PRIMEIRA EDIÇÃO DE HOJE DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
06 DE FEVEREIRO DE 2016
A Polícia Federal e Ministério Público Federal investigam a ex-ministra Erenice Guerra, no caso de compra e venda de medidas provisórias, porque na ocasião ela ocupava a secretaria-executiva da Casa Civil do governo Lula. Mas era diretamente subordinada à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que firmava reputação de “gerentona”, em razão do estilo concentrador nas decisões e controlador nos procedimentos.
Cabe ao chefe da Casa Civil examinar e levar ao presidente todos os papéis a serem assinados. Dilma fez esse papel no governo Lula.
Dilma tinha controle total sobre a rotina na Casa Civil, com o auxílio de duas pessoas de sua confiança: Erenice Guerra e Beto Vasconcelos.
Passava pelo crivo de Beto Vasconcelos, jovem chefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, todos os papéis a serem assinados por Lula.
A investigação de venda de medidas provisórias abrange o governo Lula e também o governo da sempre controladora presidente Dilma.
A CPI do BNDES compartilhou com o Ministério Público Federal documentos com dados sobre as viagens do ex-presidente Lula a serviço da empreiteira Odebrecht. Os procuradores investigam Lula pelo crime de tráfico de influência internacional para beneficiar empreiteiras com financiamentos do banco de fomento. A CPI tentou a convocação de Lula, mas o Planalto escalou ministros para blindá-lo.
O procurador Douglas Ivanowski Kirchnner pediu por ofício, à CPI do BNDES, dados sobre as andanças de Lula a serviço de empreiteiras.
Procurado, o presidente da CPI, Marcos Rotta (PMDB-AM), confirmou o compartilhamento dos dados com o MPF. “Deferi de ofício”, contou.
Lula é alvo, no Ministério Público Federal, do Procedimento Investigatório Criminal número 1.16.000.000991/2015-08.
Faz sucesso, na internet, um jingle criticando o deputado governista Leonardo Picciani (RJ) que está na briga para ser líder do PMDB na Câmara. O refrão da marchinha é um duro ataque: “Vendeu, vendeu, vendeu alma ao PT, Picciani fez acordo, mas quem paga é você!...”
O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) ironiza a tentativa de Leonardo Picciani de dar impressão de “já ganhou” à eleição para líder do PMDB. “No desespero, ele vende otimismo...”, alfinetou.
Com a crise na saúde pública do Rio de Janeiro, Leonardo Picciani (PMDB) decidiu levar vinte deputados para acompanhar o carnaval do Rio. Mas quem samba é o bolso do contribuinte.
Fiel escudeiro de Michel Temer, o ex-ministro Eliseu Padilha comemora a decisão do senador Renan Calheiros em apoiar o vice-presidente na eleição para o comando do partido. “É a força do velho MDB”, diz.
Candidato a líder da bancada do PP, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PB) articula acumular a presidência da Comissão de Finanças, com a chancela de Artur Lira (PP-AL). Só assim apoiará Eduardo Cunha.
Embaixador em Washington, o ex-chanceler Luiz Figueiredo saiu de seu sepulcral silêncio e escreveu um artigo para a Americas Quarterly, publicação do Conselho das Américas, repleto de platitudes pseudo-científicas, dourando a pílula sobre a gravidade do zika vírus.
O baiano Duda Mendonça, um dos marqueteiros mais admirados do País, reuniu-se nesta sexta-feira (5) em Porto de Galinhas com seu colega André Gustavo e o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). Na pauta da conversa, as eleições de 2018 em Pernambuco.
É admirável a súbita cordialidade de seguranças da Câmara com as mulheres. Em geral ríspidos, eles até permitem a entrada no plenário sem autorização, desde que seja do sexo feminino.
Costuma-se dizer que, num governo, presidente é o centroavante do time. Dilma poderia usar a camisa 11, mesmo número da inflação.

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 06/02/2016 02:51

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Sábado, fevereiro 06, 2016
Depósito Dias em Atibaia: portas fechadas - Foto: Veja S. Paulo.
Localizado em Atibaia, no interior do estado, o Depósito Dias fechou as portas nesta quinta (4). A loja ganhou manchetes após a ex-dona do estabelecimento, Patrícia Fabiana Melo Nunes, ter denunciado ao jornal Folha de S. Paulo que a empresa Odebrecht gastou em seu negócio cerca de 500 000 reais com materiais de construção para um sítio ligado a Lula.
O atual proprietário do espaço, o empresário Nestor Lorencini, se viu prejudicado pelo escândalo. "Não tenho nada a ver com isso, mas os clientes acabaram achando que eu tinha alguma culpa no cartório", reclama ele, que gerencia o lugar há dois anos. Na última semana, após extensa cobertura da imprensa, o movimento do comércio caiu drasticamente. 
O depósito migrará para um outro imóvel na região central e também mudará de nome. Assim, Lorencini pretende se livrar da fama de que teria se beneficiado com algum esquema. Do site Veja São Paulo

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sábado, 6 de fevereiro de 2016
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

NO O ANTAGONISTA
Brasil 06.02.16 09:09 Comentários (16)
Dilma Rousseff, para se defender da Andrade Gutierrez, vai jogar a culpa em Aécio Neves.
Se isso der errado, ela tem um plano B: queimar Edinho Silva...
Brasil 06.02.16 09:08 Comentários (25)
Dilma Rousseff está preparando uma defesa contra os delatores da Andrade Gutierrez.
Gerson Camarotti, do G1, explicou qual é o roteiro da tropa governista: dizer que a empreiteira obedece às ordens de Aécio Neves...
Brasil 06.02.16 08:52 Comentários (20)
A Andrade Gutierrez delatou Dilma Rousseff.
O Antagonista publicou a notícia com exclusividade, em 27 de dezembro do ano passado.
É importante lembrar o que escrevemos, porque nos últimos dias surgiram relatos desencontrados sobre o assunto...
Brasil 06.02.16 08:11 Comentários (47)
A OAS comprou as cozinhas de Lula.
Foram um presente desinteressado, claro. Tão desinteressado que a empreiteira fez questão de desaparecer...
Brasil 06.02.16 08:10 Comentários (34)
A OAS pagou em dinheiro vivo as cozinhas de Lula.
O Antagonista deu os detalhes dessa compra em meados de janeiro, mas agora eles foram confirmados por um funcionário da Kitchens, em depoimento ao Ministério Público, obtido pelo Estadão...
Brasil 06.02.16 07:57 Comentários (18)
A Folha de S. Paulo visitou a empresa Fernandes dos Anjos, que recebeu 550 mil reais de José Carlos Bumlai, segundo uma planilha divulgada por O Globo.
O sogro do proprietário disse duas coisas à reportagem...
Brasil 06.02.16 07:20 Comentários (58)
Desde que a Veja publicou sua primeira reportagem sobre o sítio de Lula, O Antagonista se interessou pelos pedalinhos em forma de cisne.
A Folha de S. Paulo, neste sábado de Carnaval, fez o favor de fotografar dois deles:
O primeiro é Jonas, o segundo é Fernando
Brasil 06.02.16 06:09 Comentários (79)
A estrela do site do PT é Luiz Carlos Bresser-Pereira.
Isso dá uma medida do desespero do partido...
Brasil 06.02.16 06:03 Comentários (43)
Luiz Carlos Bresser-Pereira foi ministro da Fazenda de José Sarney, mas sua única glória, constantemente recordada pelo PT, sobretudo em campanhas eleitorais, foi ter fundado o PSDB.
Melancolicamente, ele ainda vive dessa fama, como uma Gloria Swanson do tucanato.
O Crepúsculo dos Economistas
Brasil 05.02.16 23:35 Comentários (11)
O Globo:
"A Procuradoria Geral de Justiça pediu nesta sexta-feira a quebra do sigilo bancário e fiscal do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB) nas investigações da máfia da merenda...
Brasil 05.02.16 23:17 Comentários (16)
Corre em Brasília que a CGU está cobrando das empreiteiras que entreguem gente da oposição, em troca da assinatura dos acordos de leniência espúrios...
Brasil 05.02.16 20:34 Comentários (92)
Amado Boudou, vice de Cristina Kirchner no segundo mandato, está sendo processado por viajar duas vezes em jatinhos de empresários...
A G4, de Lulinha, tem como atividade econômica/objeto social "suporte técnico e outros serviços" em TI. Mas o site da empresa chama a atenção pela baixíssima tecnologia que sugere um certo amadorismo...
Brasil 05.02.16 19:45 Comentários (19)
A G4 de Lulinha e dos irmãos Bittar fica no famoso endereço da rua Padre João Manuel, 450, onde Jonas Suassuna tinha uma filial da Editora Gol e afiliadas até fevereiro de 2015...
Brasil 05.02.16 19:33 Comentários (40)
A Lava Jato está puxando o fio da meada de Jonas Suassuna, o sócio bem-sucedido de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e proprietário de metade do sítio Santa Bárbara, usado por Lula...
Brasil 05.02.16 19:23 Comentários (79)
A situação brasileira não é preocupante, é alarmante. Uma das nossas fontes em Brasília descreveu a "receita para confusão"...
Economia 05.02.16 19:17
A inflação no Brasil continua subindo e parece fora de controle ao mostrar resultados acima dos vistos no passado quando a maior parte do ajuste era explicada pela decisão do governo de liberar os preços represados. Um detalhe que chama a atenção no IPCA de janeiro, que ficou em 10,71%, é que o número de itens, em todas as categorias, em que houve variação positiva se aproximou de máximas históricas a 77,5%. O resultado levou o JPMorgan a revisar a expectativa de inflação para 2016 de 7,1% para 7,4%.
Brasil 05.02.16 19:00 Comentários (94)
Para tentar defender Lula, além de envolver tucanos na lama, petistas querem que o governo radicalize...
Brasil 05.02.16 18:57 Comentários (84)
Sobre a história de Furnas relatada pelo lobista Fernando Moura ao juiz Sergio Moro, o Antagonista ouviu o seguinte de um parlamentar experiente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA