PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 23-7-2018

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEGUNDA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2018
A estatal Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), do governo federal, vai instaurar processos administrativos, que podem gerar demissões e ressarcimento de valores, em decorrência de 2.845 afastamentos de funcionários sob “licença médica” somente entre janeiro e junho deste ano. A direção da EBC decidiu contratar uma perícia médica para investigar a suspeita de fraude nas licenças.

Acordos danosos à EBC, em gestões anteriores, criaram a cultura da malandragem: quem está de licença ganha mais do que quem trabalha.

Além das licenças médicas, há as “licenças de acompanhamento”, que, embora sejam de 5 dias, podem ser prorrogadas indefinidamente.

O impacto da malandragem na EBC é tão grave que já ameaça o equilíbrio atuarial da previdência privada dos funcionários.

Os afastamentos espertos ocorrem em todas as áreas da EBC, mas é maior na Diretoria de Jornalismo: 777 licenças no primeiro semestre.

O petista Lula, condenado em segunda instância a 12 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro, só não foi decretado ficha suja pela Justiça Eleitoral porque o PT ainda não oficializou seu registro de candidatura. Ao negar pedido do MBL para declarar Lula inelegível desde já, a ministra Rosa Weber, do STF, explicou: a declaração de inelegibilidade requer que o partido escolha o candidato e o registre.

Uma vez feito o registro de candidatura de um ficha suja em potencial, o juiz pode decretar o candidato ficha suja “ex-officio”, ou seja, sozinho.

As convenções partidárias se encerram no dia 5 de agosto e o prazo máximo para o registro das candidaturas é 15 de agosto.

“O Direito tem seu tempo, institutos, ritos e formas em prol basicamente da segurança jurídica, essencial à vida em sociedade”, explicou Weber.

O TSE liberou este ano o financiamento coletivo pela internet para os candidatos, mas as doações só podem ser feitas através de empresas devidamente cadastradas na Justiça Eleitoral. Já são 40 empresas.

…na primeira eleição majoritária após a Lava Jato, quem deve vencer é a política “tradicional”.

NO BLOG DO JOSIAS
Alckmin cede e já defende ‘contribuição sindical’
Por Josias de Souza
Segunda-feira, 23/07/2018 04:17
Ao encostar seu projeto político no Centrão, Geraldo Alckmin não obteve apenas o direito de ocupar o latifúndio do grupo no horário eleitoral. Conquistou também o privilégio de escolher seu próprio caminho para a desmoralização. Neste domingo, 22, o presidenciável tucano comprometeu-se em apoiar a criação de uma “contribuição sindical negocial”, eufemismo para a volta da mordida que carreava um dia de suor dos trabalhadores para as arcas sindicais.
O apoio de Alckmin à mamata desfez um mal-estar entre o candidato e o deputado Paulinho da Força. Cacique do Solidariedade, um dos partidos do centrão, Paulinho ameaçara bandear-se para o lado de Ciro Gomes (PDT). Chantageado, Alckmin abaixou o bico. Virou pó uma nota veiculada no seu Twitter na quinta-feira. Nela, lia-se que o candidato tucano não apoiaria nenhum plano para “trazer de volta a contribuição sindical.”
Paulinho foi ao encontro de Alckmin acompanhado de companheiros da Força Sindical. Registrou o resultado da conversa no Facebook: “…Detalhamos a nossa proposta relativa à contribuição para negociação coletiva. Propusemos que ela seja aprovada em assembleias de trabalhadores com pelo menos 20% da categoria, e descontada de todos os beneficiados pelo acordo.” (leia o post de Paulinho no rodapé)
O truque da contribuição aprovada em assembleias de fancaria já vem sendo utilizado por vários sindicatos desde que a reforma trabalhista extinguiu a taxa sindical compulsória. O que Paulinho deseja é legalizar a recriação da mamata, inibindo as contestações judiciais.
Se o deputado e seus companheiros prevalecerem, assembleias de 20% (quem vai auditar a lista de presença?) avalizarão a tunga de um dia de labuta de 100% dos trabalhadores com carteira assinada, mesmo os não filiados a nenhum sindicato. Em 2017, esse butim somou algo como R$ 3 bilhões. “Fico feliz em dizer que esta proposta foi aceita”, escreveu Paulinho após conversar com Alckmin.
Ficou entendido que, para manter a aliança com o Centrão (PR, PP, DEM, Solidariedade e PRB), Alckmin pode ser a favor de tudo e contra qualquer outra coisa. No ano passado, o candidato estimulara a bancada tucana no Congresso a aprovar a reforma trabalhista que deu cabo do imposto sindical. Agora, sob chantagem, o mesmo Alckmin promete ajudar na recriação do óbolo sindical.
Alckmin talvez não tenha se dado conta, mas coerência política é como virgindade. Perdeu, perdida está. Não tem segundo turno.

Paulinho da Força
14 h ·
Boa tarde, amigos. Como sabem sigo lutando pelos direitos dos trabalhadores. Esta tarde, em reunião com o ex-governador e pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, e alguns dirigentes sindicais, detalhamos a nossa proposta relativa à contribuição para negociação coletiva. Propusemos que ela seja aprovada em assembleias de trabalhadores com pelo menos 20% da categoria, e descontada de todos os beneficiados pelo acordo. Fico feliz em dizer que esta proposta foi aceita e que agora, trabalharemos durante a semana para que possamos estar juntos com o bloco de partidos decidindo quais os rumos tomaremos nessas eleições.

NO O ANTAGONISTA
O plantonista Dias Toffoli assume o STF
Segunda-feira, 23.07.18 06:03
Nesta segunda-feira, o plantonista Dias Toffoli assume o comando do STF.
É preciso controlar os movimentos de Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira.
É preciso também monitorar os encontros de Sepúlveda Pertence.

PT promete censurar a imprensa (mais uma vez)
23.07.18 06:53
Fernando Haddad, entrevistado pelo Valor, prometeu que o lulismo vai criar “uma agência para aferir o compromisso das emissoras de TV com diversidade”.
Sabemos o que isso quer dizer: censura à imprensa.
A proposta, segundo Fernando Haddad, foi incluída no programa do PT por João Brant, colunista da Mídia Ninja, e Franklin Martins, que vem tentando calar a imprensa desde a época do Mensalão.

PCC cria ‘censo’ de presídios brasileiros
Domingo, 22.07.18 21:00
O PCC criou um questionário para mapear a qualidade das prisões brasileiras, registra o Uol.
Entre as informações requeridas por um dos chefes da facção — conhecido como “Pitter” — sobre os presídios estão: a qualidade da comida, do atendimento jurídico e da saúde; a quantidade de rivais; e o nível de corrupção dos agentes penitenciários.
O mapeamento foi descoberto por investigadores da Operação Echelon.

Rio definha
22.07.18 20:30
Dos 13,2 milhões de desempregados no país, 10% são do Estado do Rio de Janeiro, registra o Uol com base em dados do IBGE.
Enquanto a taxa de desemprego no Brasil é de 12,7%, no Estado fluminense é de 15%; a maior proporção do Sudeste.
Nos últimos quatro anos, o Rio também foi o Estado em que a subutilização da força de trabalho mais cresceu: 123,7%.

Doutor Bumbum é transferido
22.07.18 19:57
Denis Cesar Barros Furtado, o Doutor Bumbum, foi transferido hoje para um dos presídios de Gericinó, em Bangu, Rio de Janeiro, publica o jornal Extra.
A mãe de Denis, Maria de Fátima Barros Furtado, e a namorada do médico, Renata Fernandes Cirne, também foram transferidas para o complexo, mas estão em unidades diferentes.

Dória compra rua
22.07.18 19:08
João Doria, pré-candidato ao governo de São Paulo, comprou uma rua no entorno de sua casa em Campos do Jordão, no interior paulista, publica a Folha.
Na década de 1990, Doria anexou a área ao terreno de sua residência. A anexação foi considerada irregular pela Justiça, que, em 2009, determinou a reintegração de posse para o Município.

Deputado morre em queda de avião
22.07.18 16:41
O deputado estadual Bernardo Ribas Carli, do PSDB, morreu em um acidente aéreo no sul do Paraná, informa o G1.
Além do deputado, que tinha 32 anos, dois pilotos também morreram na queda do avião.

Álvaro Dias rejeita aliança com Alckmin
22.07.18 16:13
Álvaro Dias disse hoje, durante a convenção estadual do Podemos, que está “descartada peremptoriamente” a possibilidade de fazer uma aliança com Geraldo Alckmin, registra O Globo.
“Essa aglutinação de siglas heterogêneas [Centrão] levará o candidato a ter que oferecer explicações sobre incoerências, contradições, desvios. É uma fotografia da velha política, do passado recente que nos levou a essa tragédia política no País e ao presidencialismo de coalizão.”

Dirceu de sunga branca e sem tornozeleira
22.07.18 15:49
José Dirceu curte a liberdade com os explorados
O petista aparece, na foto abaixo, na casa de Nilton Cruz, empresário ligado a Jaques Wagner.
A escolha de Wagner como plano B do PT parece mais próxima.

Lava Jato quer investigar doações fantasmas ao PDT
22.07.18 14:46
A PGR vai investigar doações fantasmas ao PDT, publica O Globo.
Carlos Lupi, presidente do partido, e o tesoureiro Marcelo Panella, receberam, em 2010, R$ 500 mil de empresas de fachada criadas pelos empresários Samir e Adir Assad.
“A colaboração dos irmãos Assad foi homologada em três locais diferentes: Rio, São Paulo e Curitiba. Com certeza iremos investigar. Só não sabemos ainda quem ficará responsável’, disse o procurador Eduardo El Hage, coordenador da Lava Jato no Rio.

Receita bloqueia bens de laranja de Lula
22.07.18 12:45
Jonas Suassuna, sócio de Lulinha e laranja do sítio de Lula em Atibaia, teve seus bens bloqueados, publica a Veja.
“A Receita tascou-lhe uma multa de 30 milhões de reais e congelou todo o seu patrimônio”.

Norte e Nordeste lideram casos de compra de votos
22.07.18 09:57
Estados do Norte e Nordeste têm, proporcionalmente, o maior número de investigações por crimes eleitorais.
Segundo levantamento do Estadão, Roraima, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Amapá tiveram a maior “relação de inquéritos policiais por eleitor no Brasil”; a maioria por suspeita de compra de votos.

Lula 2030
22.07.18 09:30
Lula quer continuar na cadeia, segundo Elio Gaspari:
“Sepúlveda Pertence pode ser um ícone da advocacia nacional, mas perdeu o passo quando tentou tirar Lula do regime fechado em que vive, pedindo que lhe dessem o refresco da prisão domiciliar.
Para polir sua estratégia de vitimização, Lula até que gostaria de ser fotografado com as algemas que a Polícia Federal pôs em Sérgio Cabral.”
O Antagonista apoia incondicionalmente o pleito de Lula. Ele deve permanecer preso e algemado até 2030.

“Não é Lula o candidato”
22.07.18 07:21
O PCdoB sabe que o poste de Lula pode fracassar.
Segundo o UOL, a presidente do partido, Luciana Santos, disse na última sexta-feira:
“O que ocorre? Uma coisa é você ter Lula. Lula candidato a presidente da República não dá para ninguém, é todo mundo se juntar e a gente fazer um bom debate. Mas acontece que não é Lula o candidato. Será um candidato do PT”.
Ela acrescentou:
“Essa tática de levar a candidatura de Lula até as últimas consequências é de altíssimo risco”.

Lula preso é diferente do Lula solto
22.07.18 06:30
Um candidato é pior do que o outro.
Carlos Augusto Montenegro, presidente do IBOPE, disse para O Globo:
“Jair Bolsonaro perde para qualquer um no segundo turno. O voto do Bolsonaro não é ideológico de direita. É como o voto nulo, no Enéas ou no Tiririca.”
“O que Marina Silva tem hoje é recall das últimas eleições. Quando o horário eleitoral começar, isso se esfacela. Ela vai sumir.”
“Há um cansaço brutal com o PSDB. O caso do Aécio Neves foi quase um tiro de misericórdia. O Alckmin tem currículo. A dúvida é saber o que vai prevalecer: o desgaste da velha política ou o que ele fez em São Paulo.”
Quanto ao PT, Carlos Augusto Montenegro duvida que Lula consiga eleger seu candidato Jaques Wagner, ao contrário do que ocorreu com Dilma Rousseff, em 2010:
“Lula preso é diferente do Lula daquela época.”

'Ninguém' para presidente
22.07.18 05:59
'Ninguém' vai ganhar em outubro.
Carlos Augusto Montenegro, do IBOPE, disse para O Globo:
“Pode ser que 70 milhões de brasileiros não votem para presidente. A população está decretando por conta própria o fim do voto obrigatório.”
Valdemar Costa Neto já deve estar negociando um ministério com o presidente 'Ninguém'. E Lula está negociando um indulto.

Loteamento político é regra nas agências reguladoras
22.07.18 08:26
Um levantamento feito por O Globo em 8 das 11 agências reguladoras federais mostra que, de 40 cargos executivos, 32 são ocupados por nomes indicados por políticos.
O MDB é o partido que mais distribuiu cargos a diretores: são 18 nessa condição; o PT vem em segundo lugar.
Como bem lembra o jornal, os diretores, nomeados pelo presidente da República, só saem do cargo mediante renúncia ou condenação judicial.

O lobby mais poderoso do País
22.07.18 07:50
O Estadão fez uma reportagem sobre uma bancada pouco conhecida e “que age sem alarde”, mas que ganhou visibilidade durante a reforma da Previdência: os servidores públicos.
O objetivo desse grupo é manter a influência sobre o Legislativo e enterrar medidas de ajuste fiscal que poderiam afetar a categoria.
“É o lobby mais poderoso que tem no Brasil, sem nenhum pudor de defender privilégios”, diz o deputado Arthur Oliveira Maia, relator da reforma da Previdência.
Segundo o levantamento do jornal, dos 513 deputados, 132 são servidores. “Eles estão espalhados em partidos de diferentes campos ideológicos – do PT ao PSDB, passando por PSOL, MDB, DEM, entre outros – e não têm bandeira única”.

17 foragidos na Lava Jato
22.07.18 07:18
O Globo lembra que ainda permanecem foragidos 17 doleiros e empresários na Lava Jato do Rio.
Da lista, só há certeza do paradeiro de três deles: Arthur Soares, Felipe Paiva e José Carlos Lavouras; os dois últimos estão refugiados em Portugal por terem cidadania lusitana.
Para tentar prender os criminosos, a Lava Jato incluiu os 17 nomes na difusão vermelha da Interpol.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA