OLHEMOS PARA CIMA

Olhar para Cima
“O fardo parece menos pesado quando se olha para o alto, do que quando se curva a fronte para o chão.” – (UM ESPÍRITO AMIGO, Havre, 1862), E.S.E., cap. IX.
RICARDO ORESTES FORNI 
Tupã, SP (Brasil)

A revista VEJA, em sua edição 2387 de 20 de agosto de 2014, comenta a lamentável perda do ator Robin Williams em suas páginas 120 e 121: “Robin Williams, tataraneto de senador, filho de executivo da indústria de automóveis, estudante por um breve período de ciências sociais, e egresso da prestigiosíssima escola de artes Julliard, foi assombrado por demônios persistentes: álcool, drogas, depressão. Os dois primeiros, ele conseguiu conter: desde 1983, quando nasceu Zak, o mais velho de seus três filhos (ele deixa ainda Zeida e Cody), estava sóbrio. (A cocaína é o jeito de Deus dizer que você está ganhando dinheiro demais, observou). O terceiro demônio, a depressão, nunca deixou de rondá-lo; seu humor de altíssima velocidade era, de certa forma, ao mesmo tempo, uma expressão da mania que se opõe aos vales profundos do ânimo e uma libertação deles. Nunca se saberá o que empurrou Williams à sua decisão trágica, mas especula-se que o diagnóstico de Parkinson, que ele recebera havia a pouco – informação revelada por Susan Schneider, sua terceira mulher, alguns dias após a sua morte –, tenha contribuído para ela”.
Como conceitua o ditado popular, ninguém sabe o que se passa debaixo do teto alheio. Quem poderia imaginar que esse ator consagrado pelo seu talento “monstruoso” nas telas de cinema estivesse às voltas com problemas íntimos de tal gravidade?
Enfrentar e vencer a drogadição de substâncias lícitas (álcool) e ilícitas (popularmente denominadas de “drogas”) já exigiu um grande esforço de Robin Williams.
Contudo, pelo que se noticia sobre a doença depressiva de que ele era vítima, sua vida, apesar das aparências que estávamos acostumados a apreciar na exibição de seus filmes, não deve ter sido nada fácil.
Para culminar os sofrimentos que compunham seu drama, o diagnóstico da doença de Parkinson (segundo outras fontes, Mal de Alzheimer) acrescentou o peso que o levou, lamentavelmente, a procurar alívio pela enganosa porta do suicídio.
Na passagem do Evangelho citado no início, o Espírito Amigo que se manifestou em Havre em 1862 nos fala no olhar para cima com a intenção de tornar nosso jugo mais suave, em lugar de olharmos para baixo.
Esse curvar a cabeça para baixo é o olhar do depressivo. Daquele que contempla os problemas da vida entre o estreito limite do berço ao túmulo, que é um tempo extremamente exíguo e de passagem rapidíssima se comparada ao calendário da eternidade. A proposta de olharmos para cima, trazida pelo Espírito comunicante, é o olhar daquele que contempla o infinito com seus inesgotáveis recursos para colocarem um fim em nossos dramas.
Olhar para cima é o entendimento da breve passagem pelo tempo do mundo físico. Quem olha para o alto é capaz de afirmar: hoje estou aqui com todo o peso dos problemas que a vida me coloca sobre os ombros, mas amanhã estarei “lá”, em outra dimensão, onde serei vencedor sobre todas as dificuldades que hoje tisnam o horizonte da minha existência aqui na Terra.
Infelizmente, o grande ator Robin Williams não era conhecedor dessas informações que nós, espíritas, dispomos através das bênçãos das orientações que a Doutrina dos Espíritos nos proporciona. Temos a oportunidade de olhar para o alto e divagar sobre os mundos felizes que a todos aguardam, mais dia, menos dia.
O olhar para baixo nos fixa à Terra, o que não devemos aceitar, lembrando-nos de que nosso Modelo e Guia, Jesus, passou pelo mundo sem pertencer ao mundo, porque, sem dúvida nenhuma, mantinha-se ligado às elevadíssimas esferas de onde proveio para socorrer-nos em nossa incredulidade fruto de nossa pouca fé, para que possamos, nos momentos difíceis que forçam nosso olhar para baixo, saber olhar para cima, quando então nosso jugo será mais leve e possível de ser suportado.

-Do www.oconsolador.com.br - Crônicas e Artigos - Ano 8 - N° 378 - 31 de Agosto de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA