SEGUNDA EDIÇÃO DE 27-3-2017 DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NO DIÁRIO DO PODER
EM DEPOIMENTO
ODEBRECHT: ‘TODOS OS CANDIDATOS TIVERAM FINANCIAMENTO ILEGAL’
“CAIXA 2 ERA VISTO COMO NATURAL", DISSE O EMPRESÁRIO
Publicado: Segunda-feira, 27 de março de 2017 às 09:58 - Atualizado às 10:08
Redação
O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo que leva seu sobrenome, disse em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início de março, que o financiamento ilegal de campanhas é tão comum no País que inclui todos os candidatos eleitos. “Duvido que tenha um político no Brasil que tenha se eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido. Então, impossível”, afirmou.
As declarações constam do depoimento prestado na ação que apura abuso de poder político e econômico pela chapa Dilma Rousseff-Michel Temer nas eleições de 2014. Naquele ano, além da então presidente, 1.626 pessoas conseguiram votos para ocupar os cargos em disputa.
No caso da Odebrecht, o empreiteiro pontuou que, dos recursos disponíveis para campanhas, 75% eram pagos fora do sistema oficial.
“Caixa 2, para a gente, e eu acho que para todas as empresas, era visto como natural. Os valores definidos pelos candidatos eram tão aquém do que eles iam gastar que não tinha como a maior parte das doações não ser caixa 2. Era impossível”, declarou ao TSE.
O empreiteiro afirmou que, ao acertar propinas com parlamentares ou ocupantes de cargos executivos, o valor podia ser pago nas eleições tanto como doação oficial, o “caixa 1”, quanto por fora. Mas ponderou também que parte dos valores do chamado caixa 2 não foi destinada a campanhas com uma “contrapartida específica”.
Doação oficial
Marcelo Odebrecht disse que a doação oficial, como acaba por vincular a empresa ao candidato eleito, foi “criminalizada no Brasil”. E que, ao longo de “20, 30 anos”, o dinheiro não contabilizado para campanhas foi crescendo, o que ele, há quase dois anos preso pela Lava Jato, diz que “precisa mudar”. “A gente tinha medo de doar com medo da penalização que havia”, sustentou.
O empreiteiro ressaltou que os empresários têm a preocupação de não mostrar tudo o que gastam nas campanhas para evitar que alguns concorrentes, vendo eventuais disparidades nas contribuições, cobrem mais.
Arrependimento
Num dos trechos do depoimento, Odebrecht afirmou que se arrepende de ter tratado de propina no governo federal. Falando de forma geral, considerou que não só ele, mas toda a sociedade, errou ao assistir, supostamente de forma passiva, o esquema de aparelhamento político no setor público, potencial fonte de desvios e do financiamento ilegal de campanhas.
“O governo sabia, a população sabia, eu sabia que o meu empresário, para atuar na Petrobras, de alguma maneira, tinha de atender aos interesses políticos daquela diretoria. Eu fazia vista grossa, a sociedade fazia vista grossa, todo mundo fazia vista grossa”, disse. “Olhando para a frente, precisa mudar muita coisa, entendeu? Essa questão da Lava Jato foi positiva, porque acho que vai corrigir daqui para a frente.” (AE)

NO O ANTAGONISTA
O chavismo do PT
Brasil Segunda-Feira, 27.03.17 10:12
O Globo, em editorial, rejeita a tentativa de se enterrar a Lava Jato com uma reforma política:
"No momento, à medida que avançam as revelações em torno da segunda lista do procurador-geral Rodrigo Janot, maquinam-se no Congresso, onde está boa parte dos atingidos pelas delações da cúpula da Odebrecht à Lava Jato, maneiras de livrar políticos de acusações de corrupção.
Há tentativas variadas de uma imoral anistia do uso de caixa 2 — criminalizado nos Códigos Eleitoral e Penal —, e até faz-se o relançamento da reforma política, modelada sob medida para esconder dos eleitores, em 2018, parlamentares apanhados pela Lava Jato e que buscam a reeleição. É para isso que se volta à ideia inaceitável do sistema de votação em lista fechada. Por forçar o eleitor a abrir mão do direito de escolher o candidato, poder depositado nas mãos dos caciques partidários. O objetivo é encobrir acusados na Lava Jato e outros companheiros malquistos junto ao eleitorado (...).
Como já aconteceu no período de Lula na presidência, petistas defendem a ilegal proposta de uma Constituinte exclusiva, para mudar as regras eleitorais e de regulação da vida partidária.
O PT importou este modelo de Constituinte do regime bolivariano de Hugo Chávez, na Venezuela. Chávez aproveitou a primeira vitória eleitoral com grande apoio para lançar um plebiscito a fim de viabilizar uma Constituinte, e conseguiu. Assim, lançou as bases 'legais' de um regime autoritário, hoje em fase terminal.
Deve-se é manter a serenidade e, com equilíbrio, fazer poucas mudanças capazes de reoxigenar o sistema político-eleitoral: cláusula de desempenho, para acabar com a pulverização de partidos, e fim das coligações em pleitos proporcionais, para que o eleitor não tenha seu voto destinado a quem sequer conhece. Dessa forma, partidos sem votos tendem a perder importância, como deve ser na democracia".
MP quer prisão da Janete sul-coreana
Mundo 27.03.17 10:20
O Ministério Público da Coreia do Sul pediu a prisão da ex-presidente Park Geun-hye.
No início deste mês, ela teve seu impeachment confirmado por corrupção e tráfico de influências.
Adriana Ancelmo em apê do Leblon
Brasil 27.03.17 10:14
A mulher de Sérgio Cabral, Adriana Ancelmo, pode sair da cadeia hoje, após liminar do STJ concedida na última sexta-feira.
Antes disso, a PF fará uma vistoria no apartamento onde ela vai cumprir pena domiciliar, no Leblon. Adriana não poderá ter acesso a telefones e internet.
O maior fiasco
Brasil 27.03.17 09:44
Os lulistas festejaram o fiasco das passeatas de ontem.
O que dizer do manifesto em apoio à candidatura de Lula?
Ciro Gomes mente
Brasil 27.03.17 09:41
A Folha de S. Paulo perguntou a Ciro Gomes por que ele disse que Lula “é um merda”.
Ele respondeu:
“As pessoas editam. Falaram: ‘Você é um aliado do Lula, o Lula é um merda’. Eu disse: ‘O Lula é um merda, mas tem direito a presunção de inocência’. É totalmente o oposto do que pareceu”.
É mentira de Ciro Gomes.
A reportagem explicou:
“No vídeo, um manifestante questiona: ‘Onde é que na história está escrito que o Lula é inocente, doutor?’ Ciro: ‘Inocente nada, o Lula é um merda’".
Exclusivo: Odebrecht discute saldo de Lula
Brasil 27.03.17 08:51
Numa das mensagens que a Odebrecht entregou ao TSE, de 25 de setembro de 2013, o chefe do departamento de propinas da empreiteira, Hilberto Silva, encaminha a Marcelo Odebrecht uma planilha com a conta corrente de Lula, o “nosso amigo”.
Em 21 de outubro de 2013, Marcelo Odebrecht responde-lhe que "os 23 gastos deveriam ter sido pagos por Paulo Melo". Como se sabe, o saldo de Lula em 31 de junho de 2012 era de exatamente 23 milhões de reais.
No dia seguinte, em 22 de outubro de 2013, Hilberto Silva envia a Marcelo Odebrecht uma planilha atualizada em que a conta corrente de Lula aparece com 15 milhões de reais, depois de contabilizar os 8 milhões de reais sacados pelo Programa B, ou Branislav Kontic.
O atirador de Lula
Brasil 27.03.17 08:42
Ciro Gomes é candidato a cangaceiro de Lula.
Nesta segunda-feira, entrevistado pela Folha de S. Paulo, ele mostra que sua candidatura ao Palácio do Planalto é uma farsa.
Ele disse:
“Não tenho a menor vontade de ser candidato se o Lula for. Menos em homenagem a ele e mais porque a tendência é ele polarizar o processo. E eu ficar falando de modelo econômico... Vou ter um papel nobre, vou lá para meus 12%, 15% no mínimo, mas daí dizer para o povo que acredito que vou ser presidente... Não consigo mentir desse jeito”.
Ciro Gomes, como sempre, está trabalhando para eleger Lula. E seu papel nesta campanha é atirar em Sergio Moro.
Exclusivo: 500 mil reais por dia de Abacate, Aipo e Salsa
Brasil 27.03.17 08:24
Os documentos que a Odebrecht apresentou ao TSE mostram repasses diários para o casal Feira, durante a campanha de 2014.
De acordo com os dados do sistema Drousys, que registrava a propina paga pela empreiteira, os marqueteiros de Dilma Rousseff recebiam malas com 500 mil reais por vários dias consecutivos.
O 6 X 1 de Michel Temer
Brasil 27.03.17 08:00
Michel Temer, segundo O Globo, já ganhou no TSE.
O que está sendo definido agora é o placar.
Sem Henriques Neves, que vai deixar o tribunal em 16 de abril, o governo ganha de 5 X 2.
Sem Luciana Lóssio, que sai em 5 de maio, Michel Temer ganha de 6 X 1.
Apesar dos depoimentos da Odebrecht, que revelaram o colossal golpe eleitoral de 2014, Herman Benjamin vai acabar sozinho.
Petistas rebaixados
Brasil 27.03.17 07:48
Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Humberto Costa não podem perder o foro privilegiado.
Por isso mesmo, segundo o Estadão, eles devem desistir do Senado em 2018, optando por uma vaga na Câmara dos Deputados.
PP e PT novamente juntos
Brasil 27.03.17 07:36
O dono do PP, Ciro Nogueira, uniu-se ao PT.
Ele disse ao Estadão que fechou acordo com o governador do Piauí, o petista Wellington Dias, para disputar o Senado em sua chapa:
“Vamos separar os palanques de presidente”.
Mais ou menos da mesma maneira que ele separou em quatro parcelas os pagamentos de propina da UTC, segundo a PGR.
O Brasil responde
Brasil 27.03.17 07:12
Os protestos de 13 de dezembro de 2015 foram um fracasso.
Os petistas comemoraram muito.
Alguns meses depois, quatro milhões de pessoas foram às ruas, no maior ato da história, e Dilma Rousseff foi chutada do Palácio do Planalto.
Quando é necessário, e quando há um foco, os brasileiros vão às ruas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA