SEGUNDA EDIÇÃO DE 29-7-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA FOLHA DE SÃO PAULO

EDITORIAL 
O conto da repatriação 
Sexta-feira - 29/07/2016 02h00
A crer nas declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o Planalto já teria rejeitado a ideia de atenuar a lei de anistia a quem remeteu dinheiro ao exterior clandestinamente. Espera-se que sua convicção se prove correta, mas há motivos para desconfiar.
Surgiram informações de que estudos sobre mudanças no programa de repatriação foram conduzidos no entorno de Michel Temer (PMDB) e de que o presidente interino se dispõe a analisar modificações que tornem mais sedutora a norma que entrou em vigor neste ano, antes de Dilma Rousseff (PT) ser afastada do Planalto.
Existe no governo certa frustração com os resultados da lei. Contava-se que, com os impostos (alíquota de 15%) e as multas (outros 15%) pagos por brasileiros para regularizar recursos mantidos ilegalmente fora, a arrecadação adicional chegaria a R$ 21 bilhões. Por ora, está na casa de R$ 8 bilhões.
Uma das sugestões para estimular a reentrada de dinheiro partiu de escritórios de advocacia interessados em facilitar a vida de seus clientes: a tributação e a multa incidiriam somente sobre o saldo em conta no dia 31 de dezembro de 2014, não sobre o que tenha sido gasto antes dessa data.
É fácil ver que a mudança atende os interesses de quem tem ativos irregulares no exterior. Difícil é entender como um governo sério poderia concordar com tamanha doçura diante de uma ilegalidade.
As necessidades contábeis não podem ser postas à frente do respeito à lei e dos mandamentos éticos.
Não custa lembrar que anistias desse tipo, por sua própria natureza, tendem a ser um prêmio para quem andou à margem da lei e um desrespeito com quem observou as devidas formalidades legais.
Além disso, criam renovadas expectativas de impunidade e podem beneficiar quem, por meio da sonegação, obteve vantagens competitivas em sua atividade.
No caso específico da lei da repatriação, a experiência internacional comprova potencial não desprezível de arrecadação. Nem por isso o Brasil poderia abrir mão de contrapartidas, muito menos suavizá-las após entrarem em vigor.
Talvez, vendo o aperto orçamentário do País, alguns tenham calculado que poderiam induzir o governo a rever os termos da lei. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), parece ser um deles.
Aperto, mesmo, enfrenta quem mantém dinheiro não declarado no exterior. Em 2018 o Brasil terá acesso a dados tributários de 97 países, como parte de convênio de intercâmbio de informações na área.
Como ficarão vulneráveis a processos criminais, os sonegadores não encontrarão incentivo maior que esse para regularizar ativos.

NO BLOG DO NOBLAT
Por que Lula foi à ONU contra a Justiça brasileira
Por Ricardo Noblat
Sexta-feira - 29/07/2016 - 03h38
Ou Lula acha que vive numa republiqueta de bananas onde a Justiça não passa de uma farsa, ou então seu medo de ser preso e condenado é tão grande, sua situação é tão desesperadora que ele perdeu a completa noção do ridículo, se é que a teve algum dia.
Há uma terceira alternativa e uma quarta que podem explicar o gesto de Lula de pedir socorro ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). A terceira: ele quer constranger a Justiça brasileira. A quarta: ele prepara sua fuga.
Lula sabe que não vive numa republiqueta de bananas. Presidiu-a por oito anos, fez sua sucessora e a reelegeu. As leis de que se valeu para isso continuam em vigor. Por desrespeitar algumas, ele pode acabar preso. Por desrespeitar outras, Dilma foi afastada.
O Natal não mudou. Lula foi que mudou. Elegeu-se pela primeira vez depois de denunciar a existência de 300 picaretas no Congresso. Governou com eles. Estimulou o seu apetite. No mínimo, fez vistas grossas à corrupção. Deu no que deu.
Imaginou voltar à presidência da República depois de um intervalo de quatro anos. Ao ver-se acuado pela Lava-Jato, empenhou-se em obstruir a Justiça. Disso são provas cabais várias de suas conversas grampeadas. Não deu certo.
É remota a possibilidade de que a Justiça, agora, se atemorize com as suas manobras. Como é remota a possibilidade de a ONU, por falta de cabimento, socorrê-lo metendo-se em assuntos internos de um país soberano e democrata.
Lula tenta preparar o caminho de sua fuga. Se preso e condenado, quer passar de um reles criminoso a perseguido político. Caso não suporte viver anos atrás das grades, poderá pedir asilo a algum país. Sempre haverá um disposto a acolhê-lo.

NO O ANTAGONISTA
Brasil 29.07.16 10:57
Na entrevista ao Estadão, Eduardo Paes conta que parte dos problemas encontrados nos apartamentos da Vila Olímpica se deve a roubos...
Economia 29.07.16 10:52
O Antagonista repete o número atualizado de desempregados no Brasil, divulgado nesta manhã pelo IBGE: 11,6 milhões.
O pedaço do gráfico abaixo mostra o resultado da desastrosa política econômica de Dilma Rousseff no mercado de trabalho.
Brasil 29.07.16 10:47
Em entrevista ao Estadão, Eduardo Paes diz que Dilma “quis cair”...
Brasil 29.07.16 10:37
A imprensa continua noticiando que a Abin descobriu que o líder do MST, João Pedro Stédile, estaria planejando um "ato nada pacífico" durante a abertura das Olimpíadas...
Brasil 29.07.16 10:28
A ONU confirmou o recebimento da estapafúrdia petição de Lula, mas informou que o processo pode levar “pelo menos dois anos” para ser analisado, informa Jamil Chade no Estadão.
Brasil 29.07.16 10:14
O Radar informa que Paulo Bernardo deve voltar ao noticiário policial até a próxima segunda-feira...
Brasil 29.07.16 09:49
Com a hora derradeira se aproximando, petistas e auxiliares buscam “novas oportunidades” em Brasília...
Brasil 29.07.16 09:36
Michel Temer já tinha escolhido o alvo número um a ser abatido nas eleições. Agora, traça um ataque no atacado, informa o Estadão...
Brasil 29.07.16 09:16
O depoimento de Leo Pinheiro, da OAS, mata Lula.
Mas Lula já morreu ontem...
Brasil 29.07.16 09:03
O Globo disse que a delação premiada da OAS está quase parada e que Leo Pinheiro, dono da empreiteira, se recusa a entregar Lula.
O Antagonista sabe que isso não é verdade...
Brasil 29.07.16 09:00
Lula busca refúgio, segundo Merval Pereira:
“Não bastasse a exposição internacional de nossas mazelas proporcionada pela realização da Olimpíada, vem agora o ex-presidente Lula pedir ajuda ao Conselho de Direitos Humanos da ONU...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA