PRIMEIRA EDIÇÃO DE 28-3-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
28 DE MARÇO DE 2016
Um dos sinais reveladores do declínio da Presidente Dilma no poder tem sido a aproximação dos chamados setores “de Estado” com a oposição. Representantes do Itamaraty, inconformados com a nova condição brasileira de “anão diplomático”, e a significativa interlocução com chefes militares, em geral muito discretos. Todos se mostram preocupados, mas concordam em um ponto: o governo Dilma acabou.
Um dos comandantes das três Forças pediu reunião urgente com o Líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP). Será nesta terça (29).
A inquietação dos comandantes militares reflete a Caserna, onde estão brasileiros indignados clamando por mudança como quaisquer outros.
Os chefes militares rejeitaram a idéia do Planalto de decretar “Estado de Defesa” para coibir e reprimir manifestações, como na Venezuela.
As discussões sobre o “Estado de Defesa”, cogitado por Dilma, foram reveladas a políticos da oposição nas conversas com chefes militares.
Se não for unânime a decisão da executiva nacional do PMDB de romper com o Governo, nesta terça (29), será por maioria acachapante. A avaliação é do Vice-Presidente do partido, Senador Romero Jucá (RR), que presidirá a reunião e, ao iniciar os trabalhos, irá franquear a palavra. “Quero ver quem vai ter a coragem de defender Dilma”, diz ele, um dos primeiros no PMDB a defender o impeachment da Presidente.
O PMDB deverá romper e entregar os cargos por decisão de ao menos 70% dos votos. “Quem ficar não representará o partido”, diz Jucá.
Romero Jucá tem esperança de que o Presidente do Senado, Renan Calheiros, que ainda resiste ao rompimento, mude de ideia.
Resistiam ao rompimento Renan Calheiros e o PMDB do Rio, que, após encontro com Michel Temer, decidiu aderir ao desembarque.
Curiosidade revelada pelas gravações, agora sob sigilo, entre as autoridades petistas: Dilma chega a chamar Lula de “Presidente”, mas Lula nunca chama a atual mandatária de Presidente. Ou “Presidenta”.
O Governo está apavorado com o depoimento de Renato Bayard, ex-Presidente da Construtora Odebrecht. Ele atuou diretamente pela Lei dos Portos. A filha dele, Julyana, deixou a diretoria da Embraport.
Lula vai manter agenda mais discreta. O cuidado é para não inflamar os ânimos da militância pró-impeachment. Quer evitar ainda falar sobre o Judiciário para não complicar sua vida no Supremo Tribunal Federal.
O Deputado Rubens Bueno (PPS-PR), atuante líder de oposição, diz que incluir a delação de Delcídio Amaral no processo de impeachment seria irrelevante: “O impeachment já está na cabeça do povo”.
O sumiço de Aécio Neves (PSDB-MG), após ser citado na delação de Delcídio, motivou o deputado Silvio Costa (PTdoB-PE): “tenho certeza que este silêncio não é dos inocentes”, diz o Vice-Líder do Governo.
Deve dar em nada a “investigação” sobre a conversa grampeada de Dilma e Lula. O extinto Gabinete de Segurança Institucional (GSI) instalou aparelhos criptografados, mas ela não usa. Só reclama deles.
Um dado preocupa o Palácio do Planalto. Levantamento do Governo mostra que, com o aumento da pressão popular, Dilma pode não ter nem mesmo 150 votos para derrubar o impeachment. E precisa de 171.
Ao se declarar suspeito para relatar o pedido de habeas corpus de Lula para assumir o cargo de Ministro da Casa Civil, o Ministro Luiz Edson Facchin (STF) praticamente se excluiu do julgamento do mérito.
... o slogan de campanha do deputado Tiririca deve mudar, em 2018: nesses tempos na política brasileira, pior que está sempre fica.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
27/03/2016 às 21:40 \ Opinião
Publicado no Globo
Percebi que, aos poucos, a luz está ficando mais suave. Daqui a pouco, a água esfria e entramos nas maravilhosas manhãs de abril e maio. O verão foi embora e quase não nos demos conta dele, ouvindo discursos da Dilma, vendo Lula fugir da Polícia e Eduardo Cunha mover-se como um velho dinossauro nos tapetes do Salão Verde. Ele nos trouxe uma sinistra novidade: o vírus zika surgido no bojo do crescimento das doenças causadas pelo aedes aegypti.


27/03/2016 às 20:45 \ Opinião
Publicado no Estadão
Mesmo diante das volumosas evidências de que o lulopetismo é autoritário por natureza, mesmo que abundem provas de que o chefão Luiz Inácio Lula da Silva e seus seguidores tramam à luz do dia contra as instituições republicanas; mesmo que seja clara a ânsia da tigrada de calar a Imprensa livre e favorecer o jornalismo companheiro a serviço do pensamento único, ainda assim há intelectuais – ao menos é assim que eles se identificam – que se dispõem a defender, em nome de um suposto espírito democrático, um governo e um partido cada vez mais identificados com tudo aquilo que ofende a Democracia e os padrões morais de uma sociedade civilizada.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 28-3-2016 ÀS 7:07

GERAL 6:04

GERAL 5:03

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 28/03/2016 04:52
Desde que o Governo Dilma começou a deslizar para o caos, o País espera por um sinal de que o fim está próximo. O desembarque do PMDB, nesta terça-feira (29), talvez fique, no resumo do ocaso da gestão petista, como uma apoteose às avessas da impotência que desgoverna o Brasil. Convém dizer “talvez” para não correr o risco de carbonizar a língua. A qualquer momento pode surgir uma antiapoteose mais marcante.
A crise se arrasta há tanto tempo que já existe uma coleção de episódios que poderiam funcionar como bons epílogos. Mas quando a coisa parece estar mal, tudo fica muito pior. No instante em que o Planalto assimila a notícia de que o Delcídio foi gravado tentando comprar o silêncio do delator Cerveró, vem a revelação de que o Senador também suaria o dedo.
Na hora em que as denúncias do ex-Líder do Governo ganham as manchetes, fica-se sabendo que o Mercadante foi gravado oferecendo vantagens a Delcídio para que travasse a língua. No momento em que o Ministro mais chegado à Presidente ofende a inteligência alheia com o lero-lero de que agira por razões humanitárias, a Presidente resolve dar um autogolpe, nomeando o Lula para a Casa Civil.
A plateia mal havia digerido a conversão do foro privilegiado em “desaforo privilegiado” e o Sérgio Moro enrolou na garganta de Lula as fitas do grampo em que o morubixaba petista soa fora de si, escancarando o que tem por dentro.
Ainda soava no noticiário o diálogo em que Dilma informa a Lula que está enviando pelo “Messias” o ato de nomeação —para ser usado “em caso de necessidade” — quando sobreveio a liminar do Gilmar Mendes. Nela, o Ministro do STF susta o salvo-conduto e devolve Lula à “República de Curitiba”. O Juiz Moro não teve nem tempo de saborear o retorno, já que o Teori Zavascki mandou silenciar os grampos até que o Supremo decida o que deve ser feito.
Assim tem sido a rotina de Dilma. Quando conserta a antena do Planalto, estoura a privada do Alvorada. Não passa dia sem que haja um novo problema. Como se não bastasse a divisão interna do PT e todo o resto, o PMDB anuncia que irá para a oposição nesta terça-feira, 29. O PP ameaça desembarcar na sequência. O PR e o PSD também.
Dilma repete aos auxiliares algo que disse na semana passada a jornalistas estrangeiros: “Não sou uma pessoa depressiva. Eu durmo bem à noite”. Não sei quanto a você, mas eu quero uma porção do que Dilma está comendo, bebendo ou inalando, seja o que for. Diante de tudo o que se passa, quero viver no país que embala o sono da Presidente da República, seja ele onde for.

Josias de Souza - 27/03/2016 21:26
Auxiliares petistas de Dilma Rousseff passaram a enxergar o aliado Renan Calheiros (PMDB-AL) como uma espécie de São Jorge às avessas. Receiam que o Presidente do Senado esteja fazendo jogo duplo. Em público, passa a impressão de que deseja salvar a Presidente. Longe dos refletores, flerta com o dragão do impeachment. A suspeita do Planalto é compartilhada por senadores do PT.
Nos subterrâneos, operadores políticos de Dilma alegam que Renan já não pega em lanças pelo Governo como antes. Reunidos com Lula na semana passada, senadores petistas também lhe disseram que o Senador tricota para fora, achegando-se ao PSDB. Mencionam o comportamento do Senador Romero Jucá (PMDB-RR), um parceiro de Renan que opera abertamente pelo impeachment.
A parceria de Dilma com Renan torna o discurso da Presidente desconexo. Há três dias, em conversa com jornalistas estrangeiros, Dilma referiu-se ao impeachment como um “golpe”. E atribuiu o processo a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Como ele surge?”, perguntou Dilma, antes de responder:
“O Presidente da Câmara, para evitar o processo de cassação, tenta maioria dentro do Conselho de Ética e ameaça o Governo. O Governo não lhe dá os votos. E abre-se o processo de impeachment. Eduardo Cunha foi denunciado. A Procuradoria-Geral da República o associou a cinco contas no exterior, dizendo ser ilegais. Não sou eu que estou dizendo, é a Procuradoria-Geral da República.''
Dilma esqueceu de mencionar que pressionou o PT para entregar a Cunha os votos que enterrariam no Conselho de Ética da Câmara o pedido de cassação do mandato do Deputado. A articulação não vingou porque os petistas com assento no conselho, após muita hesitação, decidiram não entregar seus votos a Cunha.
De resto, Dilma realça a denúncia da Procuradoria contra Cunha ao mesmo tempo em que finge desconhecer uma denúncia e nove pedidos de inquéritos que correm contra Renan no STF. Como se fosse pouco, Dilma se esforça para levar para o seu Ministério o investigado Lula.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Segunda-feira, 28 de março de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 28.03.16 07:54
Um petista disse a O Globo qual será a estratégia de Dilma Rousseff para evitar o impeachment:
"Vai ser varejo total, é balcão de feira. O Governo vai facilitar a liberação de recursos e atuar com promessa de cargos na estrutura federal"...
Brasil 28.03.16 07:16
O UOL é vergonhoso.
Ao barrar a posse de Lula na Casa Civil, o Ministro Gilmar Mendes impediu um crime...
Economia 28.03.16 06:41
Quadro mil fábricas fecharam em São Paulo no ano passado.
O número dá uma dimensão do estrago causado por Dilma Rousseff...
Brasil 28.03.16 06:29
A Folha de S. Paulo confirmou a delação da dona da Pepper, Danielle Fonteles.
A reportagem diz que ela "acertou com os investigadores implicar o Governador Fernando Pimentel"...
Brasil 28.03.16 06:01
A mulher e a filha de Eduardo Cunha gastaram 86 mil dólares em lojas da Chanel, Dior, Balenciaga e Louis Vuitton...
Brasil 28.03.16 05:54
Eros Grau disse ao Estadão que o comportamento do petismo diante do impeachment "pode colocar em risco a paz social no Brasil"...
Brasil 27.03.16 22:09
O Estadão:
"Sem interlocução com Temer, Dilma delegou ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tarefa de tentar se aproximar do Vice. Na semana passada, o petista não obteve sucesso na empreitada. Temer nem sequer atendeu aos telefonemas do ex-Presidente. Uma nova tentativa deve ser feita nesta segunda-feira, 28, mas há pouca esperança que isso altere o quadro já desenhado...
Brasil 27.03.16 20:39
A íntegra da carta aberta de Lobão a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque:
Caros amigos,
Decidi escrever uma carta aberta a vocês por inúmeros motivos, mas confesso que dentre todos esses tais motivos que me moveram, estava lá, para minha surpresa, no fundo do meu peito a me gritar, o maior e mais importante deles todos: O meu amor por vocês.
Não poderia haver momento mais emblemático, um domingo de Páscoa, me permitir (não sem alguma resistência) ser flagrado em minhas próprias contradições...
Brasil 27.03.16 20:25
Eugênio Aragão escreveu um artigo para a edição de julho de 2013 da revista Pensar MPF, do Ministério Público Federal. Nele, o agora Ministro expôs suas estranhas convicções sobre o papel do MPF...
Brasil 27.03.16 19:42
Depois de criticar o Governo Dilma ontem, o ex-Ministro Eros Grau disse ao Estadão que está preocupado com a incitação da militância petista contra os cidadãos...
Cultura 27.03.16 19:29
O Globo:
"Tão acostumado a ter seu nome ligado a discursos polêmicos nas redes sociais nos últimos tempos, o cantor e compositor Lobão surpreendeu ao publicar, neste domingo, 27, uma longa carta aberta endereçada a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque...
Brasil 27.03.16 16:32
Marianna Fux, recém-nomeada Desembargadora, foi indicada para receber a medalha Tiradentes...
Brasil 27.03.16 15:28
O monstrengo é criação do movimento NasRuas, de Carla Zambelli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA