1ª EDIÇÃO DE HOJE DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
27 DE NOVEMBRO DE 2015
A prisão de Delcídio Amaral (PT-MS) pegou o Senado de calças nas mãos: o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) não indica Corregedor desde a saída de Vital do Rêgo, em 2014, para assumir no Tribunal de Contas da União. O Conselho de Ética está às moscas desde 2013 e seu presidente, João Alberto (PMDB-MA), foi um dos 13 senadores que votaram para soltar o colega flagrado na trama para obstruir a Justiça.
A mesa diretora do Senado deveria ter representado contra Delcídio no Conselho de Ética enquanto sua prisão surpreendia o País.
João Alberto disse que o Conselho de Ética do Senado somente pode agir “se for provocado”. Como presidente, ele não pretende fazer isso.
A oposição fará a “provocação” ao Conselho de Ética, diz o senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB), se a Mesa Diretora se fingir de morta.
O Senado hesita na punição ao senador preso por oferecer dinheiro e um plano de fuga a um condenado da Justiça, em troca do seu silêncio.
O envolvimento do banqueiro André Esteves em negócios suspeitos, como a compra de ativos da Petrobras na África por uma pechincha, e sua participação na trama para obstruir a Justiça, levaram o deputado JHC (PSB-AL) a começar a recolher nesta sexta-feira (27) assinaturas para criação da CPI do BTG Pactual. Ele acha que é hora de investigar as relações de Esteves com os partidos políticos e o poder público.
A prisão de André Esteves deixou petistas e tucanos insones. Quem dá um Google encontra fotos dele com Aécio Neves, presidente do PSDB.
O deputado JHC, que foi da CPI da Petrobras, ficou intrigado porque negócios do BTG com a Petrobras na África nem foram investigados.
André Esteves teve acesso à minuta do acordo de delação de Nestor Cerveró. Esclarecer isso é questão de honra para a Polícia Federal.
A prisão do líder do governo afetou Dilma, que tinha um certo chamego por Delcídio. Gostava do seu tipo galante conversador, e não o tratava, como aos antecessores dele, com seu jeito búlgaro de ser.
A íntegra da gravação de 1h35m37s, disponível no portal Diário do Poder, revela a conversa vergonhosa entre Delcídio e seus comparsas. Parece conversa de mafiosos no fundo de um restaurante malcheiroso.
Da parte da Polícia Federal não há dificuldade de se relacionar com órgãos de inteligência envolvidos na segurança das Olimpíadas do Rio. Em nota, a PF diz que sua larga experiência na área é reconhecida em todo mundo, incluindo monitoramento e repressão ao terrorismo.
A fartura era grande. A prestação de contas mostra que Delcídio Amaral não gastou um só centavo para divulgar suas atividades, este ano. Aliás, ele continua nadando de braçada na “mídia espontânea”.
Como o TSE não vai participar da encenação eleitoral na Venezuela, o chanceler Mauro Vieira, certamente sob ordens do aspone Top-Top Garcia, mandará um embaixador para legitimar a fraude anunciada: José Viegas, ex-ministro da Defesa de Lula e petista exaltado.
Deputados da Rede acusam Eduardo Cunha de não realizar sessões na Câmara na quarta e quinta por medo. Com a prisão de Delcídio do Amaral, Cunha tenta acalmar os ânimos na Câmara.
A Abracomtaxi classificou como “coação e um ataque à democracia” a investigação aberta pelo Cade para apurar a conduta de taxistas contra motoristas do Uber. Não querem a concorrência de um serviço melhor.
Velhos observadores da política desconfiam que foi tudo combinado, na sessão do Senado que referendou a prisão de Delcídio. Votaram contra mesmo os que haviam sinalizado apoiar o líder do governo.
Quando Lula disse que Delcídio apenas cometeu “uma burrada”, ele se referia à obstrução da Justiça ou porque se deixou gravar?

NO DIÁRIO DO PODER
OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA
DELCÍDIO DIZ QUE AJUDAR CERVERÓ A SAIR DA PRISÃO ERA 'QUESTÃO HUMANITÁRIA'
SENADOR DIZ QUE APENAS QUERIA 'CONFORTAR' FILHO DE CERVERÓ
Publicado: 27 de novembro de 2015 às 01:14 - Atualizado às 01:17
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou à Polícia Federal nesta quinta-feira (26), em Brasília, que pretendia "ajudar" o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a sair da prisão por "uma questão humanitária". Delcídio prestou depoimento na Superintendência da PF, onde está preso preventivamente desde anteontem. Ele negou que buscasse impedir Cerveró de fazer acordo de delação premiada. 
Segundo o senador, ele disse a Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró, que iria ajudar o ex-diretor "apenas por uma questão humanitária", com o intuito de confortar Bernardo. No entender da Procuradoria-Geral da República, no entanto, Delcídio buscava obstruir o avanço das investigações e evitar que Nestor Cerveró firmasse acordo de delação premiada. 
Em uma conversa que Bernardo gravou com seu telefone celular no dia 4 de novembro, o senador disse que intercederia no Supremo Tribunal Federal para ajudar Cerveró a conseguir um habeas corpus. Questionado ontem pela PF sobre expressões utilizadas no diálogo, Delcídio afirmou: "Foram com intuito de dar uma palavra de esperança e de conforto para o familiar de um réu que está preso, mas jamais falei com qualquer ministro do STF sobre o assunto." De acordo com o petista, ele foi procurado pelo filho do ex-diretor da Petrobras por meio do advogado.
"Apenas dei essa palavra de conforto vendo o desespero do filho de um dos presos. Ele (Bernardo) se apresentou a mim pedindo ajuda. Eu disse que ia ajudar e tentar interceder, mas isso foi apenas uma questão humanitária, para confortar o familiar do réu preso da Lava Jato", afirmou o senador à PF.
No diálogo gravado por Bernardo, Delcídio, um assessor de seu gabinete e o advogado Edson Ribeiro chegam a planejar um roteiro de fuga para Cerveró deixar o Brasil após conseguir a liberação pelo Supremo. A intenção, conforme os relatos, era levar o ex-diretor da Petrobras para a Espanha.
‘Relação próxima’
A PF quis saber de Delcídio sobre a participação do advogado, ex-defensor de Cerveró e até ontem procurado pela Interpol também por envolvimento no episódio. O senador disse que o advogado entrou em contato com ele e pediu uma reunião. "Levou junto (na reunião) o Bernardo. Eu o recebi. Eu tinha uma relação próxima com Nestor Cerveró e com a família do Nestor Cerveró. Por esse motivo, eu os recebi. Na conversa, Edson Ribeiro começou a relatar que tinha entrado com habeas corpus (para Cerveró), relatou o drama pessoal, o sofrimento pessoal que Nestor Cerveró está passando. Eu disse que ia tentar ajudar, mas foi uma palavra de conforto ao filho (Bernardo)", reiterou.
Delcídio deverá ser ouvido novamente pela PF. Existem outras questões que os investigadores querem submeter ao senador, como, por exemplo, sua ligação com o banqueiro André Esteves, presidente do BTG Pactual, que, conforme as tratativas gravadas por Bernardo, ficaria responsável por uma mesada de R$ 50 mil para a família de Cerveró em troca do silêncio do ex-diretor da Petrobras.
Delcídio foi confrontado com o áudio da conversa com o filho de Cerveró e reconheceu sua voz na gravação." "O senador deu as explicações de maneira contundente", afirmou o advogado Maurício Silva Leite. Ele disse que o petista aguarda "sereno o desenrolar das investigações, mas muito chateado".
Segundo Leite, o senador não tentou subornar Cerveró nem obstruir a Lava Jato. "Isso não ocorreu."

À ESPERA DOS OUTROS
Carlos Chagas
A pergunta que não quer calar: qual será o próximo? Ou quais serão os próximos parlamentares que encontrarão a Polícia Federal batendo às suas portas de manhã bem cedo? Há muitos, agora que foi rompido o princípio da inviolabilidade. Deputados e senadores já podem ser presos no exercício de seus mandatos, caso o Supremo Tribunal Federal aceite provas irrefutáveis de sua culpa nos escândalos de corrupção. O primeiro foi Delcídio do Amaral. Outros não demoram.
A manifestação unanime dos cinco ministros da Segunda Turma do STF pela prisão do líder do governo no Senado não deixa dúvidas. Por certo que depois da decisão da mais alta corte nacional de justiça torna-se necessária a licença da respectiva casa do Congresso, mas foi definitiva a votação dos senadores, na noite de quarta-feira, 25. Bem que quase toda a bancada do PT tentou salvar o companheiro, mas prevaleceu aquela máxima de que não há força capaz de contrariar a natureza das coisas. Ainda mais diante do reconhecimento pelos dirigentes do partido, em nota oficial, que Delcídio do Amaral não tinha salvação.
Fica a indagação sobre quem liberou a gravação da conversa entre o senador, o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, e auxiliares, peça fundamental para a prisão do líder do governo. Seu filho, Bernardo Cerveró, foi responsável por entregar a gravação ao Procurador Geral da República, que a despachou para o ministro-relator. Teori Zavaski dividiu sua iniciativa com os quatro colegas da Segunda Turma, seguindo-se a mobilização da Polícia Federal para as prisões. Em algum momento rompeu-se a cadeia do sigilo, fator essencial para sensibilizar o Senado e a opinião pública. Melhor assim, em nome do combate à corrupção.
Em suma, o 25 de novembro passa a constituir-se num marco institucional de vulto, nas relações entre os Poderes da União. Deputados e senadores já podem ser presos no exercício de seus mandatos, além dos casos de flagrante delito. Obstruir investigações também dá cadeia, claro que preliminar, seguindo-se o processo pautado pelo livre direito de defesa.
LUGAR DE LADRÃO...
Célebre professor de Direito Penal da USP era conhecido por seu linguajar castiço e empolado, mas sempre demonstrando a seus alunos que a variedade de expressões pode significar os mesmos conceitos. Pediu que vertessem para o vernáculo o vulgar e muito em moda comentário utilizado pela juventude, de que “pouco me importa que a mula manque, pois eu quero é rosetar”. Ninguém conseguiu, até que o mestre traduziu: “pouco se me dá que o corcel claudique, pois apraz-me acicatá-lo”...
Assim podem ser interpretadas as variadas e vetustas considerações dos ministros a respeito da corrupção: “lugar de ladrão é na cadeia”...

SÓ PORQUE FALHOU
LULA AFIRMA QUE LÍDER DO GOVERNO PRESO COMETEU 'GRANDE BURRADA'
PARA LULA NÃO É CRIME: DELCÍDIO COMETEU 'UMA GRANDE BURRADA'
Publicado: 26 de novembro de 2015 às 18:54 - Atualizado às 19:08
O ex-presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (26) que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) cometeu “uma grande burrada” ao tentar barrar as investigações da Operação Lava Jato. Líder do PT no Senado, o petista foi preso na manhã de ontem, 25, em Brasília, após o filho de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, entregar à Polícia Federal áudios com toda a trama para tentar dificultar a delação premiada que pode incriminar a presidente Dilma Rousseff e seu partido.
A afirmação ocorreu durante almoço com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PT. Lula até tentou se esquivar do tema e se limitava a dar respostas curtas como “é um absurdo” ou “que loucura”.
De acordo com a reportagem da Agência Estado, o ex-presidente disse ter ficado surpreso quando soube dos detalhes da gravação que levou Delcídio à cadeia. Para Lula, o senador é um político experiente, sofisticado, que não poderia ter se deixado gravar de forma simples como foi feito por Bernardo Cerveró.
Delcídio tinha reuniões semanais com Lula para tratar sobre assuntos do governo e também da Lava Jato.

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES
26/11/2015 às 14:19 \ Opinião
VALENTINA DE BOTAS
Cadê o Brasil? A sombra dele esteve na decisão do Congresso para manter Delcídio Amaral no lugar certo. Chocada, eu? Não. Experimento a repulsa serena, sedimentada, resoluta, curável apenas com o banimento do PT da vida pública, com a prisão do jeca mentor da inédita degeneração – pública e a olhos vistos, privada e íntima com família e amante no meio, pessoal com a história vitoriosa arruinada pelo caráter miserável – e o impeachment de Dilma Rousseff, a mulher honrada que já escolheu o substituto de Delcídio na liderança do governo: Wellington Fagundes, que responde no STF por peculato e está envolvido no escândalo dos Sanguessugas.

NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO
GERAL 27-11-2015 ÀS 7:56
GERAL3:09
GERAL2:11
GERAL2:03
GERAL1:19
GERAL0:26
GERAL0:05

NO O ANTAGONISTA
Brasil 27.11.15 08:11 Comentários (19)
O depoimento de Delcídio Amaral foi obtido por Andréia Sadi, da GloboNews.
Ele disse que Dilma Rousseff conhecia Nestor Cerveró desde os tempos em que ela era secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul...
Brasil 27.11.15 08:31 Comentários (19)
Edson Ribeiro, o advogado de Nestor Cerveró, acaba de ser detido no Aeroporto Tom Jobim, no Rio.
Brasil 27.11.15 07:51 Comentários (23)
Nestor Cerveró vai mandar Lula para a cadeia.
É a isso que se refere Teori Zavascki quando diz que o pior ainda está por vir...
Brasil 27.11.15 07:46 Comentários (18)
O advogado de Nestor Cerveró será preso daqui a dez minutos.
Edson Ribeiro, de acordo com O Globo, "embarcou ontem à noite num voo da TAM em Miami e deve chegar ao Rio de Janeiro por volta das 8 horas"...
Brasil 27.11.15 07:34 Comentários (26)
Na semana passada, Teori Zavascki avisou seus colegas de STF que o pior ainda estava por vir.
Isso foi antes da prisão de Delcídio Amaral...
Brasil 27.11.15 07:07 Comentários (20)
O PMDB está caindo fora do governo.
A prisão de Delcídio Amaral mostrou que a queda de Dilma Rousseff é inelutável...
Economia 27.11.15 06:46 Comentários (13)
O esfacelamento do Brasil a que se refere Fernando Henrique Cardoso ocorre na esfera política e criminal.
Ocorre também na Economia.
O principal analista da Fitch, ontem, disse claramente que o País será rebaixado para o grau especulativo...
Brasil 27.11.15 06:12 Comentários (50)
Dilma Rousseff vai para Europa e Ásia na semana que vem. Fernando Henrique Cardoso desaconselhou-a a viajar.
Ele disse: "Ela vai viajar agora. Vai ficar nove dias fora do Brasil. Eu não iria nessas circunstâncias, porque o Brasil está se esfacelando"...
Brasil 26.11.15 22:30 Comentários (57)
Delcídio Amaral confirmou à Polícia Federal que a voz que está na gravação feita por Bernardo Cerveró é dele mesmo. O senador alegou, porém, que não ofereceu mesada de R$ 50 mil mensais à família de Nestor Cerveró para evitar sua delação premiada.
Brasil 26.11.15 22:22 Comentários (13)
O banqueiro André Esteves acaba de deixar a carceragem da Polícia Federal no Rio...
Brasil 26.11.15 21:52 Comentários (34)
Hoje, por volta das 17h30, Pezão esteve reunido com Ricardo Lewandowski, no STF. Pezão ainda está às voltas com a Lava Jato. Enquanto o governador do Rio de Janeiro conversava com o ministro, Tiago Cedraz, outro investigado pela Lava Jato, batia um papo com a moça da foto, na porta do Supremo...
Tiago Cedraz, o filho de Aroldo Cedraz, bate papo na porta do STF. É um moço sério
Brasil 26.11.15 20:42 Comentários (115)
A Folha informa que a PF indiciou 19 pessoas no inquérito que investiga a compra de medidas provisórias para beneficiar o setor automotivo...
Brasil 26.11.15 20:12 Comentários (118)
Teori Zavascki mandou transferir André Esteves para o presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.
Lá, as advogadas do banqueiro não poderão faxinar a cela do cliente.
A nova mansão de André Esteves
Brasil 26.11.15 19:40 Comentários (40)
A defesa de José Carlos Bumlai peticionou ao juiz Sérgio Moro a realização de uma audiência de custódia. O objetivo da defesa era que Bumlai pudesse ser ouvido logo pelo juiz, diante da demora da PF para colher seu depoimento...
Brasil 26.11.15 19:21 Comentários (30)
Sérgio Moro autorizou a remarcação da audiência de José Carlos Bumlai na CPI do BNDES para o dia 1o de dezembro, como havia pedido o presidente da comissão, Marcos Rotta...
Brasil 26.11.15 19:09 Comentários (25)
Essa é boa: André Esteves disse à PF que a sua última conversa com Delcídio Amaral foi sobre "a atual conjuntura econômica brasileira".
André Esteves é um personagem de samba: o malandro da Tijuca.
Brasil 26.11.15 18:50 Comentários (63)
Preso ontem pela Polícia Federal, o banqueiro André Esteves, de apenas 46 anos, é o 13º bilionário do País, com uma fortuna próxima a R$9 bilhões - a maior parte amealhada na gestão petista...
Brasil 26.11.15 18:25 Comentários (45)
O G1 informa que o juiz Frederico Esteves Gonçalves, de Mariana, determinou o bloqueio judicial das contas da mineradora Samarco até o limite de R$ 300 milhões. O problema é que a Justiça só encontrou R$ 8 milhões nas contas...
Brasil 26.11.15 18:24 Comentários (34)
O Globo noticia que " Delcídio Amaral está de licença automática e por tempo indeterminado, segundo a Secretaria Geral da Mesa do Senado. Segundo o Senado, o petista está de licença com base no artigo 44 do Regimento Interno da Casa, que trata exatamente de uma licença específica para casos em que o senador está 'temporariamente privado de liberdade', ou seja, preso...
Brasil 26.11.15 18:21 Comentários (100)
O Antagonista foi informado de que Delcídio Amaral se mostrou disposto a colaborar com a investigação da Polícia Federal. Não seria o caso ainda de uma delação premiada, mas a postura proativa deixou os membros da força-tarefa animados...
Brasil 26.11.15 18:15 Comentários (67)
Temos recebido alertas de perfis fakes de O Antagonista nas redes sociais e também de um site com domínio idêntico e extensão "com.br". Não se enganem, denunciem os impostores.

NO BLOG DO JOSIAS
Josias de Souza - 27/11/2015 04:11
Durou cerca de quatro horas o depoimento do senador Delcídio Amaral (PT-RS). Ele foi interrogado por dois procuradores da República e um delegado federal. “O senador deu as explicações de maneira contundente”, festejou o advogado do preso, doutor Maurício Silva Leite.
Um argumento contundente, ensinam os dicionários, é aquele que não pode ser contestado ou desmontado. No caso da defesa de Delcídio, a contundência concentra-se na tese segundo a qual o senador se dispôs a ajudar o delator Nestor Cerveró, preso em Curitiba, por “razões humanitárias”.
Delcídio esteve com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da área Internacional da Petrobras, para transmitir “uma palavra de conforto e esperança” à família. Queria atenuar-lhes “a dor e o sofrimento”.
Criou-se uma situação surreal. Há sobre a mesa uma gravação. Nela, a voz de Delcídio soa oferecendo ao filho do delator: dinheiro, vantagens, tráfico de influência e uma rota de fuga para o pai-delator. Pois bem. O senador confirma que a voz é mesmo dele. Mas deseja combinar que nada do que está gravado aconteceu.
Algum distraído pode esbarrar na fita e colocar para rodar. Mas está entendido que tudo não passou de uma ação humanitária. E não se fala mais nisso. Tudo perfeito. Desde que os brasileiros aceitem fazer o papel de bobo. Ou de cúmplice.
Delcídio não queria obstruir a Justiça nem melar a Operação Lava Jato. Não, não. Absolutamente. “Isso foi esclarecido no depoimento”, informa o advogado do senador, 100% integrado ao ambiente de oba-oba.
A tentativa em curso de desconversar, apenas a última e mais inusitada de uma cadeia de histórias mal contadas envolvendo personagens enrolados na Lava Jato, pressupõe uma conclamação nacional ao sacrifício da inteligência.
A exemplo de Eduardo Cunha, que enriqueceu vendendo carne enlatada para a África, Delcídio pede que a investigação dos seus podres só avance até o limite do conveniente.
O senador terá de prestar novos depoimentos. Ainda não foi interrogado sobre a dinheirama que ofereceu à família Cerveró em nome do banqueiro André Esteves, também interessado no silêncio do delator — coisa de R$ 50 mil por mês, mais R$4 milhões dissimulados na forma de honorários para o advogado da família.
Não será fácil acomodar tanto dinheiro dentro do espírito humanista de Delcídio. Mas o senador conta com a disposição inesgotável do brasileiro de se fingir de idiota.

Josias de Souza - 27/11/2015 01:16
Vinte e quatro horas depois de ter virado hóspede da filial brasiliense do PF’s Inn, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) recebeu uma boa notícia: seu contracheque não será retido, continuará livre.
O ainda senador dispõe de R$33,4 mil motivos para agradecer mensalmente ao Senado, que lhe concedeu nesta quinta-feira uma “licença especial”. Está prevista no regimento, mas nunca foi usada. Destina-se a premiar com verbas do contribuinte senadores privados da liberdade em função de processos criminais.
Desbravador do privilégio, Delcídio beliscará o seu, o meu, o nosso bolso desde a cadeia por pelo menos 4 meses. Depois disso, se continuar preso, terá de ceder a poltrona (e o contracheque) ao suplente.

Josias de Souza - 26/11/2015 19:43
O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, indeferiu o pedido de liberdade para o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. A defesa alegava que não havia mais justificativa para a prisão, já que Esteves prestara depoimento logo depois de ser detido e a Polícia Fedeal realizara batidas de busca e apreensão nos seus endereços. O ministro não só discordou como determinou a transferência do banqueiro, um dos homens mais ricos do país, para o presídio Ary Franco, na zona Norte do Rio de Janeiro.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
A fanfarronice do cardeal petista Delcídio Amaral, que o genial $talinácio da Silva classificou como uma "coisa de imbecil", obrigando os ministros do Supremo Tribunal Federal a decretarem a inédita prisão de um senador em pleno mandato, recebe uma interpretação bem diferente no mercado. Gigantes do empresariado avaliam que o STF foi obrigado a tomar uma "decisão pelo fígado" - principalmente no que diz respeito à prisão do poderoso banqueiro André Esteves, fundamentada, basicamente, naquilo que Delcídio falou na conversa de 1h35 min que o smartphone do filho de Nestor Cervero captou e denunciou à Procuradoria Geral da República. O dono de uma fortuna estimada em US$2,7 bilhões está guardado no Presídio de Bangu 8, para delírio de seus inimigos ou falsos amigos (que ele vai descobrir muitos, agora).
As raposas do mercado financeiro interpretam que o movimento contra Esteves tem uma outra motivação: desmoralizá-lo e enfraquecê-lo para que um grande banco brasileiro (completamente dominado por interesses estrangeiros) possa assumir o controle de excelentes e lucrativos negócios tocados pelo BTG Pactual. Na visão de alguns empresários que ainda conseguem raciocinar em meio ao caos em que se transforma a economia brasileira, Esteves foi mais um alvo direto do "rigor seletivo" de uma máquina estatal que assassina reputações sempre que convém aos interesses de seus verdadeiros controladores - nem sempre aqueles políticos otários e ladrões que posam de "chefões", meros agentes conscientes de canalhas muito maiores.
O empresário José Carlos Bumlai foi preso porque usou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer negócios. Curiosamente, Lula sequer foi preso, embora tivesse seu nome (supostamente) usado em vão pelo "amigo". Foi diferente do que aconteceu com Esteves. Ele também teve o nome usado por Delcídio, que na negociação com Bernardo Cerveró proclamou que Esteves pagaria R$4 milhões a um advogado para Cerveró ficar em silêncio e não dedurá-lo. Na prática, Esteves acabou preso, temporariamente, em função da fanfarronice de Delcídio e pela suspeita de ter conseguido uma cópia não autorizada da "colaboração premiada" de Cerveró - fato objetivo ainda não comprovado, mas que pode ser provado dependendo dos documentos apreendidos ontem.
Na interpretação de uma corrente não hegemônica do empresariado, que não compactua com o atual governo, a fritura do tijucano André Esteves (que até ser preso comandava a oitava maior instituição financeira do país e o maior banco de investimentos independente da América Latina, com R$214,8 bilhões em ativos administrados) tem a ver com os próximos passos das figuras que controlam a máquina estatal criminosa no Brasil. Além de concentrar mais poder na oligopolização financeira, o plano tem uma missão imediata, já passada a alguns políticos da confiança deles: aproveitar a desarticulação da estratégia defensiva do PT na Lava Jato para liquidar, definitivamente, com Dilma Rousseff.
Prova disso é que ontem o também fragilizado Eduardo Cunha (que só por um milagre da impunidade brasileira ficará na presidência da Câmara dos Deputados) já articulava com alguns senadores a colocação, na pauta de votação, de uma das duas consistentes propostas de impedimento da Presidenta da República. A jogada interessa ao PMDB e aos banqueiros que financiam o partido - que cansaram de ganhar dinheiro, porém correr muito risco com o modo petralha de (des)governar.
Novamente, o golpe do impeachment (que pouco resolve) vem à tona. E quem vai comandar a estratégia, nas sombras, sem aparecer muito, é o tucano Aécio Neves. 
Como a Petelândia tende a reagir violentamente, os próximos capítulos da guerra de todos contra todos promete ser uma carnificina política, com repercussões econômicas. 
#Santanter #nabo
Desabafo irônico e dramático do publicitário e professor Rodolfo Nakamura, no Facebook, relatando um drama vivido por quem tem trabalha e tem conta bancária no Brasil em que os bancos tem lucros recordes de tesouraria com a rolagem da dívida pública do desgoverno gastador, na base dos juros estratosféricos:
"O Chefe Supremo do Universo concedeu a todos nós o livre arbítrio. Inclusive a mim. Mas o SANTANDER, inventou de tirar isso de mim. Sob pretexto de gerir meus débitos, faz débito automático de meu cartão de crédito com um empréstimo também automático, deixando um pequeno valor negativo no cheque especial para que eu use mais de dez dias e, assim, pague juros do famoso Realmaster. Moral da história? Antes que eu pudesse quitar o débito do c.credito, já estou devendo taxas de cheque especial que eu não pagaria e tenho um empréstimo a juros que não contrataria para pagar (aliás, não quis contratar nas dezenas de ligações do telemarketing me oferecendo essa "vantagem"). Mas eu não aprendi a lição (sim, não é a primeira vez!!!) e AINDA não fechei a conta!
Ligando para o PT
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA