PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
23 DE JANEIRO DE 2016
O temor de ser gravado, dando pretexto a sua prisão, como no caso de Delcídio Amaral (PT-MS), fez o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recusar conversas com antigos aliados, investigados na Lava Jato, ou seus familiares, que subitamente insistem para serem recebidos. Cunha desconfia que foram instruídos pela força-tarefa para gravar a conversa, a fim de se credenciarem a acordos de delação.
Um filho do suposto “operador” do PMDB-MG, Fernando Diniz, já falecido, até ameaçou acampar na porta até ser recebido por Cunha.
Cunha acha que “turma do [Rodrigo] Janot” tenta armadilhas para realizar o sonho do procurador-geral de metê-lo em cana, diz um aliado.
Cunha não comete “erros antigos”, avisa um deputado mineiro, e não repetiria Delcídio, gravado na conversa com o filho de Nestor Cerveró.
Instruído pela Lava Jato, o filho de Ceveró atraiu Delcídio à reunião que gravou a proposta de fuga do ex-diretor da Petrobras. Acabou preso.
Na reunião de Michel Temer com a presidente Dilma, o vice-presidente foi chamado a integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Gentil, Temer aceitou o convite, mas não tem a menor intenção de comparecer já ao primeiro encontro, marcado para o próximo dia 28. Ele prefere priorizar sua agenda de recondução à presidência do PMDB. No momento da reunião do “conselhão”, ele estará no Sul.
Enquanto Dilma comanda o conselhão, Temer segue para o Paraná e Santa Catarina, na companhia do ex-ministro Moreira Franco.
Temer fará viagens pelo País tentando neutralizar os conchavos do senador Renan Calheiros para tirá-lo do comando do PMDB.
Na conversa com seu vice, Dilma tentou cavar apoio pela volta da CPMF. Não conseguiu.
Crítico dos maus costumes políticos, Ciro Gomes ainda não explicou suas relações com o presidente do PDT, Carlos Lupi, essa “reserva moral da Nação” que conseguiu ser faxinado por Dilma, a chefe do governo que protagoniza o maior escândalo de corrupção da História.
Discípulo do pastor Silas Malafaia, Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) ironiza Lula, que se declarou honesto. “Esse Lula acha que engana o povo. O Brasil já sabe como são os petistas, só pensam no poder”, diz.
Eduardo Cunha debocha do apoio de Leonardo Quintão (MG) a Leonardo Picciani (RJ) na eleição para líder do PMDB. Ele lançou Hugo Motta (PB) porque “já esperava” a desistência de Quintão.
A ideia de ressuscitar o chamado Conselhão tem um claro objetivo: credenciar o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) para as eleições presidenciais de 2018. Isso se ele sobreviver à Operação Lava Jato.
Dissidente na bancada peemedebista, Lúcio Vieira Lima (BA) mantém o otimismo após apoio de Leonardo Quintão (MG) a Leonardo Picciani (RJ) não eleição para líder. “Agora venceremos no primeiro turno”, diz.
A escassez de milho no mercado pode elevar o preço do produto neste ano de inflação alta. “O pouco produto disponível está sendo comercializado com alta especulação”, diz Jerônimo Goergen (PP-RS).
O procurador Daniel Sarmento deixou a assessoria do ministro Luís Roberto Barroso, para abrir seu escritório. Ele foi contra a PEC que altera as regras de demarcação de terras indígenas.
O deputado Eduardo da Fonte (PE) ganhou força para continuar na liderança do PP. O principal nome que poderia derrotá-lo, Artur Lira (AL), foi sacudido recentemente por denúncias da Lava Jato.
… ao repetir a lorota de que “não é acusada de crimes”, Dilma comprova: nem o pedido de impeachment ela leu.

NO DIÁRIO DO PODER
CRISE NA VENEZUELA
ASSEMBLEIA VENEZUELANA VETA DECRETO CONTRA CRISE
LEGISLATIVO, COM MAIORIA OPOSICIONISTA, DERRUBA TEXTO QUE DAVA PODERES A NICOLÁS MADURO
Publicado: 23 de janeiro de 2016 às 09:18
A Assembleia Nacional da Venezuela rejeitou ontem o decreto de Emergência Econômica com o qual o presidente Nicolás Maduro requisitava poderes especiais para lidar com a grave crise que afeta o país. O líder chavista disse que, com a decisão, a oposição, que tem maioria no Legislativo, “dá as costas ao país”.
A coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD) teme agora que o chavismo use a decisão de quarta-feira, do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), para atropelar o Legislativo e implementar a medida por 60 dias.
Maduro criticou a decisão da oposição e acusou a coalizão MUD de ignorar os problemas da Venezuela. “Lamento muito que a Assembleia Nacional e a maioria que a controla estejam dando as costas ao país neste momento”, disse Maduro.
“Em vez de se incorporar de maneira proativa à situação de emergência econômica, preferiram o caminho do show e da confrontação estéril.”
O informe produzido pela comissão especial, cuja maioria dos membros era da MUD, recomendou a rejeição do decreto por partir de um diagnóstico insatisfatório de “guerra econômica produzida por fatores externos e internos” e pelo fato de as medidas requisitadas abrirem margem para deteriorar ainda mais a situação macroeconômica do país.
“O Executivo não reconhece nenhum efeito das políticas fiscal, monetária, cambial e de preços que aplica atualmente”, diz o texto final.
A comissão disse que a política de emissão de moeda tem efeito sobre a inflação e na desvalorização do bolívar no mercado paralelo. Também lembrou o governo de que o decreto emitido por Maduro sugere que o Banco Central da Venezuela manterá a política de falta de transparência na divulgação de índices macroeconômicos em vigor desde o ano passado.
O documento aprovado pela comissão afirma ainda que, caso a Assembleia aprovasse o decreto, abriria mão de fiscalizar os gastos do Executivo. Entre os poderes requisitados por Maduro, estão a intervenção temporária em empresas privadas para garantir o abastecimento de alimentos e outros, e a autorização para o uso de recursos do Tesouro sem prestação de contas à Assembleia em caso de “segurança nacional”. A comissão, no entanto, propôs 12 medidas contra a crise para serem avaliadas pelo Executivo.
Na noite de quinta-feira, 21, a MUD já dava indícios de que o decreto não seria aprovado. “Como poderíamos votar afirmativamente um decreto se o governo nem sequer fornece as eventuais informações que poderiam favorecê-lo”, afirmou o presidente do Legislativo, Henry Ramos Allup, em entrevista à CNN em espanhol, depois da negativa dos ministros venezuelanos em serem questionados pelos deputados na presença da imprensa. “Seria totalmente irresponsável por parte da Assembleia Nacional aprovar um decreto dessa magnitude, dessa envergadura, e com essas implicações, às cegas, sem nenhum informação em razão da renúncia do próprio governo em fornecê-las.”

A TEMPERATURA VAI SUBIR
Carlos Chagas
Intensa atividade começa a registrar-se a partir da próxima semana no Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da República e na Polícia Federal. Essas instituições não vão esperar o Carnaval para iniciar mais uma operação do Lava Jato, agora voltada para os parlamentares envolvidos nos escândalos da Petrobras. O procurador Rodrigo Janot liberou, semanas atrás, uma lista parcial de deputados e senadores acusados de participação nos desvios de verbas, superfaturamento, distribuição de propinas e demais falcatruas celebradas à sombra da estatal e com a participação de empreiteiras, doleiros e altos funcionários públicos.
Não começa propriamente a fase das apurações, já iniciada. Em linguagem do surfe, pode-se deduzir estarmos entrando na reta final. O Procurador formalizará as denúncias, os ministros do Supremo abrirão ou não os processos e os policiais federais continuarão suas investigações, já em curso. Seria prematuro supor que pelo menos vinte deputados e cinco senadores estão na alça de mira, até porque valerá o segredo de justiça para as peças iniciais e os primeiros passos processuais, mas, como em casos semelhantes, os vazamentos continuarão indo muito bem, obrigado.
O conteúdo principal dessa nova operação fundamenta-se nas delações premiadas colhidas recentemente, sabendo-se que a movimentação na Praça dos Três Poderes a partir de segunda-feira, 25 ganhará ritmo mais intenso. Parece óbvio que na semana do carnaval os trabalhos arrefecerão, mas nem tanto. Alguns ministros da mais alta corte nacional de justiça já se encontram em Brasília, o procurador geral comparece todos os dias ao seu gabinete e a Polícia Federal, de resto, jamais interrompeu suas atividades.
Tem-se a informação de que já se movimentam com seus advogados os parlamentares objeto das apurações, empenhados em dissecar as acusações. Não todos, mas muitos, parecem próximos da beira de um ataque de nervos, mesmo pretendendo não passar recibo. Não há necessidade de fulanizá-los, seus nomes tem frequentado o noticiário das delações.
Em suma, este segundo semestre promete, não obstante os recursos e artifícios postos à disposição de Suas Excelências por força da lei. Mas que a temperatura vai subir, é evidente. Além do Congresso, há preocupação, também, no palácio do Planalto, na medida em que muitos dos implicados formam na base do governo e até foram ministros do Lula e de Dilma. Madame mostra-se tranquila, o antecessor um pouco menos.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 23.01.16 10:14 Comentários (1)
As alegações finais do MPF contra Marcelo Odebrecht e os seus miquinhos amestrados, mais o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, são devastadoras.
De acordo com os procuradores, eles são elementos de tamanha periculosidade, que devem começar a cumprir as penas a serem impostas por Sergio Moro em regime fechado desde já...
Brasil 23.01.16 08:30 Comentários (129)
Lula e Marisa serão denunciados por lavagem de dinheiro.
A OAS será denunciada por lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica...
Brasil 23.01.16 08:24 Comentários (28)
O promotor Cássio Conserino, entrevistado pela Veja, foi extremamente claro sobre a denúncia contra Lula e sua mulher, Marisa:
"Existe uma relação no mínimo espúria envolvendo a OAS e o ex-presidente. Lula foi contemplado com uma cobertura destinada a ele e reformada cuidadosamente para ele. Tudo pago pela OAS, em detrimento de centenas de famílias que pagaram pelos imóveis e foram enganadas pela Bancoop"...
Brasil 23.01.16 08:17 Comentários (39)
A mulher de Lula, Marisa, também será denunciada por lavagem de dinheiro.
O promotor Cássio Conserino disse à Veja...
Brasil 23.01.16 07:30 Comentários (10)
Veja teve acesso aos documentos que constam da denúncia a ser oferecida contra Lula pelo Ministério Público.
O promotor Cássio Conserino interrogou quase 30 pessoas. Todas elas confirmaram o que já se sabia: o triplex no Guarujá era de Lula...
Brasil 23.01.16 06:59 Comentários (41)
O triplex no Guarujá “é a evidência material mais visível da rentável parceria de Lula com os empresários corruptores”, disse a Veja.
Há outra: a reforma da fazenda de Lula em Atibaia...
Brasil 23.01.16 06:52 Comentários (38)
O promotor que pretende denunciar Lula por lavagem de dinheiro disse que, nas últimas semanas, colheu o depoimento de uma funcionária e de uma engenheira da OAS.
Elas confirmaram que os familiares de Lula acompanhavam de perto as obras no triplex...
Brasil 23.01.16 06:34 Comentários (19)
Para ocultar o triplex, Lula contou com a cumplicidade da OAS, que desempenhou o papel de "laranja", passando-se por dona do imóvel.
Segundo a Veja, “a manobra foi cuidadosamente apurada pelos promotores de São Paulo. Durante seis meses, eles se dedicaram a esquadrinhar a relação entre a OAS e o patrimônio imobiliário dos chefes petistas”...
Brasil 23.01.16 06:25 Comentários (32)
Lula será denunciado pelo Ministério Público, diz a Veja.
Para o promotor Cassio Conserino, ele ocultou a propriedade de seu triplex no Guarujá, “uma das modalidades clássicas do crime de lavagem de dinheiro”...
Brasil 22.01.16 21:15 Comentários (200)
A capa da Veja é a denúncia do MP de São Paulo contra Lula por ocultação de patrimônio.
Brasil 22.01.16 21:03 Comentários (223)
A oposição não tem mais voz.
Impressionante.
Brasil 22.01.16 20:21 Comentários (43)
Em 2010, quando o caça francês Rafale ainda era o favorito de Lula e o escritório de lobby Marcondes e Marconi espionava o procurador José Alfredo, o prefeito Luiz Marinho assinava uma carta-compromisso com a Dassault...
Brasil 22.01.16 20:07 Comentários (17)
Como O Antagonista revelou nesta semana, o escritório Marcondes e Mautoni tentou espionar o procurador José Alfredo de Paula quando este investigava a compra pelo governo de caças para a FAB...
Brasil 22.01.16 19:45 Comentários (77)
Lula repetiu ao longo do depoimento ao delegado Marlon Cajado que não sabe de nada sobre nada. Quando questionado sobre a anotação "CAFÉ: GILBERTO CARVAVALHO", encontrada na agenda de APS, Lula disse...
Brasil 22.01.16 19:24 Comentários (17)
O delegado Marlon Cajado também questionou Lula sobre os R$ 16 milhões embolsados pelo escritório Marcondes e Mautoni Diplomacia Corporativa com o lobby para aprovação da MP 471, que beneficiou a MMC Mitsubishi e a Caoa Hyundai...
Brasil 22.01.16 18:48 Comentários (42)
Como Lula pode afirmar que não conhecia APS, se Lulinha mantinha um escritório numa casa do lobista em Brasília?
Brasil 22.01.16 18:37 Comentários (34)
Os advogados de José Carlos Bumlai escreveram a Sérgio Moro, de acordo com O Globo, que o seu cliente não nega que se “envaidecia por gozar da companhia e da confiança” de Lula, então presidente da República e com “índices altíssimos de popularidade”, pois o pecuarista é “um ser humano, de carne e osso”...
Brasil 22.01.16 18:36 Comentários (30)
O juiz Vallisney de Oliveira dispensou Lula de prestar depoimento como testemunha de defesa do lobista Alexandre Paes dos Santos, o APS...
Economia 22.01.16 18:20
Diante da hecatombe do mercado imobiliário, o Minha Casa, Minha Vida foi o que garantiu os resultados de incorporadoras como MRV e Tenda no ano passado. Os analistas e as empresas continuam apostando nele para garantir vendas em 2016. A ironia, contudo, é que, diante da clara e notória pindaíba do governo, a avaliação é que se sairá melhor quem atuar na faixa 3 do programa - justamente a que menos depende de dinheiro público.
Brasil 22.01.16 18:10 Comentários (134)
Dilma Rousseff se comparou a Getúlio Vargas durante reunião do diretório nacional do PDT...
Brasil 22.01.16 18:08 Comentários (10)
O vereador tucano Andrea Matarazzo, sobre o petista Fernando Haddad:
"Haddad conseguiu democratizar o abandono. Ele abandonou São Paulo de ponta a ponta."
A frase se aplica também a Dilma Rousseff e ao Brasil.
Brasil 22.01.16 18:08 Comentários (24)
Ciro Gomes não é pré-candidato de nada, está ali para distrair você.
Brasil 22.01.16 17:39 Comentários (54)
É uma agonia ver a disputa pela liderança do PMDB na Câmara entre Leonardo Picciani e Hugo Motta...
Brasil 22.01.16 17:25 Comentários (56)
A Polícia Federal pretende ouvir em breve Léo Pinheiro sobre a participação da OAS nos empreendimentos imobiliários ligados a Lula...
Brasil 22.01.16 17:15 Comentários (23)
Lauro Jardim informa que o Itamaraty deve manter silêncio em relação aos ataques de Nicolás Maduro ao Legislativo...
Mundo 22.01.16 17:08 Comentários (40)
O FMI calculou que a inflação na Venezuela deve chegar a 720% em 2016. O PIB, por sua vez, terá contração de 8%...
Brasil 22.01.16 16:12 Comentários (119)
Nelson Barbosa insistiu hoje em Davos na brilhante ideia de usar o FGTS para obras federais, a fim de reativar a economia...
Brasil 22.01.16 15:48 Comentários (53)
Embora Lula considere absurda a hipótese de que os repasses a Luleco tenham relação com a compra dos caças da Saab, o delegado Marlon Cajado está dedicado a desvendar o mistério...
Brasil 22.01.16 15:30 Comentários (60)
Lula foi questionado pelo delegado Marlon Cajado se o pagamento de R$ 2,5 milhões feito por Mauro Marcondes a Luís Cláudio foi "algum tipo de contraprestação por serviços prestados à empresa Saab para que viesse a vencer a concorrência de caças" da FAB...
Brasil 22.01.16 15:10 Comentários (95)
Como esperávamos, Lula lavou as mãos novamente em relação ao filho Luís Cláudio Lula da Silva...

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 23/01/2016 04:19

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Sexta-feira, janeiro 22, 2016

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sábado, 23 de janeiro de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA