SEGUNDA EDIÇÃO DE 18-8-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O GLOBO
PF cumpre duas fases da Lava-Jato ao mesmo tempo e prende ex-deputado Cândido Vaccarezza
Ordens da 43ª e 44ª fases estão sendo cumpridas no Rio de Janeiro e em São Paulo
POR JULIANA ARREGUY
Sexta-feira, 18/08/2017 7:10 / atualizado 18/08/2017 7:51
Cândido Vaccarezza: Alvo da Lava-Jato - Ailton de Freitas/16-07-2013 / O Globo

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira, a 43ª e a 44ª fases da Lava-Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. O ex-deputado federal Cândido Vaccarezza, ex-PT, é um dos alvos de prisão temporária. É a primeira vez que a PF realiza duas fases da operação ao mesmo tempo. As operações foram batizadas de Sem Fronteiras e Abate, respectivamente.
Foram expedidas 46 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão temporária, 29 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva. Todos os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Segundo a PF, a Operação Sem Fronteiras, que ocorre no Rio de Janeiro, mira a relação entre executivos da Petrobras e grupos de armadores estrangeiros para "obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários" com a estatal.
A Operação Abate, por sua vez, ocorre em São Paulo e investiga um grupo criminoso que seria "apadrinhado" por Vaccarezza. A PF suspeita que o ex-parlamentar utilizava influência para obter contratos da Petrobras com uma empresa estrangeira, que teria direcionado recursos para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-deputado.
Em 2015, a Polícia Federal indiciou Vaccarezza em meio às investigações da Operação Lava-Jato, por recebimento de propina derivada de contratos da Petrobras. O inquérito apontava indícios de corrupção passiva dos três políticos. Segundo o documento, Vaccarezza teria recebido em seu apartamento, em São Paulo, valores do doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava-Jato, a mando do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, para a sua campanha à Câmara de 2010
Vaccarezza deixou o PT em 2016 após alegar divergências com a então presidente da República, Dilma Rousseff.

PF deflagra Operação Havana, que mira desvios no Ministério dos Esportes
Investigações apontam que quadrilha teria criado 'atletas fantasmas' na pasta
POR O GLOBO
Sexta-feira, 18/08/2017 9:44 / atualizado 18/08/2017 9:48
PF deflagra Operação Havana, contra fraudes no Ministério dos Esportes - Reprodução/TV Globo
BRASÍLIA – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Havana, que investiga a uma quadrilha que teria inserido dados de "atletas fantasmas" nos sistemas do Ministério dos Esportes, com o intuito de desviar recursos do "Bolsa Atleta". Os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva, determinados pela 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.
Segundo a Polícia Federal, a quadrilha conseguiu criar 25 atletas fantasmas no período de um ano. Há "atletas", inclusive, de alto rendimento e nível olímpico.
Ainda de acordo com a PF, as fraudes teriam ocorrido em 2012. Segundo informações encaminhadas pelo Ministério dos Esportes, o prejuízo pode ter chegado a R$ 810 mil, o que corresponderia a mais de R$ 1 milhão em valores atualizados.
O nome "Havana" é referência ao local de nascimento do líder e de alguns membros da organização criminosa: Cuba.


NO BLOG DO MERVAL PEREIRA
Distritão Misto
POR MERVAL PEREIRA
Sexta-feira, 18/08/2017 06:30
As negociações da reforma política caminham para uma espécie de “distritão misto”, no qual a legenda poderá ser votada para reforçar a representação partidária na escolha dos candidatos eleitos. Assim, um candidato que não estiver entre os mais votados, mas receber o reforço dos votos de sua legenda, pode superar outro.
Não haveria, nesse caso, uma lista fechada feita pelo partido, mas o eleitor pode interferir na lista aberta ou pelo voto direto no seu candidato, ou no voto em sua legenda preferida, que assim poderá eleger mais representantes.
A questão do financiamento das campanhas eleitorais é a que mais discussões provoca. O tal “Fundão democrático”, se subsistir às críticas generalizadas, chegará à aprovação final desidratado. O recuo no estabelecimento do valor do Fundo, inicialmente previsto para ter esse ano 3,6 bilhões, deve-se ao temor de uma revolta popular contra os políticos.
É inaceitável que, num momento de crise econômica em que se exigem sacrifícios da população e existem 13 milhões de desempregados, se retire dos cofres públicos uma quantia desse tamanho sem que o orçamento do País comporte tal gasto. Caso insistam, é certo que o Fundo será contestado no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro do STF, Luis Roberto Barroso, o principal defensor da proibição do financiamento por empresas das campanhas eleitorais, acha que a questão é política e pode ser resolvida no Congresso, contanto que sejam superadas as questões que levaram o Supremo a considerar inconstitucional a maneira como se financiava eleições no País.
Se voltar o financiamento empresarial nas mesmas condições anteriores, com o mesmo sistema eleitoral, continuará sendo um instrumento mafioso de fazer política, afirma Barroso. Ele conta que nos contatos que tem tido com empresários pelo País, em eventos públicos de que participa, recebe sempre os mesmos relatos: nos anos eleitorais, os políticos achacam os empresários em busca de dinheiro supostamente para as campanhas eleitorais.
Acabar com esse fisiologismo exacerbado seria garantir segurança jurídica aos contratos e competição leal entre empresas. Também o ministro Luis Fux, que foi o relator (e não o ministro Barroso, como escrevi ontem) do processo no STF que culminou com a proibição de doações privadas para as campanhas eleitorais acha que está na hora de rever a proibição, com alterações e limitações ao financiamento privado.
Por isso, baratear as campanhas deve ser o primeiro passo, e o voto distrital misto é um dos caminhos que estão sendo estudados na Câmara. Como não há como dividir o País em distritos até a eleição, o “distritão misto” pode ser o caminho de transição.
Outra maneira de baratear as campanhas seria proibir os efeitos especiais que nos últimos anos dominaram a propaganda da política brasileira através de marqueteiros, a maioria hoje envolvida em processos da Operação Lava Jato.
Na eleição de 2014, vários candidatos que hoje se encontram envolvidos em escândalos políticos, tanto em nível nacional quanto nos Estados, foram apresentados ao eleitorado por esses marqueteiros com características que não correspondiam à verdade, encarecendo e distorcendo as campanhas.
O ministro Fux, em entrevista a Roberto D’Ávila disse que o financiamento deve seguir regras restritas e estar baseado na ideologia do empresário, que pode participar da eleição financiando partidos ou candidatos que comunguem dos seus pensamentos. Isso significaria fazer com que os programas e valores partidários fossem ressaltados.
Dentro desse espírito, financiar vários candidatos para o mesmo cargo, ou vários partidos, deveria ser proibido na nova legislação. O deputado Miro Teixeira pretende procurar ministros do STF que se manifestaram sobre a revisão da proibição do financiamento privado para apresentar um antigo projeto seu que pode ser recuperado agora.
Ele propõe que um banco estatal como o Banco do Brasil centralize as doações “num verdadeiro Fundo Democrático”. As empresas que quiserem financiar candidatos ou partidos depositariam o dinheiro nessa instituição que, em 48 horas, pediria informações sobre o CNPJ e a situação da empresa para os órgãos fiscalizadores. Passado no crivo, o dinheiro seria depositado diretamente na conta da campanha beneficiada.

NO O ANTAGONISTA
Força-tarefa também queria prisão preventiva de cônsul
Brasil Sexta-feira, 18.08.17 10:51
Os investigadores pediram a prisão preventiva do cônsul honorário da Grécia no Brasil, Konstantinos Kotronakis, que teria participado de esquema para facilitar a contratação de empresas gregas pela Petrobras.
Sérgio Moro concedeu a prisão temporária.
Força-tarefa queria prisão preventiva de Cândido Vaccarezza
Brasil 18.08.17 10:46
Mas Sérgio Moro concedeu a prisão temporária, inicialmente por cinco dias.
O tesouro de Vaccarezza
Brasil 18.08.17 10:39
Vejam o que a PF apreendeu hoje no armário da casa de Vaccarezza.
Todos sabiam
Brasil 18.08.17 10:30
Representantes da força-tarefa da Lava Jato dizem que as investigações que culminaram nas fases de hoje deixaram claro que até funcionários sem cargos de chefia sabiam da "corrupção partidária" que assaltou os cofres da Petrobras.
"Trata-se de um esquema de corrupção partidária"
Brasil 18.08.17 10:25
Na coletiva para explicar as duas fases da Lava Jato de hoje, representantes da força-tarefa deixam isto claro: "Trata-se de um esquema de corrupção partidária".
Os partidos nós conhecemos: PT, PP e PMDB.
O modus operandi da ORCRIM
Brasil 18.08.17 10:23
As duas fases da Lava Jato de hoje reforçam alguns pontos do modus operandi da ORCRIM:
-- percentuais para pagamentos de propina;
-- contas no exterior;
-- contas pessoais e de familiares pagos por empresas.
"Em nome do Partido dos Trabalhadores”
Brasil 18.08.17 09:56
Cândido Vaccarezza é acusado pela Lava Jato de ter recebido 500 mil dólares em propinas "em nome do Partido dos Trabalhadores”.
Isso é o que mais importa em sua prisão.
Líder do PT durante os mandatos de Lula e Dilma Rousseff, ele usou “a influência decorrente do cargo” para favorecer a empresa americana Sargent Marine.
O doador Lula
Brasil 18.08.17 09:48
Lula vai acabar doando dinheiro para a mulher que prometeu doar-lhe um milhão de reais.
De acordo com o Estadão, "a socialite Roberta Luchsinger, neta de um ex-acionista do banco Credit Suisse, não paga o condomínio do apartamento onde mora, em um bairro nobre de São Paulo, desde dezembro de 2014”.
Já acumula uma dívida de 232 mil reais.
O aliado de Gilmar
Brasil 18.08.17 09:31
Celso de Mello se aliou a Gilmar Mendes na tarefa de enterrar a prisão dos condenados em segunda instância.
Ele disse ao Estadão:
“Compus a corrente minoritária e penso que agora que vamos julgar o fundo da controvérsia das duas ações, com a presença do ministro Alexandre de Moraes, talvez o debate possa ser reaberto e eventualmente a posição da Corte será mantida ou será alterada”, disse Celso de Mello”.
Exclusivo: Milícia de Maduro quer sequestrar diplomatas brasileiros
Brasil 18.08.17 09:16
O Antagonista foi informado de que milícias de Nicolás Maduro planejam sequestrar diplomatas estrangeiros.
Há dois brasileiros na lista, segundo fontes da Abin.
Governador do Tocantins é alvo da PF
Brasil 18.08.17 07:42
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do PMDB, é alvo de operação da PF.
A informação inicial, diz o G1, "é que ele foi intimado e deve ser ouvido nesta manhã por um ministro do STJ".
Os detalhes da operação contra o governador de Tocantins
Brasil 18.08.17 09:15
A Polícia Federal informa que apura pagamento de propina em obras de infraestrutura no Estado de Tocantins.
É a quinta fase da Operação Ápia, diz a nota da PF:
"Cerca de 40 Policiais Federais cumprem mandados de busca apreensão e intimações.Todos os depoimentos serão acompanhados por um Ministro do STJ e por um Subprocurador da República.
A apuração, que tramita no Superior Tribunal de Justiça- STJ, apontou que obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica realizadas no Estado do Tocantins entre 2011/2014 custaram cerca de aproximadamente R$ 850 milhões de reais, e geraram créditos indevidos a empresários.
Os pagamentos realizados entre os anos de 2011/2014 totalizaram aproximadamente R$ 730 milhões de reais, enquanto o restante, mais de R$ 120 milhões de reais foram efetivamente quitados em anos posteriores."
Cunha tem "dados relevantes"
Brasil 18.08.17 09:14
Eduardo Cunha resolveu abrir o jogo?
O Globo informa que, “nesta semana, para surpresa dos investigadores, um emissário de Cunha pediu ao Grupo de Trabalho para retomar as negociações.
A sinalização é que o ex-deputado poderia ter dados relevantes a acrescentar à proposta inicial”.
O bovino vai mugir?
Brasil 18.08.17 08:29
Cândido Vaccarezza, abatido hoje pela Lava Jato, tem muito a contar.
Ele foi líder de Lula e Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados e fez parte do quadrilhão petista.
Marcos Valério na PF
Brasil 18.08.17 08:43
Marcos Valério vai prestar depoimento na PF.
Segundo a Folha de S. Paulo, a razão da oitiva não foi divulgada.
Do IDP para o TSE
Brasil 18.08.17 08:18
Gilmar Mendes é presidente do TSE.
É também sócio do IDP.
Agora a Folha de S. Paulo revela que todos os candidatos a ministro substituto do TSE ensinam no IDP.
A reportagem contou como essa escolha foi feita:
“O TSE enviou um ofício ao STF comunicando sobre a vacância e sobre a necessidade de a Corte eleger uma lista tríplice. O ofício do TSE não continha nenhum nome.
Nesta quarta-feira (16), no intervalo entre a sessão da manhã e a da tarde no Supremo, Mendes apresentou a lista pronta à ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal. A votação para a oficialização da lista tríplice foi, então, pautada para o mesmo dia.
O ministro Ricardo Lewandowski sugeriu desconforto em votar nomes sem analisá-los antes. ‘É claro que são nomes conhecidos, mas eu penso que, daqui para a frente, fosse desejável que os nomes indicados sejam acompanhados de um pequeno curriculum vitae’, disse.
Mendes, então, disse que a praxe é manter nomes que vêm de listas tríplices anteriores, para que ‘não haja nenhuma surpresa’.
Horbach e Silveira já figuraram em listas anteriores, e Quintas é também diretor da escola do TSE, explicou Mendes.
O vínculo com o IDP não foi citado”.
Exclusivo: PF pega o doleiro Sem Fronteiras
Brasil 18.08.17 07:17
O alvo da Operação Sem Fronteiras, que ocorre juntamente com a Operação Abate, é o doleiro Henry Hoyer, operador do PP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA