MORRE D. EUGÊNIO SALES


Cardeal Dom Eugenio Sales morre aos 91 anos

Cardeal Dom Eugenio Sales morre aos 91 anosFoto: Divulgação

ARCEBISPO EMÉRITO DO RIO DE JANEIRO TEVE UM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO; O GOVERNADOR SERGIO CABRAL DECRETOU LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS

10 de Julho de 2012 às 04:58
247 – Morreu na noite de ontem o cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, por um infarto agudo do miocárdio. Leia na matéria do Globo:
RIO - O cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, morreu na noite desta segunda-feira, às 22h30m. Segundo a Arquidiocese, ele morreu na Residência Assunção, onde morava, no Sumaré, por infarto agudo do miocárdio. O religioso, que tinha 91 anos, será velado a partir de meio-dia desta terça-feira na Catedral Metropolitana, onde será enterrado, na quarta-feira, às 15h. A previsão é que o corpo esteja no local às 9h30m. Durante o velório, haverá missas a cada duas horas. Por meio de nota divulgada na madrugada desta terça-feira, o governador Sergio Cabral decretou luto oficial de três dias.
O enterro ocorrerá após a chegada do bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Karl Romer, que está em Roma, na Itália. O irmão de Dom Eugenio, Dom Heitor de Araujo Sales, arcebispo emérito de Natal, no Rio Grande do Norte, está na Suíça e não conseguiu passagem. O religioso é aguardado para a missa de sétimo dia.
A Arquidiocese informou, ainda, que a rotina de Dom Eugênio nos últimos dias era apenas de ficar no quarto e no gabinete, onde lia muitos jornais e assistia à TV. Ele não teria nenhuma doença específica. Segundo cálculos da Arquidiocese, Dom Eugenio faria 69 anos de sacerdócio, 58 de episcopado, 43 de cardinalato, em seus quase 92 anos de vida. Ele sagrou 22 bispos e ordenou 215 sacerdotes.
As homenagens a Dom Eugenio
Além de ter decretado luto oficial de três dias, Cabral disse por meio de nota que Dom Eugenio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro e que, “nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso estado”. O prefeito Eduardo Paes também lamentou a morte por meio de nota, dizendo que “o grande homem de Deus será sempre lembrado por sua sabedoria, força de seus ensinamentos, perspicácia com que comunicava e defendia sua fé e o exemplo de caridade nos anos mais difíceis da história brasileira".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA