DA MÍDIA SEM MORDAÇA - PRIMEIRAS DO DIA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
17 DE MAIO DE 2015
Faltando apenas 446 dias para os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil ainda não tem uma lei que criminaliza o terrorismo e o financiamento de terroristas. Há anos países na vanguarda desses cuidados, como Estados Unidos, fazem gestões junto ao governo Dilma, sem êxito. Esta semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ofícios à Presidência da República e às presidências da Câmara e do Senado alertando para a necessidade da legislação antiterror.
O Brasil aderiu há 14 anos à Convenção Internacional para Supressão do Financiamento do Terrorismo, mas jamais honrou o compromisso.
Para os EUA, em documento vazado pelo WikiLeaks, o governo Dilma reluta porque teme que o MST seja enquadrado como grupo terrorista.
Em relatório a Washington, o ex-embaixador americano em Brasília Clifford Sobel diz que a então ministra Dilma sepultou o projeto.
O órgão internacional Grupo de Ação Financeira, avisou: o Brasil está sujeito a sanções financeiras se não aprovar a lei antiterrorismo.
Uma crise política sempre acontece quando montadoras de automóveis ameaçam demitir funcionários, mas o governo está pouco ligando para o drama dos mais de 20 mil demitidos anuais pelos clubes de futebol do Brasil, entre jogadores, técnicos, preparadores físicos, massagistas, etc. Levantamento de entidades de atletas mostra que, dos 684 clubes, apenas uma centena deles mantêm contratados durante o ano inteiro.
Manter o emprego não põe fim ao problema e o Ministério Público do Trabalho já registrou mil ações por falta de pagamento desde 2002.
Se o acesso ao seguro-desemprego já era difícil para jogadores, a MP 665 tornou impossível ao exigir um ano de contrato para ter o benefício.
Não há uma só linha na MP do Futebol (nº 671) sobre demissões em massa, mas vários artigos sobre o parcelamento de dívidas dos clubes.
Renan Calheiros empurra com a barriga o debate sobre terceirização, irritando Eduardo Cunha. Ele explicou a Lula que cinco comissões vão examinar o tema antes de chegar ao plenário. No segundo semestre.
Delúbio Soares continua se cacifando entre sindicalistas. Esta semana, foi palestrante em evento da Fetracom/DF. Para ele, a roubalheira do mensalão saiu barato e, como previu, virou piada de salão.
Eles se colocam como “opositores”, mas ganharam cargos no governo Dilma: o deputado Paulo Foletto (PSB) mantém a mulher Rose Duarte na Cia. Docas do Espírito Santo e o senador Magno Malta (PR), o irmão Maurício na Valec, a estatal de construção de ferrovias.
A Câmara convocou audiência pública com o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, dia 22, sobre o balanço da Petrobras. “É preciso discutir o desenvolvimento da empresa”, diz Laércio Oliveira (SD-SE).
O secretário-geral do Itamaraty, embaixador Sergio Danese, tem priorizado questões administrativas. Houve semana em que teve três reuniões no Ministério do Planejamento negociando o fim da pindaíba.
O deputado Paulinho da Força (SD-SP) avisou que segurará a emenda que impede a reeleição do procurador-geral da República. Paulinho acredita que a proposta já fez “o barulho necessário”.
Os parlamentares governistas continuam assanhados com as nomeações para cargos de segundo e terceiro escalões, mas, até agora, nada. Michel Temer acerta, promete, mas Dilma não autoriza.
A Petrobras divulgou na última sexta balanço onde registra lucro de R$ 5,3 bilhões em 2015. Subtraídos os prejuízos oriundos da corrupção e do último balanço, faltam “apenas” R$ 16,3 bilhões para atingir o azul.
... a delação premiada de Ricardo Pessoa, o “chefe do cartel das empreiteiras” na Lava Jato, deixou insones até chefes de outros cartéis.

NO BLOG DO CORONEL
DOMINGO, 17 DE MAIO DE 2015



NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
17/05/2015 às 8:09 \ Opinião
Carlos Brickmann: Ricardo Pessoa é o sonho de qualquer investigador

NO O ANTAGONISTA
Brasil 16.05.15 13:08 Comentários (72)
O inferno de Beto Richa não parece ter fim. O político assistiu ao derretimento de sua popularidade após os protestos dos professores. Hoje, o Estadão noticia que o Ministério Público do Paraná investiga um esquema de fraudes na Receita do estado para beneficiar sua campanha de reeleição...
Brasil 16.05.15 14:11 Comentários (50)
Ao sair da prisão hoje, Roberto Jefferson deu a entender que tem informações sobre o petrolão. Ele afirmou: "Está aqui (entalado), mas não posso falar. Se eu falar, o Barroso me prende, está bem, meu irmão?"
Roberto Jefferson obteve progressão para o regime aberto...
Brasil 16.05.15 15:33 Comentários (59)
Eduardo Cunha disse a Aloizio Mercadante que levasse a Dilma a seguinte informação: caso Rodrigo Janot seja reconduzido ao cargo de procurador-geral da República, o governo vai "conhecer o inferno" na Câmara, segundo O Globo.
Renan Calheiros, segundo Ilimar Franco, de O Globo, fez coro à demanda....
Brasil 16.05.15 17:56 Comentários (43)
A próxima etapa da CPI da Petrobras será Londres. Segundo o G1, na próxima semana os deputados ouvirão o ex-diretor da SBM Offshore, Jonathan David Taylor.
Taylor revelou que a CGU esperou o fim das eleições para abrir uma investigação baseada suas denúncias...
Brasil 16.05.15 18:31 Comentários (173)
O Estadão noticia que Edison Lobão é suspeito de ter participação oculta em holding sediada nas Ilhas Cayman. O objetivo da holding é captar recursos de fundos de pensão de estatais, fornecedores da Petrobras e empresas privadas que recebem de bancos públicos, como o BNDES...
Brasil 17.05.15 05:11 Comentários (25)
O trem-bala brasileiro é a Madeira-Mamoré do petismo.
Em junho de 2009, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, garantiu que o trem-bala sairia: “Nosso projeto é que esteja integralmente pronto em 2014”. Lula alongou o prazo: “Acho plenamente possível inaugurar até as Olimpíadas”. E Erenice Guerra explicou: “Por que faremos o trem de alta velocidade? Porque podemos, porque estamos maduros, porque temos o comando firme do presidente da República”...


NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza17/05/2015 07:08

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Domingo, maio 17, 2015




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA