1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
06 DE NOVEMBRO DE 2015
Nem só de Mensalão e Lava Jato vive a corrupção no governo. Criaram também “mensalinho”. A Procuradoria-Geral da República tem reunido procuradores para analisar centenas de processos que investigam a distribuição de dinheiro direto da União para prefeituras e ONGs amigas do governo, por meio de convênios, nos governos Lula e Dilma. A maioria envolve pequenos valores, mas há também quantias vultosas.
Esta semana, quatro procuradores e respectivas equipes passaram a limpo mais de duzentos processos, um deles no valor de R$22 milhões.
A suspeita é que o “mensalinho” em pequenos valores foi uma tentativa de não chamar a atenção dos órgãos de controle.
A distribuição suspeita de recursos públicos beneficia só as prefeituras e entidades controladas pelo PT ou por aliados fiéis ao governo.
No mais recente mutirão, na PGR, procuradores passaram o pente fino em cerca de 800 contratos de distribuição farta de dinheiro público.
O governo escalou o ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) para impedir a prorrogação da comissão de inquérito que apura empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se de manobra para blindar o ex-presidente Lula. Nesta quinta (5), a tropa governista impediu as convocações do ex-ministro Antônio Palocci e de José Carlos Bumlai, amigo de Lula.
O governo está preocupado com o tráfico de influência do assessor da Presidência, Marco Aurélio Garcia. Ele pode complicar Lula e Dilma.
“É alta a pressão para encerrar a CPI”, diz o presidente da comissão, Marcos Rotta (PMDB-AM). As atividades vão até 4 de dezembro.
O presidente do banco, Luciano Coutinho, mandou funcionária para auxiliar petistas a encerrar a CPI. Ela não perde uma reunião.
Nomeada para a Suframa, a ex-deputada Rebecca Garcia abriu mão da participação como gestora de quatro empresas do pólo de Manaus. A exigência é da Comissão de Ética (sim, ela existe) do Planalto.
“Prevendo incidentes piores”, Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) entrou com representação no Conselho de Ética contra Sibá Machado (PT-AC), que insuflou agressão a manifestantes pró-impeachment de Dilma
O Solidariedade resolveu constranger Chico Alencar (Psol-RJ). Após entrar no Conselho de Ética por notas frias, o partido vai vasculhar a empresa de Cláudia Zur, ex-mulher dele, “por usar laranjas”.
O deputado Fernando Francischini (SD-PR) aproveitou a visita do príncipe japonês Akishino e desabafou: chamou o nobre no canto e lamentou a situação da corrupção no Brasil. “Está imoral,” disse.
O deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) sentiu falta de Eduardo Cunha na comemoração de seu aniversário. Cunha está furioso com Picciani, que ousadamente articula substitui-lo no comando da Câmara.
Mesmo sem mandato, o ex-deputado José Aníbal, suplente do senador José Serra, usa a estrutura da liderança tucana na Câmara para distribuir aos gabinetes seus artigos certamente prenhes de sabedoria.
Deputados fixaram na Câmara um painel de adesões ao impeachment Dilma. O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), acha que a iniciativa serve também para pressionar Eduardo Cunha a abrir o processo.
Enquanto o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA) andava para anunciar Fausto Pinato (PRB-SP) relator do processo contra Eduardo Cunha, os três se encontraram no Salão Verde.
... a Operação Lava Jato bem que poderia ser rebatizada de “Operação Lavou, tá Novo”.

NO DIÁRIO DO PODER
Carlos Chagas
06-11-2015
Só que Madame errou de bicho. É um leão que busca impedir sua trajetória. Porque se as pedaladas são superáveis, o mesmo não acontece com o desemprego em massa, o aumento de impostos, taxas e tarifas, a alta do custo de vida, a perda do poder aquisitivo dos salários, as greves, a queda na produção industrial, os elevados juros e a incapacidade de seu governo enfrentar tantos obstáculos de uma só vez. [...]

NO BLOG DO CORONEL
05-11-2015
Não é só o caso do filho do Lula, do Gilberto Carvalho e de outros amigos de Lula, talvez ele próprio, que estejam sendo protegidos com a mudança de juízes na Operação Zelotes. São as maiores empresas do Brasil que sonegaram, tais como Gerdau, Globo e outras. Por isso, trouxeram de volta o juiz Vallisney de Souza Oliveira. E tiraram do caso a juíza que fez a Operação Zelotes andar a juíza substituta Célia Regina Ody Bernardes, que determinou, em outubro, buscas no escritórios das empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do ex-presidente Lula. 
A força-tarefa do Ministério Público Federal, na Operação Zelotes, ajuizou uma ação de exceção de suspeição na quarta-feira, 4, pedindo que o juiz substituto Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, não atue no caso. Segundo a Procuradoria da República, no Distrito Federal, Ricardo Leite não tem imparcialidade para atuar no caso.
Em etapas anteriores da Zelotes, Ricardo Leite já havia recusado pedidos de quebra de sigilos telefônicos e prisões preventivas de envolvidos na investigação, solicitadas pela Procuradoria. De acordo com a Procuradoria, Leite perdeu a imparcialidade porque pedidos referente a Zelotes ficaram parados, sem serem analisados. Segundo a força-tarefa, o juiz pediu que tanto o Ministério Público Federal quanto a Polícia Federal tomassem ‘certas providências’. Na visão dos procuradores, o juiz estava querendo assumir o comando da investigação.
POSTADO POR O EDITOR ÀS 18:16:00

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
06/11/2015 às 7:48 \ Opinião
Publicado na revista EXAME
J. R. GUZZO
Há um prejuízo não contabilizado até agora na falência econômica múltipla produzida no Brasil pelo conjunto da obra Dilma-Lula-PT; é difícil fazer as contas dessa perda no momento, e continuará sendo difícil mesmo depois que o país, em algum dia do futuro, sair da recuperação extrajudicial onde está atolado após cinco anos de desgoverno contínuo, com a assinatura da atual presidente, somados a mais oito de “esquenta”, com a assinatura do seu “ex“ no cargo. O prejuízo em questão é o atraso que o Brasil está contratando hoje para o seu desenvolvimento de amanhã.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 06.11.15 07:58 
Teori Zavascki, segundo Monica Bergamo, “tem deixado interlocutores de cabelo em pé. Relator da Lava Jato no STF, ele repete que o pior ainda está por ser revelado”...
Brasil 06.11.15 07:28 Comentário (1)
Os portugueses estão investigando uma propina de 50 milhões de euros pagos ao PT para facilitar a fusão entre a Oi e a Portugal Telecom.
José Zunga Alves de Lima, o diretor da Oi que está na mira da Lava Jato, pode esclarecer a questão...
Brasil 06.11.15 07:20 Comentários (10)
Lula não teme ser preso, mas um de seus grandes amigos já pode ir preparando a maleta.
José Zunga Alves de Lima, diretor da Oi e sindicalista ligado ao PT, é alvo da Lava Jato...
Brasil 06.11.15 07:02 Comentários (14)
A acareação entre Fernando Baiano e Paulo Roberto Costa durou dez horas e só terminou de madrugada.
Segundo o G1, o interrogatório foi conduzido em duas etapas...
Baiano e Costa na PF
Brasil 06.11.15 06:32 Comentários (34)
Lula não teme ser preso.
Foi o que ele disse ontem à noite, entrevistado pelo irmão do dono da VTPB...
Brasil 06.11.15 06:26 Comentários (12)
Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, disse:
"É um momento único na nossa História e, se o perdermos, talvez não tenhamos outro ao longo de nossas vidas"...
Brasil 05.11.15 23:10 Comentários (95)
Fernando Rodrigues publicou mais cedo um levantamento comparativo dos gastos atuais dos ex-presidentes FHC e Lula com cartão corporativo. Sim, eles ainda custam no seu bolso...
Brasil 05.11.15 22:20 
O advogado Cristiano Martins confirmou que Luís Cláudio Lula da Silva limpou o escritório antes da chegada da Polícia Federal. Na versão dele, porém, Lulinhazinho não "retirou documentos" da LFT, mas os levou para seus advogados,"para subsidiar providências jurídicas"...
Brasil 05.11.15 21:36 
As contradições são evidentes na nota divulgada pelo advogado Cristiano Martins...
Brasil 05.11.15 21:04 
O advogado Cristiano Martins divulgou há pouco outra nota em que dá mais detalhes do depoimento de Luis Cláudio Lula da Silva à Polícia Federal. Diz a nota que Lulinhazinho conheceu o lobista Mauro Marcondes enquanto buscava patrocínio entre montadoras de veículos para o torneio Touchdown, de futebol americano. "Foram contatos profissionais", diz...
Brasil 05.11.15 20:47 
O Estadão antecipa a defesa que Eduardo Cunha apresentará ao Conselho de Ética da Câmara. Ele vai admitir que não declarou os recursos no exterior, mas alegará que não é dinheiro público...
Brasil 05.11.15 20:10 
Monica Valente, mulher de Delúbio Soares, participou hoje de um seminário sobre "transparência e corrupção nos governos", promovido pelo PSB com partidos de esquerda da América Latina...
Brasil 05.11.15 19:45 
A coluna Radar On-line informa que Luís Cláudio, mesmo auxiliado por quatro advogados, não conseguiu convencer a Polícia Federal de que prestou serviços ao escritório Marcondes e Mautoni...
Brasil 05.11.15 19:30 
Na nota em que busca, com razão, baixar a temperatura da briga entre procurador e juiz, o MPF aproveita para dar seu voto de confiança a Vallisley de Souza Oliveira, que estranhamente retomou a titularidade da 10a Vara e o comando da Zelotes no dia do depoimento de Luís Cláudio Lula da Silva à PF...
Brasil 05.11.15 19:13 
Depois do embate entre o procurador Frederico Paiva e o juiz Ricardo Leite, a Força Tarefa do MPF que cuida da Operação Zelotes divulgou uma nota para tentar pacificar os ânimos...
Brasil 05.11.15 18:12 
Noticia o Estadão: "O Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve nesta quinta-feira, 5, a absolvição do empresário Nenê Constantino...

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Pregando que quem o chama de corrupto não tem 10% de sua honestidade, o chefão $talinácio aproveitou a claque favorável em um encontro sobre segurança alimentar, em Brasília, para proclamar que não vai admitir o impeachment de Dilma Rousseff. O 'Presidentro' Luiz Inácio da Silva continua apostando que nada de ruim vai acontecer com ele ou sua família, da mesma forma como tem certeza de que Dilma não será derrubada. 
Logo depois da bravata em evento público governamental, em entrevista estrategicamente arranjada para o SBT Brasil, Lula fez mais uma bravata de suposta coragem: "Não temo ser preso porque eu duvido que tenha alguém neste país, do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, qualquer empresário pequeno ou grande, que diga que um dia teve conversa ilícita comigo. Todas as instituições, que são fortes e poderosas, têm que ter muita responsabilidade. É preciso cuidar para não criar uma imagem negativa de uma pessoa. Estamos vivendo a república da suspeição. Eu não preciso de prova".
Coragem, sim (sinônimo de cara de pau), Lula teve ao alegar que nada soube sobre os escândalos na Petrobras. Novamente com ironia ofensiva, o chefão debochou: "Eu não fui alertado pela gloriosa imprensa brasileira, não fui alertado pela Polícia Federal, não fui alertado pela Receita Federal ou pelo Ministério Público. Sou o presidente que mais visitou a Petrobras. Nunca ninguém me disse que tinha algum corrupto. Essa coisa você só descobre quando a quadrilha cai ou quando alguém denuncia. Quantas coisas acontecem dentro da sua casa com seus filhos que você não sabe?"
Lula aproveitou a entrevista para desqualificar quem faz colaboração premiada com a Justiça, sobretudo na Lava Jato, certamente falando com a autoridade dos tempos em que, como líder sindical, nos tempos da tal dita-dura militar, colaborou com a equipe do delegado Romeu Tuma, no Departamento da Ordem Política e Social, dedurando adversários e inimigos no meio empresarial e sindical.
O mestre Lula pontificou no estúdio do SBT: "Nem tudo que o delator fala tem veracidade. É preciso que a gente não dê voto de confiança a um bandido e um voto de desconfiança a um inocente". Foi com essa mesma ironia que Lula tentou desqualificar denúncias contra seus filhos, sobretudo Fábio Luiz da Silva, aquele que detesta ser chamado de "Lulinha": "Na internet ele tem avião, ele tem a Torre Eiffel, ele tem a Casa Branca, tem todos os bois da Friboi."
Lula aproveitou a entrevista para desqualificar quem faz colaboração premiada com a Justiça, sobretudo na Lava Jato, certamente falando com a autoridade dos tempos em que, como líder sindical, nos tempos da tal dita-dura militar, colaborou com a equipe do delegado Romeu Tuma, no Departamento da Ordem Política e Social, dedurando adversários e inimigos no meio empresarial e sindical.
Pior foi o final da entrevista, quando baixou em Lula o caboclo do "Presidentro". Psicologicamente, detonou Dilma Rousseff, negando tudo que defendera, mais cedo, em solenidade oficial do desgoverno. A arrogância do $talinácio o levou a receitar o que faria se estivesse no lugar da Dilma, na economia:
"Eu faria crédito, primeiro na cadeira produtiva, com as grandes empresas sendo avalistas das pequenas da cadeia dela. Eu aumentaria o crédito consignado da industria privada. Abriria crédito para governadores e prefeitos que têm capacidade de endividamento. Talvez o governo tenha descoberto que já desonerou tanto, quando já tinha passado do limite. Não deveria fazer tanta desonerações".
Em resumo: Lula continua o mesmo de sempre. Apenas anda um pouco mais preocupado com ele mesmo, apesar da poderosa blindagem garantida por ele ter a mais completa rede de informações para triturar adversários e inimigos. Lula tenta se manter no sapatinho da vaidade, embora saiba que, no fundo, é um mito em decadência, com uma impopularidade nunca antes vista na História (mal contada) de Bruzundanga.
(...)

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
06-11-2015 ÀS 2:38
1:20
05/11/2015 ÀS 21:43
05/11/2015 ÀS 20:45
05/11/2015 ÀS 18:43


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA