QUESTÕES VERNÁCULAS

Questões Vernáculas
Revista <O Consolador>, Ano 6 - N° 275 - 26 de Agosto de 2012
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI


 
Considere as frases abaixo e veja se estão corretas:
Quando você vir o dignitário, saúde-o em meu nome.
João nada ouvia, como se houvessem várias paredes envolvendo-o.
Bastante perfumada, a casa de Maria rescendia a jasmins.
As crianças logo se entreteram com os brinquedos da prima.
José, ponha teu livro a serviço da equipe.
Quando tu vires o dignatário, saúda-o por mim.
O leitor atento verá que apenas a primeira frase está correta: Quando você vir o dignitário, saúde-o em meu nome.
Dignitário é assim mesmo que se escreve. A palavra designa aquele que exerce cargo elevado, que tem alta graduação honorífica, que foi elevado a alguma dignidade.
Eis as demais frases, devidamente corrigidas:
João nada ouvia, como se houvesse várias paredes envolvendo-o.(O verbo haver com esse sentido não se flexiona quanto ao número.)
Bastante perfumada, a casa de Maria recendia a jasmins.(Recender, que significa cheirar agradavelmente, exalar, trescalar, escreve-se assim, sem “s” antes de “cender”.) 
As crianças logo se entretiveram com os brinquedos da prima.(Não existe a forma verbal “entreteram”.)
José, ponha seu livro a serviço da equipe. Ou então: José, põe teu livro a serviço da equipe. (O imperativo tem de concordar com a pessoa a que se refere.)
Quando tu vires o dignitário, saúda-o por mim. (Não existe a palavra dignatário: o correto é “dignitário”, como explicado logo acima.)
*
Dois leitores estranharam a frase “entre mim e o leitor” constante de um texto publicado no Blog Espiritismo Século XXI.
Não seria melhor – ambos perguntaram - “entre eu e o leitor”?
A dúvida levantada é muito comum, mas a frase "entre mim e o leitor" está correta. Depois das preposições “entre” e “para” não se usa o pronome “eu”, mas sim o pronome oblíquo “mim”, assunto tratado na edição n. 3 de "O Consolador" nesta mesma seção. Eis o link:http://www.oconsolador.com.br/3/questoesvernaculas.html        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA