DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 10-10-12

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


Lewandowski tenta desqualificar votos de ministros que condenaram Genoino
O ministro Ricardo Lewandowski surpreendeu o plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, ao tentar rebater e desqualificar os argumentos apresentados pelo relator do processo do mensalão Joaquim Barbosa e pelos ministros Rosa Weber e Luiz Fux, que condenaram o ex-presidente do PT José Genoino. Lewandowski disse ter ficado “perplexo” com os argumentos dos outros magistrados. “Confirmo a informação que dei e insisto neste aspecto. Para mim, José Genoino está sendo denunciado e pode ser condenado pelo simples fato de ter sido presidente do PT na época”, explicou o ministro, que mais parecia advogado de defesa.

SP: PMDB ‘racha’
para apoiar 
Haddad e Serra

Apesar do anunciado apoio formal do PMDB a Fernando Haddad (PT), no segundo turno da briga pela prefeitura de São Paulo, a verdade é que isso não se dará sem sobressaltos e recuos, porque o partido está rachado: peemedebistas “históricos” apóiam José Serra (PSDB), assim como o grupo liderado por Alaíde Quércia, viúva de Orestes Quércia. Durante seu discurso na noite do dia 7, Serra inclusive a homenageou.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter


Liderados

Outro obstáculo para o apoio ao PT: os vereadores eleitos pelo PMDB, no último dia 7, são mais ligados a Geraldo Alckmin (PSDB) que a Lula.

Outra turma

Vereadores do PMDB, rivais de petistas nas bases, são mais próximos de Gilberto Kassab e de José Serra do que de Lula e de Dilma.

Pergunta na rampa

Dilma vai demitir José Genoino, assessor do ministro Celso Amorim (Defesa) condenado por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal?

Aposentadoria de
réu do mensalão:
AGU no muro

A Advocacia Geral da União não parece preocupada com o fato de a Câmara dos Deputados haver atropelado a lei, ao aposentar o mensaleiro Jacinto Lamas, e nem sequer cogita acionar a Justiça para cassar-lhe a aposentadoria. A AGU chefiada pelo ministro petista Luís Adams, informou, por sua assessoria, que “não atua de ofício” e só vai tentar cassar a aposentadoria de Lamas se for provocada pela Câmara.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Mundo virtual

A Caixa vai comprar 35 mil computadores em Brasília. O valor da licitação é tão espantoso quanto a necessidade: R$ 65 milhões. Hum...

Pra boi dormir

Empatados virtualmente, Serra e Haddad vão se agarrar à TV para salvar as candidaturas. Pelo “carisma” de ambos, morrerão afogados.

Bombástico

Um espanhol foi preso em Madri com explosivos e mapas de embaixadas, inclusive do Brasil, para jogar bomba, diz a AP. E precisa?

Nome aos bois

Ao justificar ontem no Supremo sua decisão de absolver José Genoino, só faltou o ministro Ricardo Lewandowski chamar o ex-presidente do PT de “mequetrefe”, que também quer dizer pobre-diabo.

Contra o cinismo

A ministra Cármen Lúcia ficou indignada com a estratégia mensaleira de admitir caixa 2 para tentar se livrar de acusações mais graves: “Acho estranho e muito grave que alguém diga com muita tranquilidade que houve caixa 2. Caixa 2 é crime, é agressão à sociedade brasileira”.

Reza forte

A família Toffoli precisa se benzer em Marília (SP): o ministro do Supremo evita aparições públicas e o irmão, Ticiano, além de derrotado para a prefeitura, é acusado de “dar cano” nos cabos eleitorais. O PT nega.

Gafe itamarateca

O Itamaraty ignora a denominação correta dos país cujo presidente, Michael Higgins, visita o Brasil. Rebatizou-o de “República da Irlanda”, em nota à imprensa. Não é. Chama-se Irlanda, sem “República”.

Queda livre

O senador e ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR-AM) não elegeu vereador em Manaus seu irmão Evilásio, mesmo fazendo campanha com ele. Periga não ser eleito deputado federal, em 2014.

Bobo da corte

Curioso o voto do ministro Dias Toffoli, ex-advogado do PT: para ele, José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil, foi enganado por uma quadrilha de atrevidos malfeitores – Delúbio, José Genoino e Marcos Valério. Mas, condenando-os, admitiu o mensalão, que Lula e Dirceu negam.

Voo livre

A Justiça Federal levou quinze anos para decidir que a viagem do falecido ministro Paulo Renato (Educação) foi “ilegal”, não “improbidade administrativa”. Viajou na FAB a Fernando de Noronha num feriado.

Amigo urso

Não adiantou o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB) pedir que o filme “Ted”, que viu com o filho de 11 anos, fosse proibido para 18: o Ministério da Justiça manteve o ursinho drogado para maiores de 16.

Pensando bem...

...ao contrário do mensalão, o julgamento do roubo no Vaticano foi bem mais fácil: o culpado é o mordomo.


BLOG DO NOBLAT

Tucanos querem que STF investigue Lula

Rosa Costa, Estadão.com.br
A condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, apontado como o "chefe da quadrilha" pelo Ministério Público, reforçou nesta terça a proposta do PSDB de entrar com representação na Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), entende que Dirceu e Lula agiam em conjunto e que não há argumento capaz de isolar as ações de ambos. "É uma heresia dar tratamento diferenciado ao ex-ministro e ao ex-presidente", alega. "Lula não só sabia do esquema como participou de toda a farsa. No mínimo ele cometeu crime de responsabilidade". O líder lembrou que os presidentes do DEM e do PPS já se manifestaram favoráveis à representação contra o ex-presidente logo que terminar a fase atual do julgamento do mensalão.




Estou revoltado e indignado’, diz Genoino sobre condenação no STF

Para Mendes, mensalão não anula reformas de Lula

Leréia diz que se encontrou com Cachoeira na sede da Delta em Goiás

Jaques Wagner admite que mensalão pesa e teme por eleições de 2014

Dilma e Alckmin travam batalha por apoios a Haddad e Serra

Direção do PMDB libera partido para apoiar ACM Neto em Salvador

Número de mulheres eleitas em todo Brasil registra recorde



BLOG DO REINALDO AZEVEDO

O belo e o justo se estreitam num abraço são

No dia em que o STF condenou José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares por corrupção ativa, um arco-íris surgiu no céu de Brasília, registrado nessa foto de Pedro Ladeira (Frame). A natureza não é judiciosa. O céu poderia estar igualmente ornado, ainda que Dirceu tivesse sido condenado. Mas, nesse caso, oi belo estaria em contraste com justo. Se beleza e justiça puderam se estreitar num abraço são, saudemos a coincidência.

Assim termina a história do herói José Dirceu

Esta foto de Moacyr Lopes Junior, da Folhapress, é de anteontem. Flagra o todo-poderoso José Dirceu quando ia votar para prefeito de São Paulo. Aquele que emitiu nesta terça uma nota exaltando o próprio heroísmo está aí, como se vê, cercado de seguranças. Militantes do PT o acompanhavam e chegaram a agredir jornalistas.
A foto é um emblema destes tempos e um justo epílogo de sua história política. Ele havia convocado a reação das massas. Terminou cercado de seguranças e de alguns brutamontes dispostos a distribuir sopapos na imprensa livre, que ele voltou a atacar nesta terça.
Assim termina o herói.
Por Reinaldo Azevedo

“Lula sabia e participou do esquema”, diz senador Álvaro Dias
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA