PRIMEIRA EDIÇÃO DE 12-01-2018 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018
Parlamentares articulam derrubar veto ao Refis
Deputados federais e senadores do “centrão” já se articulam para derrubar o veto do presidente Michel Temer ao plano de refinanciamento de dívidas, o Refis, de pequenas e microempresas. A ideia dos parlamentares é manter o plano para essas categorias de empresas, que representam 98,5% de todas as empresas brasileiras e são responsáveis por 40% de todos os salários pagos no País.
Dados oficiais
Pequenas e microempresas respondem por 27% do Produto Interno Bruto do Brasil, além de 52% dos empregos com carteira assinada.
Articulador
Para Danilo Forte (DEM-CE), é inaceitável o Refis atender apenas a grandes empresas. Ele defende a reinserção do devedor na economia.
Simplesmente fora
O veto serve apenas para pequenos, incluindo optantes pelo Simples. Devedores bilionários como Vale e Petrobras se beneficiam do plano.
Recuperação
Segundo dados do Sebrae, os pequenos negócios apresentaram, pelo 8º mês seguido, saldo positivo de empregos com carteira assinada.
Importação objetiva destruir o etanol nacional
O planejamento estratégico das distribuidoras de combustíveis, várias delas controladas por empresas norte-americanas, para esmagar o etanol brasileiro, passa por inundar o Nordeste do produto dos Estados Unidos, à base de milho, quando a produção na região está no auge. De maneira até cruel, o etanol importado, podre por ser poluente, entra no Brasil pelos portos nordestinos, para quebrar o produtor da região.
Importação criminosa
Só em novembro, o Brasil importou 106,7 milhões de litros de etanol podre, havendo produto nacional suficiente para abastecer o mercado.
Goela abaixo
Em maio, foram importados 244,3 milhões de litros, que aumentaram a produção para empurrar seu etanol de má qualidade no Brasil.
Domínio do mercado
Distribuidoras agora produzem etanol, após comprarem destilarias na “bacia das almas” no Sudeste. Querem fazer o mesmo no Nordeste.
Sejam claros, senhores
As frequentes visitas a médicos e hospitais, sem explicações razoáveis, favorecem a proliferação de fofocas sobre o real estado de saúde do presidente Michel Temer. O governo tem a obrigação da transparência.
Fofoca de ministro
Até entre auxiliares especula-se sobre a saúde do presidente. Um ministro recém-nomeado, ainda tratado com cerimônia no Planalto, andou dizendo a amigos que Temer estaria com câncer de próstata.
Dois meses de folga
Parlamentares deveriam voltar ao trabalho no dia 2, como manda o artigo 57 da Constituição, mas como este ano a data cai numa sexta e dia 13 é terça-feira de Carnaval, o Congresso só volta... no dia 20.
Que loucura
Apesar da crise, ou até talvez em razão dela, o mercado farmacêutico cresceu 12,8% entre janeiro e novembro de 2017, segundo a IQVIA. Só as redes da Febrafar apresentaram crescimento de mais de 69%.
Economia inútil
A FAB parece não se importar com seus pilotos. Em vez de optar pelo tecido usado por Nasa e Royal Air Force (Inglaterra) nos macacões, optou por um mais barato, que, imprestável, só é útil para juntar poeira.
Compra direta
O lobby das empresas aéreas continua forte no Ministério do Planejamento, que defende a medida adotada no governo Dilma de compra de passagens sem licitação. E ainda dizem que “economizam”.
USP, 88
A Universidade de São Paulo (USP) completa 88 anos nesta sexta e tem muito a comemorar. Uma das mais prestigiosas universidades do Brasil, a USP é das poucas a integrar rankings de melhores do mundo.
Parte da história
Muitos anos antes da Lava Jato, Curitiba já foi o embrião de mudanças na política. Foi numa quinta, 12 de janeiro de 1984, que 60 mil pessoas lotaram a “Boca Maldita” no primeiro grande comício pelas Diretas Já!
Pensando bem...
...o “teatro de última categoria” de Maluf está na mesma categoria das encenações da classe política no palanque, no plenário ou na TV.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
Circo Marambaia
A nomeação da nova ministra do Trabalho promete entrar para a História Universal da Palhaçada

Por J. R. Guzzo
Sexta-feira, 12 jan 2018, 07h09
Publicado no Blog Fatos
O falecido deputado baiano Fernando Santana, um comunista dos tempos em que havia comunistas de carne e osso no Brasil, costumava divertir os colegas da Câmara com uma brincadeira sobre a Bahia. “Pense num absurdo, qualquer absurdo que te passar pela cabeça”, dizia ele. “Na Bahia há precedente”. Santana foi cassado, exilado durante quinze anos, reeleito após o fim do regime militar e hoje descansa em paz. Mas as coisas estão ficando de tal jeito neste País, hoje em dia, que ele poderia dizer algo equivalente em relação à dobradinha “Governo Temer-Poder Judiciário Brasileiro”. Imagine, no caso da atuação de ambos, um disparate realmente grande, tamanho XXXX-L – e pode ter certeza de que já aconteceu, está acontecendo ou vai acontecer a qualquer momento. A história da deputada Cristiane Brasil, nomeada pelo presidente da República para o cargo de ministra do Trabalho, está aí para mostrar que na política brasileira atual não existem limites para a palhaçada.
Há de tudo, neste picadeiro de circo. O presidente Temer fica com o Ministério do Trabalho vago e nomeia, após devida consideração, um novo ministro. O ex-presidente José Sarney veta a nomeação, o convite é anulado e o cargo continua sem titular. Numa segunda tentativa, o presidente nomeia uma deputada federal, mas um grupo de advogados do Rio de Janeiro não concorda e entra com uma ação na Justiça para barrar a posse – a nova ministra do Trabalho tinha sido condenada em duas causas na Justiça Trabalhista. Um juiz de Niterói manda suspender a posse. A coisa toda vai então para os altos tribunais da República. Descobre-se, nesse meio tempo, que o suplente da deputada, prestes a sentar na sua cadeira na Câmara, é um indivíduo condenado a 12 anos de cadeia por estupro – além disso, é irmão do ex-governador Anthony Garotinho, um ex- presidiário que está no momento em liberdade por ter tido a sorte de cair com o ministro Gilmar Mendes em seu último entrevero judicial. Já o irmão-suplente ficou uns tempos preso, mas graças às maravilhas do nosso Direito de Defesa, está não apenas solto; é também um quase-deputado.
O melhor de tudo é a fundamentação filosófica e jurídica, digamos assim, da decisão contra a ministra nomeada – segundo o juiz, ela não pode ser ministra do Trabalho em nome do princípio da “moralidade pública”. Aí também já é avacalhação. Se moralidade estivesse valendo alguma coisa neste País, quanta gente teria de deixar nos próximos cinco minutos os cargos públicos que ocupa – incluindo no Poder Judiciário? Eis aí mais uma das grandes páginas da nossa História: conseguiram montar um episódio em que estão todos do lado ruim. Escolha o seu preferido — o presidente Temer, o ex-presidente Sarney, a deputada que foi condenada em ações trabalhistas e deveria ter pedido um cargo que não fosse o de ministra do Trabalho, seu suplente, o irmão do suplente, o juiz de Niterói, os advogados do Rio e quem mais tiver tido algum contato com este pacote de refugo tóxico.
Estamos em pleno circo Marambaia.

A compra da reforma pode ficar do tamanho do rombo
Talvez valha a pena esperar que os deputados e senadores cheguem ao século 21

Por Augusto Nunes
Quinta-feira, 11 jan 2018, 17h36
O governo Michel Temer avisou que vai reabrir daqui a poucos dias negociações com a Câmara dos Deputados para aprovar a reforma da Previdência ─ se é que se pode chamar de reforma um diminuto conjunto de mudanças no sistema atual. Tradução: será reaberto o balcão de venda de votos em funcionamento nas catacumbas do Congresso.
Os pais da pátria não se recusam a aprovar medidas indispensáveis à sobrevivência financeira da Nação. Mas acham justo receber, em troca do voto, verbas e empregos pendurados no imenso cabideiro federal. Pelo andar da carruagem, e pela gula de suas excelências, a reforma da Previdência pode ficar tão cara que será melhor deixar tudo como está.

NO O ANTAGONISTA
“A prova patenteia a falsidade de todos os recibos juntados por Luiz Inácio Lula da Silva”
Brasil Sexta-feira, 12.01.18 06:31
Lula lavou 504 mil reais na cobertura de São Bernardo.
A falsidade ideológica dos recibos de aluguel só fortaleceu a denúncia da Lava Jato de que o imóvel foi comprado com dinheiro repassado pelo departamento de propinas da Odebrecht.
O MPF diz:
“LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, de modo consciente e voluntário, em concurso e unidade de desígnios com GLAUCOS DA COSTAMARQUES e ROBERTO TEIXEIRA, pelo menos desde 11 de agosto de 2010, dissimularam e ocultaram a origem, a movimentação, a disposição e a propriedade de R$504.000,00 provenientes dos crimes de organização criminosa, cartel, fraude à licitação e corrupção praticados pelos executivos do GRUPO ODEBRECHT, em detrimento da Administração Pública Federal, notadamente da Petrobras, por meio da aquisição, em favor de LULA, do apartamento n. 121 do residencial Hill House, bloco 1, localizado na Avenida Francisco Prestes Maia, nº 1501, em São Bernardo/SP, assim como pela manutenção em nome de GLAUCOS DA COSTAMARQUES do apartamento adquirido com recursos oriundos dos crimes referidos (…).
Em vista do farto acerto probatório que atesta a ausência de relação locatícia real, deve ser dito o óbvio, em resposta à tentativa insistente e precária da defesa de provar a existência de pagamentos única e exclusivamente invocando a força probatória atribuída pela lei civil a recibos de pagamentos: documentos ideologicamente falsos não fazem prova de pagamento ou quitação. Ao contrário, a falsidade do recibo concorre francamente para confirmar os matizes criminosos dos atos que tentam, em vão, lastrear”.


OS RECIBOS DE LULA SÃO FALSOS
Brasil 12.01.18 06:11
Os recibos apresentados por Lula para demonstrar o pagamento de aluguel a Glaucos Costamarques são ideologicamente falsos.
É o que diz a Lava Jato nas alegações finais encaminhadas ao juiz Sérgio Moro:
“O arguido fez uso de recibos ideologicamente falsos na ação penal, documentos que foram ardilosamente produzidos para dar falso amparo à simulada locação, que é um dos expedientes de dissimulação da real propriedade do apartamento n. 121 de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA”.
O MPF, como mostra o documento reproduzido pelo Estadão, foi categórico:

Lula já pode ser condenado mais uma vez
Brasil 12.01.18 07:38
Lula já pode ser condenado mais uma vez.
O documento da Lava Jato que atesta a falsidade ideológica dos recibos de aluguel da cobertura de São Bernardo praticamente encerra o processo.
Agora só falta a perícia da PF sobre as planilhas do departamento de propinas da Odebrecht, em que foram registrados os repasses clandestinos para a compra do prédio do Instituto Lula e da cobertura em São Bernardo.
Acabou o dinheiro do PT
Brasil 12.01.18 07:48
“Falta dinheiro no caixa petista para manter a onda de manifestações em defesa de Lula”, diz O Globo.
É por isso que o partido está mendigando uns trocados junto aos militantes.
Maia põe a culpa da Câmara nas costas da PGR
Brasil 12.01.18 07:41
Rodrigo Maia disse que o rebaixamento da nota do Brasil não é culpa do Congresso, mas das denúncias da PGR contra Michel Temer.
“O que pesou foram duas denúncias que atrasaram a votação da Previdência. De fato, o governo ficou fraco após as denúncias”, disse Maia ao Estadão.
É uma desculpa tão esfarrapada quanto desonesta. As denúncias foram um pretexto para os parlamentares evitarem tomar uma medida impopular — e tomarem mais dinheiro público, via emendas, chantageando o governo.
“Por que essas pessoas de países de merda têm de vir para cá?” Mundo 12.01.18 07:04
Ao receber senadores do seu partido e da oposição para tratar de leis de imigração, Donald Trump, irritado, disse “Por que todas essas pessoas de países de merda têm de vir para cá?”
De acordo com o Washington Post, o presidente americano fazia referência a Haiti, Salvador e países da África.
Trump também afirmou que os Estados Unidos deveriam receber, isso sim, pessoas da Noruega.
É improvável que Trump veja diferença entre o Haiti e El Salvador e o Brasil.
Tudo pronto no TRF-4
Brasil 12.01.18 07:01
“Petistas envolvidos na defesa de Lula estão preparados para que o TRF-4 emita uma decisão já no dia 24”, diz o Estadão.
Os desembargadores, segundo os petistas, “não marcariam a data de julgamento sem uma articulação prévia – ou seja, com pareceres praticamente prontos”.
Joesley Batista voltou a delatar
Brasil 12.01.18 06:50
Joesley Batista mudou de estratégia.
Segundo O Globo, os donos da JBS, “que vinham mantendo silêncio, voltaram a falar o que sabem em ao menos três depoimentos à Polícia Federal desde dezembro”.
O advogado André Callegari disse à reportagem que “Joesley já se portou como delator em depoimentos à PF sobre investigações envolvendo José Serra e Henrique Eduardo Alves.
No caso de Serra, o empresário reforçou as acusações contra o tucano, dizendo que ele lhe pediu R$ 20 milhões para sua campanha à Presidência em 2010 e disse que parte dos repasses foram pagos por meio de caixa dois”.

À espera de Lula
Brasil Quinta-feira, 11.01.18 18:12
Antonio Palocci espera o resultado do julgamento de Lula no TRF-4, no dia 24, para decidir se solta de vez a língua.
O MPF travou as negociações de um acordo de colaboração premiada, pois considera que o ex-ministro não contou tudo o que sabe.
Juiz nega liminar para suspender licitação de urnas
Brasil 11.01.18 21:16
O juiz Itagiba Catta Preta Neto negou pedido de liminar da Unajuf para suspender o pregão eletrônico de amanhã.
O pregão continua, a ação também.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA