SEGUNDA EDIÇÃO DE 26-8-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DA MÔNICA BERGAMO
Negociação entre Odebrecht e MPF na Lava Jato passa por tensão
Sexta-feira, 26/08/2016 02h00 - Atualizado às 04h03
A negociação entre a Odebrecht e o Ministério Público Federal também passa por turbulências.
VOZ DE COMANDO
De acordo com pessoa próxima das tratativas, volta e meia procuradores ameaçam interromper as conversas. Argumentam que a empreiteira não está contando tudo o que sabe.
PRECEDENTE
Odebrecht e OAS sempre foram tidas como capazes de fazer as delações das delações, com potencial de implodir parte do sistema de poder no Brasil ao atingir governos, legislativos, setores do Judiciário e até do Ministério Público em todo o País. A da OAS foi interrompida nesta semana por Rodrigo Janot, por tempo indeterminado.
AGORA VAI
Há uma crença no meio jurídico, porém, de que, justamente por ter paralisado as conversas com a OAS sob o polêmico argumento de que houve quebra de confiança com a empreiteira por conta de vazamentos da negociação, o que vinha ocorrendo de forma generalizada em todas as outras delações, a da Odebrecht teria que obrigatoriamente seguir adiante.
ENGAVETADOR
O Ministério Público Federal, nesta análise, não teria condições de enterrar as duas maiores delações já encaminhadas no País, sob risco de ser acusado de engavetar as tratativas justamente no momento em que elas chegavam ao centro do poder, atingindo quase todos os partidos políticos.
(...)

NA COLUNA DO REINALDO AZEVEDO
Para tentar preservar os porões do MP, Janot dá uma ajuda à bandidagem
26/08/2016 02h00
Começo a minha coluna com uma saudação de rigor: "Tchau, Dilma!". Ou, para lembrar a governanta: "Às vezes, quem está na chuva não quer estar na chuva."
Agora ao Brasil do futuro.
Desde que li o poemeto "Anedota Búlgara", de Carlos Drummond de Andrade, não tomo os defensores de borboletas como expressão do bem absoluto, embora, em si, protegê-las me pareça uma boa ideia. Nem todos conhecem ou se lembram. É assim:
"Era uma vez um czar naturalista/que caçava homens./ Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e andorinhas,/ficou muito espantado/e achou uma barbaridade."
Pegou fogo nesta semana e veio à superfície um embate antes subterrâneo envolvendo a Lava Jato. Há coisas que estão completamente fora do lugar – e minha crítica não é nova.
Um vazamento sobre as tratativas para a delação de Léo Pinheiro acendeu o sinal vermelho em vários setores do Judiciário. A "Veja" revelou que o nome do ministro Dias Toffoli, do Supremo, integrava um anexo oficioso que circulava lá pelo Ministério Público Federal. Não especulo sobre as fontes da revista. À imprensa não cabe guardar segredos, mas revelá-los. E segue sendo uma obrigação do poder público apurar os vazamentos. Cada um no seu quadrado. Se há porões no MPF – e, pelo visto, há –, a revista presta um serviço ao revelá-lo.
Nas democracias, se cada um cumprir o seu papel, as coisas avançam.
A aposta quase unânime é a de que o vazamento partiu do próprio MPF, o que Rodrigo Janot nega. De forma inexplicável, o homem pôs fim à delação de Léo Pinheiro, como se o vazamento do que ele assegura não existir (???) interessasse ao ex-chefão da OAS. Ora, a consequência prova que não.
Restou em muitos setores do meio jurídico a seguinte constatação: "Ai de quem discordar dos comandantes da Lava Jato! Terá a reputação maculada". Toffoli deu ao menos dois votos que não agradaram à força-tarefa. Ministros do Supremo lidam com a informação de que há uma espécie de esforço concentrado para fazer a Lava Jato chegar como um tsunami à Corte.
E como Rodrigo Janot respondeu à coisa? Pôs fim à delação de Léo Pinheiro. Ora, mantida a decisão, o empreiteiro levará para a lápide fria as informações que seriam certamente do interesse do País. A esta altura, há figurões rezando para que as coisas assim permaneçam, não é mesmo, Lula? A delação dos diretores da Odebrecht está em andamento. E se alguém que se sabe na mira resolver se antecipar e "vazar" sucessos de verões passados? Suspende-se também essa?
Qual é o ponto? O meritório trabalho do Ministério Público Federal e da PF, que está criando condições para um Brasil melhor do que aquele que teríamos sem ele, está sendo assediado pelo espírito de Savonarola que toma algumas lideranças. Pesquisem a respeito. O homem não era mau. Ele só não sabia distinguir Dante ou Botticelli de sabotadores da fé. Mandava tudo para a fogueira das vaidades.
Não temos Dantes e Botticellis dando sopa por aí. Mas nem todo mundo que discorda de alguns métodos dos bravos rapazes do MP, ou de suas propostas, são defensores da corrupção. Entre as tais 10 medidas, há a defesa de provas colhidas ilicitamente, "desde que de "boa fé". Hein? A "boa fé" de Robespierre era a guilhotina. A de Savonarola, a fogueira.
O ministro Gilmar Mendes chamou a proposta de "coisa de cretinos". E de cretinos contraproducentes, acrescento, que sempre conseguem o oposto do que almejam com a sua estupidez purificadora.
Ou não é isso que teremos se Léo Pinheiro levar seus segredos para o Além?

NO DIÁRIO DO PODER
COMEÇAR SEM ELES
Carlos Chagas
26-8-2016
Magalhães Pinto era presidente do Senado Federal, quando o regime militar já havia perdido o frágil apoio que recebera da opinião pública em 1964. De repente, os generais foram surpreendidos pelo fenômeno da fadiga dos metais. “Um avião ficou anos transportando passageiros de uma cidade para outra sem o menor acidente ou dificuldade técnica. Só que um dia explodiu. Não houve erro do piloto, nem tempestade, sequer gasolina adulterada ou sabotagem. Simplesmente, explodiu. A causa foi afinal detectada: fadiga dos metais, que se recusaram, não aguentaram mais voar.”
Isso aconteceu com a ditadura que nos assolava, hoje acontece com o sistema de governo estabelecido desde a ascensão do PT ao governo. O clímax da exaustão do regime chegou em meio ao processo de impeachment de Dilma Rousseff. A performance do modelo incinerado por Madame chegou ao limite, ontem, 25, quando seus últimos defensores, encenando uma pantomima sem graça, sustentaram que o Senado não tinha moral para julgá-la, nem o Supremo Tribunal Federal, muito menos as instituições pelas quais somos regidos. Explodiram a ex-presidente e junto com ela tudo o que restou da aventura da Nova República. Nem se fala do papelão das três senadoras e do senador que compunham o quarteto funerário. Foram apenas os coveiros, mostrando até onde pode ir a ignorância humana.
Gleisi, Vanessa, Fátima e Lindberg, acolitados por mais um monte de obstinados, conseguiram botar o País em frangalhos, com a colaboração de seus adversários. Por quase três horas impediram o desenvolvimento de um processo constitucional que poderia encerrar uma sequela banal.
Entre procrastinações e agressões, contribuíram para demonstrar à população que tudo deve começar de novo. Mesmo sem eles, seus partidos políticos, suas leis, seus poderes e até seus eleitores.
Dilma já estava condenada, semanas atrás. A sentença sairá em alguns dias, caso o processo no Senado se estenda mais um pouco. Como recomeçar parece cada dia mais difícil...

NO O ANTAGONISTA
Brasil 26.08.16 10:30
O Antagonista ouviu de mais de um jurista que é impossível anular o processo de impeachment em razão da participação de Júlio Marcelo, como testemunha, na comissão especial...
Brasil 26.08.16 09:59
Janaína Paschoal respondeu imediatamente ao pedido de Gleisi de desqualificar o ex-auditor do TCU Antônio Carlos Costa D'avila Carvalho como testemunha do impeachment...
Brasil 26.08.16 09:54
Gleisi Hoffmann começou o dia aos berros, pedindo a desqualificação de outra testemunha da acusação: Antônio Carlos Costa D'avila Carvalho, ex-auditor fiscal do TCU...
Brasil 26.08.16 08:18
Só há uma forma de Ricardo Lewandowski dissipar a desconfiança de que combinou com JEC retirar de Júlio Marcelo de Oliveira a condição de testemunha: fazendo o mesmo com as testemunhas de defesa de Dilma Rousseff.
Brasil 26.08.16 10:26
A petista fez um discurso aparentemente indignado contra insinuações de que teria aliciado testemunhas, ao convocar Esther Dweck — que vai trabalhar no gabinete da senadora e foi funcionária da Casa Civil...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA