Pular para o conteúdo principal

CAETANO VELOSO CLASSE MÉDIA? POIS SIM!

Quem leu o meu Esquerda Caviar sabe que um dos fatores que levam alguém a se tornar um ícone do fenômeno é justamente o sentimento de culpa da elite. O sujeito nasce ou fica rico, e se sente culpado por ter tanto em um país muito pobre e desigual, que ainda por cima condena a riqueza alheia.
Pois bem: Caetano Veloso ofende a classe média quando diz que não ficou rico, e que ainda é classe média. É o que ele afirma em sua coluna de hoje no GLOBO:
"Eu sou da classe média (não adianta os malucos da internet dizerem que sou rico: minha cabeça é classe média e, na real, não fiquei rico), tendo a reagir como pessoas da classe média. Sim, sou rebelde, na verdade um medalhão transviado, mas sou classe média (como a maior parte dos que precisam se manifestar de alguma forma nessa vida)."
Malucos da internet? Estaria ele se referindo à minha pessoa? Não saberia dizer. O que posso dizer, com mais convicção, é que classe média Caetano não é, nem aqui, nem na China! Um sujeito que faz um único show pelo cachê de R$ 600 mil pode ser qualquer coisa, menos classe média.
Ou então vejamos o valor do apartamento que ele dividia com a ex-mulher Paula Lavigne: R$ 37 milhões! É esse o montante que Paula estaria pedindo pelo imóvel, e quem diz não é um maluco qualquer da internet, e sim o jornal que publica suas colunas (e as minhas, diga-se de passagem).
O que podemos perceber, portanto, é que Caetano é rico, muito rico, faz parte da minúscula elite financeira brasileira. Eu não vejo problema algum nisso. Se o dinheiro foi obtido honestamente, com seu próprio trabalho, valorizado pelo público consumidor, que mal há nisso? O que eu critico é a simbiose com o governo, não a riqueza legítima.
Mas Caetano tem dificuldade em aceitar seu próprio sucesso financeiro. Acha que, com isso, distancia-se do público, que aplaude seu sensacionalismo de esquerda. Ele precisa ser “um de nós”, precisa ser “do povo”, da “classe média”, mesmo com uma fortuna que nem nos sonhos a classe média verdadeira poderá juntar.
Por isso mente, ao falar que, “na real”, não ficou rico. Para que padrão, Caetano? O de Michael Bloomberg? Bill Gates? Porque para qualquer outro padrão, principalmente o nosso, você é rico, bem rico, podre de rico! Isso não deveria ser uma questão tão importante. Você deveria ter até orgulho dessa conquista. Mas se tivesse, e falasse abertamente do assunto, não seria da esquerda caviar, não é mesmo?

Da Coluna do Rodrigo Constantino de 12-01-14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)