Pular para o conteúdo principal

UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

11.9.14 
HELIO FERNANDES -
Chega perto já de injúria, calúnia e difamação, acusar, suspeitar ou até desconfiar de que Dona Dilma possa saber dos “mal feitos” (royalties para ela) acontecidos e agora denunciados, na Petrobras. Paulo Roberto foi nomeado para o cargo poderoso de diretor de Abastecimento, em 2004.
Foram “apenas” oito anos, não teve nem relacionamento mais profundo com ele. Era Ministra das Minas e Energia, (hierarquicamente acima da Petrobras) mas Lula não consultava ninguém, era seu estilo. Foi á posse, não podia deixar de ir.
No ministério, chamou Paulo Roberto “para nada”, apenas fingir que mandava. Veio o mensalão (nem ela nem Lula souberam de coisa alguma), nem ouviram o discurso histórico de Roberto Jefferson, dizendo: “Eu chamei a atenção do presidente Lula pessoalmente, sobre o que estava acontecendo em matéria de derrame de dinheiro”.
Encurralados pelo escândalo que Lula e Dilma desconheciam muitos ministros foram demitidos. Surpreendentemente, o primeiro foi o mais poderoso de todos. José Dirceu, Chefe da Casa Civil. Possível sucessor de Lula, a quem tratava por “você”. E respondia com o tratamento de “Ministro”. Sempre.
Mudou tudo, Dirceu sumiu e reapareceu na prisão, Dona Dilma foi para a Casa Civil, mas ninguém tocou em Paulo Roberto.
Mais surpreendente do que qualquer fato, Dona Dilma foi feita presidente, sem nunca ter disputado qualquer eleição. E acumulando inverdades. Sua participação no roubo do cofre da amante de Ademar de Barros, a confusão sobre os cursos e as universidades que não frequentou.
É falta de memória total (que desmenti na época), a afirmação: “Fui torturada durante três anos”. Mostrei que ninguém resiste a três anos de tortura, isso não aconteceu com ela. 
Dilma e a CPI da Petrobras exigem receber o depoimento 
Dona Dilma é tão vulnerável, que não pode ser “esgotada” rapidamente. Sua participação tortuosa, enganosa e mentirosa sobre o escândalo de Pasadena, fica para depois. Já tratei muito o fato, vamos esperar o que revelará na “delação premiada”, o ex-diretor da Petrobras.
Até o fim, esse depoimento tem que ficar com o Ministério Público e a polícia. A CPI interrogou duas vezes Paulo Roberto. Toda governista, sabia que as perguntas eram plantadas, fabricadas, preparadas. Agora “exige” ouvi-lo, perda de tempo.
Idem, idem para Dona Dilma. Ministra de Minas e Energia, Chefe da Casa Civil, presidente da República, foram oito anos até hoje. Os mesmos oito anos que ele todo poderoso, mandou e desmandou na Petrobras.
Agora é outra que “exige” o depoimento. E ainda falta o capítulo Graça Foster. Sua “desadministração”, seu marido, seus bens e a doação desabrida e desabalada, assim que o Tribunal de Contas ia executar o bloqueio. 
A vaga de Joaquim no Supremo
Quando se elegeu presidente, Dilma se encontrou com o deputado José Eduardo Cardoso, convidou-o para Ministro da Justiça. Aceitou mas disse a ela: "Presidente, quero ir para o Supremo, me preparei para isso". Resposta: "Você vai, mas não agora".
Na hora de sair do ministério para renovar o mandato, o ministro foi perguntar à presidente: "Saio ou fico sem mandato?". Favoritíssima, respondeu: "fica, você irá para o Supremo no final do segundo mandato".
Agora descrente da reeleição, vai preencher a vaga em novembro. Se ganhar, ele fica no Ministério da Justiça, vai para o Supremo mais tarde.
PS- O Globo está de parabéns, contratou Ana Maria Machado e Cacá Diegues como colunistas. Um para escrever de 15 em 15 dias, o outro de sete em sete.
PS2- É uma incoerência dupla. Credenciadissimos, escreverão remotamente. Além do mais, jornal é diário.
PS3- Semanal é revista, mensal não é nada. No mundo inteiro revista que sai de mês em mês, fica vagando pela casa, é folheada aleatoriamente. Muita gente gosta de ler no banheiro, mas não debaixo do chuveiro.
PS4- Outro jogo do Brasil, também chatíssimo, novo 1 a 0. Só que desta vez, Gilmar e Dunga, conseguiram uma façanha. A seleção perdeu gol, desses identificados de forma excelente, como "Inacreditável F.C.".
PS5- Só que desta vez foi Neymar, o próprio, que jogou o gol fora. Passaram e repassaram na televisão. Diante do gol vazio, a 3 metros e 42 centimentros, sozinho, bastava empurrar a bola. Conseguiu jogá-la na trave. Se treinar 500 vezes para repetir o lance não conseguirá jogá-la na trave, é o "fenômeno" Gilmar-Dunga.
PS6- A seleção de vôlei, que disputa o mundial na Polônia, conquistou a quinta vitória em cinco jogos. Caminha para mais um titulo, embora ainda faltem quatro adversários fortes.
PS7- A seleção de basquete, que também disputa o mundial, ontem, decepção. Esperança semana passada, quando eliminou a Argentina, adversária de sempre. Perdeu para a Sérvia por diferença de mais de 30 pontos. Estava 32 a 32, fez duas duplas faltas inúteis e desnecessárias, a Sérvia disparou. Uma vitória deixava o Brasil entre os quatro melhores, disputando a final com os EUA.
PS8- Parabéns para Joel Santana. Dois jogos, duas vitórias, uma comandando do banco, a outra de dentro de campo. O Vasco já voltou a ficar entre os quatro que sobem para a Série A.

Da Tribuna da Imprensa On Line de 11-9-2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)