1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
29 DE OUTUBRO DE 2015
A aposta de setores do Ministério Público Federal é ao mesmo tempo o motivo de desespero e de noites mal dormidas na família Lula da Silva: Mauro Marcondes Machado, lobista acusado de comprar medidas provisórias durante o governo Lula para beneficiar o setor automotivo, abalado com a prisão, sinaliza um acordo de delação premiada. Ele foi quem fez depósitos milionários na conta do filho do ex-presidente.
Mauro Marcondes Machado ficou bem abalado com a prisão da sua mulher, Cristina, e está disposto a qualquer coisa para tirá-la da cadeia.
Donos da Marcondes & Mautoni, Mauro e Cristina fizeram pagamentos a Luiz Cláudio Lula da Silva após comprar MPs do governo do pai dele.
O lobista é quem tocava os negócios da Marcondes & Mautoni, mas a sociedade formal torna Cristina Mautoni co-responsável pelos malfeitos.
A delação de Paulo Roberto Costa, que explodiu o petrolão, foi movida pelo seu desejo de livrar a mulher, filhas e genros de condenações.
A Câmara resolveu criar a CPI proposta pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) para investigar fraudes em demarcações de áreas indígenas e quilombolas, pela Funai e Incra. É uma antiga reivindicação de milhares de famílias expulsas de suas terras em demarcações suspeitas, determinadas por ONGs, a maioria estrangeiras. É uma resposta à pressão dessas entidades contra a aprovação da PEC 215.
ONGs são acusadas de defender os próprios interesses, tomando dinheiro dos índios nas indenizações ou explorando a biopirataria.
ONGs mandam, Funai demarca e os índios que se virem. Enquanto suas riquezas são surrupiadas, passam fome e se tornam alcoólatras.
Deputados contra a transferência da demarcação para o Congresso, curiosamente, são de estados sem indígenas. Ou sem conflitos.
Relator do caso, o senador Antônio Reguffe (PDT-DF) transformou seu parecer em substitutivo ao projeto do colega Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que será apresentado nesta quinta (29), regulamentando o Uber.
Rose de Freitas (PMDB-ES) tenta viabilizar candidatura à presidência do Senado. Mas Renan Calheiros (PMDB-AL) não parece inclinado a apoiá-la. Ele prefere ser substituído por Romero Jucá (PMDB-RR).
Deputados tucanos dizem que o líder da bancada, Carlos Sampaio (SP), fica enciumado quando eles aparecem na mídia, chegando a cobrar “divisão do espaço”. Até em tom de ameaça, afirmam.
O deputado Jean Willys (PSOL-RJ) parece candidato a líder da aristocracia na Câmara. Ao ser vaiado por ativistas auto-algemados, que pedem impeachment de Dilma, ele os chamou de “gentalha”.
Com 80% do povo querendo vê-la pelas costas, e só 8% de aprovação, certamente passa pela cabeça de Dilma repetir o gesto histórico de Getúlio Vargas, que completa 70 anos nesta quinta (29): a renúncia.
A deputada Eliziane Gama (Rede-MA) pediu atuação da Comissão de Fiscalização no contrato da Kroll com a Câmara para prestar serviços à CPI da Petrobras: “Esse contrato com a Kroll sempre foi nebuloso”.
Aliado do ex-presidente Lula, o deputado Vicente Cândido (PT-SP) avalia que Eduardo Cunha continuará na presidência da Câmara, “exceto se houver uma ação do Ministério Público para tirá-lo”.
O tucano Bruno Araújo (PE) não acredita no retorno da CPMF, mesmo com a pressão de prefeitos e governadores. “Tem algo que pressiona mais que prefeito: o eleitor”, avalia. A população é contra o tributo.
...do jeito que se enrolaram em escândalos, parece que petistas estão mais interessados em pegar dinheiro público do que “pegar em armas”.

NO DIÁRIO DO PODER
DIVULGAÇÃO DE IMAGENS
STF DECIDE QUE PEDOFILIA NA INTERNET É CRIME FEDERAL
DECISÃO TEM REPERCUSSÃO GERAL E SERVIRÁ DE JURISPRUDÊNCIA PARA OUTRAS AÇÕES
Publicado: 29 de outubro de 2015 às 06:23
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que divulgar imagens de pedofilia na internet é crime federal. Por 8 votos a 2, a Corte negou um recurso da Defensoria Pública Federal de Minas Gerais que solicitava a devolução à Justiça Estadual de um processo contra um homem acusado por divulgar imagens de jovens praticando sexo explícito. Como a decisão tem repercussão geral, ela servirá de jurisprudência para ações com o mesmo teor.
No recurso apresentado ao STF, a defensoria pública mineira argumentou que não ficou provado que as imagens, postadas em um blog na internet, tiveram divulgação internacional. "O que se verifica é que, para que a competência seja efetivamente da Justiça Federal, seria necessário que o crime tivesse repercussão no exterior. Compulsando os autos, verifica-se que não há qualquer prova de que o fato tenha de alguma maneira efetivamente repercutido na seara internacional".
O ministro relator do caso, Marco Aurélio Mello, acatou o pedido e foi acompanhado por Dias Toffoli. Os demais ministros seguiram o voto divergente do ministro Luis Edson Fachin.
Para Fachin, a postagem de imagens na internet cria a possibilidade de acesso em qualquer lugar do mundo. "Considerando a amplitude do acesso a internacionalidade do dano produzido ou o potencial dano, há que se concluir que é um feito para a Justiça Federal", defendeu Fachin.(AE)

GATUNAGEM
JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA NA CONTRATAÇÃO DE NEYMAR
AUDIÊNCIA NACIONAL DA ESPANHA REJEITA RECURSOS DOS ENVOLVIDOS
Publicado: 28 de outubro de 2015 às 18:20
A Audiência Nacional espanhola aprovou a abertura de uma investigação sobre Neymar; seu pai; o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu; o mandatário anterior, Sandro Rosell; e o próprio clube por uma suposta fraude e crimes de corrupção na contratação do atacante.
O órgão rejeitou os recursos de todos os envolvidos contra a admissão da denúncia apresentada pelo grupo de investimento DIS, que tinha parte dos direitos econômicos de Neymar, por delitos de corrupção entre empresas e fraude na contratação do brasileiro pelo Barcelona.
O principal argumento dos afetados para que a nova investigação não fosse aceita era a similaridade deste novo caso com o da suposta fraude de 13 milhões de euros na contratação do jogador, o que será julgado pela Audiência de Barcelona e pelo qual Bartomeu e Rosell podem ser condenados a dois e sete anos de prisão.
O órgão entende que, enquanto o novo caso "investiga a atuação supostamente criminosa dos réus em fatos que podem ser enquadrados em tipos da fraude por concessão de contratos simulados e da corrupção entre empresas, no procedimento tramitado em Barcelona são averiguados fatos cometidos pela parte espanhola dos acusados, pelos dos supostos delitos societários e tributários".
Apesar de "ambas as ações criminosas se apoiarem nos mesmos documentos assinados pelas partes, suas condutas são diferentes, independentes e não estão interrelacionadas", consideraram os magistrados Ángela Murillo, Carmen Paloma González e Juan Francisco Martel.
Quanto à alegação de inexistência de indícios do crime de fraude, o tribunal afirma que com os dados da denúncia se deduz "a possível simulação de vários contratos entre Barcelona e Santos, por meio dos quais poderia estar sendo mascarado o pagamento pela transferência dos direitos" de Neymar.
Tudo isso, "fingindo outros conceitos irreais e com claro prejuízo da parte que entrou com a ação (o fundo DIS), que na época detinha 40% dos direitos econômicos do jogador".
"De modo que se o Santos tivesse recebido do Barcelona uma quantia superior a 17,1 milhões de euros pela transferência (sem o conhecimento do DIS)", isso não constituiria "um mero descumprimento civil, mas uma possível infração criminal", diz a resolução.
Um dos contratos simulados seria o assinado entre Barcelona e Santos em 25 de julho de 2013, pelo qual o clube catalão pagou ao Peixe 7,8 milhões de euros "para exercer o direito de preferência sobre três jogadores do Santos, direito que não foi cumprido nos prazos estabelecidos".
O outro é o acordo de 31 de junho de 2013 para a disputa de um amistoso entre ambos os clubes no Brasil de caráter gratuito, com o compromisso dos representantes do Barcelona (Bartomeu e Rosell) de pagar ao Santos 4,5 milhões de euros caso a partida não fosse realizada enquanto Neymar fosse jogador do Barça, "sem que tal jogo tenha sido feito ainda".
A corrupção entre empresas "também não pode ser descartada", já que nos documentos e contratos apresentados há uma "possível alteração das regras do livre mercado de contratações de jogadores, com prejuízo da parte que entrou com a ação, ao privá-la da possibilidade de o jogador entrar no mercado conforme as regras de livre concorrência.
Um dos contratos foi assinado em novembro de 2011, em São Paulo, no qual a empresa N&N, propriedade do pai de Neymar e também denunciada, se autoproclamava dona dos direitos econômicos futuros do jogador após o término do contrato com o Santos.
O outro contrato foi assinado um mês depois, em Barcelona, com o qual a N&N recebeu 10 milhões de euros e, "para completar os 40 milhões de euros para garantir a futura contratação", foram pagos os 30 milhões de euros restantes da seguinte maneira: 25 milhões de euros em 2013 e os outros cinco milhões de euros em 2014.
O DIS tinha direito a receber 40% da quantia paga pelo Barcelona ao Santos, mas só identificou essa porcentagem dos 17,1 milhões de euros que o clube disse ter recebido pelo brasileiro. No entanto, a transferência teria custado 83,3 milhões de euros, segundo as investigações da Audiência Nacional. (AE)

AS RAZÕES DO IMPEACHMENT
Carlos Chagas
Suponha-se, apenas como exercício de imaginação, que Eduardo Cunha acolha o pedido de impeachment da presidente Dilma e, mais, que a Comissão Especial a ser formada recomende o afastamento da presidente. Acrescente-se a suposição de que o plenário da Câmara acate a medida e que o Senado venha a julgá-la culpada.
Surge a indagação: Madame terá sido posta para fora porque aumentou despesas sem autorização do Congresso, porque pedalou e porque teve suas contas de 2014 rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União?
Nem pensar. Esses poderão vir a ser os argumentos jurídicos para a inusitada iniciativa parlamentar, mas nem de longe significarão o verdadeiro motivo do afastamento da presidente. Funcionarão como a Fiat Elba responsável pela defenestração de Fernando Collor, mas em momento algum a quebra da lei de Responsabilidade Fiscal passará à História como justificativa para a cirurgia.
Exatamente como no caso do atual senador por Alagoas, Dilma terá sido alvejada porque a população não gosta dela. Mais até do que por conta da crise econômica, das demissões em massa, do aumento de impostos e do custo de vida, situa-se o sentimento nacional de rejeição à presidente por ser arrogante, presunçosa, furiosa e julgar-se superior. Por jamais ter estabelecido uma ligação direta com o povão. Sempre distante, imaginando-se dona das verdades absolutas, só semanas atrás reconheceu que errou. Mesmo assim, no condicional. A imagem que passou ao país, em seus primeiros quatro anos de mandato, foi de alguém desligada do meio social, sem vínculos com o cidadão comum, operário ou patrão.
Pode não ter sido essa a intenção de Dilma, ainda que a versão suplante a realidade. É assim que ela é vista pela imensa maioria, justamente o fator maior responsável por um duvidoso impeachment. Como o Congresso, por maiores vícios e defeitos que possua, jamais posicionou-se contra as tendências da opinião pública, eis a explicação: o brasileiro rejeita quem permanece em patamares até erroneamente tidos como separando governantes e governados. Fica evidente que beijar criancinhas, passear pelas ruas, frequentar campos de futebol, prometer o impossível, distribuir sorrisos, visitar favelas e tomar café na cozinha da dona Maria – tudo isso cheira a demagogia, para presidentes da República. Mas é assim que as coisas funcionam e será por não agir assim que o impeachment acontecerá, se acontecer.

NO BLOG DO CORONEL
28-10-2015
O correto nesta ação seria o filho de Lula vir a público e oferecer seu sigilo telefônico, fiscal e bancário para a Justiça. Convocar a Imprensa e dar uma coletiva dizendo que nada tem a temer. No entanto, o que está ocorrendo chega a ser bizarro. Pedir a nulidade da ação. Investigar a juíza. Ofender a Polícia Federal e a Receita Federal por uma ação realizada com toda a cobertura legal. O que teriam achado nas empresas do filho do Lula? Que tipo de transação foi descoberta? Será que ficou comprovado a sua participação na venda de Medidas Provisórias? Será que este era o negócio secreto do filho de Lula? Pela reação do PT e do próprio Lula há rolo muito grosso. Pela insistência da Receita na quebra do sigilo do rebento do ex-presidente, algo explosivo repousava nos computadores e gavetas daquele escritório. Quem vencerá esta queda de braço? A verdade será conhecida?
POSTADO POR O EDITOR ÀS 18:57:00

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
29-10-2015 ÀS 7:45
7:41
7:02
28/10/2015 ÀS 22:45
28/10/2015 ÀS 22:29
28/10/2015 ÀS 21:56
28/10/2015 ÀS 21:24
28/10/2015 ÀS 19:43

NO O ANTAGONISTA
Brasil 29.10.15 08:06 
O apartamento que Roberto Teixeira empresta a Lulinhazinho foi comprado de uma offshore sediada nas Bahamas.
A Folha de S. Paulo descobriu que o procurador dessa offshore é um empresário uruguaio chamado André Neumann, casado com Maria Beatriz Braga, a “rainha da catraca”...
Brasil 29.10.15 07:25 Comentários (8)
Eu, Diogo, fui processado por Roberto Teixeira, depois de publicar aquela coluna sobre ele, em 2007.
Seu advogado era o mesmo de Lulinhazinho, Cristiano Zanin Martins...
Brasil 29.10.15 07:21 Comentários (21)
Apesar de seus contratos milionários com os lobistas da CAOA, Lulinhazinho, como informa a Folha de S. Paulo, “mora, sem pagar aluguel, em um apartamento de 158 m², na alameda Jaú, nos Jardins, que pertence à Mito Participações Ltda, empresa que tem como cotistas a esposa e as filhas do advogado Roberto Teixeira”...
Brasil 29.10.15 06:54 Comentários (4)
Eu, Diogo, na Páscoa de 2007, publiquei na Veja uma coluna sobre Roberto Teixeira, o lobista que cedeu um apartamento a Lula e, vinte anos depois, cedeu outro apartamento a Lulinhazinho.
O procedimento de Lula é sempre igual, com Roberto Teixeira ou com José Roberto Bumlai, a favor da Gol ou da OSX...
Brasil 29.10.15 06:40 Comentários (18)
Lulinhazinho, informa a Folha de S. Paulo, mora de favor num apartamento de Roberto Teixeira, compadre de Lula.
Lula também morou de favor num apartamento de Roberto Teixeira, por nove anos. Em 1997, ele foi acusado de acobertar o favorecimento de Roberto Teixeira em prefeituras petistas...
Brasil 29.10.15 06:33 Comentários (10)
O mesmo relatório da Receita Federal que denunciou a "proximidade" entre Lula e Mauro Marcondes, denunciou também que o lobista tinha “trânsito facilitado com outros agentes públicos, especialmente do PT”...
Brasil 29.10.15 06:20 Comentários (8)
Lula e Mauro Marcondes, o lobista que comprou a MP 627, conversaram em agosto de 2013, período em que estavam sendo negociadas as benesses fiscais aos fabricantes da Hyundai e da Mitsubishi...
Brasil 29.10.15 05:48 
A juíza Célia Regina Ody Bernardes mandou Dilma Rousseff entregar à Zelotes, no prazo máximo de dez dias, em caráter de urgência, "todos os documentos produzidos (estudos, pareceres, notas técnicas etc), inclusive registro de reuniões", sobre as Medidas Provisórias que foram compradas pelo lobista amigo de Lula, “em conluio” com Gilberto Carvalho e Erenice Guerra...
Brasil 28.10.15 21:32 
Segundo apurou a Folha, a tática de Cunha para se safar consiste em sobrecarregar o Conselho de Ética da Câmara. Desta forma, além de ganhar algum prazo, constrange adversários e tira um pouco o foco do próprio caso.
No primeiro movimento, há representações do PC do B contra os deputados Alberto Fraga (DEM) e Roberto Freire (PPS) que já começarão a correr na próxima terça, juntamente com o caso do presidente da Câmara...
Brasil 28.10.15 21:09 
Na próxima semana, o Supremo Tribunal Federal deve julgar a segunda leva de embargos opostos pelo senador Ivo Cassol contra sua condenação criminal por fraude a licitações, em agosto de 2013. Ao decidir estes embargos, a Corte poderá determinar o trânsito em julgado do processo e decretar, pela primeira vez, a prisão de um senador.
Além do mercado de trabalho americano, o Fed continua de olho na China.
Mais declarações como a de Zhu Jimin adiariam o aumento de juros nos EUA para 2017.
Zhu - presidente da Associação Chinesa de Ferro & Aço - alertou que a demanda por minério de ferro está colapsando, fecharam-se os canais de empréstimo e os prejuízos das siderúrgicas locais se acumulam a um ritmo jamais contemplado.
Pode ser apenas um ponto de vista enviesadamente pessimista.
Ou pode ser enviesadamente realista.
Brasil 28.10.15 19:42 
O Globo informa que o governo foi derrotado já na discussão sobre a retirada ou não de pauta do projeto de repatriação de dinheiro não declarado. Foram 193 votos para a oposição, enquanto a situação teve apenas 175...
Brasil 28.10.15 19:22 
Renan Calheiros apostou que Cunha cairia atirando. Lauro Jardim, em O Globo, aos poucos mostra os alvos do presidente da Câmara.
Há duas semanas, revelou que um deles seria Chico Alencar, por suposta fraude em documentos nas contas da campanha de 2014. Agora, Jardim aponta Júlio Delgado, membro do Conselho de Ética, contra quem Cunha estaria buscando "esqueletos no armário"...
Brasil 28.10.15 18:59 
Na tentativa de defender Luis Claudio Lula da Silva, o Lulinhazinho, Rui Falcão acabou marcando contra. No entendimento do presidente do PT, o problema não está no envolvimento do filho de Lula com as empresas investigadas pela Zelotes, mas no fato de ele ser peixe pequeno – um "peixinho" – num mar de tubarões...
Brasil 28.10.15 18:37 
Rui Falcão dizia não se importar, mas a verdade é que a notícia da perda de 69 prefeituras acendeu o alerta no PT. Ao UOL, o presidente do partido disse que estão finalmente se preparando para as eleições de 2016. Mas, sem a doação de empresas a campanhas eleitorais, e com o País inteiro de olho na forma como pretendem financiar as campanhas, precisarão improvisar...
Brasil 28.10.15 18:02 
João Vaccari Neto, na véspera do Diretório Nacional do PT, voltou a mandar recados aos seus velhos comparsas...
Brasil 28.10.15 17:54 
Kim Kataguiri publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a chegada do MTST ao acampamento do Movimento Brasil Livre. Montado em frente ao Congresso, a ideia do Brasil Livre é pressionar os parlamentares pelo impeachment de Dilma...
Brasil 28.10.15 17:15 
O projeto de repatriação de dinheiro não-declarado no exterior é uma vergonha. Trata-se de um golpe para livrar praticamente todos os implicados na Lava Jato...
Brasil 28.10.15 17:15 
A relatoria do processo contra Cunha na Corregedoria da Câmara ficará a cargo de Beto Mansur, amigo do peemedebista. Mansur foi escolhido por Waldir Maranhão, também investigado pela Lava Jato.
Trata-se de uma ação que corre em paralelo ao processo no Conselho de Ética. Assinada por 29 deputados de 7 partidos, a iniciativa alega quebra de decoro parlamentar quando Cunha disse não possuir contas no exterior...

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 29/10/2015 05:31
O PT divulga nesta quinta-feira, 29, um documento eleitoral. É a primeira peça pública do planejamento da legenda para as eleições municipais de 2016. Nela, o partido encara a realidade como uma espécie de conto do vigário em que caiu. No seu enredo particular, o PT é sempre vítima de alguém — da mídia monopolizada de direita, da oposição golpista, de delegados e procuradores mal-intencionados… O PT não enxerga vilões no espelho.
A impostura é evidente. Um partido que, em meio ao maior escândalo do Planeta, depois de 13 anos saqueando o Estado junto com os esquemas que o acompanharam ao poder, consegue fazer pose de vítima é uma organização 100% feita de cinismo. Aposta na fantasia como uma opção preferível ao caos — ou ao Michel Temer, que a cúpula do PT acha que é a mesma coisa.
O documento do PT informará que uma das prioridades da legenda é defender o mandato de Dilma. Para evitar Temer, o petismo finge que não vê a conversão de Eduardo Cunha em herói da resistência. Antes, o governo convivia com Cunha por obrigação protocolar. Hoje, ministros petistas correm atrás do Cunha, cortejam o Cunha, confiam a viabilidade do governo às conveniências do Cunha.
Outra prioridade eleitoral do PT é fazer a defesa do legado de Lula. Um legado de dois gumes: o pedaço representado pelos boas estatísticas sociais e econômicas foi aniquilado no primeiro mandato de Dilma. E a parte da herança referente aos escândalos escorregou suavemente para dentro do governo Dilma. Mas o PT, mesmo com João Vaccari Neto e José Dirceu atrás das grades, não admite ser chamado de ladrão por outros ladrões. Quem haverá de discutir com especialistas?
Nas palavras do presidente do PT, Rui Falcão, a legenda iniciará uma articulação política para “ter melhor diálogo com a sociedade e colaborar para que o governo retome o rumo do crescimento do país.” Quem ouve o companheiro Falcão fica tentado a acreditar que o país pode melhorar, deve melhorar, tem que melhorar. Mas qualquer um desanima ao lembrar que o governo convive com a perspectiva de fechar 2015 com um rombo de R$ 100 bilhões nas suas contas.
Na prática, o PT absolve-se dos erros do governo Lula, idealizando-o. E enxerga o governo Dilma como um pesadelo do qual o partido precisa acordar. Na falta de melhor estratégia, a legenda promove um barulho intenso e perturbador. O PT toca trombone sob o seu telhado de vidro.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Quinta-feira, 29 de outubro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O cerco aos familiares de Luiz Inácio Lula da Silva, para desestabilizá-lo emocionalmente e induzi-lo a cometer erros que baixem a milagrosa blindagem, está apenas começando. Há séculos que, nos bastidores da comunidade de informações brasileira, se comenta que a Inteligência da Receita Federal tinha um mapeamento completo sobre a evolução patrimonial de parentes e amigos próximos do 'Presidentro'. Por que só agora o tal "rigor seletivo" atinge a turma do '$talinácio' que se transforma em alvo de ataques virulentos desferidos por certos segmentos da mídia amestrada que, até outro dia, eram aliadíssimas dele?
Não há dúvidas de que o bombardeio contra Lula vem de fora para dentro do Brasil. As principais informações usadas para atingir seus familiares vêm de sofisticadas empresas de inteligência estrangeiras - que apenas utilizam seus tentáculos na máquina 'gestapiana' estatal tupiniquim. Até outro dia considerado um dos sujeitos com maior arsenal de informações contra inimigos e adversários, agora Lula começa a provar do veneno que tanto curtiu. Politicamente, pode até ainda ter salvação, porque uma parcela do eleitorado ainda o tem como herói. Moralmente, Lula já era - embora a máquina de trituração não tenha demonstrado a completa coragem para atacá-lo de frente, com provas objetivas e concretas.
Trata-se de um jogo de covardia. Ontem Lula era caçador. Agora, virou caça. O rigor seletivo obedece àquela cínica máxima segundo a qual "pau que dá em "Chico também dá em Francisco". Por isso, não é surpresa alguma que a Receita Federal tenha enviado à Justiça Federal um relatório (vazado pela Folha de São Paulo), sugerindo a quebra do sigilo fiscal e bancário do Luis Cláudio da Silva, um dos filhos de Lula. Já é previsível que novas denúncias também atinjam outro filho de Lula: Fábio Luiz da Silva - "fenômeno" que odeia ser chamado de "Lulinha" pela imprensa. A nora de Lula já teve o nome citado pelo delator premiado Fernando Baiano, na Lava Jato... E por aí vai...
No Brasil da impunidade, uma denúncia de novo escândalo vai superando a outra. O problema é que muitos acabam denunciados, alguns processados e muito poucos efetivamente condenados - e, quando o pior acontece, ainda conseguem, depressinha, infindáveis recursos judiciais para não ficarem presos. Mais grave ainda: não se mexe na estrutura que é a fonte originária de tanta corrupção. Assim, tudo a que assistimos agora é um mero espetáculo de enxugamento de gelo. Os poderosos do governo do crime organizado continuam na deles, com todo o poder econômico. Apenas andam mais tensos e incomodados com o cerco da Polícia, da Receita e do Ministério Público.
Lula começa a sofrer a destruição da imagem heróica que construiu. Os efeitos finais dos danos causados ainda não são totalmente previsíveis. A blindagem pessoal dele continua forte. Mas tudo em torno dele começa a ser desmantelado, desde o partido até aos negócios dos amigos e familiares. A grande pergunta é: até onde irá o cerco a Luiz Inácio Lula da Silva?
Efeito Dominó no poder
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA