema às vésperas da eleição é falar de Lula.”
Ele cogita soltá-lo apenas em outubro:
“Ministros do STF não descartam, porém, que o processo sobre prisão de condenados em segunda instância e novo pedido de liberdade de Lula seja julgado novamente depois de outubro. Sem a pressão do processo eleitoral, a Corte ficaria mais à vontade de tratar do assunto, sem chamar tanto a atenção para si.”
Só depende do resultado eleitoral, é claro. Se o poste de Lula for eleito, o criminoso vai para casa. Caso contrário, ele fica mais um tempo na cadeia.

STF deixa Lula na cadeia
30.07.18 09:25
Lula vai ficar na cadeia.
Ministros do STF disseram para O Globo que a “situação dele permanecerá a mesma até o desfecho das eleições porque a Corte não quer ser um fator de instabilidade política nem ser acusada de interferir no processo eleitoral”.
A briga entre Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin afastou também a chance de mandar o criminoso para a prisão domiciliar:
“Para os magistrados, o episódio deixou no ar um clima de que o pedido de liberdade não tinha legitimidade, uma vez que os próprios advogados discordavam entre si”.

“Nós, em Curitiba, não damos imunidade, por princípio”
30.07.18 09:12
Carlos Fernando dos Santos Lima criticou o acordo da PF com Antonio Palocci.
Ele criticou também os acordos com Delúbio Soares, Sérgio Machado e Joesley Batista, que foram feitos pelo Ministério Público Federal.
A Folha de S. Paulo perguntou se as concessões à JBS afetaram o instituto da delação premiada.
Ele respondeu:
“Acho que sim. É uma confusão, um ataque ao instituto, e não ao acordo em si. O instituto é bom. Nós, em Curitiba, não damos imunidade, por princípio. Marcelo Odebrecht era até uma figura mais importante que Joesley, mas nós exigimos que ele ficasse um ano preso depois de assinado o acordo. Ficou três anos no regime fechado.”

Lava Jato já recuperou 13,8 bilhões de reais
30.07.18 08:57
A Lava Jato pode ter se tornado um caminhão, como disse o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, mas ela já recuperou 13,4 bilhões de reais, segundo os cálculos da Folha de S. Paulo.
Os acordos de colaboração premiada renderam 2,6 bilhões de reais e os acordos de leniência renderam outros 10,8 bilhões de reais.

A Lava Jato é um caminhão
30.07.18 08:45
O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima disse para a Folha de S. Paulo:
“A Lava Jato no começo era uma Ferrari. Agora, somos um caminhão”.
Ele explicou:
“O problema é o foro privilegiado. O que estamos vendo nos arquivamentos no Supremo é a incapacidade de investigar adequadamente no foro privilegiado. No foro, o ministro participa de cada decisão, vai e vem. Às vezes aqui uma coisa que é feita em uma tarde lá demora uma semana.
Tenho certeza de que, se boa parte dessas investigações fosse feita em primeiro grau, teria um resultado mais eficiente.”

A marcha lulista contra o Judiciário
30.07.18 08:21
Cármen Lúcia teme os ataques lulistas contra o Judiciário.
Ela está certa.
O PT, em 15 de agosto, promete levar quarenta mil milicianos para o TSE.
Leia o tom de seu manifesto:
“No dia 15 de agosto uma grande marcha irá a Brasília inscrever Luiz Inácio Lula da Silva para a candidatura a Presidente da República, no Tribunal Superior Eleitoral.
Milhares de pessoas de todo o Brasil vão participar do ato porque Lula é inocente e vai ser nosso candidato a presidente de novo, para a economia voltar a ser forte e o Brasil respeitado no mundo. Milhares de pessoas irão a Brasília para o trabalhador voltar a ter salário digno e carteira assinada. Milhares irão a Brasília para ver a Petrobras valorizada, com combustíveis baratos.”

“FOI LULA QUEM MANDOU ENTREGAR”
30.07.18 07:13
Os lulistas querem dar comida em troca de voto.
Diz a Folha de S. Paulo:
“O PT pretende convocar um jejum nacional para o dia 4, quando será realizada a convenção que vai oficializar a candidatura presidencial de Lula (…).
Haverá um pedido para que os petistas levem alimentos a famílias das periferias do País dizendo que ‘foi Lula quem mandou entregar’”.
O TSE vai assistir a essa compra de votos declarada sem se manifestar?

NO BR18
Segunda-feira, 30.07.2018 | 06h31
8 anos de espera no STF
O julgamento do mérito de liminares concedidas por ministros para sustar total ou parcialmente a aplicação de leis ou decretos pode levar até oito anos. Levantamento do Estadão constatou que 75 liminares aguardam confirmação do plenário. A mais antiga é de 2010. O campeão na concessão de liminares é o ministro Alexandre de Moraes, com 21.

Domingo, 29.07.2018 | 20h40
Ciro descolando de Lula
Ao participar do Fórum Conhecer sobre Ciência e Tecnologia, Ciro Gomes deixou claro que cada vez mais se distancia de Lula.
Segundo o repórter Gilberto Amêndola, do Broadcast, Ciro disse: “Sou candidato homologado pelo PDT, represento outros projetos, outros valores, outras ideias”.

29.07.2018 | 19h51
Os extremos nas alianças
Na maluquice em que se transformou o sistema partidário brasileiro, com dezenas de legendas com baixíssima representatividade, não é surpresa que se produzam situações extremas nas alianças políticas.
Sem qualquer coerência política, há casos como o da coligação em torno da reeleição do governador do Ceará, Camilo Santana, que reunirá 24 partidos em torno de um candidato. E vários casos de candidatos que disputarão sozinhos, como Jair Bolsonaro (PSL), Henrique Meirelles (MDB) e, possivelmente, Marina Silva (Rede). /M.M.

29.07.2018 | 19h18
Governador do Ceará vai apoiar Lula
Apesar de sua proximidade política com Ciro Gomes, o governador do Ceará, Camilo Santana, que é filiado ao PT, assumiu ontem o compromisso público de apoiar Lula ou qualquer nome que seu partido lance à Presidência.
Mesmo com essa posição assumida, aliados de Ciro avaliam que o governo garantirá apoio ao candidato do PDT pelo menos de maneira informal. /M.M.

29.07.2018 | 18h30
Tasso: ‘Governo do Ceará é frouxo’
Com o Ceará enfrentando uma crise de segurança pública, o PSDB lançou hoje a candidatura ao governo do general Guilherme Theóphilo enfatizando o discurso de combate ao crime organizado.
Principal líder tucano no Estado, o senador Tasso Jereissati não poupou críticas nessa área ao governo petista de Camilo Santana. “Estamos hoje dominados por facções criminosas. Eles dominam o Estado do Ceará. E são mais fortes do que o governo porque o governo do Ceará é frouxo. Não tem coragem”, criticou Tasso em discurso. /M.M.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
A "pensão" da ex-mulher de Toffoli supera o teto constitucional
Uma obrigação maior que o próprio salário...
Da Redação
Domingo, 29/07/2018 às 09:02
Dois jovens petistas contraíram matrimônio no ano de 1997: José Antonio Dias Toffoli e Mônica Ortega.
Na primeira gestão de Lula, o casal rompeu a relação conjugal. Na época, ambos eram subordinados de Zé Dirceu, na Casa Civil do Palácio do Planalto.
Passado o tempo, Dias Toffoli iniciou um novo relacionamento com sua então sócia em seu escritório de advocacia, a advogada Roberta Rangel, com quem acabou casando em 2013, já na condição de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Da relação com Mônica, ficou uma espécie de ‘pensão’, que o ministro paga mensalmente: R$ 50 mil reais.
Para quem ganha oficialmente R$ 39 mil, parece incoerente uma obrigação maior que o próprio salário.
É ele o próximo presidente do STF.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA