PRIMEIRA EDIÇÃO DE 17-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
CORRUPÇÃO
ITAIPAVA INTERMEDIAVA O PAGAMENTO DE PROPINA DA ODEBRECHT A POLÍTICOS
'ISTOÉ' REVELA SOFISTICADA ENGENHARIA FINANCEIRA DA CORRUPÇÃO
Publicado: sexta-feira,16 de dezembro de 2016 às 21:55 - Atualizado às 21:55
Redação
O EX-MINISTRO PETISTA JAQUES WAGNER, LULA E WALTER FARIA, DA ITAIPAVA: BATOM NA CUECA, COPO NA MÃO

A Cervejaria Itaipava intermediava o pagamento de propina a políticos, segundo delação de executivo da Odebrecht na Operação Lava Jato, revelada pela revista IstoÉ que está nas bancas. Leia a reportagem de Aguirre Talento para a revista:
O mundo político ficou em pânico com a delação premiada da Odebrecht após as primeiras revelações, mas não será o único alvo: os depoimentos dos executivos também vão atingir gigantes do setor privado. Os relatos preliminares obtidos pelos procuradores apontam a metralhadora giratória da empreiteira para um parceiro na distribuição de propina: o grupo Petrópolis, dono da marca Itaipava e comandado pelo empresário Walter Faria.
Durante a fase inicial da delação, os executivos da Odebrecht confirmaram as suspeitas dos investigadores baseadas em provas que estavam sendo levantadas há meses. De acordo com os relatos, o grupo empresarial da Itaipava intermediava o pagamento de propina a políticos, a pedido da Odebrecht. A peça-chave para desvendar essa relação é o Diretor-Presidente da construtora, Benedicto Barbosa Junior. Sediado no Rio, “BJ”, como se tornou conhecido, era um dos elos com Walter Faria. Com ele, a Polícia Federal apreendeu diversas planilhas de pagamentos a políticos que apontaram a relação com o grupo Petrópolis. Em uma delas, ao lado do nome do Governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), aparece a palavra manuscrita: “Itaipava”. No fim da linha, o valor total: “1.000”. Na campanha de 2014, vencida por Pezão, a Petrópolis doou R$ 6,6 milhões ao comitê financeiro único da campanha do PMDB ao Governo do Rio, além de outros R$ 4 milhões à direção estadual do PMDB do Rio.
A Itaipava se soma a uma sofisticada engenharia financeira montada pela Odebrecht para o pagamento de propina. A profissionalização da corrupção impressionou os investigadores. Dentre os métodos, um dos favoritos era usar operadores financeiros que geravam dinheiro em espécie para os repasses a políticos. Também ocorriam transferências bancárias no exterior, em operações de lavagem de dinheiro, e o uso de empresas intermediárias, como era o caso do grupo de Walter Faria, segundo os relatos da delação.
Os detalhes da delação que serão fornecidos nos próximos dias serão essenciais para explicar como o dinheiro da Odebrecht chegava até o grupo Petrópolis, para que daí fosse redistribuído aos políticos. Os executivos colocaram sob suspeita a construção de três fábricas da cervejaria Petrópolis, feitas pela Odebrecht na Bahia, Mato Grosso e Pernambuco. Investigadores que ouviram os depoimentos contam que as obras seriam moeda de troca para o pagamento de propina a políticos. Em vez de cobrar o custo real da obra, a Odebrecht pediria que o grupo Petrópolis repassasse propina e abateria os pagamentos do valor da obra.
Os procuradores consideram que esses relatos vão ajudar a fechar o quebra-cabeças em torno de Walter Faria, cujos indícios de envolvimento na Lava Jato já surgiram há algum tempo. A delação premiada do administrador Vinicius Borin, responsável por abrir contas secretas para a Odebrecht no exterior, foi um dos indícios mais contundentes até agora: ele contou que um dos herdeiros do grupo Petrópolis, Vanuê Faria, foi sócio da Odebrecht na compra de um banco no Caribe para movimentar propina. Vanuê é sobrinho de Walter Faria e entrou com um terço da participação na filial do Meinl Bank, em Antígua, de acordo com o relato do delator. Também há suspeitas de que uma conta na Suíça, de Walter Faria tenha recebido transferências do lobista Júlio Camargo, que atuava na Petrobras.
Walter Faria também mantinha uma relação próxima com o ex-Presidente Lula, que já está enrolado até o pescoço na Lava Jato, e com o PMDB fluminense. Essa amizade rendeu frutos. Por exemplo, o dono da cervejaria foi agraciado com empréstimo milionário do Banco do Nordeste para construir uma fábrica, e fez doações igualmente milionárias à campanha presidencial de Dilma Rousseff. Procurado, o Grupo Petrópolis afirmou em nota que “fez exclusivamente doações eleitorais legais e devidamente registradas no TRE”. Não comentou, porém, se as doações foram determinadas pela parceria com a Odebrecht. O caso do Sr. Itaipava é só mais um dentre os muitos que serão esmiuçados na chamada mãe de todas as delações.

ENTREVISTA
DILMA SE EXALTA COM PERGUNTAS DA TV AL JAZEERA SOBRE CORRUPÇÃO NA LAVA JATO
REPÓRTER PERGUNTA SE ELA AGIU POR INCOMPETÊNCIA OU CUMPLICIDADE
Publicado: sexta-feira,16 de dezembro de 2016 às 21:49 - Atualizado às 21:58
Redação
Em entrevista ao programa UpFront, da rede de televisão Al Jazeera, a ex-Presidente Dilma Rousseff se exaltou com uma pergunta em tom de provocação do jornalista Mehdi Hasan sobre o conhecimento da petista a respeito do esquema de corrupção instalado na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
O jornalista questiona se Dilma agiu por incompetência ou cumplicidade. "Qual das duas versões é verdadeira?", pergunta ele, que ouve: "Meu querido, esse é um tipo de escolha de Sofia que eu não entro", diz a ex-Presidente. "Há uma diferença, e há no mundo inteiro, entre um conselho e uma diretoria executiva. Nem todos os membros da diretoria sabiam que aqueles diretores da Petrobras tinham mecanismos de corrupção e estavam se enriquecendo de forma indevida", responde.
A ex-Presidente também é questionada sobre o envolvimento de membros do PT no esquema. "Não é meu papel aqui julgar ninguém", afirma ela. Nesse momento, entrevistador e entrevistada tentam falar ao mesmo tempo com ânimos exaltados. Nem ele a deixa falar nem ela o ouve.
Dilma também chama seu então Vice-Presidente Michel Temer de "traidor". "Eu nunca esperei que ele fosse um traidor, mas ele é um traidor. Ele não me traiu como pessoa, me traiu como Presidente do Brasil. Ele traiu uma instituição e, além disso, traiu uma campanha", afirma. Parte da entrevista pode ser vista na página do programa no Facebook.

PRESO DESDE OUTUBRO
MORO MANDA TRANSFERIR EDUARDO CUNHA DA PF PARA PRESÍDIO EM CURITIBA
NA MESMA DECISÃO, JUIZ NEGA TRANSFERÊNCIA A LÉO PINHEIRO E GENU
Publicado: sexta-feira,16 de dezembro de 2016 às 12:48 - Atualizado às 16:40
Elijonas Maia
O Juiz Federal Sérgio Moro determinou, nesta sexta-feira (16), que o Deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja transferido da sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba, onde está preso desde outubro, para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.
Na mesma decisão, Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato em primeira instância, rejeitou os pedidos de transferência de o ex-Presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho (Léo Pinheiro) e do ex-Tesoureiro do PP, João Claudio Genu.
No despacho, o Juiz esclareceu que o espaço da carceragem da PF é limitado e destina-se a local de passagem, 'com algumas exceções'. Ainda segundo o Magistrado, 'as condições da carceragem do Complexo Médico Penal são consideradas boas, talvez melhores do que a da própria carceragem da Polícia Federal'.
Ontem, a defesa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu ao Juiz Sérgio Moro que o Deputado cassado não seja transferido da carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, para o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
O início da confissão dos Odebrecht anuncia o fim do Amigo Lula
Além de Marcelo, o herdeiro que sabe muito, logo estará em cena Emílio Odebrecht, o patriarca que tudo sabe
Sexta-feira,16 dez 2016, 18h58 - Atualizado em 16 dez 2016, 19h00
Lula: juiz dos juízes

Dura é a vida de petista no Brasil da Lava Jato. No começo desta semana, por exemplo, a seita dos devotos de Lula fez o possível para animar-se com o desempenho do chefão no Datafolha. A pesquisa informa que, se a eleição de 2018 fosse realizada agora, o único líder popular do mundo que só se apresenta para plateias amestradas venceria no primeiro turno candidatos que, como ele, acabarão impugnados pela Odebrecht. Se o índice obtido pelo ex-Presidente não é lá essas coisas, a taxa de rejeição está perto de 50%. Metade do eleitorado quer ver pelas costas o antigo campeão de popularidade. O que restou do PT também fez o possível para entusiasmar-se com a chegada da Lava Jato a figurões do PMDB instalados na cúpula do Governo Michel Temer, como se ninguém soubesse que a ladroagem do Petrolão resultou da parceria entre o partido do Governo e a sigla que não consegue respirar longe do poder.
O restante da semana reafirmou que, no Brasil enfim inconformado com a canalhice hegemônica, alegria de adorador de gatuno agora dura pouco. Nesta quinta-feira (15), a ofensiva contra os corruptos foi retomada pelas primeiras revelações de Marcelo Odebrecht e pelo detalhamento de bandalheiras envolvendo o patrimônio imobiliário do ex-Presidente. Como insiste em jurar que não lhe pertencem propriedades que ganhou de empreiteiros amigos, o dono do triplex no Guarujá e do sítio em Atibaia só não recebeu de Guilherme Boulos uma carteirinha de sócio do clube dos sem-teto por ter registrado em cartório a posse do apartamento onde mora em São Bernardo. Alcançada no fígado pelo primeiro golpe da Odebrecht, a defesa de Lula avisou que não comentaria “especulação de delação” e enfiou o rabo entre as pernas.
O que a tropa de bacharéis sem álibi chama de “especulação” reduziu sensivelmente a distância que separa seu cliente da cadeia. Na segunda-feira e na terça, já nos depoimentos inaugurais, Marcelo Odebrecht confirmou que fez pagamentos ao ex-Presidente, alguns deles em espécie. Os maços de cédulas foram providenciados pelo Setor de Operações Estruturadas, codinome do departamento de propinas da maior empreiteira do País. O Ministério Público e a Polícia Federal já podem provar que é Lula o “Amigo”, codinome que identifica nas planilhas o beneficiário de 23 milhões de reais. Desse total, 8 milhões de reais foram pagos em 2012, “sob solicitação e coordenação de [Antonio] Palocci”, informa o relatório de indiciamento do ex-Ministro dos Governos Lula e Dilma, hoje dando expediente na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Só na terça-feira (13), a abertura da caixa-preta controlada por Marcelo Odebrecht, acompanhada por dois advogados e quatro procuradores federais, consumiram 10 horas de revelações. Não é pouca coisa, e no entanto é um quase nada diante do que está por chegar. Além de Marcelo, o herdeiro que sabe muito, logo estará em cena o patriarca que tudo sabe. O codinome do mais poderoso lobista a serviço do departamento de bandidagens da empreiteira foi sugerido pela fraterna ligação que unia o ex-Presidente a Emilio Odebrecht, que cuidava pessoalmente da estratégica parceria com o Amigo. O começo da confissão de Marcelo acabou com a amizade. O depoimento de Emílio vai acabar com Lula.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
E Lula se torna réu pela 4ª vez, agora na Operação Zelotes
São 3 processos tramitando em Brasília e um em Curitiba. Em vez de ficar nos ameaçando com a sua volta à Presidência, conviria ao petista estudar Direito
Por Reinaldo Azevedo
Sábado,17 dez 2016, 07h24
E o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu pela quarta vez, agora na Operação Zelotes. O Juiz Federal Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, aceitou denúncia contra o petista, acusado pelo Ministério Público, nesse caso, de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência. Além, dele, também estão na lista Luiz Cláudio, seu filho, e o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da consultoria M&M (Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia).
Informa a Folha: “De acordo com o Ministério Público Federal, Lula e Luís Cláudio participaram de um esquema de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a compra de 36 caças Gripen, da sueca Saab, pelo Governo brasileiro. Os procuradores também viram indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Para os investigadores, o grupo atuou na formulação da MP-627 a fim de beneficiar alguns agentes públicos e privados. O esquema, diz a denúncia, ocorreu de 2013 a 2015, quando Lula já era ex-Presidente.”
Pois é… lembrar, Lula já é réu na 13ª Vara Federal em razão do tal tríplex no Guarujá. Segundo o MPF, o ex-Presidente é o verdadeiro dono do imóvel, que teria sido uma benesse da OAS em razão dos favores que recebia da Petrobras. É acusado ainda de integrar o grupo que tentou viabilizar a fuga de Nestor Cerveró e de ter beneficiado a Odebrecht em contratos junto ao BNDES.
Em vez de ficar nos ameaçando a sua volta à Presidência, conviria ao petista estudar… direto!

NO BLOG DO JOSIAS
TSE usa provas do caso sobre chapa presidencial para investigar partidos
Josias de Souza
Sábado,17/12/2016 05:03
Provas obtidas no processo que apura se a chapa Dilma-Temer foi financiada com dinheiro proveniente de corrupção serão usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral em investigações sobre a conduta dos partidos políticos, informou ao blog o Ministro Herman Benjamin, relator do caso. “As provas coligidas (reunidas) para esse processo da chapa presidencial serão muito úteis na análise do comportamento dos partidos”, disse.
“Várias informações nem serão aproveitadas nesse processo, mas terão muita utilidade quando formos investigar os partidos”, explicou o Ministro. “A maior parte dos 37 depoimentos que ouvimos trata da campanha de 2010. Alguns falam até de eleições anteriores. Isso não tem relevância direta para o processo presidencial, que é referente às eleições de 2014. Mas tem muita importância na apuração do comportamento dos partidos.”
O blog verificou que há no TSE investigações abertas contra pelo menos três partidos: PT, PMDB e PP. São os principais alvos da Lava Jato. No limite, podem ser punidos até com a cassação dos respectivos registros. Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, Herman Benjamin explicou que teve de dar prioridade ao processo que, em tese, pode resultar na cassação da chapa Dilma-Temer. Por quê? “A análise do comportamento dos partidos pode ser feita a qualquer momento, enquanto que a questão da chapa presidencial tem outro timing.”
Nas palavras do Ministro, o processo sobre a chapa Dilma-Temer “não pode se transformar em algo interminável, como certas CPIs do fim do mundo, em que entram tudo. Nossa cautela é justamente para não nos desviarmos dos objetivos e dos métodos mais adequados para alcançá-los.”
Herman Benjamin lamentou não ter conseguido concluir ainda em 2016 o voto a ser submetido aos outros seis Ministros do TSE no julgamento da chapa presidencial. O ministro deu prazo de cinco dias para que as partes envolvidas no processo se manifestem sobre a perícia que confirmou fortes indícios de fraude e desvio de recursos na contratação de serviços gráficos para a campanha. Em função do recesso do Judiciário, o prazo será suspenso e só vai expirar em fevereiro de 2017.
Perguntou-se ao Ministro se ele cogita aceitar eventuais pedidos para que sejam convocados a depor os delatores da Odebrecht — gente como os executivos Claudio Melo Filho e Marcelo Odebrecht, que confirmaram ter repassado R$ 10 milhões em verbas de má origem para o PMDB, a pedido de Temer.
Eis o que disse Herman Benjamin sobre a hipótese de novas inquirições: “Minha posição tem sido a de deferir todas as diligências que sejam pertinentes e indeferir diligências que sejam procrastinatórias. Tenho decisões nos dois sentidos. É essa a prática que tenho adotado e vou continuar adotando. O que não posso é fazer um juízo agora sobre o que está para vir, até porque essas colaborações, formalmente, não existem ainda. Não foram homologadas judicialmente. Seria prematuro, até irresponsável de minha parte dizer alguma coisa acerca daquilo que eu não conheço.”
De resto, o blog perguntou ao Ministro: "Acha que o TSE, ao julgar o processo em que está em jogo a cassação da chapa Dilma-Temer, conseguirá oferecer à sociedade uma resposta compatível com a atmosfera de escândalo que tomou conta da política?"
E ele: “Teremos que esperar para ver. Minha esperança é que a Justiça Eleitoral, após esse processo, saia mais fortalecida do que já é, que fique com sua credibilidade ampliada, independentemente do resultado do julgamento. Nosso papel não se limita a julgar bem. É claro que teremos de fazer justiça, absolvendo, se for o caso, ou condenando. Considerando a repercussão nacional deste processo, temos também o dever de bem explicar as razões, os fundamentos e que bases probatórias que utilizaremos para chegar à conclusão.”

Além de popularidade, Temer perde credibilidade
Josias de Souza
Sexta-feira,16/12/2016 20:55
Com a popularidade em queda livre, Michel Temer disse hoje que o caminho certo nem sempre é o mais popular. Afirmou que “não há mais espaço para feitiçaria”. Declarou que tem “coragem” e faz o que precisa ser feito: impõe um teto para os gastos públicos, propõe a reforma da Previdência. O Presidente tem razão. Às vezes, os melhores remédidos são os mais amargos. O problema é que Temer não está perdendo apenas a popularidade.
Na pesquisa divulgada hoje (16) pelo Ibope, alguns dados chamam especial atenção. Por exemplo: apenas 21% dos brasileiros avaliam que o Governo Temer é melhor do que a gestão Dilma. Para 42%, Temer é igual a Dilma. Para 34% Temer é pior que Dilma. Somando 42% com 34%, verifica-se que 76% dos brasileiros acham que tudo ficou a mesma porcaria ou piorou depois da saída de Dilma.
Entre os fatores que puxam a imagem de Temer para baixo, o principal é a pasmaceira econômica. Mas não é só. O brasileiro nota que a autoridade do Presidente começa a ser triturada pelo moedor da Lava Jato. Mais do que a popularidade, Temer perde, aos pouquinhos, a credibilidade.
Há um ano e três meses, quando a aprovação de Dilma estava em 7%, Temer disse: “ninguém vai resistir três anos com esse índice baixo.” Hoje, a aprovação de Temer está em 13%. Se continuar caindo, Temer terá de lutar não pela reforma da Previdência, mas pelo próprio mandato.

PGR pede, mas Fachin se nega a afastar Renan
Josias de Souza
Sexta-feira,16/12/2016 20:45
O Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, mandou para o arquivo pedido do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para afastar Renan Calheiros do cargo de Presidente do Senado. A decisão foi tomada nesta sexta-feira.
Janot reiterou o argumento segundo o qual Renan não pode permanecer no cargo porque virou réu em ação penal que corre no Supremo. Embora concorde com a tese, Fachin recordou que o assunto já foi decidido em 7 de dezembro.
Nesse dia, o plenário do Supremo julgou liminar do Ministro Marco Aurélio Mello, que havia ordenado o afastamento de Renan. Por maioria de votos, os Ministros impuseram a Renan um afastamento meia-sola.
Por essa decisão, Renan foi retirado da linha de substituição da Presidência da República. Mas foi mantido no comando do Senado e do Congresso.
“Considerando o decidido pelo Tribunal Pleno na sessão de 7 de dezembro passado, a despeito de minha posição pessoal, em homenagem ao princípio da colegialidade impõe-se indeferir o pedido de liminar” do Procurador-Geral, anotou Fachin em seu despacho.
Um eventual afastamento de Renan teria efeito apenas cenográfico. O Congresso saiu em recesso. Quando voltarem das férias, em fevereiro, os Senadores elegerão um substituto para Renan, em fim de mandato na Presidência do Senado.

NO O ANTAGONISTA
Dilma na Al Jazeera: "Ela mata cachorro"
Brasil 17.12.16 09:07
Depois de emparedar Dilma, Mehdir Hasan dá uma canja para a ex-Presidente ao encerrar a entrevista perguntando sobre suas alegações de que foi vítima de misoginia como primeira mulher a ocupar a Presidência da República.
"Eu fui transformada numa mulher dura. Houve um processo de desumanização da minha pessoa, que coroa com o fato de que eu tive um cachorro que eu adotei que durou 14 anos. Eu amo cachorro. Ele estava em estágio terminal, mas eu fui adiando para não tomar uma medida drástica, porque eu adorava ele. Antes de sair do Palácio, eu mandei o tratador dar uma injeção nele. Aí foi dito o seguinte: ela mata cachorro. Então tem um processo de desumanização sobre mim que é muito forte."
O Antagonista se orgulha de dizer que foi o responsável por desmentir a versão oficial de Dilma de que doaria o labrador Nego a um assessor, revelando que ela havia dado a ordem para sacrificar o cão que pertencera a José Dirceu.
Temer dilmou
Brasil 17.12.16 08:23
Michel Temer vai criar uma Secretaria do Crescimento para tocar as medidas microeconômicas anunciadas dias atrás. Poderia se chamar Secretaria do Microcrescimento.
Temer se parece cada vez mais com Dilma, mas sem um João Santana para colorir suas medidas insossas.
Placar atualizado: Justiça 4 x 0 Lula
Brasil 17.12.16 07:48
Para quem perdeu o noticiário de ontem à noite, Vallisney Oliveira transformou Lula em réu pela quarta vez.
O Juiz aceitou a denúncia contra o ex-Presidente, seu filho Luleco e os lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, no esquema de tráfico de influência na MP da Caoa e na compra de caças suecos.
Até segunda-feira, Sérgio Moro abrirá a quinta ação penal contra Lula.
Quem vai pagar?
Brasil 17.12.16 07:43
Noticiamos ontem que Sérgio Moro decidiu libertar Paulo Ferreira, ex-Tesoureiro do PT investigado nas operações Custo Brasil e Abismo. Moro, porém, estabeleceu fiança de R$ 1 milhão.
O Tribunal de contas de Cabral
Brasil 17.12.16 07:31
O Globo mostra que Sérgio Cabral pagou R$ 23,2 mil em diárias do Hotel Portobello, em Mangaratiba, para Aloysio Neves, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - eleito para presidir o Colegiado no próximo biênio.
Neves mantinha em seu gabinete até dias atrás Nusia Ancelmo, cunhada de Cabral, com salário de R$ 17,2 mil. Fanny Regina da Silva Maia, tia de Adriana Ancelmo, também tinha uma boquinha no gabinete da Conselheira Marianna Montebello - foi exonerada após a deflagração da Calicute.
Atual Presidente do TCE, Jonas Lopes de Carvalho foi levado coercitivamente à PF na terça-feira, 13. Ele é investigado por receber propina para não incomodar as empreiteiras.
Cunha sonha com Toffoli
Brasil 17.12.16 07:16
Felix Fischer negou pedido de habeas corpus da defesa de Eduardo Cunha, que já havia recorrido ao TRF. Resta buscar auxílio no STF, de preferência durante o plantão de Dias Toffoli.
PF faz devassa no DEM
Brasil 17.12.16 07:02
A Polícia Federal pediu, e o STF autorizou, a quebra do sigilo bancário do diretório nacional do DEM entre 2012 e 2014. A autorização foi dada por Luiz Barroso, que também determinou o afastamento do sigilo telefônico de Agripino Maia e de um primo seu.
Ambos são investigados, ao lado de Léo Pinheiro da OAS, num esquema de propinas na obra da Arena das Dunas.
Cerveja petista
Brasil 17.12.16 07:01
Em 2014, além dos 17,5 milhões de reais para a campanha de Dilma Rousseff, a pagadora de propinas da Odebrecht, a cervejaria Petrópolis, deu também 5,7 milhões de reais ao PT, de João Vaccari Neto.
De Las Vegas para Curitiba
Brasil 17.12.16 06:52
Se a Andrade Gutierrez entregar Dilma no esquema do Beira-Rio, terá de entregar também seu pupilo, Anderson Dorneles. Da Odebrecht, Las Vegas ganhou 350 mil reais. Da Andrade, provavelmente o 'Red Bar' revelado por O Antagonista.
Beira Dilma
Brasil 17.12.16 06:50
O Radar diz que a construção do Beira-Rio para o Inter foi um agrado da Andrade Gutierrez à colorada Dilma Rousseff, assim como o Itaquerão foi um presente da Odebrecht para Lula.
DUDA MENDONÇA DE NOVO
Brasil 17.12.16 06:38
A Veja diz que Duda Mendonça recebeu no exterior (de novo) parte dos R$ 10 milhões que a Odebrecht destinou ao Caixa 2 do PMDB a pedido de Michel Temer.
O dinheiro serviu para pagar a publicidade da campanha de Paulo Skaf, que recebeu R$ 6 milhões da empreiteira de maneira não oficial, segundo os delatores.
Assim como no Mensalão, o marqueteiro indicou uma conta no exterior para receber o dinheiro. A Odebrecht, que fez o mesmo com João Santana, não teve dificuldades para realizar o repasse.
A embriaguez de Janete
Brasil 17.12.16 06:25
Em 2014, o Grupo Petrópolis, da cerveja Itaipava, usado pela Odebrecht para repassar propinas, doou 17,5 milhões de reais para a campanha de Dilma Rousseff.
Doou também 4 milhões de reais para o Governador da Bahia, Rui Costa, já delatado por Cláudio Melo Filho.


"Esses acordos visam apenas a tumultuar investigações"
Brasil Sexta-feira,16.12.16 22:59
O Antagonista ouviu o Procurador Júlio Marcelo de Oliveira sobre a indecente Portaria da leniência baixada pelo Governo Michel Temer:
"A Portaria do Governo revela mais uma vez sua intenção de excluir o MPF e o TCU dos acordos de leniência. Isso não é assunto para ser conduzido sozinho pelo Poder Executivo. Só o MPF, que tem poderes para investigação profunda, pode avaliar a conveniência e a utilidade para a investigação das informações que a empresa oferece para o acordo. Só o TCU tem como quantificar o dano causado pela empresa. Sem respeitar o óbvio, esses acordos visam apenas a tumultuar investigações em curso e estão fadados ao fracasso."
Michel Temer está fadado ao fracasso, e fracasso retumbante se continuar a tentar melar a Lava Jato e outras operações contra a corrupção.
Filho de Jatene se entrega
Brasil 16.12.16 20:25
Alvo da Operação Timóteo, que desbaratou esquema de corrupção com royalties da mineração, o advogado Beto Jatene, filho do Governador Simão Jatene, se entregou há pouco à Polícia Federal.
Deve ser um engano, como no caso do Malafaia.
Marisa: "Meu, é pé na areia"
Brasil 16.12.16 19:17
O ex-zelador José Afonso Pinheiro relatou visita de Marisa Letícia ao condomínio Solaris. Ele contou que a mulher de Lula se portava como proprietária do imóvel e elogiou a proximidade da praia: "Meu, é pé na areia", disse ela.
ZELADOR DO TRIPLEX A ADVOGADO DE LULA: "VOCÊS SÃO UM BANDO DE LIXO"
Brasil 16.12.16 18:40
José Afonso Pinheiro, ex-zelador do edifício Solaris no Guarujá, lavou a alma de todos os brasileiros. Em audiência a Sérgio Moro, ele confirmou que Lula era o dono do triplex e deu detalhes da vistoria feita por Marisa Letícia no imóvel.
Mas o clima esquentou quando Cristiano Zanin quis explorar a candidatura de Pinheiro a Vereador pelo PP (ele não foi eleito). Desempregado, o ex-zelador se irrita com a pergunta e, emocionado, dá uma lição de moral no advogado de Lula.
- Você não sabe o que é uma pessoa tá desempregada, passando por uma dificuldade terrível! Fui envolvido numa situação que não tenho culpa nenhuma... Perdi meu emprego, perdi minha moradia. E você vem querer me acusar? Falar alguma coisa contra mim? Quem é você para falar? Você nunca passou por isso... Posso falar quem vocês são? Vocês são um bando de lixo! Lixo! O que vocês fizeram com nosso País...
Testemunha complica Lula no triplex
Brasil 16.12.16 18:33
Rosivaine Soares Cândido, ex-funcionária da Talento Engenharia, diz a Sérgio Moro que a reforma do triplex do Guarujá tinha um cliente específico. Ela derruba a tese de que a OAS reformou o apartamento para vendê-lo.
"Não é fácil colocar um elevador dentro de um apartamento", disse. Ela também narra a vistoria feita por Marisa Letícia e Fábio Lula da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA