Pular para o conteúdo principal

QUARTA EDIÇÃO DE 21-11-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO CEARÁ NEWS 7
Superintendente da SEMACE é afastado e servidores são presos durante operação do MP
Membros da organização atuaram na fiscalização e emissão de pareceres, na orientação e assessoria às empresas, sempre em troca do pagamento de propina

Terça-feira, 21/11/2017 9:33
O Ministério Público do Estado do Ceará, com apoio da Polícia Civil, deflagraram na manhã desta terça-feira (21) operação que apura crimes de corrupção passiva, concussão, advocacia administrativa, inserção de dados falsos em sistemas de informação da administração pública e organização criminosa por parte de servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Ao todo, quatro pessoas foram presas e seis afastadas das funções, incluindo o superintendente do órgão, José Ricardo Araújo Lima. Também foram apreendidas três armas de fogo e R$ 200 mil em espécie.
O trabalho foi realizado através do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), com o apoio do Núcleo de Investigações Criminais (NUINC) do MPCE. Segundo apurou o GAECO, uma organização criminosa composta por sua maioria de servidores comissionados denominados “articuladores” atua há vários anos na SEMACE, emitindo pareceres técnicos que omitem propositadamente informações relevantes, com a intenção de criar dificuldades inexistentes a empreendedores de diversas áreas, em troca de vantagem indevida.
Ainda segundo o MP, por diversas vezes os membros da organização atuam ao mesmo tempo na fiscalização e emissão de pareceres, bem como na orientação e assessoria às empresas que buscam licenciamento ambiental, sempre em troca do pagamento de propina.
Nesta fase da Operação, foram presos temporariamente e afastados de suas funções por determinação da Justiça os seguintes servidores comissionados da SEMACE:
Lídia Torquato da Silva, Francisco Elder Moura Barroso, Francisco Heury Fernandes da Silva, além de Luís José de Almeida Correia, chefe da Informática da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). Foram também afastados de suas funções a articuladora Inês Furtado Sampaio e o superintendente da SEMACE, José Ricardo Araújo Lima.
Além das prisões, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão em diversos endereços dos investigados, além das dependências da própria SEMACE, onde as equipes da Polícia Civil, promotores de Justiça do GAECO e técnicos de Informática da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) apreenderam equipamentos de informática. Todos os objetos apreendidos seguem para análise a fim de reforçar a investigação.
São investigados pelo GAECO diversos empreendimentos, tais como Fazenda Praia Canoé, em Fortim, Fazenda Técnica de Camarões (TECAR), em Jaguaruana, Camarão Real Aquicultura, em Acaraú, Parcelamento do Solo Piraquara/Morro dos Caboclos, em Paracuru, Sun and Sea, complexo turístico hoteleiro em Beberibe, e a concessão de licenças irregulares a diversos postos de combustíveis, tais como Brisa Petróleo LTDA, Universal Petróleo LTDA, Aurora Petróleo LTDA, Vitória Petróleo LTDA, Petróleo Itaiçaba LTDA, Líder Petróleo LTDA e Ultra Petróleo LTDA.

Interpol investiga gringos no Ceará por tráfico, pedofilia e lavagem de dinheiro
Segundo informações, a maior parte dos 5 mil estrangeiros investigados são da Itália e da Alemanha

Terça-feira, 21/11/2017 14:55
A Interpol está investigando a atuação de mais de 5 mil estrangeiros por envolvimento em esquemas de tráfico, pedofilia, prostituição e lavagem de dinheiro. Segundo informações, a maior parte dos investigados são oriundos da Alemanha e Itália.
Um dos esquemas investigados é a abertura de escritórios de fachada para lavar dinheiro oriundo da venda de drogas, extorsão e assaltos. As quadrilhas teriam ramificações no Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. No entanto a base das operações ficaria em São Paulo, sede dos grandes bancos.

Vítima de desabamento em obra de Ivo é mutilada por descaso na Saúde de Sobral
Irmão de Aristides desabafa contra total abandono por parte da Prefeitura e da equipe médica. Homem já teve duas pernas amputadas

Terça-feira, 21/11/2017 16:04
Após a morte de Antônio Martins, 69, vítima do desabamento, no dia 5 de novembro, de uma obra irregular da gestão Ivo Gomes (PDT) em Sobral, outro homem atingido está sendo mutilado na Santa Casa devido ao descaso do prefeito com a Saúde do Município. Internado há 17 dias, Aristides Frota já teve duas pernas amputadas e seu irmão Jean Carlos Frota teme que, devido ao descaso no atendimento, perca também um dos braços.
Jean culpa o descaso do prefeito Ivo Gomes pela situação em que o irmão se encontra. Segundo ele, o Ferreira Gomes apenas enviou uma assistente social para enganar os familiares e enviou, até agora, apenas uma cesta básica para os filhos de Aristides com “arroz, feijão e macarrão”. “O seu filho come só arroz, feijão e macarrão?”. Para Jean, se seu irmão fosse uma pessoa “importante”, o tratamento de Ivo Gomes seria outro.
O irmão de Aristides afirmou ainda que Ivo Gomes “só quer saber de blitz, só quer saber de dinheiro” e não garante saúde à população. Segundo Jean, toda a família votou em Ivo nas eleições 2016, mas o gestor não corresponde à confiança depositada nele.
Descaso
Jean afirmou que, ao chegar na Santa Casa, os médicos disseram que uma das pernas teria de ser amputada, mas que os familiares “não se preocupassem” com a outra. No entanto, oito dias depois, o hospital anunciou que seria necessário também amputar a outra. Agora, eles dizem a mesma coisa sobre o braço de Aristides, que segue apenas “enrolado num pano” desde quando chegou à Santa Casa.
Além disso, Aristides não foi submetido a uma tomografia e ainda adquiriu pneumonia dentro do hospital e, segundo Jean, as verdadeiras informações sobre o quadro de saúde do irmão estão sendo omitidas pela equipe médica. A família agora exige a transferência do paciente para um hospital em Fortaleza.
Até agora, de acordo com Jean, Aristides foi submetido apenas a um raios X desde o acidente, porque os equipamentos da instituição estão quebrados e nem o hospital nem a prefeitura, responsável pelo desmoronamento, não providenciaram uma tomografia ou outros exames para o paciente.
Confira o desabafo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)