Pular para o conteúdo principal

Questões Vernáculas
Revista O Consolador, Ano 6 - N° 271 - 29 de Julho de 2012
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI


Um leitor, considerando que a palavra “fôrma” voltou a ser graficamente acentuada, pergunta-nos se está correto escrever “pão de fôrma”.
Segundo o novo Acordo Ortográfico vigente no Brasil, a palavra citada é acentuada, mas o uso do acento não é obrigatório.
Lembremos que, de acordo com as normas ortográficas anteriores, a palavra "formanão tinha acentoindependentemente de suapronúncia, fosse fechada ou aberta. O acento, obrigatório até 1971, havia sido abolido. Mas atualmente a recomendação é para que o acento seja usado somente nos casos em que for indispensável para a compreensão do texto.
Vejamos esta frase, que é típica na terminologia espírita: “O perispírito é a fôrma da forma”.  A frase quer dizer que o perispírito é o molde, o modelo organizador do corpo material, ou seja, da forma. O uso do acento diferencial concorre, como se vê, para a perfeita compreensão da frase. 
No dicionário Aurélio, em defesa do uso do acento diferencial, são mencionados o poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira, e estes versos de Martins Fontes:
         "Pela penugem, primeiro,
         E, depoissegundo a norma,
         Pelo gostopelo cheiro,
         Pela fôrma, ou pela forma,
         Certas frutas europeias
         Como o pêssego
         – ohprazer! –
         Por vezes nos dão ideias
         Que me acanho de dizer".
Observa o dicionário que seria difícil compreender o poema acima sem o uso do acento diferencial na palavra “fôrma”.
No tocante, porém, à consulta do leitor, o correto é escrever “pão de forma”, visto que não existe aí dúvida ou ambiguidade que exija o uso do acento diferencial. 
*
Alguém nos pergunta qual é o significado da palavra “huguenote”.
Trata-se de uma designação depreciativa que os católicos franceses deram aos protestantes, especialmente aos calvinistas, e que estes adotaram. Por extensão, identifica quem é protestante.
A origem da palavra "huguenote" não é clara. Há quem diga que deriva de Besançon Hugues, líder da revolta em Genebra. Outros, como Bernard Cottret, afirmam que "huguenote" vem do termo francês "eidguenot", que significa “confederados”, nome que designava as cidades e cantões helvéticos partidários da Reforma. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)