Pular para o conteúdo principal

TERCEIRA EDIÇÃO DE 19-10-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
OPERAÇÃO LAVA JATO
EDUARDO CUNHA É PRESO PREVENTIVAMENTE A MANDO DE SÉRGIO MORO
CUNHA FOI PRESO EM BRASÍLIA E SERÁ LEVADO PARA A PF EM CURITIBA
Publicado: quarta-feira, 19 de outubro de 2016 às 13:43 - Atualizado às 14:11
Redação
O deputado federal cassado Eduardo Cunha foi preso preventivamente nesta quarta-feira (19) pela Polícia Federal. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, determinou a prisão preventiva do peemedebista.
Cunha foi preso em Brasília, na Asa Sul, próximo ao apartamento funcional. A prisão preventiva é por tempo indeterminado. Para justificar o pedido de prisão, o Ministério Público Federal afirmou que, em liberdade, Cunha representa risco à instrução do processo e à ordem pública. Há ainda, segundo os procuradores, risco de fuga.
Segundo a PF, Cunha está a caminho do hangar da PF no aeroporto de Brasília para embarque a Curitiba, onde se concentram as investigações da operação.
A previsão de chegada do ex-deputado na capital paranaense é entre 17h e 18h.
O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Moro então retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no STF contra Cunha.
Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Na segunda-feira (17), Moro intimou Cunha e deu 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.
Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte. O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

NO O ANTAGONISTA
Minha família, não
Brasil Quarta-feira,19.10.16 15:34
Os poucos amigos de Eduardo Cunha apostam que ele delata se "a família for envolvida".
Nos últimos dias, quando comentavam com ele a possibilidade de a mulher e/ou a filha serem presas, o deputado cassado chegava a chorar.
Preparem-se, políticos de todos os grandes partidos
Brasil 19.10.16 14:58
A prisão de Eduardo Cunha também abre uma avenida para a Lava Jato.
O Antagonista acredita que Cunha não vai demorar para tentar um acordo de delação premiada.
Se as ameaças de Cunha não forem blefe, preparem-se, políticos de todos os grandes partidos.
Portas em automático
Brasil 19.10.16 15:00
Eduardo Cunha embarcando, de terno e gravata:

Prisão de Cunha desmoraliza de vez as mentiras do PT
Brasil 19.10.16 14:51
A prisão de Eduardo Cunha, embora comemorada pelos petistas, desmoraliza de vez a mentira de que a Lava Jato age seletivamente contra o PT e "persegue" Lula e o seu "projeto político".
Eduardo Cunha era apontado pelo PT como o principal responsável pelo impeachment de Dilma Rousseff; Eduardo Cunha pertence ao PMDB, o partido do "golpista" Michel Temer.
Cunha perdeu.
O PT perdeu.
Lula perdeu.
Vai ter muito mais prisão
Brasil 19.10.16 14:45
Alberto Fraga, há pouco, da tribuna da Câmara:
"Hoje foi o Cunha, mas amanhã pode ser o Lula. E espero que essa tribuna não seja usada para show de pirotecnia. Vai ter muito mais prisão do lado de lá do que do lado de cá."
JUSTIÇA BLOQUEIA R$ 220 MILHÕES DE CUNHA
Brasil 19.10.16 14:28
A força-tarefa do MPF em Curitiba também promoveu ação de improbidade administrativa contra Eduardo Cunha e os demais envolvidos no caso de Benin. Todos são responsáveis solidários na restituição que deverá ser feita aos cofres públicos.
O juízo da 6.ª Vara Federal de Curitiba determinou a indisponibilidade de bens de Eduardo Cunha em valor superior a R$ 220,6 milhões.
MORO: CUNHA É UM CRIMINOSO SERIAL
Brasil 19.10.16 14:12
Ao explicar o risco existente para a instrução dos processos, Sérgio Moro ressaltou o "caráter serial" dos crimes de Eduardo Cunha, caracterizando o risco à ordem pública.
"Além da ação penal referente a propinas pagas pela compra do campo de Benin, no momento que teve seu mandato cassado, Eduardo Cunha já respondia a outro processo no STF por corrupção e lavagem de dinheiro em fatos relacionados à aquisição de navios-sonda da Petrobras. O ex-parlamentar federal figura em diversas outras investigações relacionadas a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o que indica que a sua liberdade constitui risco à ordem pública, tendo em vista a reiteração delitiva num contexto de corrupção sistêmica."
A ALEMANHA VEM AÍ, PT
Brasil 19.10.16 13:52
Os petistas comemoram a prisão de Eduardo Cunha como se fosse a conquista da Copa do Mundo.
A Alemanha vem aí, PT.

NO BLOG DO JOSIAS
Cunha esperava ser preso e teme rigor de Moro
Josias de Souza
Quarta-feira,19/10/2016 14:31
Em conversa com um deputado peemedebista, Eduardo Cunha disse na noite de terça-feira (18) que esperava ser preso a qualquer momento. Passou a trabalhar com a hipótese de ser detido depois que um dos processos que protagoniza chegou às mãos de Sergio Moro. Seus temores confirmaram-se nesta quarta-feira. Nas palavras do ex-mandachuva da Câmara, o juiz da Lava Jato não perderia a “oportunidade” de colocá-lo atrás das grades.
Cunha disse ao correligionário do PMDB que receia ser tratado por Moro de forma draconiana. Comparou a sua situação à do ex-vice-presidente da Câmara, André Vargas. Cassado pela Câmara depois de ter sido pilhado mantendo relações monetárias com o doleiro Alberto Youssef, o ex-petista Vargas também migrou do foro privilegiado do STF para a primeira instância do Judiciário.
Preso por ordem de Moro, arrostou uma primeira condenação por corrupção e lavagem de dinheiro. Pegou 14 anos de prisão, em regime inicialmente fechado. E não saiu mais da cadeia. Cunha revela-se conformado quanto à perspectiva de ser sentenciado na Lava Jato. Avalia que sua pena será bem mais severa do que foi imposta a Vargas, superior a 20 anos.
Cunha desenvolve um raciocínio político. Acha que os procuradores da Lava Jato e Sergio Moro utilizarão o seu processo para desmontar a tese petista segundo a qual a Lava Jato persegue o PT. Durante a conversa da noite de terça-feira, o agora prisioneiro da Polícia Federal não disse palavra sobre a hipótese de tornar-se um delator.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)