SEGUNDA EDIÇÃO DE 28-3-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO O ANTAGONISTA
José Dirceu ganha um companheiro de cela
Brasil Terça-feira, 28.03.17 10:41
José Dirceu deve estar feliz.
Mais um de seus operadores vai fazer-lhe companhia na cadeia.
O gerente preso hoje pela Lava Jato era um dos homens de seu esquema.
A ajuda internacional
Brasil 28.03.17 10:51
Antes da Lava Jato, as investigações sobre lavagem de dinheiro fora do Brasil eram "pontes inacabadas, que não chegavam ao outro lado".
A Lava Jato mudou parâmetros. Com a cooperação de autoridades estrangeiras, a força-tarefa da operação tem conseguido rastrear todo o caminho do dinheiro roubado dos cofres públicos.
O apelo da Lava Jato
Brasil 28.03.17 10:48
Integrantes da força-tarefa fizeram um apelo na coletiva da Operação Paralelo.
Eles pediram àqueles que sabem que estão no radar das investigações que procurem as autoridades, contem o que sabem e restituam os valores desviados.
Não vai valer a pena, disseram eles, procurar fugir ou "limpar a propina".
"Há muito ainda a ser investigado"
Brasil 28.03.17 10:46
O raciocínio interessante a ser feito, sustentaram integrantes da força-tarefa da Lava Jato, é que "há muito ainda a ser investigado" no Petrolão.
Tem petista preso
Brasil 28.03.17 10:34
A PF prendeu mais um petista na Petrobras.
Ele já havia sido preso um ano e meio atrás.
Preso e solto.
De geração em geração
Brasil 28.03.17 10:32
A Operação Paralelo, reforçou a força-tarefa, mostra que a corrupção no Petrolão era "inter-geracional", ou seja, passava de pai para filho. Mesmo quando os receptores de propina deixavam a Petrobras, eles continuavam a receber recursos ilícitos por alguns anos.
Era uma espécie de herança.
Nas gerências, os gestores passavam "o bastão da propina".
Suíça, China e Bahamas
Brasil 28.03.17 10:28
A PF identificou depósitos em contas de Roberto Gonçalves na Suíça.
A partir de abril de 2014, com a Lava Jato nas ruas, o ex-gerente da Petrobras começou a transferir esse dinheiro da Suíça para a China e para as Bahamas.
Sucessor de Barusco no esquemão
Brasil 28.03.17 10:26
Roberto Gonçalves, o preso de hoje da Lava Jato, sucedeu Pedro Barusco em gerência da Petrobras.
Segundo a força-tarefa, ele também sucedeu Barusco no esquemão, beneficiando-se dos pagamentos de propina.
Esquema sofisticado
Brasil 28.03.17 10:23
A PF diz que a Operação Paralelo é mais uma fase que evidencia sofisticados esquemas para lavagem de dinheiro e pagamento de propina via Petrobras.
Preso da Paralelo
Brasil 28.03.17 10:21
O gerente da Petrobras alvo da 39ª fase da Lava Jato foi preso menos de meia hora atrás em Boa Vista. Será levado a Curitiba amanhã pela manhã.
A corretora e o gerente
Brasil 28.03.17 10:18
A PF soltou nota sobre a 39° fase da Lava Jato.
Ela confirma o que foi antecipado por O Antagonista:
"A investigação procura apurar a atuação de operadores no mercado financeiro em benefício de investigados no âmbito da Operação Lava Jato.
A atuação teria se dado no âmbito de uma corretora de valores, que é suspeita de ter realizado a movimentação de recursos de origem ilícita para viabilizar pagamentos indevidos de funcionários e executivos da Petrobras.
A investigação ainda tem como objetivo apurar a responsabilidade criminal de um ex-executivo da Diretoria de Engenharia e Serviços da Petrobras, apontado como o beneficiário de diversos pagamentos em contas clandestinas no exterior, feitos por empreiteiras que contrataram com a empresa".
O governador paraibano Ricardo Coutinho poderá ser cassado
Brasil 28.03.17 09:41
O governador Ricardo Coutinho, da Paraíba, que promoveu a "reinauguração" da transposição do São Francisco por Lula, será julgado numa ação, impetrada pelo PSDB no Tribunal Regional Eleitoral, que pede a sua cassação.
Ricardo Coutinho é acusado de pagar 10 milhões de reais, provenientes da Previdência do Estado, em período eleitoral. Ou seja, abuso de poder político. Ou seja, compra de votos.
Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação; ontem, o desembargador e corregedor-eleitoral, Romero Marcelo pediu para que o julgamento fosse marcado no TRE.
O projeto de Janot
Brasil 28.03.17 08:40
A ORCRIM se prepara para aprovar seu projeto de abuso de poder.
Para tentar diminuir a repulsa do eleitorado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira devem se encontrar hoje com Rodrigo Janot.
De acordo com O Globo, o procurador-geral da República pretende apresentar um projeto alternativo à dupla Botafogo e Índio.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Terça-feira, 28 de março de 2017
Temer atacará o Imposto Sindical?
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Não é fácil a exigência imposta por Michel Temer aos seus ministros (indicados politicamente) para que a base aliada do governo não cometa traições nas votações das “reformas”. Um dos pontos mais delicados para o Presidente é a manutenção ou extinção do imposto sindical. O tema une todas as centrais sindicais contra o governante – que usa o assunto como “valiosa moeda de troca” nas negociações com parlamentares.
No governo, especula-se que o fim da contribuição sindical pode ser definido por meio de projeto de lei, bastando os votos da maioria dos presentes em uma votação no Congresso Nacional para derrubar a obrigatoriedade da cobrança do desconto obrigatório de um dia de serviço do trabalhador que rende mais de R$ 3 bilhões por ano aos 17.068 sindicatos existentes no Brasil.
Em setembro do ano passado, a 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu ser possível ao sindicato renunciar à sua parte neste antigo imposto sindical, recolhendo, em seu lugar, a chamada contribuição negocial aprovada em assembleia geral pela categoria. A tese é que a contribuição estabelecida na Consolidação das leis do Trabalho (CLT) viola o princípio da autonomia e da liberdade sindicais (artigo 8º, inciso I, da Constituição). Resumindo: não pode haver imposição de contribuição sindical compulsória.
Temer havia negociado com sua base sindical – liderada por Paulinho Pereira – a intenção de não mexer no imposto sindical, desde que tenha o apoio total para a reforma da previdência. No entanto, o Presidente ficou pt da vida com a reação dos políticos-sindicalistas ao projeto de Terceirização. Por isso, Temer estaria pensando em dar um troco nos rebeldes, extinguindo o imposto sindical. A tendência é que a medida seja incluída na reforma trabalhista. 
Imposto é um assunto que tira mais o sono de Temer que o risco de ver cassada a chapa reeleitoral com Dilma. Não foi à toa que o governo resolveu postergar, por mais um dia, a definição sobre o tamanho do aumento de tributos defendido pela equipe econômica e rejeitado pelos pagadores de impostos sem a devida contrapartida estatal. Apesar do adiamento, a tungada virá. Até quarta-feira, o Dream Team de Henrique Meirelles deve definir o volume necessário de aumento de receitas com revisão de desonerações ou estabelecimento de isonomias tributárias (igualar a tributação em áreas cuja cobrança de impostos são diferentes).
Patinho feio
O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, só faltou implorar ao ministro Henrique Meirelles para que se concentre no corte de gastos e na venda de ativos, em vez de aumentar a já altíssima carga tributária:
“Não há dúvida que o momento é inoportuno para o aumento de impostos. A nossa esperança é de que o bom senso prevaleça para a redução das despesas”.
O governista Skaf lidera aquela campanha contra o aumento de impostos que tem o patinho amarelo como símbolo.
(...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA