TERCEIRA EDIÇÃO DE 23-10-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
Lula afirma que Dilma traiu seu eleitorado ao promover ajuste fiscal
Ele aponta erros e traições ao eleitorado de sua candidata

Publicado segunda-feira, 23 de outubro de 2017 às 11:58 - Atualizado às 15:52
Da Redação
Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff 'traiu' seu eleitorado ao promover ajuste fiscal após vencer as eleições de 2014. Segundo Lula, esse foi um dos erros cometidos pela ex-presidente.
"O segundo erro veio quando a presidente (Dilma) anunciou o ajuste fiscal e traiu o eleitorado que a havia eleito em 2014, o eleitorado que havíamos prometido que manteríamos os gastos. Assim começamos a perder credibilidade", afirmou Lula na entrevista publicada neste domingo (22).
A palavra traição gerou polêmica. O ex-presidente afirmou nesta segunda-feira que não usou essa expressão durante a entrevista. Procurado pela reportagem sobre o teor da entrevista, a assessoria do Instituto Lula negou que o ex-presidente tenha usado a palavra "traiu".
O outro erro de Dilma, o primeiro, segundo o próprio Lula, foi 'exagerar' as políticas de exoneração fiscal para as grandes empresas. "Em 2014, saía mais dinheiro do que entrava", afirmou o ex-presidente. "O ano de 2015 foi muito semelhante ao de 1999, quando Fernando Henrique Cardoso teve uma popularidade de 8% e o Brasil quebrou três vezes. Mas o presidente da Câmara era Michel Temer e ele o ajudou. Nós tivemos o Eduardo Cunha."
Lula disse ainda que não se arrependeu de não ter se candidatado à Presidência em 2014 e expressou o desejo de voltar à disputa ao Planalto em 2018 a despeito da condenação, em primeira instância, na Operação Lava Jato.

Mensagens mostram Vaccarezza preocupado com supostas dívidas
PF analisou mensagens capturadas de celulares apreendidos na casa do ex-parlamentar

Publicado segunda-feira,  23 de outubro de 2017 às 10:51
Relatório da Polícia Federal mostra o ex-deputado Cândido Vaccarezza (ex-PT-SP), inquieto, tentando solucionar supostas dívidas. A PF analisou mensagens capturadas de celulares apreendidos na casa do ex-parlamentar.
Vaccarezza foi preso em 18 de agosto deste ano na Operação Abate, desdobramento da Lava Jato. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal pediram a conversão da custódia temporária em preventiva, mas o juiz federal Sérgio Moro mandou soltar o ex-deputado por questões de saúde.
Em um dos telefones de Vaccarezza, a PF achou mensagens trocadas com um interlocutor identificado como João Lima. O relatório destacou alguns textos de 18 e 19 de abril de 2017.
“Os trechos foram selecionados apenas para demonstrar a ligação existente entre Cândido Vaccarezza e a pessoa de João Lima, principalmente com relação a questões financeiras que envolviam o ex-deputado, onde João Lima fazia “gestões” em busca de recursos financeiros a pedido de Vaccarezza”, afirmou a Federal.
Às 18h30, de 18 de abril, Vaccarezza escreveu a João Lima. “O mínimo é 2200. Tem de pagar hoje se não eu me acabo. Veja alguém para pagar e eu acerto amanhã.”
Às 00h04, do dia seguinte, o interlocutor respondeu. “O Galdino não tem limite na conta. Pode pagar amanhã? Rodei a cidade toda atrás de alguém p pagar.”
Em outro aparelho celular, a PF destacou mensagens trocadas por Vaccarezza e José Guilherme em 24 de abril. Segundo a Federal, o ex-deputado pede ao interlocutor “que resolva o problema” de Ítalo Cardoso.
“Meu amigo. Se for possível resolva o problema de Ítalo agora pela amanhã se não ele me mata. Se você tiver certeza da resolução hoje, já combine com ele”, pede Vaccarezza.
José Guilherme responde. “Ok.”
O ex-deputado, então, diz ao interlocutor que precisa ‘manter conversas semanais’. “Saí do interior renovado e estarrecido com a rejeição ao petismo”, escreve o ex-parlamentar adiante. “Rilo não representa mais nada em Rio Preto.”
Em outro trecho destacado pela PF, Vaccarezza fala novamente com Zé. “A mulher começou a me ligar dizendo que não tem nada na conta. Não esqueça que amanhã o dinheiro tem de estar na conta dela. Abs.”
Às 13h15, de 7 de agosto, onze dias antes de ser preso, o ex-deputado insiste com José Guilherme. “Oi Zé a fera tá me enchendo o saco dizendo que só foi depositado 2. Abs”
O interlocutor do deputado responde, então. “Foi mais 1500. Em seguida.”
Defesa
“O advogado Marcellus Ferreira Pinto informa, por meio de nota, que as mensagens contidas no relatório se referem a relações privadas e comprovam o que a defesa tem demonstrado desde o primeiro momento nos autos, ou seja, a frágil condição econômica na qual se encontra Vaccarezza. Não há, nas mensagens, qualquer evidência de condutas ilícitas.” (AE)


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Traficante revela que fez um pacto, mas foi traído por Cabral, “o maior criminoso do Rio de Janeiro”
Da Redação
23/10/2017 às 11:05
Um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro, ora preso na penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte, detona o ex-governador Sérgio Cabral Filho.
Para o traficante Marcinho VP, ‘Sergio Cabral Filho foi a maior decepção que já teve na vida’.
‘O maior charlatão que tive o desprazer de conhecer’. O traficante conta que, em 1986, quando Cabral foi candidato a prefeito, ele esteve no Morro do Alemão pedindo sua ajuda. Num ‘showmício’ do grupo Molejo, Cabral e Marcinho dividiram o mesmo camarote, comeram e beberam juntos e firmaram uma aliança, um pacto.
Mais tarde, já como governador, Cabral traiu o pacto com o tráfico.
Nesta segunda-feira (23), Cabral e Adriana Ancelmo sentam no banco de réus perante o juiz Marcelo Bretas, em mais um processo onde fatalmente serão condenados.
Não poderia ter outro fim quem pelo poder fez pacto até com o tráfico.

NO O ANTAGONISTA
O irmão prodígio de Lewandowski
Não categorizado Segunda-feira, 23.10.17 17:13
Luciano Lewandowski é considerado o gênio financeiro da família. Seu primeiro grande negócio foi o condomínio de alto padrão Swiss Park, em São Bernardo do Campo, construído numa antiga fazenda da família.
O negócio fez tanto sucesso que Lewandowski espalhou o modelo a outras cidades, como Campinas. A estreia do mercado financeiro, com a gestão de fundos equity, foi em 2003 com a GP Investimentos Imobiliários – um braço da GP de Jorge Lehman -, em parceria com Máximo Lima e Jorge Carlos Nuñez.
Daí pra frente o irmão do ministro do Supremo só cresceu no mercado. Além da Rio Bravo, ele fundou a Prosperitas, que se tornou uma das maiores gestores independentes de fundos imobiliários do País.
Lúcio Funaro disse em sua delação que recebeu propina de Luciano para lhe abrir as portas da Prece, o fundo de pensão dos servidores da Cedae – companhia de águas do Rio. O Antagonista sabe que Lewandowski fez negócios com vários outros fundos de pensão, muito maiores, como Petros, Funcef e Previ.
Por enquanto, não há relatos de propina nesses outros negócios.
No fim do governo Lula, o portfólio da Prosperitas ultrapassou os R$ 3 bilhões, incluindo aí shopping centers, galpões e instalações industriais, loteamentos residenciais e edifícios comerciais – como o Ecoberrini, vendido para a Previ.
Em 2011, a Prosperitas fez seu maior negócio ao comprar os ativos da Bracor por R$ 2 bilhões. No ano seguinte, Luciano deixou a sociedade e abriu a Agribusiness Investimentos, especializada em imóveis rurais, como fazendas.
Rio Turbulento
Brasil 23.10.17 15:24
A Rio Bravo, fundada por Luciano Lewandowski, foi contratada sem licitação pela Petrobras para estruturar o financiamento de projetos imobiliários da estatal.
O Fundo de Investimento Imobiliário Rio Bravo Logística, criado pela corretora, engloba os seguintes projetos: Centro Administrativo da Petrobras em Macaé (RJ), Polo Naval do Porto de Rio Grande (RS), Sede Administrativa de Unidades da Petrobras em Vitória (ES), Sede da Unidade de Negócios em Santos (SP) e Laboratório de Fluídos em Macaé (RJ).
Algumas dessas obras já estão sendo investigadas pelo Ministério Público.
‘As pessoas se sentiram traídas’
Brasil 23.10.17 16:59
O perfil oficial de Lula no Twitter culpou a Folha e o UOL por divulgar “uma versão errada” das declarações que o ex-presidente deu sobre Dilma Rousseff ao jornal El Mundo.
No áudio da entrevista, postado na rede social, o Grande Líder diz textualmente, sobre o ajuste após a reeleição de Dilma: “As pessoas se sentiram traídas.”
E mais: “Você jogou fora um pedaço do nosso povo que tinha nos elegido para ter mais um mandato.”
Quer dizer, não é que ela traiu o eleitorado – é que as pessoas “se sentiram” assim. Ah, bom.
O fim do mundo está mesmo próximo
Mundo 23.10.17 16:49
Esqueça o aquecimento global, acredite você ou não nele.
O fim do mundo está próximo porque está começando a faltar manteiga na França.
Battisti assassinou inocentes e desrespeitou a Justiça de três países
Brasil 23.10.17 16:41
Quando julgarem o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa de Cesare Battisti, seja na Primeira Turma ou no plenário do STF, seria importante que os ministros tivessem em mente que o terrorista, além de participar do assassinato de quatro inocentes (e levar a que um ficasse paraplégico), não respeitou a Justiça de três nações democráticas: Itália, França e Brasil.
Na Itália, ele fugiu da prisão em 1981 e, por isso, foi finalmente condenado à revelia — o que lhe forneceu o argumento cínico de que a Justiça italiana era “parcial”.
Na França, em 2004, depois de perder a proteção da “doutrina” do socialista François Mitterrand de abrigar terroristas estrangeiros que haviam participado da “luta armada” nos seus respectivos países, Battisti recorreu ao Supremo francês para evitar ser extraditado pelo presidente Jacques Chirac. Recurso rejeitado, o terrorista fugiu para o Brasil, driblando a Justiça do país que o acolhera.
No Brasil, abrigado por Lula em 2010, Battisti tentou fugir para a Bolívia de Evo Morales, ao saber que a Itália pleiteava novamente a sua extradição junto ao governo de Michel Temer. Só depois de a fuga ser frustrada pela PF é que os advogados de Battisti entraram com o habeas corpus preventivo no STF. A fuga para a Bolívia foi ao arrepio da sua condição de “refugiado”, assim como as opiniões emitidas sobre política brasileira, numa conversa com o jornalista Paolo Manzo, publicadas na Itália em Il Giornale.
Battisti, repetindo, desrespeitou a Justiça da Itália, da França e do Brasil.
Os ministros do STF vão permitir que ele permaneça impune dos seus crimes e do seu descaso absoluto pela Justiça, não importam a língua e a latitude?
Em SP, 1 milhão na mira da febre amarela
Sociedade 23.10.17 16:40
O governo paulista confirmou que um dos cinco macacos mortos na região do Horto Florestal, na zona norte da capital, foi vítima de febre amarela.
Com isso, cerca de 1 milhão de moradores das regiões próximas ao Horto terá de ser vacinado emergencialmente contra a doença. A campanha de vacinação já começou no próprio Horto, na Casa Verde, no Tremembé e em Cachoeirinha.
Como se São Paulo já não tivesse problemas suficientes.
A fonte original
Brasil 23.10.17 16:20
Lula pediu os originais dos documentos da Odebrecht.
A Lava Jato respondeu:
“Informa o Ministério Público Federal que os documentos, como já exposto por diversas vezes, foram extraídos diretamente de cópia dos discos rígidos relacionados ao sistema ‘Drousys’, fornecidos pela Odebrecht S/A., que se encontravam armazenados em servidor localizado na Suécia.”
Não há nada mais original do que a conta Amigo.
Paes nega contrato e diz: “Lula não tratou de atraso de pagamento comigo”
Brasil 23.10.17 15:44
Eduardo Paes enviou nota a O Antagonista, para negar que, quando era prefeito do Rio de Janeiro, tenha assinado contrato com a Gol de Jonas Suassuna, o empresário muito amigo de Lulinha.
Ele também afirma que Lula jamais lhe cobrou pagamentos atrasados.
Eis a nota:
“A Prefeitura do Rio não firmou contrato com a empresa Gol Mobile. O contrato da prefeitura para os serviços de envio de SMS do 1746 foi com a empresa OI, que era a empresa contratada por meio de licitação global para realizar todos os serviços de telefonia da Prefeitura do Rio. A Oi é quem pode explicar as razões técnicas para a subcontratação do grupo Gol e a referida prestação desse serviço que não foi submetido a aprovação pela prefeitura. Além disso, o ex-prefeito Eduardo Paes reafirma que em nenhum momento o ex-presidente Lula tratou desse assunto com ele. Aliás, seria impossível reclamar de atraso de pagamento com quem não se tem contrato.”
Bretas ordena transferência de Cabral para presídio federal
Brasil 23.10.17 15:38
Marcelo Bretas ordenou que Sérgio Cabral, preso em Benfica, seja transferido para um presídio federal, atendendo a pedido do MPF.
Segundo o procurador Sérgio Pinel, o ex-governador do Rio demonstrou em seu depoimento que está recebendo informações indevidas na cadeia – citou, por exemplo, que seu ex-marqueteiro Renato Pereira teria firmado acordo de delação premiada.
O Ministério Público alegou, segundo O Globo, que as “informações indevidas” prejudicam a instrução do processo.
Inquérito contra os Maias fica com Fachin
Brasil 23.10.17 14:40
Carmen Lúcia manteve com Edson Fachin o inquérito no STF que investiga César e Rodrigo Maia.
Executivos da Odebrecht que fizeram delação premiada acusam o filho e o pai de receber, respectivamente, R$ 350 mil e R$ 400 mil para suas campanhas, em troca de apoiar uma MP do interesse da empreiteira. Os Maias negam.
A defesa alegou não haver ligação com a Petrobras – foco da Lava Jato, cujo relator no Supremo é Fachin.
Cármen Lúcia concordou, mas manteve o processo com o ministro, já que ele está com outros dois inquéritos que apuram pagamentos da Odebrecht em troca de MPs.
R$ 11 milhões para a fundação de Bonifácio
Brasil 23.10.17 14:29
Bonifácio de Andrada, o relator 'temerista' da segunda denúncia contra Michel Temer, tem uma instituição universitária em Minas Gerais.
Segundo O Estado de Minas, a Fundação Presidente Antônio Carlos, criada pelo deputado, recebeu neste ano mais de R$ 11 milhões do governo federal, por meio de empréstimos e financiamentos para estudantes.
Escreve o jornal: “Na contramão do cenário nacional, a Fupac quase dobrou os valores recebidos pelo governo federal por meio do Fies”.
Em 2015, foram cerca de R$ 6,6 milhões em repasses diretos do governo. No ano seguinte, esse número saltou para R$ 13,8 milhões, mais que o dobro.
Petistas desanimados com a caravana de Lula por Minas Gerais
Brasil 23.10.17 13:55
O Antagonista soube que os petistas não estão muito animados com a caravana de Lula que começa hoje por 12 cidades de Minas Gerais.
A estrutura, com ônibus adesivado, bandeiras vermelhas e seguranças truculentos, será a mesma das viagens pelo Nordeste.
A dúvida é se a claque mineira vai se animar com o passeio do ex-presidente pelo estado governado por Fernando Pimentel.
STF na contramão da cidadania
Brasil 23.10.17 12:29
A prisão dos condenados em segundo grau “pode mudar a cara do Brasil”.
Leia um trecho da coluna de Carlos Alberto di Franco no Estado de S. Paulo:
“Uma eventual revisão do entendimento sobre o tema no STF pode, na prática, melar o trabalho da Operação Lava Jato, comprometer gravemente o esforço de combate à corrupção e desembocar no pântano da impunidade.
Na verdade, a possibilidade concreta de cadeia, consequência da condenação em segunda instância, acionou, à direita e à esquerda, o alerta vermelho no submundo da cultura da corrupção. Por trás dos embargos e recursos dos advogados, ferramentas legítimas do direito de defesa, o que se oculta é um objetivo bem determinado: a impunidade. A bandidagem conhece a morosidade do Judiciário e aposta todas as fichas na prescrição dos crimes. Trânsito em julgado, no Brasil, é o outro nome da impunidade (…).
O que você, amigo leitor, pode fazer para contribuir para a urgente e necessária ruptura do sistema de privatização do dinheiro público, que se enraizou nas entranhas da República?
Em primeiro lugar, pressionar as autoridades. O STF, por exemplo, deve sentir o clamor da sociedade. Impõe-se a execução das penas do julgamento em segunda instância. A Suprema Corte pode dar o primeiro passo para a grande virada. Se os condenados em segunda instância, responsáveis pela instalação de uma rede criminosa no coração do Estado brasileiro, pagarem por seus crimes, sem privilégios nem imunidades, o Brasil mudará de patamar.
Está nas mãos do Supremo assumir o papel histórico de defesa da democracia e dos valores republicanos ou – Deus não queira – virar as costas para a cidadania (…)
A corrupção é, de longe, uma das piores chagas que maltratam o organismo nacional. Esperamos, todos, que o Supremo Tribunal Federal, instituição exemplar ao longo da História deste País, não decida na contramão da cidadania. A admissibilidade da prisão após o recurso em segundo grau pode mudar a cara do Brasil.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA