DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 12-12-12

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


'Le Monde' repercute denúncia que implica Lula no escândalo do mensalão

Foto
O JORNAL FRANCÊS CITA VALÉRIO COMO UM DOS PIVÔS DO ESCÂNDALO
As revelações do empresário Marcos Valério, envolvendo o ex-presidente Lula no escândalo do mensalão, repercurte intensamente na Europa. O site do importante jornal francês Le Monde, que sempre bajulou o ex-presidente, registra em manchete que "Corrupção: um dos condenados do processo do mensalão implica Lula". O jornal cita o mensalão, sem til, e se refere a Marcos Valério como "um dos pivôs do sistema de corrupção política" envolvendo o "Partido dos Trabalhadores de Lula".
Alckmin é alvo de críticas após usar helicóptero oficial para fins pessoais
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é alvo de críticas após a 1ª dama, Lu Alckmin, postar na internet fotos da família dentro do helicóptero oficial do Estado. O governador usou a aeronave para buscar o filho, a nora e seus dois netos no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista onde Alckmin reside, está a cerca de 51 km do terminal aeroportuário. De carro, no horário em que usou a aeronave, o trajeto pode durar mais de uma hora em razão do trânsito na cidade. Em nota, a assessoria do tucano informou que ele tinha o direito de usar o helicóptero para buscar a família porque se tratava de um veículo de representação à disposição do governador, que se "destina a qualquer dos seus deslocamentos enquanto ele estiver no exercício do cargo, 24 horas por dia".



Maia será ‘ex’,
quando a Câmara
avaliar cassação

O presidente da Câmara virou motivo de piada nos meios jurídicos: fazendo pose de valentão, Marco Maia ameaçou não cumprir eventual sentença do Supremo Tribunal Federal cassando os mandatos de mensaleiros. A piada é que ele já não estará no cargo quando o STF publicar o acórdão que faz a sentença vigorar, e isso está previsto para fevereiro. Nesse caso, Maia será um “ex” de volta ao “baixo clero”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Outro presidente

Em fevereiro, com as cassações confirmadas, o presidente da Câmara será outro, talvez Henrique Alves (PMDB-RN), o favorito na disputa.

Defesa da instituição

O presidente eleito da OAB-DF, Ibaneis Rocha, dá razão a Marco Maia, exceto se a tal “defesa da instituição” for desculpa para impunidade.

Pergunta no PT

Qual revista britânica Economist vale? Da capa elogiosa, com o foguete do “Brasil decolando”, ou a que sugeriu a demissão de Guido Mantega?

Disputa interna
divide PT sobre
defesa de Lula

Membros da facção Construindo um Novo Brasil – chefiada por Lula e José Dirceu – acusam lideranças do PT de “silenciar” sobre denúncias contra o ex-presidente, a fim de enfraquecer a corrente majoritária. Os ‘lulistas’ reclamam que o líder Jilmar Tatto (SP), um dos petistas mais ativos, sequer reuniu ontem a bancada para orientar a defesa de Lula, envolvido no ‘caso Rose’ e sob novas acusações de Marcos Valério.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Problema dele

A ala mais ‘dilmista’ do PT insiste que o ex-presidente venha a público para responder às denúncias que pipocaram nos últimos dias. 

Deixada a esmo

Sem qualquer orientação do partido, deputados do PT se limitaram a discutir ontem sobre royalties e MPs da energia elétrica.

Roi Soleil

Oficialmente bancado pelo Instituto Lula, o ex-presidente se hospeda no hotel Le Meurice, na rue de Rivoli, em Paris, onde fez palestra. A diária no “hotel dos reis” custa o equivalente a R$ 2 mil reais.

Países baixos

Em 1946, o deputado Barreto Pinto perdeu o mandato por posar de cueca. Depois, o presidente da Assembleia paulistana, Leonel Júlio, por comprar calcinha para a amante. Mas não culparam a imprensa.

Uma Rosa é uma Rosa

Petistas mais “pragmáticos”, digamos, avaliam que o explosivo depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público incriminando Lula, tira o ex-presidente do foco do “Rosegate”, mais difícil de administrar. Confiam na blindagem de Lula com a “desmoralização” de Valério.

Voando baixo

O Ministério Público Federal determinou em inquérito que a Agência Nacional de Aviação Civil explique em dez dias a denúncia de que profissionais não habilitados avaliam pilotos comerciais, arriscando a segurança do voo. A Anac ignorou o Dia da Aviação Civil, sexta (7).

Esse cara sou eu

De antigo ajudante de ordens da presidência: “Chato não era conviver com o mau humor da primeira-dama, quando Rose viajava no Aerolula, mas ouvir o dia inteiro músicas do Roberto Carlos para curar  a fossa”.

Pergunta no STF

Lula, que nunca sabe de nada, poderia ser condenado no mensalão pela falta do domínio do fato?


NO BLOG DO NOBLAT

Uns mais iguais, por Merval Pereira

Merval Pereira, O Globo
É perigosa para a democracia essa tese de que não se pode falar de Lula. Qualquer coisa que se diga dele vira uma tentativa golpista de desmoralizar o metalúrgico que chegou ao poder e ajudou seu povo.
As acusações do operador do mensalão Marcos Valério ao Ministério Público, incriminando o então presidente nas negociatas do mensalão, são gravíssimas e podem gerar uma investigação, desde que o denunciante tenha dado um mínimo de substância às suas declarações.
Os procuradores são pessoas experientes que sabem lidar com esse tipo de caso e têm condições de avaliar a consistência das acusações.
O que não é possível é partir do pressuposto de que Lula é inatingível e está blindado para sempre porque, segundo o presidente do Senado José Sarney, “é um patrimônio do país, da história do país, por sua vida e tudo que ele tem feito”.
Aliás, o comentário é quase idêntico ao que o então presidente Lula fez para defender Sarney de críticas e acusações: “Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum.”
Por esse raciocínio de índole corporativista, temos no país uma casta de “intocáveis” que, ao contrário da Índia, são seres puros acima de qualquer suspeita.
A presidente Dilma é uma dessas que consideram “lamentável” o que seria uma tentativa de “destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”.
O presidente francês François Hollande, apanhado no meio da tempestade enquanto recepcionava Lula e Dilma, disse que Lula “é uma referência” pelo que fez no governo pela redução da desigualdade no Brasil.
Nada disso está em discussão no momento, nem a popularidade de Lula nem o que tenha feito de bom para os desassistidos brasileiros. O que se precisa saber é o que Lula tem a dizer sobre as acusações, e seus apoiadores deveriam ser os primeiros a quererem que suas explicações sejam claras o suficiente para desmentir o acusador que, evidentemente, tem todas as razões do mundo para querer tumultuar o processo do mensalão que já o condenou a mais de 40 anos.
Leia a íntegra em Uns mais iguais

Banco do Brasil arrecadava 'pedágio' para o PT, afirma Marcos Valério

Felipe RecondoAlana Rizzo e Fausto Macedo, Estadão
O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou no depoimento prestado em 24 de setembro à Procuradoria-Geral da República que dirigentes do Banco do Brasil estipularam, a partir de 2003, uma espécie de “pedágio” às agências de publicidade que prestavam serviços para a instituição financeira pública: 2% de todos os contratos eram enviados para o caixa do PT, acusou o homem apontado como o operador do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal.
Em dois anos, os repasses do Banco do Brasil às cinco agências de publicidade com quem mantinha contrato superaram R$ 400 milhões - uma delas era a DNA Propaganda, de Valério.
Ou seja, segundo o empresário disse à Procuradoria-Geral da República em setembro, os desvios que abasteceram o mensalão podem ter sido bem maiores do que os que levaram o Supremo Tribunal Federal a condenar Valério e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Cachoeira sai da prisão e diz que é o ‘garganta profunda’ do PT

O Globo
O contraventor Carlinhos Cachoeira, preso desde a última sexta-feira, deixou complexo prisional em Aparecida de Goiânia no início da noite desta terça-feira. Cachoeira foi beneficiado por um habeas corpus concedido pelo Tribunal Regional Federal da 1'ª região (TRF-1)
O bicheiro deixou o presídio de segurança máxima e retornou para sua casa, num condomínio de luxo em Goiânia. Na saída, deu rápidas declarações à imprensa em que insinuou possíveis revelações sobre os governos do PT.
— Sou o "garganta profunda" do PT — disse o contraventor aos jornalistas que o aguardavam na saída do presídio.
“Garganta profunda” era o codinome de um informante que esclareceu aos jornalistas do Washington Post detalhes que desmascararam o plano do presidente norteamericano Richard Nixon para destruir os rivais do Partido Democrata. O caso ficou conhecido como Watergate e levou à queda de Nixon.

Cirurgia de Chávez em Cuba teve êxito, diz vice da Venezuela

Renata Giraldi, Agência Brasil
Após seis horas, foi concluída ontem (11) a cirurgia do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para a retirada de um tumor maligno na região pélvica. O vice-presidente Nicolás Maduro ocupou cadeia nacional de rádio e televisão, por volta das 21h (meia-noite em Brasília), para anunciar que foi “exitosa” a cirurgia. Chávez foi operado em Havana, capital de Cuba. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Ao longo dessa terça-feira, a agência pública de notícias da Venezuela publicou informações curtas sobre o preparo, o andamento e a conclusão da cirurgia. Desde o ano passado, o presidente venezuelano luta contra o câncer. Ele chegou a dizer que estava curado, mas o tumor reincidiu. Com limitações, Chávez disputou as eleições em outubro, pelo quarto mandato, e venceu o adversário Henrique Capriles.





‘Cristina não contava com uma Justiça independente’

O Globo
Depois de a Corte Suprema rejeitar pedido da Casa Rosada para anular uma decisão da Câmara Civil e Comercial sobre a Lei de Meios, o que favoreceu o “Clarín”, o governo Kirchner enviou nesta terça-feira um novo recurso à Câmara, insistindo em sua posição.
O senador radical Ernesto Sanz, um dos promotores do Compromisso Democrático, acordo que uniu a oposição na Argentina contra a Lei de Meios, diz que a caça ao “Clarín” é só o começo. 



NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Vejam quem está de novo na área! O ex-jornalista Franklin Martins! E ele só pensa naquilo: regular a mídia…

Quando ainda jornalista, Franklin Martins era um entusiasta da tese de que o mensalão nunca existiu. Quando a sua luta com os fatos ficou escancarada, foi demitido da Globo. Depois de uma passagem pela Band, encontrou o seu lugar: ministro da Comunicação Social de Lula. Não se duvide de que foi eficiente para fazer aquilo que fez. Centralizava a assessoria de imprensa, a rede oficial de notícias (Agência Brasil e LulaNews) e, sobretudo, a publicidade oficial, inclusive a das estatais.
É no seu mandarinato que ganha impulso essa modalidade exótica de subimprensa: sites, blogs e veículos financiados com dinheiro público para difamar os “inimigos do regime”. Ele saiu, mas a prática continuou. A linguagem ficou ainda mais violenta. As baixarias se exacerbaram. Franklin fazia a “luta” parecer um embate ideológico. Sem a sua orientação, é lama pura.
Franklin voltou à cena, informa o Painel, da Folha. Os amigos de Lula o querem como porta-voz do ex. Mas ele esteve também com Dilma. O homem promete lutar no Congresso para aprovar o seu marco regulatório para a mídia. Será que Dilma não está mais convencida de que basta o controle remoto?
Pois é…  Franklin volta, ainda que informalmente? Quem sabe seja didático em certos casos. Havia gente por aí que parecia convencida de que existe diálogo entre a corda e o pescoço. Eu acho que não há. Leiam as notas do Painel.
O especialistaPreocupados com o abalo na imagem de Luiz Inácio Lula da Silva em razão do Rosegate e do novo depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público, envolvendo o ex-presidente no mensalão e em outras acusações, amigos de Lula o aconselharam a contratar o ex-ministro Franklin Martins como seu porta-voz. A avaliação de petistas é que os atuais assessores de Lula não têm experiência em comunicação e que ele precisa fazer uma declaração mais alentada sobre as acusações.
Na áreaFranklin Martins se reuniu no Planalto com Dilma Rousseff há uma semana. Ele disse que irá trabalhar para aprovar o marco regulatório da imprensa no Congresso. Petistas voltaram levantar a bandeira de regulação da mídia após o julgamento do mensalão no STF.

Leiam o que segue e digam: Com quem estão os valores Republicanos? Com Barbosa ou com Sarney e Dilma?

No post anterior, trato das relações Lula-Sarney e afirmo que cada um deles considera o amigo acima da lei. Pois é… Sarney é presidente de um dos Três Poderes da República, o Legislativo. Outro é Joaquim Barbosa (Judiciário), que está sendo tratado na subimprensa do “protesto a favor” (com dinheiro estatal) como se fosse um tirano, um ditador!!! E há Dilma Rousseff, a chefe máxima do Executivo. Também ela decidiu, a exemplo de Sarney, sair em defesa de Lula. Trato aqui das figuras máximas de cada um dos Poderes para relevar as pressões que Barbosa deve estar sofrendo. Com efeito, não são pequenas. Ele tem dado evidências de firmeza e lucidez. Os plantadores de vento devem estar decepcionados. Tanto é assim que precisam recorrer a falsas questões para ver se colhem alguma tempestadezinha…  ”Ah, se o ministro fizer alguma coisa que o desagrade, você o criticará, né, Reinaldo?” Ora, claro que sim! Elogio quando aprovo e critico quando reprovo.  Querem um exemplo? Quase sempre elogio FHC. Outro dia, ele deu uma entrevista ruim: eu o critiquei. Entenderam? Adiante.
Disse Sarney: ninguém tem moral equiparável à de Lula, logo… Disse Barbosa: cabe ao Ministério Público investigar. Disse Dilma: trata-se de uma conspiração contra Lula. Julguem os senhores leitores! Com quem estão os valores republicanos? Com Barbosa ou com Sarney e Dilma?
Lamentável reaçãoFoi lamentável a reação da presidente da República, lá da França, às revelações publicadas no Brasil sobre o depoimento prestado por Marcos Valério ao Ministério Público. Antes que se investigue qualquer coisa — e Dilma sabe muito bem que, nesse caso, tudo o que parecia ser era só uma versão pálida do que de fato foi —, a presidente tratou de acusar uma espécie de conspiração.
Segundo o Estadão, ela considerou “lamentável” a suposta  tentativa de “destitui-lo [Lula] da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”. É mesmo?
Alguém com a responsabilidade de Dilma não pode se pronunciar nesses termos sem dizer, então, quem engrossa esse caldo conspiratório. A imprensa — no caso, o furo foi do Estadão — limitou-se a fazer o que sempre fez quando as personagens envolvidas pertenciam a outros partidos, e o PT estava na oposição: tendo acesso a um documento ou depoimento, publica-o. Quantas vezes esse mesmo procedimento não só serviu aos interesses objetivos do PT — E POUCO IMPORTAVA QUE ASSIM FOSSE; A IMPRENSA NÃO TEM DE SE OCUPAR DESSA QUESTÃO — como teve um petista na condição de fonte? Quando o partido estava na oposição, o que se tinha era só busca da verdade; agora que é poder, tudo não passa de conspiração.
Não sou ingênuo. É evidente que Dilma sairia em defesa de Lula, mas há modos de fazê-lo. Sugiro um, bem derramado, no limite do aceitável, mas ainda… aceitável. Atenção! Estou apenas imaginando uma fala para Dilma: “Lula merece o voto de confiança dos brasileiros. Antes de julgar, é bom que se apurem essas coisas todas. É bom lembrar que aquele que acusa pode ter interesse pessoal em fazê-lo”.
Pronto! Lula estaria preservado, a suspeita sobre a fala de Valério teria sido lançada, mas não haveria uma agressão ao bom senso e aos fatos. Porque o bom senso e os fatos apontam o óbvio: não há conspiração nenhuma contra Lula, contra o PT, contra o governo. Supremo, Ministério Público e imprensa cumprem o seu dever. Nada além.
Informa o Estadão:
“Ao término de sua declaração, a chefe de Estado foi aplaudida pelos demais membros do governo brasileiro, entre os quais os ministros Antonio Patriota, Celso Amorim, Guido Mantega, Fernando Pimentel, Aloizio Mercadante e Marco Aurélio Garcia, que acompanhavam a entrevista”.
Percebo aí um certo tom de desagravo, como se houvesse uma conspiração contra a honra da pátria. Isso tudo é uma grossa bobagem.
Operação Porto SeguroJá se sabia que Marcos Valério havia dado esse depoimento ao Ministério Público, e os jornalistas o queriam. Parte substancial dele, no que concerne ao conteúdo, foi antecipado por reportagem de capa da VEJA, que publicou o que Valério andava dizendo a seus interlocutores. Mais dia, menos dia, os jornalistas teriam acesso a seu depoimento ao MP.
Veio a público agora, depois da Operação Porto Seguro? Veio, sim! Mas a imprensa, a oposição e os supostos “conspiradores” em geral não têm nada com isso. Quem a deflagrou foi a Polícia Federal, não um covil de sabotadores. O próprio ministro da Justiça, em depoimento ao Congresso, não teve como negar que houve lambança. O caso atingiu Rosemary Noronha, a tal “amiga íntima” de Lula, chamada pela PF de “braço político da quadrilha”, mas há sinais de que pode ser bem maior do que ela.
Diga-me, Soberana! Também a operação da PF seria parte do esforço “para destituir Lula da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”??? Nesse caso, presidente, quem está no comando da tramoia? Seria gente infiltrada em seu governo? A suposição, convenhamos, é ridícula!
O presidente François Hollande estava ao lado de Dilma e decidiu dizer algumas palavras. Informa o Estadão:
“Sobre o presidente Lula, quero dizer que ele tem na França uma imagem considerável. É um homem que defendeu constantemente o princípio de Justiça e da igualdade, assegurando ao Brasil um desenvolvimento econômico absolutamente excepcional. Aqui o presidente Lula é visto como uma referência”.
Dilma agradeceu: “Obrigado, senhor!”. São palavras protocolares de um socialista francês, que não se referem ao caso em espécie. Quem nega que Lula seja uma personagem mundialmente conhecida? A questão é saber se isso também deve colocá-lo acima da lei.
Texto publicado originalmente às 22h53 desta terça






NO BLOG ALERTA TOTAL

Filmagens ligam Lula a negócios de Rose e Cachoeira ameaça vazar tudo que sabe contra petistas e aliados


Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net 

Exclusivo – O Ministério Público Federal teria acesso a filmagens feitas em Nova York, registrando os passeios entre o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua amiga Rosemary Nóvoa Noronha. Um dos encontros mostra os dois se divertindo em compras na Macy´s – famosa grife da Big Apple. Investigadores também têm acesso a uma fotografia de Lula e Rose abraçados nos momentos de felicidade e vaidade no usufruto do poder. A foto foi oferecida a revistas e jornais brasileiros – que ficaram com medo de comprar.

As investigações têm acesso a outras filmagens que mostram os fortes laços entre Lula e Rose. Os dois foram flagrados em momentos de alegria e intimidade durante viagem a um país da África – provavelmente Angola. Reservadamente, o Ministério Público Federal já recebeu informações - obtidas pela Inteligência das Forças Armadas - indicando que Rose seria intermediária de negócios com diamantes, em parceria com os filhos do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. No meio do negócio, estaria também um alto-dirigente de uma grande empreiteira brasileira.

Militares descobriram que Rosemary utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Lula. Serviços de inteligência das Forças Armadas receberam informes de que Rose participaria de negócios com diamantes em pelo menos cinco países: Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tal informação também foi passada à PGR pelos militares.

Foram detectadas dezenas de viagens não-oficiais de Rosemary ao exterior, para "passeios de negócios". O passaporte especial a denunciou. Foram 23 para a França. Para Suíça, ocorreram 18, por via terrestre, partindo de Paris, e mais quatro por via aérea. Rose também fez 12 deslocamentos de avião para a Inglaterra. Outras sete viagens para o Caribe e os Estados Unidos, aconteceram de navio – de acordo com a inteligência militar brasileira.

Tais informações sigilosas sobre o Rosegate não aparecem nas 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro. Pelo teor explosivo, podem até ser abafadas – o que será nada fácil na atual “temporada de caça ao Lula”. De concreto, a FAB já tem todo um dossiê sobre as viagens que Rose fazia. Tudo já está em poder do Ministério Público Federal. O seio do Rosegate está exposto. Falta apenas comprovar, publicamente, que Lula tinha seus braços no meio dele.

Mais conhecida como “Doutora Rose”, a exonerada chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo já está indiciada pela Polícia Federal por formação de quadrilha, corrupção ativa e tráfico de influência, como “braço político” de um esquema que fraudava pareceres ou criava vantagens para empresários corruptos em negócios com o governo Lula-Dilma. Lula será convidado pelo Ministério Público Federal a prestar esclarecimentos sobre sua relação política – e, eventualmente, de negócios – com a querida Rosemary.

Cachoeira Vazando...

Exclusivo - O que está ruim ficará ainda pior! Carlinhos Cachoeira vai derramar toda sua vingança sobre o PT. O contraventor Carlos Augusto Ramos dará logo mais uma entrevista exclusiva a três jornalistas de sua confiança, em Goiânia. Abrirá o o jogo e o verbo contra seus agora inimigos – mas que até outro dia eram parceiros de assalto aos cofres públicos. Cachoeira agora diz ser o "Garganta Profunda". Será?

Ao sair novamente da prisão ontem, Cachoeira desabafou que “está doente e cansado de tanta humilhação”. Por isso, depois de consultar seus advogados, promete revelar tudo que sabe sobre negociatas promovidas nos governos do PT e de seus principais aliados. A grande dúvida é se a mídia amestrada - e agora ameaçada de corte de verbas oficiais de publicidade - terá coragem de publicar as revelações de Cachoeira.

O maior medo do governo é o caso Delta. Se Cachoeira der detalhes sobre como funcionava sua parceria com a empreiteira Delta e as obras do PAC, quem terá problemas é Dilma Rousseff. A Presidenta que agora perde tempo com a defesa de seu godfather Lula da Silva, considerando “lamentável essas tentativas de desgastar a imagem de Lula”: “Repudio as tentativas de destituí-lo da imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”.

Dilma agora que se cuide também para não perder o respeito que angaria. Ela gerenciava o PAC, em cujas obras a Delta deitou e rolou em superfaturamentos e distribuição de “mensalões” a vários políticos. Se Cachoeira falar, outro grande prejudicado será o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, parceiro de Cavendish, Dilma e Lula – que pode ter mais um escândalo nas costas, além do Mensalão e do Rosegate. Cavendish e Cabral estão rompidos pessoalmente. Cabral e Dilma estão com relação política abalada. Cachoeira está rompido com todo mundo e pode abalar ainda mais a corrupta conjuntura brasileira com uma nova enxurrada de denúncias contra petralhas e seus comparsas.



Valeriogate se amplia

De pouco adiantará Lula alegar que “não pode acreditar e nem pode responder a mentira”. O processo do Mensalão – já decidido no Supremo Tribunal Federal – não sofrerá alterações. Azar da petralhada é que existem outros cinco processos correndo contra Marcos Valério Fernandes de Souza – inclusive o Mensalão Mineiro tão aguardado pelo PT. Nestas ações, Valério pode contar tudo que não revelou até agora.

Estadão de hoje revela novas inconfidências de Valério à Justiça, no bombástico depoimento de 3h 30min, com cabalísticas 13 páginas, dado ao Ministério Público Federal, em 24 de setembro. Valério denunciou que o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, e o ex-presidente do Banco Popular do Brasil, Ivan Guimarães, destinavam ao PT um “pedágio” ilegal de 2% cobrado de agências de publicidade. Só com a DNA de Valério, em 2003, Pizzolato embolsou, para o partido, uns R$ 300 mil em contrapartida.

Ontem o Estadão já tinha vazado que Valério garantiu que o esquema do Mensalão pagou despesas pessoais de Lula, em 2003, quando o mito já era Presidente. Valério relatou que a grana era depositada na conta da empresa de um “laranja” da maior confiança de Lula: Freud Godoy. Conhecido como o “faz-tudo de Lula”, Godoy foi assessor presidencial e sempre cuidou da coordenação da segurança das campanhas de Lula. Valério relatou pelo menos dois depósitos em favor de Lula, via Godoy. Todos os envolvidos – como de costume – negam tudo.

Confirmando que Lula era mesmo o chefe do Mensalão, Valério revelou que Lula deu o ok pessoal para os empréstimos que o PT pegou nos bancos BMG e Rural, com a finalidade de repassar grana aos corruptos da base aliada. Valério garantiu que o encontro com Lula aconteceu no Palácio do Planalto, na presença de José Dirceu e do tesoureiro Delúbio Soares. Valério também colocou o então ministro da Fazenda no meio, confidenciando que Lula e Antonio Palocci negociaram com a Portugal Telecom (por ironia, tem a sigla PT) o repasse de recursos para o PT (Partido dos Trabalhadores). Todos os envolvidos – como de costume – negam tudo.

Cadeia à vista

O tempo vai mesmo fechar para Lula. O Presidente do Supremo Tribunal Federal já opinou ontem a jornalistas que o ex-presidente deve ser investigado por tudo que é denunciado. O Procurador-Geral da República deve tratar dos casos Lula (Mensalão, Rosegate e, provavelmente, Cachoeira-Delta) no começo do ano. A prioridade dele, agora, é conseguir, até o Natal e antes do recesso do Judiciário, que o STF determine a prisão imediata de todos os condenados no Mensalão.

Depois disso, a prioridade será cuidar de todos os escândalos que giram em torno do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O maior perigo para Lula é que Rosegate + Mensalão + Cachoeira lhe cause um transtorno emocional tão grande que seja capaz de deprimi-lo e abalar sua delicada saúde – ainda em tratamento contra os efeitos colatarais da quimio e radioterapia para extirpar o tumor maligno na laringe.

O mito Lula tem problemas como nunca antes na história desse País...



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA