SEGUNDA EDIÇÃO DE 04-01-2017 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO BLOG DO EGÍDIO SERPA
Embrapa cria embalagens para frutas e verduras
Quarta-feira, 04.01.2017 / atualizado às 04:23 · 04.01.2017 por Egídio Serpa
A brasileira Embrapa, uma das maiores empresas mundiais de pesquisas agropecuárias, caba de criar e desenvolver um novo tipo de embalagens para frutas, legumes e verduras (foto).

A novidade dessas novas embalagens é que elas se adaptam à anatomia de cada fruta, como maçã, pera, manga, mamão papai, mamão Formosa, tomate, cebola, chuchu e pimentão, por exemplo.
Segundo os pesquisadores da Embrapa – que tiveram a colaboração de pesquisadores de instituições ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – o uso dessas embalagens reduzirá a quase zero as perdas durante o transporte das frutas e hortaliças desde o campo de produção até as gôndolas dos supermercados e feiras livres.
As novas embalagens começarão a ser produzidas em escala industrial ainda neste ano por empresas privadas.
A Embrapa, lembra o blog, é a mesma Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias que criou, aqui no Ceará, o caju anão precoce.
A Embrapa é um dos centros de excelência do serviço público brasileiro.

NA VEJA.COM
BNDES reabre crédito no exterior para empreiteiras da Lava a Jato
Banco de fomento liberou 145 milhões de dólares para financiar uma obra executada pela construtora Queiroz Galvão em Honduras
Por Da redação
Quarta-feira, 04 jan 2017, 09h43 - Atualizado em 4 jan 2017, 09h48
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça-feira (03) que liberou um empréstimo de 145 milhões de dólares para financiar uma obra executada pela construtora Queiroz Galvão. Essa é a primeira operação do tipo para uma empresa investigada pela Operação Lava Jato realizada desde maio.
Em comunicado, o banco de fomento afirmou que o empréstimo, liberado em 28 de dezembro, será para a construção do Corredor Logístico que liga Puente San Juan I a Goascorán, em Honduras. “Este é o primeiro financiamento da carteira de exportação de bens e serviços de engenharia e construção que volta a receber recursos do banco, após a suspensão temporária de desembolsos, ocorrida em maio de 2016”, disse o banco.
Segundo o BNDES, a liberação levou em conta critérios anunciados em outubro passado, incluindo porcentual de avanço físico da obra e participação de outras instituições no financiamento. O acordo incluiu também a assinatura de um termo de boas práticas no qual a Queiroz Galvão e o Governo de Honduras se comprometem a cumprir a finalidade da aplicação dos recursos financiados pelo banco.
(Com Reuters)

Número de brasileiros presos na fronteira americana cresce 142%
A principal rota dos imigrantes brasileiros ilegais continua sendo a através da fronteira mexicana
Por Da redação
Quarta-feira, 04 jan 2017, 07h42
Bandeira americana na fronteira dos EUA com o México (John Moore/Getty Images/VEJA)

O número de brasileiros detidos ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos cresceu 142% no ano passado em relação a 2015, reporta nesta quarta-feira a Folha de S. Paulo, com dados obtidos da Patrulha da Fronteira americana.
Em 2016, 3.252 brasileiros foram presos tentando imigrar para os EUA, um número que totaliza nove casos por dia, em média. Os dados são os mais elevados dos últimos cinco anos. Em 2015, foram detidos 1.344 brasileiros.
A principal rota dos imigrantes brasileiros ilegais continua sendo a através da fronteira mexicana: 3.118 (96%). Em segundo lugar, com 91 casos, aparece a costa da Flórida. O estado do sul dos EUA abriga os portos de desembarque dos brasileiros que tentam entrar de barco a partir das Bahamas e de outras ilhas do Caribe.
Leia mais – “Fui barrada em Miami
Desaparecidos — Desde o dia 6 de novembro, doze brasileiros estão desaparecidos na rota para chegar aos Estados Unidos via Bahamas. Até o momento, não há conclusão definitiva sobre o que aconteceu com o grupo, que reúne imigrantes de Minas Gerais, São Paulo, Pará, Paraná e Rondônia.

NO O ANTAGONISTA
Garrote saiu do RDD para matar
Brasil 04.01.17 10:08
A PF já sabe quem é o chefe do massacre do presídio Anísio Jobim: ele se chama Márcio Ramalho Diogo, tem 34 anos e atende pelo codinome de Garrote, informa a Veja.
O mais importante, contudo, é que Garrote e sua turma amargaram meses no Regime Disciplinar Diferenciado, o que teria enfraquecido a Família do Norte, segundo a PF: encerrada a quarentena, ele encabeçou a matança.
Odebrecht proibida no Equador
Brasil 04.01.17 09:26
A Justiça equatoriana proibiu órgãos públicos de firmar novos contratos com a Odebrecht — é o efeito Lava a Jato, que levou Panamá e Peru a tomar decisão semelhante, informa o Estadão.
A construtora é acusada de pagamentos da ordem de US$ 33,5 milhões em propina entre 2007 e 2016, período que coincide com os mandatos de Rafael Correa na presidência.
Um helicóptero para cada filho
Brasil 04.01.17 08:59
Fernando Pimentel está comprando mais dois helicópteros, diz a coluna do Estadão.
Vão custar 21,8 milhões de reais.
Fernando Pimentel tem três filhos. Agora ele já pode dispor de um helicóptero para cada filho.
Bloqueadores de petistas
Brasil 04.01.17 08:30
O presídio de Manaus não tinha detector de metais nem bloqueador de celulares.
É a isso que os juízes petistas se referem quando denunciam a “tragédia anunciada do punitivismo”?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA