DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 11-12-2013

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Dilma viveu dois momentos saia-justa na homenagem a Mandela em Joanesburgo: chamou sul-africanos de “sul-americanos”, lendo o texto, e usou uma écharpe preta sobre a roupa branca, a única na cerimônia.

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) ainda não explicou por que em 2011 extinguiu a Câmara Técnica de Combate à Intolerância Esportiva. Enquanto funcionou (um ano), a Câmara fixou padrão de atitude das polícias, dentro e fora dos estádios, que evitou as brigas.

Para quem já chamou Lula de “o cara”, apertar a mão do ditador Raúl Castro tem o mesmo sentido. Barack Obama criticou “os líderes que se dizem solidários à luta de Mandela, mas não toleram a dissidência”.

O dono de um carro Azera, da Hyundai, aguarda há 40 dias um para-choque traseiro e sensores de estacionamento, destruídos após batida. Conhecido advogado de Brasília, ele vai à Justiça contra o desrespeito.

O blog do Financial Times concluiu que Dilma foi mau negócio para o Brasil, depois de Lula, “um pragmático capitalista”. Desfia a sucessão de erros econômicos e estratégicos, causa dos protestos em junho.

Esquisita a parceria com a China: além de torrar R$ 160 milhões num foguete louvando feitos maoístas, o Brasil de nada sabe. Sob censura, a imprensa chinesa não tem sequer foto do fiasco da geringonça.

Após a revelação de que Lula teria sido dedo-duro na ditadura, a Comissão da Verdade talvez apoie a exumação do ex-líder sindical.


NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

As autoridades prometem que, daqui pra frente, tudo vai ser diferente, o torcedor briguento de futebol vai aprender a ser gente. O pior é que não somos só nós que sabemos que é tudo conversa mole: as autoridades também sabem.
1 ─ O mesmo torcedor é preso em Oruro, na Bolívia, e pouco depois em Salvador, na Bahia. Já esteve em Tóquio, no Japão. De onde tira tanto dinheiro?

NO BLOG DO CORONEL

Como diz a gíria, tomou? Está aí o primeiro resultado de achar que deputado e senador não pode ter voto secreto para casos específicos, como na análise de vetos presidenciais ou de escolha de membros da Justiça. Quem vai votar contra o governo federal que pode travar todas as suas emendas e fazer inúmeras retaliações? A partir de agora, a oposição será ainda mais coadjuvante. E por culpa de certa militância que, com todo o respeito, não entende nada de democracia e que exigiu o voto aberto para tudo. Um exemplo chulo: quando a vítima vai reconhecer um criminoso, o faz protegida por um vidro, sem poder ser vista pelo bandido. O vidro do Congresso foi retirado. Quebrado. Os bandidos agora podem reconhecer as suas vítimas. Abaixo, matéria da Folha de São Paulo.
Na primeira votação aberta de vetos presidenciais, o Congresso manteve o veto da presidente Dilma a trecho da medida provisória que criou o programa Mais Médicos. O artigo retirado previa a criação de carreira médica específica. A votação começou pelos deputados, que deram 204 votos a favor da manutenção do veto, 113 contrários e duas abstenções. Os senadores foram dispensados de votar porque é preciso que o veto seja derrubado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.
Após a absolvição pela Câmara do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso por desvios de verbas da Assembleia de Rondônia, iniciou-se uma movimentação no Congresso para acabar com o voto secreto no plenário. Com isso, o Legislativo aprovou emenda à Constituição para que cassação de mandatos e análise de vetos presidenciais sejam feitos de forma aberta.
O veto contrariou acordo fechado com o Conselho Federal de Medicina que, durante a tramitação da MP no Congresso, concordou em transferir ao Ministério da Saúde a tarefa da emissão de registro dos médicos estrangeiros. Os deputados também mantiveram o veto à trechos da lei oriunda da MP 619/13 que, dentre diversos temas, permitiu à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) usar o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para permitir a ampliação de seus armazéns no Plano Safra 2013/2014.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO


NO BLOG DO NOBLAT

O Globo
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu, nesta terça-feira, pelo afastamento da governadora Rosalba Ciarlini (DEM, foto abaixo). Pela decisão, ela fica inelegível. Foram cinco votos pelo afastamento da governadora contra um. Ela é acusada de usar a máquina pública para beneficiar a candidata a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina. A governadora esteve 17 vezes em Mossoró durante a campanha eleitoral. Ainda cabe recurso da decisão.
Na semana passada, o TRE-RN também deu decisão desfavorável a Cláudia Regina. Chamada de “prefeita Highlander” (uma homenagem ao guerreiro imortal do cinema), por ter sido cassada 10 vezes em primeira instância e reconduzida ao cargo em todas as cassações, por 3 votos sim e um não a corte determinou a manutenção da cassação e o afastamento definitivo de Cláudia Regina e de seu vice, Wellington Filho (PMDB) por abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral.

Mariana Oliveira, G1
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta terça-feira (10) para o Supremo Tribunal Federal (STF) averiguar se o presídio que eventualmente receberá o ex-deputado Roberto Jefferson tem condições de dar atendimento médico e dieta específica ao ex-deputado, delator do esquema do mensalão e condenado a 7 anos e 14 dias de prisão. Ainda não se sabe em qual presídio Jefferson ficará caso o Supremo não conceda a prisão domiciliar.
Janot pediu ao Supremo uma inspeção no presídio e informou que só depois de obter a informação dará parecer sobre o pedido de prisão domiciliar feito por Jefferson. O presidente do Supremo e relator do mensalão, Joaquim Barbosa, pediu a opinião da Procuradoria para dar uma decisão sobre se Jefferson irá para prisão ou se poderá cumprir a pena em casa.

NO BLOG DO JOSIAS

Foi numa crônica de Fernando Sabino —‘O Império da Lei’, de 1962— que surgiu pela primeira vez a tese de que no Brasil as leis são como vacinas. Umas pegam. Outras, não. No momento, nem a Constituição pega integralmente. Promulgada ao som de trombetas em 02 de abril de 2013, a chamada PEC das Domésticas, emenda constitucional que equiparou os direitos dos empregados domésticos aos dos demais trabalhadores, revelou-se uma vacina fraca.
Para sair do papel, a extensão dos direitos trabalhistas aos domésticos depende da aprovação de uma lei que os regulamente. O Senado já aprovou (leia resumo na ilustração do rodapé). Deu-se em 11 de julho. O texto foi enviado à Câmara. Já lá se vão cinco meses. E nada de votação. Na última segunda-feira (9), uma conversa telefônica de Dilma Rousseff com o deputado Henrique Eduardo Alves eliminou as últimas esperanças de que a nova lei pudesse ser votada ainda em 2013.
Dilma tocou o telefone para o presidente da Câmara antes de embarcar para os funerais de Nelson Mandela, na África do Sul. Era aniversário de Henrique. Depois de ouvir os ‘parabéns’, o deputado pediu um presente. “Qual?”, quis saber Dilma. O interlocutor encareceu que a presidente retirasse o selo de urgente de um lote de projetos enviados pelo Executivo ao Legislativo.
Quando um projeto tramita sob o signo da urgência constitucional, obstrui o trabalho do plenário se não for votado. Henrique explicou para Dilma que gostaria de liberar a pauta da Câmara para votar propostas de grande apelo popular. Entre elas o projeto de lei que regulamenta os direitos dos empregados domésticos.
Dilma respondeu que não pode retirar a urgência do projeto do marco civil da internet. Por quê? Ela alega que mencionou a novidade em discurso que fez na ONU. Acha que vai ficar mal com a “comunidade internacional”. Como não há consenso em relação à regras da internet, nenhum outro projeto será votado na Câmara em 2013.
Assim, foi adiada para 2014, sem uma data específica, a prometida alforria dos trabalhadores domésticos. Excetuando-se a jornada de trabalho, agora limitada a 44 horas semanais e oito diárias, todos os outros direitos dependem de regulamentação —do FGTS ao seguro desemprego.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

O título deste post, claro, é apenas uma ironia. Fernando Henrique Cardoso, passou horas a fio conversando "civilizadamente" com o Lula, a Dilma, o Sarney e o Collor!, na viagem que os levou à bordo do aero-Lula, aliás, aero-Barba. Sim, por que o luxuoso avião foi comprado pelo Barba quando vivia cruzando os ares em viagens internacionais, nas quais, segundo consta, viajava uma “clandestina”.
Há pouco vi uma matéria do Estadão sobre a viagem à África do Sul, onde se consumou uma espécie de necrofilia internacional, da qual FHC não se fez de rogado e embarcou. O mundo carece tanto de líderes verdadeiros que foi só Mandela apagar para que se transformasse num herói, quase um santo...
Não noticiei e nem analisei a morte de Mandela porque não costumo acender os holofotes em direção acomunistas. E Mandela era um comunista, além do que pesa sobre ele o fato de ser racista. Como todo comunista, Mandela sempre foi ...comunista! Esses tipos depois que sobem ao poder viram “esquerda light” e só viajam de primeira classe, comem do bom e do melhor e posam como seres perfeitos. 
Mas voltando ao FHC, não consigo compreender como o ex-presidente possa ter embarcado nessa viagem. E Fernando Henrique pode ter a absoluta certeza que não estou falando sozinho. As pessoas consequentes, bem informadas e que detestam a esculhambação dos governos do PT, sentiram uma espécie de gosto amargo da traição. Sentiram, também, o que se poderia denominar de “vergonha alheia”.
Ninguém compreende como Fernando Henrique possa passar horas a fio conversando com seus algozes. Basta lembrar que quando Dilma era Chefe da Casa Civil, mandou fazer uma espécie de dossiê que procurava incriminar a falecida esposa de Fernando Henrique.
Só isso já seria um fator de impedimento total para que Fernando Henrique topasse essa viagem à África do Sul. Mas há mais. Muito mais. Fernando Henrique, que com o Plano Real criou as condições para que a economia brasileira deslanchasse pela primeira vez em 500 anos e portanto realizou, só com isso, um magnífico governo, passou o seus dois mandatos sendo vilipendiado pelo PT. Ainda ronca nos ouvidos dos brasileiros o grito permanente da petralhada: FORA FHC! FORA FHC! Enquanto isso, os jornalistas que hoje escamoteiam as denúncias feitas pelo delegado Romeu Tuma Júnior, durante o governo de Fernando Henrique, veiculavam à farta um turbilhão de mentiras como a tal "lista de Furnas”, “privataria”, e “dossiês’ análogos.
Na matéria publicada pelo Estadão, perguntado sobre o que conversaram durante a longa viagem, Fernando Henrique respondeu: “Foi muito aprazível, foi bom. Conversamos o que pessoas civilizadas conversam nesses momentos, sobre assuntos variados”.
Convenhamos, reputar como interlocutores civilizados Lula, Dilma, Sarney e Collor é algo, civilizadamente, diria, além da conta.
Em véspera de eleição a postura de Fernando Henrique nessa infausta viagem é simplesmente desastrosa. 
E isso alguém tinha que dizer. É o que estou fazendo e creio que não precisa dizer mais nada.

A polícia política da ditadura comunista cubana deflagrou brutal repressão contra manifestantes dissidentes que clamam por direitos humanos. Muitos foram presos e diversas residências lacradas pelo governo impedindo as pessoas de saírem de suas casas. Fotos do site do jornal El Nuevo Herald.
Enquanto isso, na África do Sul, durante o velório de Mandela, Hussein Obama cumprimentava afetuosamente o ditador assassino Raúl Castro.
A polícia cubana deteve dezenas de dissidentes, e invetiu com violência contra outros, bloqueou seus telefones e selou suas casas [mantendo-os cativos em suas próprias residências) nesta terça-feira para evitar uma série de protestos e outras reuniões programadas para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Entre os presos estavam o líder e mais de 20 membros das Damas de Branco, que tradicional movimento de mulheres que tentou se reunir em um canto popular de Havana. Outros 30 ativistas foram detidos na província oriental de Santiago de Cuba, segundo relatos dos dissidentes .
A polícia também deixou sangrando e prendeu 16 dissidentes seis outros para fazer uma incursão na casa de Roger Curbelo, membro do Movimento Cristão de Libertação ( MCL ), na cidade oriental de Puerto Padre, segundo a ativista Ramón García MCL .
"Estamos todos cheios de sangue", disse Garcia, um dos 16 ativistas que foram mantidos trancados em casa na noite desta terça. Alguns foram espancados com cassetetes, e outros com pedras lançadas por uma multidão de cerca de mil partidários do governo que assediavam a casa habitação , acrescentou.
Estas informações constam de reportagem do jornal El Nuevo Herald, revelando a crueldade da ditadura de Fidel Castro e se seu irmão Raúl, que lançaram a polícia com violência contra um protesto pacífico. 
Transcrevo, no original em espanhol, a primeira parte da reportagem do El Nuevo Herald, com link para leitura completa. Leiam:
EN ESPAÑOL - La policía cubana detuvo a docenas de disidentes, apaleó a otros, bloqueó sus teléfonos y selló sus casas el martes para prevenir una serie de protestas y otras asambleas planeadas para conmemorar el Día Internacional de los Derechos Humanos.
Entre los detenidos estaban la líder y más de 20 miembros de las Damas de Blanco, quienes trataron de reunirse en una popular esquina de La Habana. Otros 30 activistas fueron detenidos en la provincia oriental de Santiago de Cuba, según reportes de los disidentes.
La policía también dejó a 16 disidentes ensangrentados y arrestó a otros seis al hacer una redada en la vivienda de Roger Curbelo, miembro del Movimiento Cristiano Liberación (MCL) en el poblado oriental de Puerto Padre, según el activista de MCL Ramón García.
“Estamos todos llenos de sangre”, dijo García de los 16 activistas que permanecieron encerrados en la casa el martes por la noche. Algunos fueron golpeados con porras, y otros con piedras lanzadas por una turba de alrededor de 1,000 partidarios del gobierno que acosaron la vivienda, añadió.
Agentes de la Seguridad del Estado bloquearon los teléfonos de muchos disidentes, en un aparente esfuerzo por silenciar los reportes de otros arrestos. La bloguera Yoani Sánchez envió un mensaje por Twitter el martes por la mañana diciendo que “Como en mala película de horror, voy perdiendo comunicación con colegas y activistas”.
Aunque se esperaba que la mayoría de los detenidos fueran puestos pronto en libertad, la ola represiva pareció ser una de las más extendidas en años debido al incremento de actividades planeadas por la oposición para el aniversario de la Declaración Universal de Derechos Humanos de la ONU.
Elizardo Sánchez Santa Cruz, director de la Comisión Cubana de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional, dijo que estimaba las detenciones en “docenas y docenas” pero agregó que no tenía cifras exactas porque se cortaron “centenares” de teléfonos
Agentes de seguridad se llevaron a la líder de las Damas de Blanco, Berta Soler, y su esposo, el ex preso político Angel Moya, cuando se dirigían a una protesta planeada por el grupo de mujeres frente a Coppelia, la popular heladería de La Habana, según el periodista independiente Manuel Guerra.
Por lo menos otras 20 Damas de Blanco y dos hombres fueron detenidos, algunos con fuerza, mientras llegaban en grupos de dos o tres personas, ellas vestidas en sus tradicionales ropas blancas, según reportes de la agencia noticiosa Agence France Presse.
Mientras las mujeres eran detenidas, algunas gritaron “¡Libertad!”, y una turba progubernamental reunida cerca de Coppelia sostuvo en alto carteles con retratos de Fidel y Raúl Castro y gritó “ratas inmundas” y “Mueran las Damas de Blanco”, reportó la agencia noticiosa española Efe.
También acosada por la policía, agentes de Seguridad del Estado y turbas fue la organización Estado de SATS, dirigida por Antonio Rodiles, la cual inauguró el martes su Primer Encuentro Internacional Derechos Humanos en la casa de Rodiles sin la aprobación del gobierno. Hacer CLIC AQUI para leer la historia completa

Sei que a maioria dos leitores também lê o excelente blog do Reinaldo Azevedo, campeão de acessos. Mesmo assim, decidi transcrever este post de Reinaldo que se refere à “prisão” de Lula, codinome “Barba”, segundo revelou o ex-Secretário de Justiça do governo de Lula ou Barba, como queiram. 
Os fatos saltam aos olhos e Reinaldo procedeu uma meticulosa análise. Vale a pena ler, enquanto o livroAssassinato de Reputações - Um Crime de Estado, do delegado Tuma Junior, vai sendo desovado nas livrarias. E já há fila para comprar! Best seller garantido! Leiam:
Luiz Inácio Lula da Silva (que, segundo Romeu Tuma Jr., era um “ganso” de seu pai — Romeu Tuma, o chefe do Dops) recebe pensão mensal do Estado brasileiro — do seu bolso, leitor! — por ter ficado preso por 31 dias em 1980; entre 19 de abril e 20 de maio. Razão: a greve dos metalúrgicos de São Bernardo.
É um absurdo haver um estado que prende um líder grevista só porque líder grevista? É claro que é. O Brasil ainda era uma ditadura. Ocorre que o PT havia sido oficialmente criado dois meses antes, no dia 10 de fevereiro daquele ano. E seu líder maior era… Lula! Logo, a greve dos metalúrgicos de 1980, em pleno regime militar, já era liderada por um… partido. E tudo aquilo parecia tão natural, não é? Afinal, havia a ditadura e coisa e tal…
Reflitam, então, sobre uma história que foge a qualquer narrativa ou lógica convencionais: um líder de partido político é preso por liderar uma greve. Na cadeia, felizmente, não é maltratado por ninguém. Ao contrário: começam a surgir evidências de que recebeu tratamento especial. Na foto 3 x 4, há um certo apelo ao mártir, admita-se.
13 NA CABEÇA!
Somem os algarismos que compõem o número de seu prontuário: 13 na cabeça!Os místicos podem fazer a festa. Vejam que coisa: Lula já tinha um partido, já estava fazendo política, pôs a greve a serviço, então, do que veio a se mostrar um futuro venturoso e ainda… cobra uma indenização mensal do estado brasileiro. Não estamos diante de uma história vulgar. Não mesmo!
A foto
Agora vejam a famosa foto do camburão, que costuma ser usada por seus hagiógrafos como evidência de seu brutal sofrimento. No banco da frente, sentado no meio, está Luiz Eduardo Greenhalgh, seu advogado. Lula, ele próprio, está atrás, ao lado da porta, fumando o seu cigarro. Mesmo que estivéssemos falando da mais tabajara das polícias, convenham, o preso não viaja como passageiro — num tempo em que os carros não tinham trava elétrica.
O Reinaldo está dizendo que essa foto prova que ele era mesmo um “ganso” de Tuma? Não. O Reinaldo está escrevendo que essa foto evidencia que ele era um preso diferenciado, tratado já com mesuras. Lula estava fazendo política — e, nesse particular, deve ter reconhecido seu mérito. O que é inaceitável é que, até hoje, cobre mensalmente uma grana do estado brasileiro como se tivesse sido uma vítima.
Não! Era o senhor do sindicato, do partido, do camburão, da sala do sofá vermelho. E veio a ser inimputável do Brasil! Do blog do Reinaldo Azevedo

NO BLOG ALERTA TOTAL

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
O delegado aposentado Romeu Tuma Júnior adverte à petralhada que o ameaça: tem documentos para fazer um novo livro mais explosivo que o “Assassinato de Reputações – um Crime de Estado” (Editora Topbooks, 557 páginas, R$ 69,90) – que chega hoje às livrarias de todo o Brasil. A divulgação da publicação, que tem tudo para assassinar a reputação de Luiz Inácio Lula da Silva e outros petistas menos votados, vem sendo boicotado pela mídia amestrada pelas verbas publicitárias do Palácio do Planalto.
“Meu livro estará amanhã nas livrarias, contendo verdade, documentos, e relatos que presenciei. Não há o que refutar. São provas. Eles que se atrevam a me fazer algo, tenho muita munição (documentos) que não coube nesse livro… Dá para fazer outro… E vou fazer…”. Este foi o recado de Tuma Júnior, em entrevista ao Blog do Paulinho – site especializado em assuntos do Corinthians, time pelo qual torcem Lula e Tuminha.
Tuma Jr condena o modus operandi repressivo da petralhada, e promete um troco: “É assim que essa gente age… como a Máfia, primeiro tentam desqualificar o denunciante, depois, partem para cooptá-lo, por fim, no desespero, partem para coisa pior… Eles ficam falando, repetindo à exaustão, que sou envolvido com Máfia Chinesa, etc… História esta que eles mesmos inventaram… são uns boçais… nem sequer denúncia contra mim existiu, tamanha a invericidade do que foi falado… Nem na Justiça, nem no Ministério da Justiça, nem no MP, MPF, Polícia Federal… Nada ! Eles tentaram assassinar minha reputação depois que comprovei a conta do Mensalão… Eles estão com medo… E, diferentemente do que fizeram comigo, foram condenados, são criminosos…”
O filho do falecido Delegado Romeu Tuma feriu a santificada imagem democrática de Lula ao revelar que o mítico líder sindical do ABC teria sido informante de seu pai nos tempos do regime militar. Tuma foi o chefe da Inteligência no Departamento da Ordem Política e Social – o DOPS. Suas informações embasavam as operações de repressão à luta armada e à esquerda promovidas pelo braço operacional do DOPS, comandado pelo também falecido delegado Sérgio Paranhos Fleury.
Insistindo para que Lula fique frente a frente com ele e tende desmenti-lo, Tuma Júnior detona: “O livro tem provas de tudo o que falei… Eles investigaram minha vida inteira, não acharam nada, um pormenor sequer… Partiram então para a invenção… Funcionou na mídia, para assassinar minha reputação… Porque eles, espertos, sabem que a imprensa coloca uma denúncia, mesmo que infundada, na capa, enquanto a verdade, a descoberta de que nada ocorreu, quando publicado, fica escondida no canto da página…”.
Tudo doido
Uruguaios aprovaram a plantação, consumo e fabricação de produtos derivados da maconha em seu território.
Breve, a novidade será imitada pelos macaquitos doidões tupiniquins - chegados à famosa erva do diabo.
Ou, então, vamos exportar nossos doidões para a terra do Presidente Mujica...
Trapalhadas chinesas
Mamãe, eu quero...
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


NO BLOG UCHO.INFO

Depoimento de doleiro mostra que o PT adora off-shores e deveria maneirar nos ataques a Tuma Jr.
Hora da verdade – A tropa de choque do PT tenta, sem sucesso, desqualificar o livro do delegado Romeu Tuma Júnior e do jornalista Claudio Julio Tognolli, mas, como noticiou o ucho.info na edição de segunda-feira (9), o depoimento do doleiro Antônio de Oliveira Claramunt, oToninho da Barcelona, à CPI dos Correios, em 2005, ajuda a compreender o imbróglio das contas bancárias de petistas em paraísos fiscais.
O dinheiro que passou por essas contas e também era trocado em casas de câmbio tinha como origem a cobrança de propinas em cidades administradas pelo PT: Santo André, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, Recife e Porto Alegre. O volume de recursos ilegais cresceu a partir de 2003 com operações nada ortodoxas nos fundos de pensão vinculados às estatais. A dinheirama sem procedência era esquentada com notas fiscais frias de empresas ligadas aos doleiros.
As notas serviam para as empresas que pagavam propina ao PT justificarem “legalmente” a saída do montante. Sempre arrecadado em espécie, o dinheiro era depositado por Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, em contas bancárias abertas em nome de laranjas, sempre vinculados aos doleiros que participavam do esquema. Na sequência os doleiros providenciavam ordens de pagamento no exterior. Para atender a volúpia bandoleira do grupo, os doleiros criaram um caminho só para a legenda. Duas empresas off-shore – Lisco Overseas e Miro Ltd. – eram usadas para enviar dinheiro para contas numeradas nos bancos JP Morgan e Citibank, em Nova York.
O passo seguinte era transferir o valor da transação para uma conta corrente em nome off-shore Naston Incorporation Ltd., com sede nas Ilhas Virgens Britânicas e que era controlada por dois doleiros: Claramunt (Toninho da Barcelona) e Alberto Youssef, o Beto, que durante anos operou para o xeique do Mensalão do PT, o finado deputado José Janene.
Da Naston, off-shore dos doleiros Claramunt e Youssef, os dólares ilegais do partido moralista seguiam para duas contas numeradas (60.356356086 e 60.356356199) do Trade Link Bank, instituição financeira internacional do agora liquidado Banco Rural no paraíso fiscal das Ilhas Cayman. De acordo com o doleiro Toninho da Barcelona, as duas contas eram gerenciadas por “duas distintas pessoas”: Felipe Belizario Wermusdit, de passaporte francês, e Felipe Belizario Wermus, de passaporte argentino. Ambas são Luis Favre, ex-marido de Marta Suplicy.
A conta operada pelo Belizario francês enviava dólares para o Trade Link Bank, enquanto a gerenciada pelo Belizario argentino enviava dinheiro para a conta Empire State Scorpus, no paraíso fiscal de Luxemburgo. A conta Empire State tinha uma subconta no Panamá, que passava pela offshore OBCH Ltda, cuja administração foi creditada a um cubano naturalizado panamenho de nome Aníbal Contreras, amigo do agora presidiário José Dirceu de Oliveira e Silva. Coincidência ou não, a empresa off-shore controladora do Hotel St. Peter, em Brasília, que ofereceu a José Dirceu um emprego de gerente administrativo com salário mensal de R$ 20 mil, tinha até a última semana um humilde panamenho como presidente.
De acordo com Barcelona, o PT trocava em média US$ 50 mil cada vez. As transações eram realizadas no gabinete do petista Devanir Ribeiro, à época vereador e homem de confiança de Lula. (amigo de Lula dos tempos do ABC, hoje deputado federal e autor da tese do terceiro mandato) e integram outro braço do esquema petista.
O doleiro afirmou que o partido mantinha, em espécie, grande quantidade de dólares, normalmente guardados em malas e cofres, e que eram trocados por reais de acordo com a necessidade. No início de 2002, declarou Barcelona, as trocas de dólares por reais eram esporádicas e aconteciam a cada duas semanas. Na metade do mesmo ano, as torças de dólares alcançaram um ritmo acelerado. Tornaram-se diárias e chegavam a totalizar R$ 500 mil por semana.
Apesar de todo esse emaranhando de provas, que só não empurraram as investigações porque suspeita-se que Barcelona tenha feito um acordo com o PT, a tropa de choque do partido insiste em desqualificar o livro de Tuma e Tognolli, como se não existissem documentos capazes de mandar mais uma dúzia de “companheiros” para atrás das grades.
O PT costuma detonar aliados sem se preocupar com as consequências. Tuma resolveu abrir o baú e revelar o que sabe. A brincadeira está apenas começando e há detalhes não revelados que podem comprometer ainda mais a situação do partido que chegou ao Palácio do Planalto na esteira do discurso da moralidade, da ética e do combate à corrupção. Mas só discurso, como já sabem os brasileiros.

Com predileção por assessores enrolados, Gleisi indica condenado para tesoureiro do PT do Paraná
Fazendo escola – Engana-se quem pensa que o pedófilo Eduardo Gaievski, preso por 26 estupros de menores, foi o único ou o derradeiro escorregão grave da ainda ministra Gleisi Hoffmann na escolha de assessores e aliados políticos, está muito enganado. A chefe da Casa Civil indicou Gláudio Renato de Lima para assumir a tesouraria do diretório do PT do Paraná, presidido pelo deputado estadual Enio Verri.
Gláudio Renato de Lima é ponta de lança do grupo político londrinense ligado a Gleisi e seu marido, o ministro Paulo Bernardo da Silva, das Comunicações. Ele foi nomeado por Gleisi como assessor parlamentar no Senado em 2011. Mantido no cargo quando Gleisi se licenciou para assumir o comando da Casa Civil, hoje Gláudio presta serviços ao suplente da ministra Sérgio Souza (PMDB).
Gláudio um ex-vereador de Londrina que foi condenado à prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e concussão juntamente com outros sete companheiros, em 2012. A sentença de 9 anos e 10 meses é do juiz 3ª Vara Criminal, Katsujo Nakadomari.
Antes disso, Gláudio foi denunciado pelo Ministério Público por irregularidades em pregão eletrônico para compra de equipamentos de informática em 2003. Na época era secretário de Gestão Pública do então prefeito de Londrina Nedson Micheleti (PT).
Mesmo com esse reconhecido “talento” para escolher assessores, Gleisi Hoffmann, que nos últimos tempos tem demonstrado sua vocação para censora, sonha em conquistar o Palácio Iguaçu, sede do Executivo paranaense, na eleição de 2014. Por certo o Paraná, um dos mais importantes estados da federação, merece um gestor minimamente melhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA