SEGUNDA EDIÇÃO DE 23-9-2016 DO 'DA MÍDIA SEM MORDAÇA'

NO ESTADÃO (EDITORIAL)
O Tamanho da Podridão
A prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ainda que apenas por algumas horas, significa que o escândalo da Petrobrás alcançará mais gente e gente muito mais graúda do que os notórios operadores do PT que hoje amargam a prisão
Sexta-feira, 23 Setembro 2016 | 03h07
A prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ainda que apenas por algumas horas, significa que o escândalo da Petrobrás alcançará mais gente e gente muito mais graúda do que os notórios operadores do PT que hoje amargam a prisão. Já se sabia que o propinoduto que ligou a máquina do Estado aos cofres do PT era o pilar de um método de governo, sendo o ex-presidente Lula o “chefe supremo” do esquema de corrupção, como autoridades já denunciaram. Mas as suspeitas que recaem sobre Mantega, se comprovadas, mostrariam a extensão do contágio por grande parte do primeiro escalão da administração, passando o próprio governo a ser visto como uma organização criminosa.
Mais longevo ministro da Fazenda da História brasileira, Mantega tornou-se, ao lado da presidente cassada Dilma Rousseff, o grande símbolo do jeito petista de governar. Enquanto Dilma, em seu dialeto peculiar, agredia a realidade de sua desastrosa administração com frases desconexas, Mantega, sempre com ar professoral, tratava de insultar a inteligência alheia com dados sem sustentação e retórica vazia para comprovar o acerto da famigerada “nova matriz econômica” – aquela que quase quebrou o Brasil. O ministro da Fazenda era a face mais conhecida da impostura do PT na condução da economia, um obediente executor das fantasias nacional-desenvolvimentistas de Dilma. Nada, porém, indicava que ele tivesse feito uso de seu cargo e de seu poder para fazer algo além de destruir as finanças do País.
Tudo isso mudou ontem. O juiz Sergio Moro aceitou pedido do Ministério Público Federal para que Mantega fosse preso, sob acusação de que o petista, em novembro de 2012, quando era ministro, solicitou ao empresário Eike Batista recursos para o pagamento de dívidas de campanha do PT. A informação foi prestada pelo próprio Eike em depoimento ao Ministério Público em maio passado.
Em 2012, o Grupo OSX, de Eike, integrava um consórcio que havia obtido um contrato de US$ 922 milhões com a Petrobrás para a construção de plataformas. Suspeita-se de que Mantega tenha pedido a propina como compensação por esse contrato. Sem experiência na área, o consórcio contemplado não conseguiu entregar as plataformas.
Em seu depoimento, Eike disse que Mantega solicitou R$ 5 milhões para o PT. O dinheiro, depositado no exterior, foi entregue por meio de falsa prestação de serviços pela empresa de João Santana, o marqueteiro do PT. Para Eike, não estava claro que se tratava de uma contrapartida por seu contrato com a Petrobrás, mas não é preciso grande perspicácia para desconfiar dos reais motivos de Mantega – afinal, como disse Eike, “o ministro da Fazenda me pediu, o que é que você faz?”. Além de ministro da Fazenda, Mantega era presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.
Eike e Mantega, segundo o depoimento do empresário, trataram a propina como “doação eleitoral”. Em seu despacho, Moro lembra que não cabe a um ministro de Estado “solicitar doações eleitorais ao partido do governo, ainda mais doações sub-reptícias”, feitas “através de contas secretas mantidas no exterior e com simulação de contratos de prestação de serviço, meio bem mais sofisticado do que o usual mesmo para uma doação eleitoral não contabilizada”.
Para Moro, está clara a “similaridade com o modus operandi verificado no esquema criminoso da Petrobrás”. Eis o que realmente importa a essa altura. São muitas as evidências de que o grande sistema de corrupção implantado pelos petistas pode ter tido entre seus operadores o mais importante ministro de Estado tanto de Lula como de Dilma. Terá sobrado um canto que seja de seus governos que não tenha sido conspurcado?
É claro que os petistas, sem ter como defender o ex-ministro, apelam à já tradicional vitimização, pois Mantega foi detido quando estava num hospital acompanhando a mulher, que se tratava. Ao decidir revogar a prisão – pedida porque, segundo os procuradores, havia risco de destruição de provas –, Moro disse que ele, os policiais e o Ministério Público desconheciam a situação familiar do ex-ministro. Mas Lula, sempre ele, já andou dizendo que a prisão de Mantega prova que “qualquer tese de humanitarismo foi jogada no lixo”. Sobre a grave acusação que pesa sobre o ex-ministro, nem um pio.

NO BLOG ALERTA TOTAL
Sexta-feira, 23 de setembro de 2016
Lava Jato chegará a grandes políticos e banqueiros?
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Pouco importa se o juiz Sérgio Moro agiu estrategicamente ou por espírito humanitário ao decretar e revogar, rapidamente, a prisão temporária de um dos mais longevos, influentes e poderosos ministros da Fazenda da era Lula-Dilma. Ao alvejar Guido Mantega sob suspeita de liderar a arrecadação de dinheiro de propina para irrigar os cofres do PT, a Lava Jato sinaliza que tem muita bala na agulha contra a turma da propinocracia. Por enquanto, só alguns empresários foram punidos. Faltam os políticos sem as condição de justificar, legalmente, a ultra rápida evolução patrimonial pessoal ou familiar.
O ilustre 'réu-belde' Luiz Inácio Lula da Silva nem se arriscou a fazer uma defesa efetiva para rebater as gravíssimas acusações contra Guido Mantega - seu amigo e homem de confiança. Lula sabe que a Lava Jato tem condições de arrasar com o nazicomunopetralhismo, se alvejar alguns figurões do PT, além dele mesmo. A lista de cabras marcados para ter dor de cabeça com a Força Tarefa do Ministério Público Federal é composta por gente tão blindada quanto Mantega, que ontem começou a derreter: Antônio Palocci Filho, Luciano Coutinho, José Sergio Gabrielli.
Ainda tem muito "Arquivo X" para escancarar e investigar. O empresário Eike Batista sugeriu que a Força Tarefa da Lava Jato estendesse as investigações sobre os negócios do BNDES na era Lula-Dilma: “Vocês que estão passando o Brasil a limpo, por favor, essa é uma área crítica. Porque é fácil, né. Você bota o que quiser (como garantia ao crédito do BNDES). Uma fazenda que não vale nada, o cara avalia por um trilhão de dólares. É fácil, né.”
Fazenda lembra ministério... Mas também remete a Boi... E pode chegar a gente muito poderosa com influência direta no sistema financeiro. Até agora, a deputadora Lava Jato mexeu com as empreiteiras - cujos dirigentes, demonizados e encarcerados, apelaram para as "delações premiadas". A transação penal com o casal de marketeiros João Santana e Mônica Moura também rendeu informações e provas fundamentais para identificar e condenar a turma da propinocracia.
A Lava Jato só não chegou, ainda, no mais pantanoso teatro de operações da corrupção: o sistema financeiro. Um sistema de crime tão institucionalizado não conseguiria funcionar sem a conivência de grandes bancos - que têm interesses diretos nos maiores negócios do Capimunismo rentista tupiniquim. Mexer com Mantega, Palocci, Coutinho e outros amigos dos bois nem citados é o mesmo que mexer com os mais poderosos banqueiros nacionais e transnacionais que comandam os maiores negócios e as maiores negociatas no Brasil.
Vale repetir por 13 x 13: a Lava Jato, que alimenta sonhos de prisão de Lula, se aproxima perigosamente de Dilma Rousseff. A Presidenta afastada foi a antecessora de Guido Mantega no Conselho de Administração da Petrobras. Mantega sempre se gabava de ser quem tinha mais proximidade com Dilma, despachando com ela diariamente. Logo, fica fácil supor que Dilma pode não ter sabido de tudo, mas sabia de muita coisa feita por Mantega, sobretudo na captação ilegal de recursos para financiar o projeto de poder do PT.
Enfim, a Lava Jato ainda tem que mexer em muita coisa, afetando muitos poderosos política e economicamente. A grande dúvida é se terá fôlego suficiente para chegar aos verdadeiros comandantes e beneficiários do sistema institucionalizado de corrupção montado na máquina estatal brasileira. Se não houver uma mudança estrutural no Estado brasileiro (e ainda estamos longe de que isto aconteça), missões como as da Força Tarefa, por melhores que sejam, não passarão de um gigantesco esforço para enxugar gelo no País da Impunidade.
Os segmentos esclarecidos da sociedade brasileira não podem cessar a pressão que exige punição rigorosa aos corruptos. Mas o fundamental é lutar para uma efetiva mudança na estrutura do Estado Brasileiro - base da governança do crime institucionalizado. O monstro é gigantesco. Por enquanto, só vemos o rabão dele - comido, devagarzinho, pela República de Curitiba...
(...)

NO BLOG IMPLICANTE
O mito caiu: até na terra de Lula, candidatos petistas o escondem na campanha eleitoral
Foi-se o tempo em que Lula atraía votos e os candidatos disputavam com unhas e dentes uma indicação ou mesmo mísera foto dando um abraço. Já era. Este tempo faz parte do passado e os candidatos petistas agora fogem de qualquer relação com Lula ou com o partido. Até as cores estão mudando.
Ao contrário do que houve em 2012, agora os candidatos do interior de Pernambuco, onde Lula nasceu, não querem saber de colocar fotos suas nos santinhos, nem nada do tipo.
Na própria cidade de Garanhuns, por exemplo, o candidato – que tem o PT na coligação – prefere não se atrelar à imagem do ex-presidente. Ele culpa as redes sociais, tal e coisa, mas enfim….
A regra é essa: quem quer se eleger, foge do PT. E isso está valendo até para a terra natal de Lula.
O mito caiu.

NO BLOG BRASIL VERDE AMARELO
Guido Mantega mentiu ao juiz Sérgio Moro pra ser solto. É rico e branco…
A filha do ex-ministro deixou escapar em entrevista a uma rádio.
“Não sabia que a Eli estava no hospital, fiquei sabendo porque liguei lá em casa. Não moro com meu pai desde meus 22 anos. O que sei é que ela foi fazer uma endoscopia, não estava operando. Ela tem câncer desde 2011 e estava fazendo um procedimento”, contou Marina Mantega.
A esposa do ex-ministro se trata no hospital mais caro de São Paulo, o Albert Einstein.
A tropa de corruptos comunistas está atacando o juiz Sérgio Moro pelo fato de o ex-ministro ter sido preso no hospital, onde acompanhava a esposa.
Será que eles acham mais humano deixar que a esposa de Guido seja tratada no SUS ?

NO O ANTAGONISTA
Ainda não temos tornozeleiras
Brasil 23.09.16 10:02
Com prisão domiciliar decretada, o ex-presidente da Andrade Gutierrez Otávio Azevedo usará tornozeleira eletrônica, mas seus ex-colegas de propina Clóvis Peixoto Primo e Flávio Barra, não, informa a coluna de Lauro Jardim.
O Rio não tem o item de segurança há meses, por falta de dinheiro para comprá-lo.
Agora, é a vez de São Paulo.
Salvo por endoscopia
Brasil 23.09.16 09:56
Marina Mantega disse que a mulher do seu não estava para entrar em cirurgia, ontem, quando o seu foi preso. Ia fazer endoscopia.
Lula, lagosta e camarão
Brasil 23.09.16 09:29
O circo dos advogados de Lula para atacar Sérgio Moro, transmitido de Nova York há três dias, foi regado a lagosta, camarão e espumante, informa o Radar.
Quem paga essa conta?
O obituário eleitoral do PT
Brasil 23.09.16 09:14
O Globo reuniu os resultados das últimas pesquisas eleitorais e constatou que o PT só lidera a corrida pelas prefeituras em uma capital, Rio Branco, além de um empate técnico em Porto Alegre.
O PSDB está na frente no maior número de capitais: Belo Horizonte, Manaus, Maceió e Teresina — e João Doria ameaça em São Paulo.
O velho PMDB lidera em três, além de dividir o primeiro lugar em Porto Alegre.
Os dois erros de Moro
Brasil 23.09.16 08:05
O juiz Sérgio Moro errou duas vezes.
Ele errou ao soltar Guido Mantega. E errou também ao contrariar os procuradores da Lava Jato e transformar o pedido de prisão preventiva em prisão temporária.
Desde ontem, os jornais noticiam que o maior temor do PT é que Guido Mantega se torne um delator da Lava Jato.
Especialistas em obstrução de Justiça, os petistas já manobram para evitar seu acordo com os procuradores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA