TERCEIRA EDIÇÃO DE 19-10-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
OPERAÇÃO LAVA JATO
EDUARDO CUNHA É PRESO PREVENTIVAMENTE A MANDO DE SÉRGIO MORO
CUNHA FOI PRESO EM BRASÍLIA E SERÁ LEVADO PARA A PF EM CURITIBA
Publicado: quarta-feira, 19 de outubro de 2016 às 13:43 - Atualizado às 14:11
Redação
O deputado federal cassado Eduardo Cunha foi preso preventivamente nesta quarta-feira (19) pela Polícia Federal. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, determinou a prisão preventiva do peemedebista.
Cunha foi preso em Brasília, na Asa Sul, próximo ao apartamento funcional. A prisão preventiva é por tempo indeterminado. Para justificar o pedido de prisão, o Ministério Público Federal afirmou que, em liberdade, Cunha representa risco à instrução do processo e à ordem pública. Há ainda, segundo os procuradores, risco de fuga.
Segundo a PF, Cunha está a caminho do hangar da PF no aeroporto de Brasília para embarque a Curitiba, onde se concentram as investigações da operação.
A previsão de chegada do ex-deputado na capital paranaense é entre 17h e 18h.
O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). Moro então retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no STF contra Cunha.
Cunha é acusado de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Na segunda-feira (17), Moro intimou Cunha e deu 10 dias para que os advogados protocolassem defesa prévia.
Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte. O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

NO O ANTAGONISTA
Minha família, não
Brasil Quarta-feira,19.10.16 15:34
Os poucos amigos de Eduardo Cunha apostam que ele delata se "a família for envolvida".
Nos últimos dias, quando comentavam com ele a possibilidade de a mulher e/ou a filha serem presas, o deputado cassado chegava a chorar.
Preparem-se, políticos de todos os grandes partidos
Brasil 19.10.16 14:58
A prisão de Eduardo Cunha também abre uma avenida para a Lava Jato.
O Antagonista acredita que Cunha não vai demorar para tentar um acordo de delação premiada.
Se as ameaças de Cunha não forem blefe, preparem-se, políticos de todos os grandes partidos.
Portas em automático
Brasil 19.10.16 15:00
Eduardo Cunha embarcando, de terno e gravata:

Prisão de Cunha desmoraliza de vez as mentiras do PT
Brasil 19.10.16 14:51
A prisão de Eduardo Cunha, embora comemorada pelos petistas, desmoraliza de vez a mentira de que a Lava Jato age seletivamente contra o PT e "persegue" Lula e o seu "projeto político".
Eduardo Cunha era apontado pelo PT como o principal responsável pelo impeachment de Dilma Rousseff; Eduardo Cunha pertence ao PMDB, o partido do "golpista" Michel Temer.
Cunha perdeu.
O PT perdeu.
Lula perdeu.
Vai ter muito mais prisão
Brasil 19.10.16 14:45
Alberto Fraga, há pouco, da tribuna da Câmara:
"Hoje foi o Cunha, mas amanhã pode ser o Lula. E espero que essa tribuna não seja usada para show de pirotecnia. Vai ter muito mais prisão do lado de lá do que do lado de cá."
JUSTIÇA BLOQUEIA R$ 220 MILHÕES DE CUNHA
Brasil 19.10.16 14:28
A força-tarefa do MPF em Curitiba também promoveu ação de improbidade administrativa contra Eduardo Cunha e os demais envolvidos no caso de Benin. Todos são responsáveis solidários na restituição que deverá ser feita aos cofres públicos.
O juízo da 6.ª Vara Federal de Curitiba determinou a indisponibilidade de bens de Eduardo Cunha em valor superior a R$ 220,6 milhões.
MORO: CUNHA É UM CRIMINOSO SERIAL
Brasil 19.10.16 14:12
Ao explicar o risco existente para a instrução dos processos, Sérgio Moro ressaltou o "caráter serial" dos crimes de Eduardo Cunha, caracterizando o risco à ordem pública.
"Além da ação penal referente a propinas pagas pela compra do campo de Benin, no momento que teve seu mandato cassado, Eduardo Cunha já respondia a outro processo no STF por corrupção e lavagem de dinheiro em fatos relacionados à aquisição de navios-sonda da Petrobras. O ex-parlamentar federal figura em diversas outras investigações relacionadas a crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o que indica que a sua liberdade constitui risco à ordem pública, tendo em vista a reiteração delitiva num contexto de corrupção sistêmica."
A ALEMANHA VEM AÍ, PT
Brasil 19.10.16 13:52
Os petistas comemoram a prisão de Eduardo Cunha como se fosse a conquista da Copa do Mundo.
A Alemanha vem aí, PT.

NO BLOG DO JOSIAS
Cunha esperava ser preso e teme rigor de Moro
Josias de Souza
Quarta-feira,19/10/2016 14:31
Em conversa com um deputado peemedebista, Eduardo Cunha disse na noite de terça-feira (18) que esperava ser preso a qualquer momento. Passou a trabalhar com a hipótese de ser detido depois que um dos processos que protagoniza chegou às mãos de Sergio Moro. Seus temores confirmaram-se nesta quarta-feira. Nas palavras do ex-mandachuva da Câmara, o juiz da Lava Jato não perderia a “oportunidade” de colocá-lo atrás das grades.
Cunha disse ao correligionário do PMDB que receia ser tratado por Moro de forma draconiana. Comparou a sua situação à do ex-vice-presidente da Câmara, André Vargas. Cassado pela Câmara depois de ter sido pilhado mantendo relações monetárias com o doleiro Alberto Youssef, o ex-petista Vargas também migrou do foro privilegiado do STF para a primeira instância do Judiciário.
Preso por ordem de Moro, arrostou uma primeira condenação por corrupção e lavagem de dinheiro. Pegou 14 anos de prisão, em regime inicialmente fechado. E não saiu mais da cadeia. Cunha revela-se conformado quanto à perspectiva de ser sentenciado na Lava Jato. Avalia que sua pena será bem mais severa do que foi imposta a Vargas, superior a 20 anos.
Cunha desenvolve um raciocínio político. Acha que os procuradores da Lava Jato e Sergio Moro utilizarão o seu processo para desmontar a tese petista segundo a qual a Lava Jato persegue o PT. Durante a conversa da noite de terça-feira, o agora prisioneiro da Polícia Federal não disse palavra sobre a hipótese de tornar-se um delator.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA