SEGUNDA EDIÇÃO DE 02-12-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO DIÁRIO DO PODER
LAVA JATO
MARCELO ODEBRECHT DIZ QUE DILMA SABIA TUDO SOBRE O ESQUEMA DO PETROLÃO
EMPREITEIRO ENTREGA EX-PRESIDENTE, NO ACORDO DE LENIÊNCIA
Publicado: sexta-feira, 02 de dezembro de 2016 às 10:08 - Atualizado às 10:28
Redação
O empreiteiro Marcelo Odebrecht afirmou em depoimento do acordo de leniência que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia, sim, de todo o esquema de corrupção da Petrobras.
Segundo informações do jornal Estado de São Paulo, o empreiteiro a livrou, no entanto, de crime mais grave ao declarar que a petista nunca pediu recursos para ela mesma. Neste caso, recairia sobre Dilma o crime de prevaricação.
O acordo de leniência da maior empreiteira do País foi assinado nessa quinta-feira, 1º.
Não é a primeira vez que Dilma é citada no Petrolão. Delatores como Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, já havia declarado que a ex-presidente sabia de todos os detalhes da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que trouxe prejuízo aos cofres da estatal.
Diversos delatores da Lava Jato, entre eles o senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), disseram ter havido "ilícitos" na compra da refinaria. Em 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) calculou um prejuízo de US$ 792,3 milhões no negócio.

POR TEMPO INDETERMINADO
MERCOSUL SUSPENDE VENEZUELA POR DESCUMPRIR NORMAS DO BLOCO
VENEZUELA ESTÁ FORA DO MERCOSUL POR DÉFICIT DE DEMOCRACIA
Publicado: sexta-feira, 02 de dezembro de 2016 às 07:38 - Atualizado às 08:31
Redação
A Venezuela será notificada nesta sexta-feira, dia 2, que seus direitos como sócia do Mercosul estão suspensos, devido ao descumprimento do compromisso de internalizar as normas já adotadas pelo bloco. O país teria de ter se adaptado às regras até a meia-noite desta quinta-feira, 1º.
"Constatada a persistência do descumprimento assumido no referido protocolo de adesão se notifica, mediante a presente comunicação à República Bolivariana da Venezuela, a cessação de exercício dos direitos inerentes à sua condição de Estado parte do Mercosul a partir desta data até que os Estados parte signatários do Tratado de Assunção acordem com a República Bolivariana da Venezuela as condições para restabelecer o exercício de seus direitos como Estado parte", diz o comunicado.
Com isso, a Venezuela deixa de participar da rotina do bloco, como, por exemplo, comparecer às reuniões ou ter direito a voto. A presidência temporária do Mercosul, hoje exercida por uma comissão dos quatro sócios mais antigos - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - será entregue à Argentina em meados do mês.
A expectativa do lado brasileiro é que agora o diálogo dentro do bloco ganhe velocidade, pois praticamente não houve reuniões ao longo do último semestre.
A presença da Venezuela no Mercosul era questionada principalmente pelo Paraguai, que queria aplicar contra o país a cláusula democrática. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, também afirmou diversas vezes que a Venezuela não é uma democracia, pois há presos políticos no país.
A pressão mais forte do bloco contra o governo de Nicolás Maduro, porém, partiu do próprio acordo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para ser um sócio pleno, ela teria de internalizar as normas adotadas pelo bloco, o que era considerado "impossível" nos meios diplomáticos brasileiros.

NO O ANTAGONISTA
PGR x PF no caso Calero
Brasil Sexta-feira, 02.12.16 11:02
Ao menos duas decisões da PF irritaram a PGR no episódio das denúncias de Marcelo Calero contra Geddel Vieira e o governo, informa Lauro Jardim.
Primeiro: o fato de os procuradores terem sido informados pela imprensa do depoimento de Calero; segundo: a demora da PF de informar ao Supremo que Calero havia citado Michel Temer, que tem foro privilegiado.
O abuso de Renan na Câmara
Brasil 02.12.16 10:52
O Estadão informa que deputados pressionam Rodrigo Maia a colocar na pauta da Câmara o projeto de abuso de autoridade de Renan Calheiros assim que ele seja votado no Senado, no dia 6.
Mais diz que não quer fazer isso.
Faz sentido: afinal, a Câmara já criou seu próprio monstro para intimidar juízes e procuradores.
FHC de volta à pinguela
Brasil 02.12.16 10:42
Fernando Henrique Cardoso voltou a comparar o governo Temer a uma "pinguela" e ontem decidiu falar sobre a situação do País caso a pinguela venha a ruir:
"Se a pinguela cair, o Congresso terá de convocar eleições diretas. Porque é difícil governar nessa situação de escolha indireta pelo Congresso, sem o respaldo popular", disse, na GloboNews.
O Antagonista revelou em setembro o que ele pretende fazer se a pinguela cair.
A queda de Temer
Economia 02.12.16 09:44
A produção industrial brasileira caiu 1,1% em outubro, informou o IBGE.
Na comparação com outubro do ano passado, a queda foi infinitamente maior: 7,3%.
A ORCRIM vai usar esse número assustador para derrubar Henrique Meirelles, mas quem tem de ser derrubada é a própria ORCRIM.
Sorria
Internet 02.12.16 09:40
O deputado Sóstenes Cavalcante aproveitou a visita de Sérgio Moro ao Congresso, ontem, para posar ao lado do juiz mais popular do Brasil.
Na madrugada do dia anterior, o mesmo Sóstenes Cavalcante votou a favor da punição a juízes e promotores, na mutilação das 10 Medidas pela Câmara.

Exclusivo: Feira foi avisado de sua prisão
Brasil 02.12.16 09:34
João Santana foi avisado de que seria preso pela Lava Jato.
Quem o avisou?
O governo de Dilma Rousseff.
Essa é uma das coisas que ele promete contar caso sua proposta de delação premiada seja aceita.
É um caso flagrante de obstrução de Justiça.
Vai botar na cadeia quem o avisou.
É inconstitucional
Brasil 02.12.16 09:11
Seis juristas ouvidos pela Veja dizem que a emenda para criminalizar o abuso de autoridade é inconstitucional.
"Por tratar de temas do Judiciário, ela só poderia ter sido oferecida pelo STF, nunca por um parlamentar".
Flavio Pansieri explicou:
"Um projeto de lei que pretenda regular temas que são de matéria exclusiva da Lei Orgânica da Magistratura deve partir somente da iniciativa do STF".
Laranja sem sobremesa
Brasil 02.12.16 09:02
Jonas Suassuna, laranja de Lula e Lulinha, foi expulso de um restaurante do Rio de Janeiro.
Segundo a Veja, ele recebeu um bilhete de um cliente dizendo que faria um escândalo se ele não fosse embora dali imediatamente.
A ameaça de Renan
Brasil 02.12.16 09:00
No vídeo a seguir, de meados deste ano, Cristovam Buarque questiona o projeto de "abuso de autoridade" de Renan Calheiros.
E como responde Renan? Ameaçando Cristovam Buarque com uma história de 2006.
Cristovam, então, o acusa de prevaricação. Se é verdade, Renan prevaricou, sim.
Assistam:

Para pendurar na parede
Brasil 02.12.16 09:00
A coluna Radar, da Veja, diz que a mais nova missão do fotógrafo de Lula “é posicionar-se em frente ao apartamento do petista, às 5 horas da manhã, para não perder as cenas de uma possível prisão”.
O Antagonista exige uma cópia da fotografia.
Nem ORCRIM, nem Lava Jato
Brasil 02.12.16 08:25
A Folha de S. Paulo, em editorial, condena os golpistas que conspiram contra a Lava Jato:
“Causa repugnância o triunfal oportunismo com que se incluiu, na redação do projeto, medida destinada a intimidar a atividade dos agentes públicos em investigações criminais.
Frustrada em sua tentativa de promover a anistia ao uso de caixa dois em campanhas eleitorais, a maioria dos deputados articulou a criação de um instrumento de evidente intenção retaliatória contra quem os investiga.
Prevê-se a punição por ‘crime de responsabilidade’ daqueles que, ‘de maneira temerária’ ou ‘com finalidade de promoção pessoal’, abram processo contra políticos e administradores governamentais.
Defendido por deputados do PT e do PP, partidos atualmente no centro das investigações da Lava Jato, e aprovado pela ampla maioria dos que pretendem "estancar a sangria" das punições, o texto é vago o bastante para impor sérias limitações ao Judiciário e ao MP”.
Depois de condenar os golpistas, o editorial condena também “os responsáveis pela Lava Jato, cuja reação ao decidido na Câmara foi entretanto marcada por visíveis sinais de destempero e impropriedade.
Ameaçar renúncia coletiva diante das decisões dos parlamentares, como se deu a entender, equivale a lançar um ultimato político diante de um poder autônomo da República”.
Se o editorialista da Folha de S. Paulo fosse censurado pelo jornal, ele não pediria demissão? Ou seria um sinal de destempero e impropriedade?
Mamãe Noel na cadeia
Brasil 02.12.16 08:19
Dárcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto, foi presa na Operação Mamãe Noel, noticia o Estadão.
Integrante do PSD, ela é acusada de participar de um esquema de corrupção em licitações que ultrapassa 200 milhões de reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA