LAVA A JATO: P.F. DEFLAGRA OPERAÇÃO "O RECEBEDOR"

NO ESTADÃO 
Colaboração da Camargo Corrêa levou a nova operação da PF
POR ANDREZA MATAIS E FAUSTO MACEDO
26/02/2016, 07h135
Mandados têm como alvo esquema de corrupção envolvendo ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação “O Recebedor” resultado de desdobramento da Operação Lava Jato com base em informações colhidas em um depoimento de delação premiada e acordo de leniência da Camargo Corrêa que apontaram pagamento de propina para a construção de ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. As investigações revelaram prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícitos obtidos por meio de superfaturamento das obras públicas. Somente no estado de Goiás foi detectado desvio de cerca de R$ 630 milhões, considerando-se somente trechos executados na construção da ferrovia Norte-Sul. A Queiroz Galvão, Mendes Junior, Serveng e Constran estão entre as empreiteiras investigadas nessa operação.
A Camargo, que é alvo da Lava Jato, já anunciou acordo de colaboração com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por meio do qual já se comprometeu a pagar mais de R$ 800 milhões.
Os investigadores concluíram que empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e mais duas empresas sediadas no estado de Goiás, utilizadas como fachada para maquiar origem lícita para o dinheiro proveniente de fraudes em licitações públicas. O delator da Lava Jato forneceu provas documentais e indicou testemunhas contra outras empresas e pessoas que também teriam participado do esquema criminoso apurado pela “O Recebedor”. O nome da operação é referência à defesa apresentada por um dos alvos numa das fases da investigação intitulada “Trem pagador”, na qual seus advogados alegaram que “se o trem era pagador, o alvo não era o recebedor.”
Os mandados estão sendo cumpridos no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Em dezembro, a PF fez a primeira operação resultado de investigações da Lava Jato, a Crátons, que teve como foco a extração e comercialização ilegal de diamantes em terras dos índios cinta-larga, em Rondônia. A Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobrás.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 26.02.16 08:05 Comentários (8)
A PF já prendeu José Francisco das Neves, o Juquinha das Neves?
Ele era presidente da Valec, a estatal encarregada de contratar as obras na Ferrovia Norte-Sul, indicado pelo PR, do atual ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues...
Brasil 26.02.16 07:55 Comentários (12)
A PF está na sede carioca da Odebrecht.
Ela já foi também, segundo a Reuters, à casa de um executivo da Serveng...
Brasil 26.02.16 07:51 Comentários (5)
A operação da PF se chama O Recebedor.
Camila Bomfim, da TV Globo, diz que a ação se baseia "em informações que surgiram a partir de dados obtidos em na delação premiada e acordo de leniência de um dos investigados da Lava Jato"...
O presidente da Camargo Corrêa disse à Lava Jato que pagou propina para executar obras da Ferrovia Norte-Sul.
A propina, segundo ele, irrigou partidos políticos e funcionários públicos.
A operação de hoje vai explodir em Brasília...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA