OS DESMANDOS NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Sindicato cobra apuração com responsabilidade

O Sindicato dos Bancários do Ceará vem há bastante tempo fazendo denúncias e pedindo a apuração pela Caixa Econômica Federal, de fatos que denigrem a imagem da Instituição, praticados por empregados da empresa. Um dos casos já denunciados pelo Sindicato é o do fantasma Allan Pires, ex-superintendente, onde a Caixa não se dignou a fazer realmente uma investigação que se fazia necessária, e nem ouviu os empregados das unidades envolvidas nos destacamentos fictícios. Ou seja, deixou a todos sem resposta para o que foi denunciado longamente pelo Sindicato e comprovado verdadeiramente o esquema que estava atuando dentro da Superintendência da Caixa.

Na agência Ipú,CE

Posteriormente, o Sindicato denunciou também a operação feita na agência Ipú, onde o empregado Dorivan Florêncio foi afastado da sua função de confiança de gerente por não concordar com o gerente geral da agência a praticar atos, que iriam contra o que era determinado pelo Banco Central e pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, o empregado acabou perdendo a função após um violento assédio moral e veio à tona nesse momento o escândalo dos 'kits'sanitários, o que estava exatamente por trás disso.

Correspondentes Bancários

Também o Sindicato dos Bancários do Ceará denunciou a atuação dos correspondentes bancários com larga ingerência dentro das unidades da Caixa, como foi o caso da Agência Dom Luiz, onde uma empregada com mais de 30 anos de serviços prestados à Caixa foi assediada moralmente, transferida daquela Agência porque atrapalhava as operações ilícitas do correspondente bancário, que tinha a conivência do gerente da unidade.

Desvio de recursos públicos 
 
 O Ministério Público do Ceará há poucos dias apontou e fez o serviço que era para a Caixa também ter feito: apuração com responsabilidade e buscando o esclarecimento de todos os fatos denunciados. O ex-gerente regional, Sérgio Barbosa, empregado da Caixa, cedido ao Governo do Estado do Ceará, foi preso no último dia 15 de junho de 2012 por decisão do Desembargador Francisco Dorival Bezerra Primo, por desvio de verbas destinadas a construção de 'kits' sanitários para famílias carentes do Ceará, operações essas feitas no âmbito da Caixa Econômica Federal. E o ex-superintendente da Caixa Jurandir Santiago, que ocupava a presidência do Banco do Nordeste do Brasil, foi obrigado a pedir exoneração do cargo por denúncias de um rombo de mais de R$ 100 milhões no BNB, em esquema político envolvendo funcionários da instituição, e o envolvimento do mesmo no escândalo dos 'kits' sanitários, onde R$ 100 mil reais foram parar na conta do Posto de Gasolina Boa Vista Ltda., no qual o mesmo é um dos sócios.

Contas inativas reativadas 

Segundo relatos do próprio Ministério Público divulgados através da imprensa local, as operações ocorreram principalmente na Agência Ipú e na agência Praça do Ferreira, onde o MP encontrou contas de pessoas jurídicas inativas reativadas, como também a criação de títulos de cobrança frios e falsificação de assinaturas para retirada dos valores desviados. Nas informações do MP, empregados de outras unidades estão envolvidos por fazerem operações indevidas, entre as quais pagamento de montantes em algumas situações superando a casa de meio milhão de reais, pago em espécie nos guichês. As agências da Caixa funcionaram como verdadeiras lavanderias a serviço do esquema fraudulento.

Apuração Já

O Sindicato exige que a Caixa efetivamente faça apuração rigorosa e para isso está juntando toda a documentação já denunciada em forma de dossiê e um farto material publicado na Imprensa local advinda do Ministério Público Estadual.
A Caixa conta hoje com 90 mil empregados no País e os mesmo estão indignados, bem como também a sociedade brasileira, com o esquema fraudulento identificado na Caixa Econômica Federal do Ceará, praticado por ex-gestores. Estamos cobrando que a apuração seja feita com determinação e isenção, punindo todos os responsáveis.

VAMOS DEFENDER A CAIXA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO!

*****

A matéria acima foi recebida de um funcionário da C.E.F, que, por motivos óbvios, não quer ser identificado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA