SEGUNDA EDIÇÃO DE 18-01-2017 DO "DA MÍDIA SEM MORDAÇA"

NO O POVO
Funceme prevê chuvas na média neste ano, mas situação hídrica ainda preocupa
O prognóstico foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 18, no Palácio da Abolição. A probabilidade de ocorrência de chuvas na média é de 40%
Quarta-feira, 10:10 | 18/01/2017
Após cinco anos de seca, o Ceará deverá apresentar chuvas na média na quadra chuvosa deste ano. A previsão foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 18, pelo Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio.
De acordo com ele, a probabilidade de ocorrências para os meses de fevereiro, março e abril é de normalidade. Os gráficos apresentados pelo gestor apontam 40% de chuvas na média, 30% de ocorrências acima da média e 30% abaixo da média. A tendênica ainda é que haja mais chuvas na região Noroeste, onde Eduardo classificou a probabilidade como “ligeiramente acima da média”.
Mesmo diante da previsão de aumento na ocorrência de chuvas, o Presidente apresentou preocupação diante do nível dos reservatórios. No entanto, ele aponta que é baixa a probabilidade de ocorrências nas regiões onde se localizam os maiores açudes.
"Nos coloca uma preocupação porque é a região com os principais reservatórios, em anos normais são 50% de chance de escoamento. Neste ano, tem 55% de chance de não haver escoamento. Esta é uma informação importante que tem que levar em consideração", comenta, e alerta: "precisamos manter foco na transposição".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA