PRIMEIRA EDIÇÃO DE 09-7-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
09 DE JULHO DE 2016
Na farra do “aparelhamento” a Agência Nacional do Cinema (Ancine) desde 2005, o PCdoB distribui cargos para membros do comitê central do partido e, claro, para parentes. Caso do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que emplacou cunhada na Ancine. Conhecido por usar cartão corporativo para gastar sem piedade dinheiro público, pagando até tapioca, Silva foi medíocre ministro do Esporte, no governo Lula.
Antes da Ancine, Renata Petta, cunhada de Orlando Silva, passou uma temporada atuando em entidades estudantis controladas pelo PCdoB.
O Planalto soube que um irmão do ex-ministro Aldo Rebelo, Apolinário, também do PCdoB, tem cargo na assessoria parlamentar da Ancine.
Ex-primeira-dama de Aracaju com marido filiado ao PCdoB, Indira Amaral foi superintendente e, depois, assessora da diretoria da Ancine.
Agarrado à presidência da Ancine há 11 anos, Manoel Rangel Neto foi ardoroso defensor de Dilma, e subiu em palanques contra o “golpe”.
O presidente Michel Temer editou 14 medidas provisórias desde que assumiu o Planalto, dia 12 de maio. Lula editou 414 MPs e Dilma, 205. O ritmo acelerado das MPs (uma a cada quatro dias) é bem maior que a média de Dilma (uma a cada nove dias), e de Lula (uma por semana), mas com uma importante diferença: pelo menos até agora, as MPs editadas por Temer atendem a pré-requisitos de urgência e relevância.
Foi através de MP que Temer reduziu o número de cargos no governo e através de outra que destinou R$ 2,9 bilhões para o Rio de Janeiro.
Dilma editou medida provisória na véspera de Natal do ano passado para liberar o uso do superávit de 2014 para quitar suas pedaladas.
Em 2007, Lula editou MP para criar a TV Brasil, que nem audiência tem. Segundo Pedro Simon, o único propósito era “divulgar São Lula”.
O ex-presidente Lula desembarcou em Brasília nesta semana após Michel Temer falar em necessidade de medidas duras. Lula não parece esperançoso em salvar Dilma, mas construir forte oposição a Temer.
Sem querer querendo, Rogério Rosso (PSD-DF) procura deputados do PSDB e DEM para apoiá-lo na eleição para Presidente da Câmara. Os partidos resistem por considerá-lo “homem de Eduardo Cunha”.
Projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) cria o regime de Performance Bond, nos contratos de obras com a União. O objetivo é quebrar a interlocução direta entre empreiteiras e agentes públicos.
Nesta semana, índios das tribos Pataxó e Tupinambá apareceram na Câmara para reivindicar a demarcação de terras no sul da Bahia. De oito índios, sete eram caciques. Na Câmara, claro, pareciam à vontade.
Após exonerar todos os funcionários do seu gabinete, o deputado Victório Galli (PSC-MT) decidiu recontratá-los. Mas comissionados só podem ser contratados novamente após 90 dias de afastamento.
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça gaúcho aceitou denúncia contra o prefeito de Sertão, Marcelo D´Agostini. Ele vai responder pelo sumiço de R$ 542,83 em benefício da sogra, Mafalda Bacchi.
Em conversas reservadas, líderes petistas acreditam que a renúncia de Eduardo Cunha à presidência da Câmara fortalece o impeachment. Cai por terra o discurso falacioso de “golpe”.
Até senadores aliados de Dilma Rousseff dizem que “nem mesmo os petistas acreditam nessa história de golpe”. Eles preferem usar o caso de forma marqueteira acusa um dos senadores da comissão.
...dirigir sem ligar o farol rende multa ao cidadão, mas deixar rodovias esburacadas e sem sinalização não rende um só centavo de multa às autoridades.

NO DIÁRIO DO PODER
OPERAÇÃO CUSTO BRASIL
JANOT REBATE SENADO E DIZ QUE APARTAMENTO DE GLEISI NÃO É BUNKER
JANOT DEFENDE BUSCA E APREENSÃO EM APARTAMENTO DA SENADORA
Publicado: 08 de julho de 2016 às 14:23 - Atualizado às 21:20
O Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, apresentou ontem (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um documento no qual pede que seja negada a continuidade de uma ação protocolada na Corte pelo Senado Federal.
No mês passado, o Senado recorreu ao Supremo para anular mandados de busca e apreensão cumpridos no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante a Operação Custo Brasil. O ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, que é marido da senadora, foi preso durante a ação, um desmembramento da Operação Lava Jato.
Os advogados do Senado sustentaram que o juízo da 6ª Vara Federal de São Paulo, que é responsável pela Custo Brasil, não poderia ter determinado o cumprimento dos mandados na residência funcional da senadora, por se tratar de uma extensão das dependências do Senado, cuja atribuição seria da Corte Suprema.
Ao rebater os argumentos colocados pela advocacia do Senado, Janot diz que a senadora Gleisi não foi atingida pelas ações e que a imunidade parlamentar dela não pode ser estendida ao cônjuge: “Ainda que o endereço no qual realizada a diligência tenha sido identificado como sendo de propriedade da União e afetado à residência de Senadora da República, isso em nada muda o quadro, tendo em conta não ter sido a Senadora alcançada pela decisão reclamada", diz trecho do documento entregue nesta quinta-feria.
Janot diz ainda que o imóvel funcional não pode servir de bunker. “Não poderia servir o local, por ser imóvel cedido para uso funcional de sua esposa, como um verdadeiro bunker imune a ações de busca autorizadas pelo juiz”, disse Janot.
Sobre a alegação de que teria havido usurpação da competência do Supremo, Janot lembra que quem tem foro privilegiado é a senadora e não o investigado, Paulo Bernardo. “Não há dúvida, contudo, de que o procedimento em curso perante o juízo reclamado, bem como as diligências nele determinadas, dizem respeito exclusivamente a Paulo Bernardo Silva, que não possui prerrogativa de foro”, diz o texto.
Para o procurador-geral Janot, a Mesa do Senado nem poderia ter apresentado a ação ao STF. Ele finaliza o texto pedindo que o andamento da ação no Supremo seja negado e que, caso seja aceita, que os pedidos do Senado sejam rejeitados pelo ministro relator, Dias Toffoli. (ABr)

RINDO À TOA
MINISTRO DO STJ LIBERTA CACHOEIRA, CAVENDISH E ASSAD
MINISTRO NEFI CORDEIRO CONCEDEU 'HC' A CACHOEIRA E O ESTENDEU
Publicado: 08 de julho de 2016 às 21:29 - Atualizado às 22:21
O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar autorizando o bicheiro Carlinhos Cachoeira a deixar o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro, e ir para casa.
Por tabela, Cordeiro soltou os empresários Fernando Cavendish, Adir Assad e outros dois presos na operação Saqueador deflagrada pela Polícia Federal na semana passada por entender que a base para a prisão deles era a mesma do bicheiro.
A decisão ficou a cargo de Cordeiro porque a ministra de plantão, Laurita Vaz, se declarou impedida e passou o caso para o ministro mais antigo que estivesse em Brasília.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região chegou a conceder prisão domiciliar aos presos, mas como não havia tornozeleira eletrônica a decisão foi revista.

EMPRÉSTIMOS ILEGAIS
PROCURADORES DIZEM QUE PEDALADA NO BNDES NÃO É CRIME
ARGUMENTO REFORÇA DEFESA DE DILMA NO PROCESSO DE IMPEACHMENT
Publicado: 08 de julho de 2016 às 17:41
Redação
A Procuradoria da República no Distrito Federal entendeu que os atrasos em repasses do Tesouro Nacional para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das “pedaladas” do governo Dilma Rousseff, não foram empréstimos ilegais. A conclusão consta de despacho do procurador Ivan Marx, no qual ele arquiva procedimento aberto para apurar se houve crime de integrantes da equipe econômica nessas operações específicas. 
O procurador ainda vai se manifestar sobre outras manobras atribuídas à gestão da petista, inclusive os atrasos na transferência de recursos do Plano Safra para o Banco do Brasil – um dos fundamentos formais do processo do impeachment. Ele adianta que, nesse caso, sua posição deve ser a mesma. “Foi muito similar (a prática) e, possivelmente, eu vá dizer que não existe (crime).”
Os argumentos do parecer coincidem com os apresentados pela defesa da presidente afastada na Comissão do Impeachment e devem reforçar o discurso dos que apoiam a permanência dela no cargo. Recentemente, peritos nomeados pelo Senado concluíram também que Dilma não teve participação direta ao autorizar as pedaladas, embora tenha assinado decretos de suplementação orçamentária supostamente ilegais.
Ivan Marx lamentou que o Ministério Público Federal (MPF) não tenha sido ouvido no processo de impeachment. “Quem tem atribuição de dizer se determinada prática é crime ou improbidade é o MPF. É o único ator que não foi chamado a depor na comissão.”
As pedaladas foram atrasos no repasse de recursos para bancos públicos bancarem obrigações do governo com programas sociais e empréstimos subsidiados. Com isso, os saldos das contas desses programas ficaram negativos nas instituições, que tiveram que cobrir os gastos com o dinheiro depositado pelos correntistas. Para o Tribunal de Contas da União (TCU), esses atrasos configuraram empréstimos ilegais entre os bancos e seu controlador, a União, porque não foram autorizados pelo Legislativo.
Ao retardar os pagamentos, o governo também indicava que suas despesas naqueles períodos eram menores, produzindo um resultado fiscal artificial.
O BNDES é o gestor do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que empresta dinheiro a grandes empresas a juros mais baixos que os de mercado. A diferença entre as taxas é coberta pelo Tesouro, que não fazia os repasses conforme pactuado.
Para Ivan Marx, não houve crime nesse caso porque a manobra do governo não se enquadra precisamente no conceito de operação de crédito previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. “O conceito legal não pode ser ampliado em respeito ao princípio da legalidade estrita. Além disso, o direito penal é indene de dúvidas de que resulta vedada a analogia prejudicial ao réu”, alegou.
O procurador argumenta que houve “um simples inadimplemento contratual, quando o pagamento não ocorre na data devida”. “Entender de modo diverso transformaria qualquer relação obrigacional da União em operação de crédito, dependente de autorização legal, de modo que o sistema resultaria engessado. E essa, obviamente, não era a intenção da Lei de Responsabilidade Fiscal”, argumenta.
Ivan Marx sustenta que, embora as pedaladas do BNDES não sejam crime, elas serviram ao propósito do governo de maquiar o resultado fiscal, o que configura improbidade administrativa, um tipo de delito civil. As autoridades responsáveis devem, portanto, responder a ação a respeito.
Nos próximos dias, Ivan Marx decidirá se arquiva ou apresenta denúncia criminal contra integrantes da equipe econômica de Dilma sobre as pedaladas do Plano Safra; dívidas no pagamento de tarifas e taxas à Caixa Econômica Federal; e procedimento indevido do Ministério das Cidades ao registrar em restos a pagar dívidas referentes ao Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Nesses três casos, o TCU viu ilegalidades. (AE)

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
08/07/2016 ÀS 22:02

08/07/2016 ÀS 20:08

08/07/2016 ÀS 18:49


NO O ANTAGONISTA
Brasil 09.07.16 09:53
Michel Temer pretende fechar um acordo de leniência com as agências de publicidade FCB e Borghi Lowe, de acordo com a Folha de S. Paulo.
As agências foram acusadas de pagamento de propina para conseguir contratos na Petrobras, Caixa Econômica Federal e no Ministério da Saúde...
Brasil 09.07.16 09:12
Jean Wyllys "está cogitando se candidatar" a presidente da Câmara, segundo Lauro Jardim. Luiza Erundina "é outro nome possível".
Volte, Cunha!
Brasil 09.07.16 09:00
O Brasil aboliu a prisão.
Os três últimos presos da operação Boca Livre - Antônio Carlos Bellini e seus dois filhos, Felipe e Bruno Amorim - ganharam habeas corpus do desembargador Nino Toldo, do TRF de São Paulo...
Brasil 09.07.16 08:58
A Rede Seg é um caso ainda mais flagrante do que a Focal e a VTPB.
A IstoÉ informa que, “abastecida com R$ 6,15 milhões da campanha de Dilma, a gráfica sequer entregou ao TSE cópias ou originais do livro contábil, porque ele simplesmente não existe...
Brasil 09.07.16 08:28
A VTPB, velha conhecida dos leitores deste site, está ainda mais encrencada do que a Focal.
Seu proprietário, Beckembauer Rivelino, sempre alegou que sua empresa terceirizava o trabalho de impressão do material de campanha de Dilma Rousseff...
Brasil 09.07.16 08:14
A VTPB, a Focal e a Red Seg, vistoriadas pelo TSE, “não apresentaram notas fiscais, comprovantes de pagamento, ordens de serviço, contratos trabalhistas ou de subcontratação de terceiros, além de extratos de transferências bancárias que justificassem as atividades exercidas para a campanha de Dilma...
Brasil 09.07.16 08:01
A reportagem de capa da IstoÉ demole Dilma Rousseff.
Ela mostra que as gráficas denunciadas em O Antagonista - em particular, VTPB, Focal e Seg - foram usadas pela campanha de 2014 para lavar dinheiro...
Brasil 09.07.16 07:56
Carlos Cortegoso, o "Garçom do Lula", não gosta de ser chamado de "Garçom do Lula".
A IstoÉ perguntou-lhe:
"Como o sr. era garçom do Lula e conseguiu ficar milionário?"...
Brasil 09.07.16 07:55
Os leitores de O Antagonista conhecem Carlão Cortegoso.
Ele é dono da Focal, a gráfica petista investigada pelo TSE. Ele é dono também da CRLS, investigada pela Lava Jato...
Brasil 09.07.16 07:47
Alexandre de Moraes explicou à IstoÉ porque houve uma explosão de crimes no Brasil...
Brasil 09.07.16 07:41
O Brasil é o buraco mais violento do mundo.
Se Alexandre de Moraes conseguir realizar seu plano de policiar as fronteiras, isso finalmente poderá mudar...
Brasil 09.07.16 07:25
Alexandre de Moraes foi entrevistado pela IstoÉ.
Ele disse que, na semana que vem, o governo vai editar uma Medida Provisória para decuplicar a Força Nacional, aumentando seu efetivo de 1.500 policiais para 15.000 policiais...
Brasil 09.07.16 07:13
Michel Temer abrirá auditoria sobre o Porto de Mariel, em Cuba, construído pela Odebrecht...
Brasil 09.07.16 07:05
A Folha de S. Paulo também debochou de Ricardo Lewandowski, dedicando um editorial à iniciativa de seu secretário de mandar investigar o boneco inflado Petrolowski...
Uma senhora cumprimentou Ricardo Lewandowski num restaurante e, em seguida, debochou dele, dizendo:
"Parabéns por ter aumentado seus próprios benefícios"...
Brasil 09.07.16 06:40
Michel Temer sugeriu que as empresas contratem brasileiros que estudaram no exterior, porque eles “talvez venham bem formados”...
Brasil 09.07.16 05:43
A Veja continua sendo indispensável.
Nesta semana, a revista revelou os seguintes fatos...
Brasil 08.07.16 21:20
Um leitor antagonista flagrou Romero Jucá no Renaissance, de São Paulo. O senador e ex-ministro marcou uma massagem de reflexologia, amanhã, às 10h30, por 250 reais. A diária custa 871 reais.
Brasília está muito estressante.

Brasil 08.07.16 20:41
Lula recorreu à AGU para tentar obter assistência jurídica na ação em que é acusado de rebatizar o campo petrolífero de Tupi para promoção pessoal e do PT.
Em parecer, obtido com exclusividade por O Antagonista...
Brasil 08.07.16 20:29
Michel Temer poderia ter aproveitado seu discurso na CNI para pedir à entidade que analise melhor o currículo - e a ficha policial - de seus indicados para o Carf, após a prisão de João Carlos de Figueiredo Neto...
Brasil 08.07.16 20:04
Ronaldo Fonseca, relator do caso de Eduardo Cunha na CCJ, negou o novo recurso do peemedebista, que pedia para que seu processo fosse devolvido ao Conselho de Ética...
Brasil 08.07.16 19:35
Lula é alvo de uma ação popular na 5a. Vara Federal de Porto Alegre, acusado de alterar o nome do campo petrolífero de Tupi para Campo Lula, com o objetivo de promoção pessoal...
Brasil 08.07.16 19:18
A propósito da candidatura da filha de Fernandinho Beira-Mar para vereadora de Duque de Caxias, o G1 mostrou ontem que dez políticos foram executados em municípios da Baixada Fluminense nos últimos nove meses...
Brasil 08.07.16 19:01
Dilma foi discursar num evento organizado por Guilherme Boulos. Falou por 21 minutos, cronometrados pelo Estadão, desacompanhada de ministros e assessores.
Brasil 08.07.16 18:23
A dentista Fernanda Costa, filha do megatraficante Fernandinho Beira-Mar, se filiou ao PP e é pré-candidata a vereadora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense...
Brasil 08.07.16 17:51
Ronan Maria Pinto foi soltou há pouco, após pagar fiança de R$ 1 milhão, informa o Estadão. Ele vai voltar a Santo André, onde é dono de jornal comprado com R$ 6 milhões recebidos de José Carlos Bumlai, o amigão do Lula...
Brasil 08.07.16 17:02
O G1 confirmou o que publicamos mais cedo: Fernando Henrique Cardoso "será internado no sábado para colocar marca-passo em um hospital em São Paulo"...
Brasil 08.07.16 16:46
Embora tenha considerado que não houve operação de crédito na pedalada com juros dos empréstimos do BNDES...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 23/11/2024 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 30/10/2024 - QUARTA-FEIRA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 3ª EDIÇÃO DE 05/9/2024 - QUINTA-FEIRA