DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 20-02-14

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

Génesis Carmona, de 23 anos, aluna do curso de Marketing da Universidade Tecnológica do Centro, em Valência, morreu nesta quarta-feira depois de baleada na cabeça durante a manifestação contra o governo de Nicolás Maduro promovida na véspera. A primeira foto mostra Génesis em 2013, quando foi eleita Miss Turismo do Estado de Carabobo. Na segunda imagem, ela aparece nos braços do amigo que a levou de motocicleta ao hospital onde agonizou até transformar-se na quinta vítima fatal dos conflitos na Venezuela.
A marcha na cidade a 170 quilômetros de Caracas, organizada para protestar contra a a prisão do líder oposicionista Leopoldo López (que antes de se entregar aos carcereiros gravou o vídeo reproduzido abaixo), foi interrompida a tiros por uma milícia de motoqueiros a serviço do regime chavista. Outros oito manifestantes ficaram feridos. Nenhum sofreu lesões tão graves quanto as provocadas pela bala que se alojou na parte traseira do crânio de Génesis.
Também nesta quarta-feira, três dias depois da declaração de apoio a Maduro endossada pelos cinco patetas do Mercosul, o governo brasileiro voltou a tratar de tiroteios internacionais. Não para lamentar a morte de Génesis Carmona, muito menos para exigir que o companheiro Maduro evite a travessia do atalho que pode desembocar na guerra civil. Numa nota distribuída pelo Planalto, Dilma Rousseff ensinou que é hora de substituir o confronto nas ruas pelo diálogo.
Só que o texto nada tinha a ver com a Venezuela: o tema era a Ucrânia. Dilma tem tanta intimidade com o quadro político da antiga república soviética quanto Lula com a história do Cazaquistão. A presidente do Brasil resolveu derramar-se em platitudes sobre um país que mal sabe onde fica para passar ao largo da Venezuela cujos governantes conhece bem. Bem demais.

NA COLUNA DIÁRIO DO PODER
GAROTINHO PODE VIRAR ALVO DE CPI DOS BLACK BLOCS
Um dos primeiros a assinar a criação da CPI Mista dos Black Blocs, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) tem sido apontado como principal articulador contra a investigação. Os adversários acham que ele teme o trabalho da CPMI identificando os políticos que estariam por trás dos protestos violentos, segundo revelaram os assassinos do cinegrafista Santiago Andrade. Mas, publicamente, Garotinho defende a CPMI.
QUEM NÃO QUER
Opõem-se à CPI o PSOL do deputado Marcelo Freixo, primeiro político citado, e o PT, que combatem o governo Sérgio Cabral (PMDB) no Rio.

NO BLOG DO CORONEL
Hoje, pela primeira vez desde o início do massacre contra estudantes indefesos na Venezuela, o Jornal Nacional fez uma matéria um pouco mais longa, com correspondentes enviados aquele país. Uma matéria superficial, que fugiu o tempo inteiro de críticas ao governo assassino de Nicolas Maduro. Agora leiam, abaixo, como Willian Bonner terminou a matéria:
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a posição do Brasil sobre a situação na Venezuela é mesma manifestada pelo Mercosul, pela Unasul e pela Celac, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Esses blocos repudiam todo tipo de violência e intolerância que atentem contra a democracia. E rechaçam as ações criminosas de grupos violentos que querem disseminar a intolerância e o ódio no país.
O Jornal Nacional fugiu, covardemente, de dizer que o governo brasileiro está apoiando Nicolas Maduro, irrestritamente. É isto que consta das notas oficiais emitidas. A Globo escondeu a verdade dos seus telespectadores, pinçando apenas pedaços dos comunicados. Quem ouviu o texto acima, que não esteja informado, concluiu que os estudantes venezuelanos estão atentando contra a democracia, quando estão dando a vida por ela. Bonner e Poeta transformaram manifestações pacíficas em ações criminosas, quando a violência vem do Exército, das milícias chavistas e dos funcionários da PDVSA. 
A Rede Globo nunca foi um modelo de jornalismo. Sempre colocou o comercial acima do informacional. Agora chegou ao fundo do poço. Em nome do faturamento estupendo com a Copa do Mundo e da venda de novelas ao chavismo passou a flertar com a repressão e a ditadura. Vergonhoso.
PT do Rui Falcão e do Mensalão, único a querer que politico corrupto não perca mandato
Com voto contrário apenas do PT, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (19) uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece a perda automática do mandato de congressistas que forem condenados por improbidade administrativa ou por crimes contra administração pública, como corrupção e desvio de recursos públicos. Agora, o texto será votado pelo plenário da Câmara. Como a PEC já passou pelo Senado, se não sofrer alterações dos deputados, será promulgada pelo Congresso.
O PT tentou derrubar a proposta na comissão, mas acabou isolado. O deputado Sibá Machado (PT-AC) apresentou um voto em separado para rejeitar a matéria. Ele alegou que é atribuição do Congresso decidir sobre a cassação de um parlamentar. Ele afirmou ainda que a instituição do voto aberto para cassação de mandatos confere transparência às decisões. "O voto agora é aberto. Se esta era a preocupação, o voto aberto nos livra desta preocupação. Se nós aprovarmos a PEC, poderemos nos arrepender de dar superpoderes ao Judiciário."
A fala, no entanto, foi criticada por outros integrantes da comissão. "É inaceitável que quem está atrás das grades cumprindo pena mantenha o seu mandato de parlamentar",defendeu o líder do PDT, Vieira da Cunha (RS).
A PEC aprovada determina a perda do mandato quando a decisão final (transitado em julgado) da Justiça implicar em condenações por improbidade cuja pena supere 1 ano de reclusão –enriquecimento ilícito, lesão ao erário e atentado contra os princípios da administração pública.
Na área criminal, a perda automática se dá em crimes contra a administração pública cuja pena supere 1 ano –peculato (desvio de dinheiro público), por exemplo– e em todos os crimes com pena superior a quatro anos, que pelo Código penal resultam em "perda do cargo, função pública ou mandato eletivo".
Para os crimes considerados "menos graves", caberá ao Legislativo, se entender cabível, abrir processo para definir se o deputado ou senador deve perder o mandato. (Folha Poder)

NO BLOG DO NOBLAT
Isabel Braga, O Globo
O deputado Edmar Moreira, que ficou nacionalmente conhecido como deputado do castelo, assumirá, como suplente, com a renúncia do tucano Eduardo Azeredo, efetivada nesta quarta-feira. Isso porque, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, que seria o próximo suplente na lista de espera, já divulgou nota onde avisa que continuará comandando a cidade.
Edmar Moreira, ciente de que sua vez chegou, ligou nesta quarta-feira, minutos depois de a renúncia de Azeredo ser divulgada pela imprensa, para saber detalhes de sua posse. Edmar Moreira é o oitavo suplente na coligação do PSDB-DEM-PP-PR-PPS que elegeu 25 deputados federais na eleição de 2010.
Dois dos eleitos renunciaram, em 2013, à vaga para assumir prefeituras e Azeredo renunciou nesta quarta-feira. Outros quatro titulares estão licenciados porque assumiram pastas no governo de Minas Gerais. Por isso, Edmar Moreira terá a chance de exercer o mandato como suplente, mesmo que por tempo reduzido.

Mariângela Gallucci, Estadão
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot (foto abaixo), posicionou-se contra o pedido do ex-deputado federal José Genoino para que seja transformada automaticamente em definitiva a prisão domiciliar que ele cumpre desde novembro, após passar mal no presídio da Papuda, em Brasília, para onde foi encaminhado junto com outros condenados no julgamento do mensalão.
O pedido deverá ser decidido nos próximos dias pelo relator do processo, ministro Joaquim Barbosa. O prazo de 90 dias da prisão domiciliar acabou nesta semana.

Andreza Matais e Vera Rosa, Estadão
A direção nacional do PT decidiu garantir a um aliado da governadora Roseana Sarney (PMDB) o comando do partido no Maranhão, abrindo caminho para uma aliança com a família Sarney na disputa eleitoral deste ano.
Em reunião reservada da executiva nacional do partido, na terça-feira, em Brasília, o PT anulou o segundo turno da eleição para a presidência do diretório estadual que elegeu Luís Henrique Sousa para o cargo, um defensor da candidatura de uma chapa petista ao governo estadual.

O Globo
O Facebook vai comprar o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp por cerca de 16 bilhões de dólares em dinheiro e ações, no momento em que a maior rede social do mundo busca formas de impulsionar sua popularidade, especialmente entre jovens.
O Facebook disse nesta quarta-feira que pagará 4 bilhões de dólares em dinheiro e cerca de 12 bilhões de dólares em ações na sua maior aquisição até o momento, apequenando a compra por 1 bilhão de dólares do aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram.
As ações do Facebook caíam 5 por cento, para 64,70 dólares no after market, após ter fechado perto dos 68,06 dólares na Nasdaq.

G1
Pelo menos 31 jornalistas foram reprimidos, detidos e roubados na Venezuela por efetivos das forças da ordem e por desconhecidos, durante os protestos contra o governo nas últimas duas semanas, denunciou o Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP), em nota divulgada nesta quarta-feira (19).
"Os ataques por parte de organismos de segurança, policiais e militares, e de pessoas armadas contra jornalistas aumentaram nos últimos três dias (...) durante a cobertura dos protestos", informou o SNTP.
As agressões a jornalistas da imprensa local e internacional foram registrados, principalmente, na capital, Caracas, e nos estados Zulia, Bolívar e Apure, acrescentou o informe do SNTP. "Os ataques contra os comunicadores sociais são cada vez mais violentos, destacando-se as ameaças com armas de fogo", declarou o secretário-geral do SNTP, Marco Ruiz.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
Já tratei do assunto na segunda, mas agora chegou a hora. O Supremo começa a votar hoje os embargos infringentes. É uma nova votação, não um novo julgamento. Os advogados de defesa encaminham seus argumentos aos ministros e têm 15 minutos para defender seu ponto de vista. Mas não podem apresentar testemunhos ou álibis novos ou desqualificar provas que serviram à condenação.
A questão principal diz respeito à formação de quadrilha. Para os ministros do Supremo que absolveram desse crime José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, a quadrilha só existe quando há um grupo estruturado, permanente, organizado para delinquir, com distribuição de tarefas e uma hierarquia. Já a coautoria não. Ela é apenas eventual. Um grupo pode cometer um crime e se desfazer depois. Os advogados dirão que seus clientes são apenas coautores. Será que os mensaleiros serão bem-sucedidos? Tudo indica que sim.
Tome-se o caso de José Dirceu: recebeu quatro votos absolvendo-o de formação de quadrilha. Qual será o papel do relator — no caso, Luiz Fux? Ele pode recusar a argumentação da defesa, julgando-a descabida, defendendo o resultado do julgamento, ou aceitá-la, votando, então, pela absolvição. Aí os demais ministros se posicionam. Só para lembrar: não pode haver revisão de pena, por exemplo. Ou se mantém a condenação ou se absolve.
Dirceu foi absolvido do crime de quadrilha por quatro ministros, que permanecem na Corte: Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Rosa Weber e Cármen Lúcia. Cinco dos seis que o condenaram também continuam lá: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Celso de Mello.
Se todos mantiverem seus respectivos votos, o placar começa com 5 a 4 contra Dirceu. A decisão ficará com os dois mais recentes ministros da casa: Teori Zavascki e Roberto Barroso. Zavascki já deu a entender mais de uma vez que discorda da condenação por quadrilha. Então já se pode dar como certo um empate: 5 a 5. Barroso já afirmou mais de uma vez que considerou o Supremo severo demais no julgamento do mensalão. O mais provável, então, é que Dirceu, condenado por 6 a 4 na primeira votação, seja agora absolvido do crime de quadrilha por 6 a 5.
Delúbio Soares e José Genoino estão em situação idêntica, também pelo crime de quadrilha.
O caso de João Paulo Cunha começa diferente, mas termina igual. Ele foi condenado por corrupção passiva, peculato e formação de quadrilha. Neste último crime, a condenação se deu por 6 a 5. Dos que o absolveram, quatro continuam no tribunal: Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli e Marco Aurélio. Dos seis que o condenaram, cinco continuam: Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Se ninguém mudar de ideia, o placar contra ele começa com 5 a 4: também ele precisará do voto dos dois novos ministros, que não participaram da primeira votação: Teori Zavascki e Roberto Barroso.
Para arrematar: os ministros não estão obrigados a repetir o voto da primeira rodada. Em tese ao menos, ministro que antes condenou pode absolver, mas quem absolveu também pode condenar, o que dificilmente aconteceria porque os embargos infringentes são um recurso da defesa e não faria sentido o réu ser prejudicado por uma mudança de voto contra si.
O resumo da ópera é o seguinte: o mais provável é que Dirceu, Genoino e Delúbio se livrem do crime de quadrilha, cumprindo pena só por corrupção ativa, e que João Paulo se livre do crime de lavagem de dinheiro, permanecendo preso por peculato e corrupção passiva. Mas todos em regime semiaberto.
Assim, os que apostaram na enrolação de olho na mudança de composição do tribunal foram ao menos parcialmente bem-sucedidos. É claro que essa possível mudança de placar só se dará em razão da decisão desastrosa do STF, que, por 6 votos a 5 (com o desempate decidido por Celso de Mello), declarou a sobrevivência dos embargos infringentes.

NO BLOG DO JOSIAS
Supersalário: Brasília mora bem longe do Brasil

O privilégio em Brasília vive em gavetas escuras, percorre escaninhos secretos. Só ganha a calçada das manchetes quando a ética consegue organizar uma tocaia. O que só acontece de raro em raro. Quando se imagina que um fato está consumado, o fato é consumido. No caso dos supersalários do Congresso, a borracha foi acionada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF.
Em decisão provisória, o ministro restituiu a permanente vocação da burocracia para violar a lei. Reza a Constituição que nenhum servidor pode receber mais do que um ministro do Supremo (R$ 29,4 mil). A despeito disso, há na Câmara e noSenado 2.365 funcionários recebendo acima do teto. Alguns muito acima, pra lá de R$ 60 mil.
O problema é a distância que separa essa Brasília dos supersalários do Brasil, um país lá longe, onde sobra cada vez mais mês no fim dos microsalários. Para os frequentadores dos prédios monumentais de Niemeyer o resto do país é um estorvo. Saúde falida? Educação precária? Não é com eles!
Essa turma ainda não se deu conta, mas já há bastante Brasil ao redor de Brasília. A Capital com cara de maquete está rodeada de vida, e às vezes até de caos. A criminalidade é alta, a qualidade de vida é baixa. As reclamações começam a vencer a distância que separa o país da cidade da indiferença. Elas ainda não penetraram o concreto das cúpulas do Congresso. Porém, convém notar: entre o riso e a lágrima há apenas o nariz. E a atmosfera já anda muito malcheirosa.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OqmzfwqczZw
Neste vídeo se constata o clima de terror em Caracas, a capital da Venezuela, quando a Guarda Nacional atira para matar manifestantes. Ouve-se tiros de fuzil e pistola e os gritos desesperados das pessoas. No momento em que uma ambulância ao que parece tenta recolher um ferido, os jagunços de Nicolás Maduro, voltam ao local para dar o tiro de misericórdia na vítima já baleada.
Episódios similares ocorrem em diversos pontos da Venezuela, segundo relatos e fotos transmitidos pelo Twitter que bomba sem parar. Os venezuelanos imploram nos comentários no Youtube que este vídeo chegue a conhecimento dos veículos de mídia internacionais.
Vê-se uma tentativa desesperada dos cidadãos venezuelanos para sensibilizar a comunidade internacional sobre a violência da Guarda Bolivariana e dos "coletivos", as milícias armadas do chavismo, que investem contra a população desarmada. 
Há relatos também de invasão de edifícios de apartamentos.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Sabendo que a reeleição está seriamente ameaçada, a máquina de propaganda do governo celebrou ontem a divulgação de mais uma pesquisa (que há bastante tempo não se publicava) proclamando que Dilma Rousseff se manterá na Presidência da República, vencendo com 43,7% dos votos, logo no primeiro turno. O engodo faz parte da tradicional preparação das pré-condições psicossociais para legitimar qualquer resultado eleitoral, mesmo sob fraude, em um frágil sistema eletrônico de votação, que não permite auditoria.
O levantamento CNT-DMA minimizou as quedas na avaliação positiva do governo (com aumento na avaliação negativa) e na avaliação pessoal. Espertamente, a pesquisa ignorou perguntas sobre temas inconvenientes (como inflação aumentando, pibinho que não cresce e dólar que se descontrola). Sem cutucar os dois mil e dois eleitores ouvidos em 137 municípios de 24 estados, entre os dias 9 e 14 de fevereiro, ficou fácil manipular o resultado positivo desejado pelos marketeiros do Palácio do Planalto.
O fato objetivo é. Mesmo com perguntas aliviadas sobre os temas de crise econômica, a avaliação positiva do governo Dilma caiu para 36,4% (era de 39% em novembro). A avaliação negativa dela subiu para 24,8% (era de 22,7%). A aprovação pessoal também diminuiu para 55% (era de 58,8%). A desaprovação é de 41% (era de 38,9%). Mesmo sendo pura marketagem, os resultados são ruins. O PTitanic segue rumo aos icebergs...
Pracinha da Corrupção
A volta dos homens do botão dourado?
O Palhaço do Planalto ficou PT da vida com o apresentador Ratinho, por causa do programa de 10 de fevereiro, quando ele pregou punição dura para os bandidos, criticando, indiretamente, a esquerda que os proteje.
No fim do editorial, Ratinho advertiu que, “na hora que os homens do botão dourado voltarem, tudo mundo vai ter que fugir do Brasil de novo”.
Ratinho, que até outro dia admirava a presidenta Dilma, agora parece que declarou, de vez, que está jogando na oposição...
Efeito Orloff
Piada ambulante
Há quatro anos, o então presidente Lula fez um discurso violento contra os que não acreditavam na capacidade do governo de ao menos realizar algumas partidas de futebol.
O discurso se tornou tragicômico diante dos fatos concretos que prometem transformar “a copa das copas” (propagandeada por Dilma Rousseff) em um dos maiores gols contra da nossa história tupiniquim mal contada.
Problema de Barba
Sexo barulhento punido
Caroline e Steve Cartwright, um casal britânico de 48 anos de idade, foi proibido pelo tribunal de Newcastle de fazer barulho durante a intensa atividade sexual da madrugada.
Equipamentos especializados de gravação, instalados no apartamento de uma vizinha do casal, registraram níveis médios de ruído entre 30 e 40 decibéis, com um pico de 47 decibéis, entre meia noite e três da manhã, diariamente.
O juiz Jeremy Freedman e mais dois magistrados consideraram que o nível de ruído dos gritos durante o sexo é suficiente para interromper o sono e dificultar a comunicação verbal entre as pessoas.
Nosfu
Aqui no Brasil, o desgoverno petralha nos violenta e estupra, todos os dias, fazendo o maior alarde propagandístico, a custa do dinheiro público.
Só que os tribunais demoram na punição ou nada fazem para preservar a integridade cidadã dos brasileiros...
Aliança sacana
Desonra ferida

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

NO BLOG UCHO.INFO
Família Sarney é tomada por desespero e antecipa a temporada de covardia política no MA
Vale tudo – Vivendo uma crise de credibilidade que possivelmente é a maior de toda a longeva história do grupo político que controla, a família Sarney já iniciou o jogo sujo na tentativa de garantir a eleição de algum apaniguado para o governo do Maranhão, o mais miserável estado da federação, obra maior do caudilho José Sarney.
Cada vez mais incomodada com os índices de aprovação de Flávio Dino junto ao eleitorado maranhense, a governadora Roseana Sarneyacionou o conglomerado de comunicação da “famiglia” para estocar o candidato do PCdoB ao Palácio dos Leões, sede do Executivo estadual. Os veículos midiáticos do grupo publicaram falsas denúncias contra Dino, que atualmente presidente a Embratur.
As reportagens, encomendadas pela chefe do desgoverno que tem levado o Maranhão a afundar no caos, atribuem o déficit da conta-turismo do País à Embratur, que está vinculado às questões cambiais e de competitividade, que não são geridas por qualquer órgão do Turismo. Além disso, as matérias jornalísticas (sic) citam de maneira irresponsável contratos inexistentes que valeriam até as eleições. Ou seja, jogo sujo e baixo, no melhor estilo de grupos mafiosos.
Roseana e seu grupo tentam fazer do secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, o próximo governador do Maranhão, mas a falta de traquejo cacife do candidato tem exigido do clã algumas providências nada ortodoxas, como as matérias mentirosas e de encomenda contra Flávio Dino.
Presidente estadual do Partido Progressista, o deputado federal Waldir Maranhão divulgou nesta quarta-feira uma nota de desagravo em favor de Flávio Dino, em que repudia a conduta da “famiglia” que transformou o estado em uma capitania hereditária. “O império de comunicação do grupo Sarney costumeiramente abandona o jornalismo sério e responsável para abrir espaço ao exercício chicaneiro da informação, divulgando calúnias e difamações contra seus adversários”, disse Waldir Maranhão ao editor do ucho.info.
“O Maranhão tornou-se ao longo dos anos em reduto de miséria, sem que os atuais ocupantes do poder tenham se preocupado em reverter um quadro que avilta a dignidade dos maranhenses. O Estado precisa urgentemente de um novo olhar, mas não será com essas estratégias condenáveis que alguma mudança surgirá no horizonte do Maranhão, que há cinco décadas convive com a desesperança”, afirmou o presidente do PP maranhense.
Para provar a extensão das mentiras plantadas pelo grupo Sarney contra o principal adversário na eleição de outubro próximo, a Controladoria-Geral da União (CGU) analisa apenas um contrato da área de informática da Embratur, firmado em 2009, quando Flávio Dino era deputado federal, não presidente do órgão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA